You are on page 1of 102

1

março de 2007

PARTE 1a
imprima também a parte 1b

ESCÂNDALO!
PROJEÇÕES OCULTAS EM ILUSTRAÇÕES DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ!

"Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado, nem secreto que não venha a ser conhecido." Lucas 12:2

ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová:

http://indicetj.com

2

ARTIGOS Incrível! Fantástico! Extraordinário! ........................... Escondidos símbolos satânicos ................................... Acervo (veja a página de cada figura) .........................

PÁGINA 03 06 07

ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová:

http://indicetj.com

3
Durante anos como ancião [pastor] e pioneiro regular [pregador por tempo integral] escutei muita coisa sobre a organização das Testemunhas de Jeová. Porém, nenhum tema desencadeou o interesse em pesquisar o passado da organização ― senão a problemática das figuras escondidas nas ilustrações. Após verificar as imagens e, o mais importante, discernir as questões envolvidas, esta tornou-se a minha bendita 'causa para cair'. (Romanos 14:13) Assim, disponibilizo o assunto para o benefício de outros.

Incrível! Fantástico! Extraordinário!

O QUÊ! Projeções estranhas ocultas nos livros, brochuras, revistas e demais publicações das Testemunhas de Jeová? Não esperaríamos isso de uma organização que garante "receber orientação e direção teocráticas" 1, esperaríamos? Porém, encontramos mais de 60 figuras suspeitas espalhadas em suas publicações! Algumas do tipo subliminar; outras não. A maioria são assustadoras! Quais são e onde estão? O que diz a liderança das Testemunhas de Jeová? São apenas boatos, coincidências, montagens, imaginação? Como alguns são afetados? Estas e outras questões serão abordadas no decorrer dos artigos. A liderança das Testemunhas de Jeová, conhecida oficialmente como Corpo Governante, afirma que suas publicações são diferentes de todas as demais produzidas na Terra: são "publicações providas por Jeová" 2. Em várias páginas, "imagens gráficas são usadas para estimular o coração e a mente" 3. Assim, as publicações deveriam refletir extremo cuidado e apuro, beirando a perfeição. Há antecedentes na história das Testemunhas de Jeová com o ocultismo?

Todos os volumes de Studies in the Scriptures (1886 ― 1917) estampavam, na capa, o “disco A maioria das Testemunhas de Jeová ao ponderar as questões relacionadas com as alado” egípcio, símbolo pagão figuras secretas impressas em publicações de sua denominação se deixa levar do deus-sol Rah. apenas pela emoção. De modo a evitar isto, e chegar a conclusões acertadas, é A capa da revista A Sentinela fundamental considerar as evidências com mente aberta. "A mente aberta é um (em inglês) apresentava, até sinal da pessoa madura. Ninguém tem o direito de chamar-se de maduro se não 1931, o símbolo místico de puder ouvir a ambos os lados dum argumento." ― Despertai! 8/07/80, página 20. ‘cruz e coroa’ ― símbolo da É óbvio que o Corpo Governante não admite algo condenável em suas produções Igreja da 'Ciência Cristã' ― e o artísticas. Como veremos mais adiante, a Sentinela 01/09/84 diz que a história toda elmo da armadura dos é "apenas um boato". Ao ler o artigo, tenho certeza de que o objetivo foi negar a Cavaleiros Templares ― 33º inclusão de quaisquer desenhos estranhos em suas ilustrações ― mesmo por Grau da Maçonaria. acidente. Seja como for, a partir de 1984, o Corpo Governante deveria Será que isto também é duplicar/triplicar a atenção com as suas ilustrações para que não provocassem "boato"? novos "boatos", não deveria? Caso contrário, outras ocorrências poderiam tornar a Detalhes sob o tópico afirmação de que tudo não passa de "boato" fatalmente duvidosa... "OCULTISMO", no site ÍNDICETJ. Desde então já se passou mais de duas décadas. Acabaram os rumores? Não. A constante presença destas projeções subliminares e sub-subliminares vem alimentando fartamente o já obeso "boato". FREQÜÊNCIA DAS IMAGENS O gráfico refere-se somente as 60 figuras mostradas no ÍNDICETJ. De 1980 até 2006, apareceram 116 vezes! Mais de 7 milhões de Testemunhas de Jeová, estudantes e simpatizantes recebem publicações com tais imagens!

1 2 3

Livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, capítulo 23, página 195, parágrafos 13 e 14. Nosso Ministério do Reino, agosto de 1980, página 4, parágrafo 1. Vídeo Testemunhas de Jeová — A Organização Que Leva o Nome, de 1992, em inglês.

ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová:

http://indicetj.com

4
Tenha em mente que aqui você não ouve simplesmente o boato que fulano contou para o bisavô de cicrano que ouviu dizer de beltrano que o primo em terceiro grau do colega da conhecida da vizinha do padeiro ouviu no rádio alguém que soube que certas gravuras da Sociedade não foram feitas em harmonia com Deus. Naão! Aqui não se imita o proceder superficial do Corpo Governante. Não se alega aqui que tais gravuras existem sim e ponto final. Nada disso! Visto que o ônus da prova cabe ao objetor, aqui você tem os meios necessários para assegurar-se dos fatos com seus próprios olhos — não com os do Corpo Governante. Certamente é muito mais justo permitir que as acusadas, isto é, as gravuras, se mostrem inocentes ou culpadas por si mesmas, não é? Para isso, você recebe as informações vitais sonegadas pela Sociedade: o nome, a página e o ano das publicações que apresentam as imagens. A melhor resposta de peso dada a alguém é dada diretamente com as ilustrações. Isto é muito mais persuasivo do que qualquer coisa que nós mesmos possamos dizer. Assim, convido o leitor a verificar, em detalhes, diversas ilustrações trazidas nas "provisões de Jeová" e constatar como "estimulam o coração e a mente" de seus leitores. Embora não encontre aqui todas as figuras esquisitas, as mais de 60 mostradas, creio, serão suficientes para sua conclusão. Tenha em mente que os ilustradores da Sociedade são profissionais experientes. Logo, a maioria dos leitores não perceberá algo inadequado nas ilustrações. Portanto, é óbvio que precisam de ajuda nesse sentido. Visando poupar seu precioso tempo em analisar milímetro por milímetro de cada concepção artística, algumas vezes encontrará o local exato da aparição destacado, por exemplo, com uma cercadura colorida. Alguns acreditam que todas as gravuras marcadas assim obrigatoriamente são sugestões. Mas isso não é verdade. O simples destaque não transforma uma legítima figura escondida em mera indução. A cercadura atua apenas como uma lente de aumento.

A Sentinela 15/01/07, página 12 TIRE A PROVA REAL Recomendo "certificar-se" (1Tessalonicenses 5:21) diretamente das publicações originais visto que algumas das digitalizações apresentam insuficiente qualidade de imagem, dificultando perceber alguma coisa estranha. Não tendo as publicações, peça-as para a Testemunha que chegar à sua porta. Se você for Testemunha novata, provavelmente encontrará as publicações na biblioteca do Salão do Reino.

E xa m ina ndo. . .
O Corpo Governante, em 1995, providenciou o livro Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna. Por anos, foi "a principal publicação da Sociedade para os estudos bíblicos domiciliares." 4 Observemos atentamente um "conhecimento" maquiavélico oculto na publicação. Tendo o livro, abra-o na página 35. E, se desejar facilitar sua observação, use um espelho como indicado a seguir. Repare que a gravura e seu reflexo, juntos, revelam 100% de uma apavorante imagem:

Livro "Conhecimento"

Ampliado: 4 Nosso Ministério do Reino, junho de 1996, página 9, parágrafo 2.

ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová:

http://indicetj.com

5

O que dizer diante disso? Chocante! Extraordinário!

Na gravura original ao lado: Note que Jesus olha diretamente, milimetricamente, para a perfeita meia face sinistra! Na gravura original ao lado: A mão do doente direciona-se para a meia imagem (que se assemelha a um deus satânico) como que implorando ajuda! Tenebroso!

A legenda explicativa do livro anuncia: "Deus concedeu a Jesus o poder para curar doentes". Absolutamente certo! Porém, será mesmo essa a mensagem que o ilustrador transmite quando põe uma meia face justamente aqui ― mediando Jesus e o homem? Seria esta uma revelação da face de "Deus", fonte de poder de Jesus? Quanta blasfêmia! O "zeloso" ilustrador estava mesmo entusiasmado. Como veremos mais adiante, nesta mesma ilustração encontramos outros encaixes de arrepiar.

Para onde conduz este "conhecimento"?

Agora, prepare-se! Segure seu coração, respire fundo e venha comigo ao mundo desconhecido das ilustrações das Testemunhas de Jeová!

ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová:

http://indicetj.com

6

ESCONDIDOS SÍMBOLOS SATÂNICOS
em publicações das Testemunhas de Jeová!

O assunto é deveras chocante e desagradável para os cristãos. Provavelmente, você não sabe nada ou
muito pouco acerca de símbolos diabólicos. E muito menos espera encontrar alguns destes camuflados em belas ilustrações das Testemunhas de Jeová.

Em 2 Coríntios 2:11, as Escrituras dizem sobre os cristãos em relação à Satanás: " não desconhecemos
os seus desígnios". A Sentinela 15/10/92, página 5, afirma adequadamente: "Há certa medida de proteção em se conhecer alguns de seus métodos específicos de ataque."

No caso de simbolismos satânicos, também, para nossa própria proteção, é fundamental conhecer pelo
menos alguns. Afinal, como evitá-los se não pudermos identificá-los? Poderá conhecê-los via internet. Eis alguns deles:

Certas posições dos dedos.

Espécies de

A de ponta cabeça;

Tipos de S e E ― freqüentemente com base prolongada;

Estilos de setas;

Ao examinar as figuras, leve em conta:
Os ilustradores das Testemunhas de Jeová são peritos em sua função. O público, em geral,
obrigação de conhecer técnicas de ocultar desenhos; não tem

Encontrará Visto

vários níveis de dificuldade. Isto significa que, em certos casos, você perceberá logo a figura esquisita, em outros, não; serem digitalizações, as imagens apresentadas aqui talvez não tenham a melhor qualidade, dificultado perceber os detalhes. Além disso, cada monitor tem sua própria configuração. Portanto, não conclua apressadamente que não haja nada de estranho nas ilustrações. Aconselho comprovar direto das publicações originais;

Ainda

que não perceba nada de errado em nenhuma das figuras, outros percebem — e são influenciados negativamente. Respeite a consciência deles.

Além de símbolos satânicos, as ilustrações escondem diversas faces sinistras e outras bizarrices. Confira com cuidado. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com

15. página 27 Fig. 14. página 25 Fig. 22. 5. página 15 Fig. página 09 Fig. 19. página 25 Fig. 6. 12. 28. página 14 Fig. página 14 Fig. 18. 9. 4. 29. página 31 ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. 16. página 16 Fig. página 17 Fig. 11. página 14 Fig.7 Acervo Fig. página 18 Fig. 25. 27. 30. 26. página 28 Fig. 2. página 30 Fig. 13. página 22 Fig. 1. 8. página 29 Fig. página 18 Fig. página 21 Fig. página 29 Fig. página 23 Fig. 10. página 28 Fig. página 26 Fig. 3. 7. 20. página 31 Fig. 21. página 30 Fig. 24. página 13 Fig. página 17 Fig. página 11 Fig.com . página 11 Fig. página 19 Fig. página 12 Fig. 23. 17.

49. página 46 Fig. página 48 Fig. página 34 Fig. 47. página 44 Fig. 39. 34. 59. 44. 48. 45. ok? indicetj@yahoo. página 34 Fig. 37. página 53 Se encontrar outras figuras. página 34 Fig. página 35 Fig. página 51 Fig. 42. página 33 Fig. escreva-me. 53. página 35 Fig. página 37 Fig. página 49 Fig. página 33 Fig. 33. 31. 50. página 42 Fig. página 52 Fig. 35. página 32 Fig. página 47 Fig. página 39 Fig.br Fig. página 54 ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. página 44 Fig.com . 55.com. página 36 Fig. página 32 Fig. 56. página 51 Fig. 53. 60. 32. 38. 53. 40. 41. página 45 Fig. 51. 46. 43. página 43 Fig. 54. página 52 Fig. 52. página 53 Fig. página 40 Fig. 36. página 36 Fig.8 Fig. página 50 Fig. 36.

página 17. não é? O problema é que o desenhista ESCONDEU este rosto na ilustração abaixo. Se não viu. Consegue encontrá-lo agora? Encontrou? Algumas pessoas acham com rapidez. A fisionomia é bem desagradável.com . a face está realmente ali. por mais que visse e revisse esta ilustração ao preparar e dirigir estudos bíblicos. Mas.. 1982 colaboração de hang@. isso é natural: o rosto está camuflado. outras não. escondidinha! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.9 FIGURA Nº 1 ― O CAOLHA RAIVOSO Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. Olhe bem para este rosto esquisito: Seja quem for.. nunca reparei nada ― nem os estudantes. Em meus anos de pioneiro regular [pregador de tempo integral]. parece não estar nada contente.

é impossível várias pessoas enxergarem a mesma projeção se esta realmente não aparecesse embutida na ilustração original! O TESTE Pode imaginar a reação dos "irmãos" se pôr este rosto em uma camiseta e indagar se se trata de uma vestimenta apropriada para um cristão? Eu não agüentei ficar só na imaginação e realmente mandei colocar a estampa bem grande numa camiseta branca. 2 O rosto enigmático está cuidadosamente escondido numa ilustração que representa a Jesus Cristo! Que horror. Poderá fazer o mesmo e ver a reação por si só. Tenho certeza de que se mostrasse o rosto enigmático apenas no livro. Usei-a reuniãozinha irmãos.. Mas. Sociedade! O que se quer transmitir com esta face maligna? Uma coisa eu sei: "a cabeça do Cristo é Deus" (1 Coríntios 11:3) Seria. Que tal? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. numa com os O resultado Ninguém aprovou o desenho! Alguns se admiraram que alguém na minha posição (ancião) não usasse de discernimento e trajasse algo tão sinistro assim. O medo/pavor de serem encarados como opositores gritaria alto e. jurariam que não.. uma representação de "Deus"? A julgar somente pela gravura. estes mesmos "irmãos" talvez fossem os primeiros a dizer que não havia nada de estranho oculto nos cabelos de Jesus. concordei 100% com os comentários.com . É lamentável. Certo irmão disse que eu deveria tirá-la rapidamente pois traria "má influência"! Naturalmente.. mesmo se vissem algo. o "cabeça" de Jesus necessariamente seria alguém com fisionomia raivosa! Tem Jesus por "cabeça" uma criatura assim? Acha bonito isso? 3 Chamar algo que tem toda uma lógica envolvida de "invencionice" ― como faz alguns dos defensores das Testemunhas ― é difícil de engolir! Negar que isto está ali é negar a própria visão! Assim como não é possível pessoas diferentes terem o mesmo sonho simultaneamente. VERIFIQUE pessoalmente na publicação original. valeu pelo teste. então..10 Veja o destaque: 1 Tenha plena certeza de que isto aqui NÃO é MONTAGEM de opositores da Sociedade. É claro que não disse que ''aquilo" era parte do "alimento" servido pela Sociedade.

com . 1982 A cena refere-se à 1 Samuel 28:11-14: "Vejo um deus subir da terra. notar estas duas faces requer um grau de percepção maior." Para alguns.11 FIGURA Nº 2 ― OLHOS MISTERIOSOS Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. 1 ― Rosto desfocado voltado para direita: 2 ― Rosto risonho desfocado voltado para esquerda: O livro indaga: "Com quem entrou em contato a médium espírita de En-Dor?" E nós indagamos: Com quem entrou em contato o desenhista da Sociedade? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. página 67. página 91. 1982 O que será isto? Uma face ou dois olhos? Que olho é este? Seria uma versão do 'Olho de Horus' (mitologia egípcia)? FIGURA Nº 3 ― AS FACES DE SAMUEL Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra.

Sociedade.com . 1982 Veja! A cabeça do jovem é 'DEVORADA' pela árvore assassina que olha para Jesus. Sociedade. página 149. Consulte o original.12 FIGURA Nº 4 ― A ÁRVORE CARNÍVORA Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. Aqui você talvez não consiga perceber os detalhes. o que quer dizer com algo tão fúnebre? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.

se fossem colocadas em outra posição. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Esta é a posição almejada pelo desenhista. O que encontramos ao compararmos as figuras 1 e 2? O que a Sociedade quer transmitir quando posiciona as pombas desta forma? Incrível! Fênix. o efeito não aconteceria. 1982 Note a posição das pombas. A AVE EGÍPCIA Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. a ave do Egito! Fênix carrega uma mensagem.com .. Qual é? Para quem? Mistério! Responda com sinceridade: seria possível desenhar as pombas em posição não comprometedora? Sim.. página 219. claro que sim! Mas.13 FIGURA Nº 5 ― FÊNIX.

a pessoa pede ajuda a São Longuinho e promete dar três pulinhos.14 FIGURA Nº 6 ― SÃO LONGUINHO? APROPRIADO? O Maior Homem Que Já Viveu ― conteúdo 85. SÃO LONGUINHO? Antes de procurar um objeto perdido. 44: "E. compartilhando da ALEGRIA da mulher? Seria. porque ACHEI a moeda de dracma que perdi.. ao ter dito estas coisas. homem! A cobra vai te ferir! A ilustração da Sociedade baseia-se na parábola do filho pródigo em Lucas 15:11-32. vem para fora!" O [homem] que estivera morto saiu com os pés e as mãos amarrados com faixas. Porém. tinha que ser logo animais adotados em RITUAIS DE MAGIA NEGRA? Não acha isso suspeito? FIGURA Nº 8 ― O OBSERVADOR MISTERIOSO DO TÚMULO O Maior Homem Que Já Viveu ― conteúdo 91.com . De quem será? Qual a finalidade de estar ali? Estaria Lázaro despedindo-se de alguém? 2 ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. quando achar o objeto. há um rosto levemente delineado.. e o seu semblante enrolado num pano. 1991 Cena baseada em Lucas 15:9: "Alegrai-vos comigo. Se viramos. clamou com voz alta: "Lázaro. 1991 Cuidado. o relato nunca fala sobre haver animais em árvores! Aliás. os traços foram acentuados para ajudá-lo na localização. falando o nome do santo. outra face! FIGURA Nº 7 A CABEÇA DO CAPRINO E O BOTE DA SERPENTE O Maior Homem Que Já Viveu ― conteúdo 86. Na primeira gravura vemos como aparece na publicação. 1991 João 11:43. Jesus disse-lhes: "Soltai-o e deixai-o ir." Quem o ilustrador coloca ali."" 1 A Sociedade ilustra o momento da ressurreição de Lázaro. Por baixo do braço levantado de Lázaro. Na segunda.

1991 É preciso ter atenção aqui. a barba de carneiro. O desenhista caprichou. Veja os detalhes abaixo: INCRÍVEL! Se você é Testemunha de Jeová.com . com orelhas alargadas... Um efeito especial reproduz a sinistra semelhança com o demônio BELFEGOR. PRECISA aceitar isto como "alimento apropriado" servido por Jeová através do Corpo Governante! Pode-se notar o contorno do rosto. fez? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. boca e lábios grossos. Esta figura merece ser vista diretamente da publicação original. nariz proeminente. O efeito salta aos olhos.15 FIGURA Nº 9 ― O DEMÔNIO BELFEGOR O Maior Homem Que Já Viveu ― conteúdo 120. O pincel do desenhista não fez isso sozinho.

o bastão é segurado por DUAS mãos. com dedos ARREGANHADOS.com . página 52. Não combina.16 FIGURA Nº 10 ― A MÃO ALEIJADA REVELAÇÃO ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. Não sou eu e nem você. Todos os bastões são segurados por uma só mão ― exceto um. Notou? Neste caso. Que horror! Vê a mão deformada como que roubando o cetro de um dos reis? É uma mão diferente de todas as outras. 1988 Observe atentamente esta gravura. O que o ilustrador da Sociedade quer transmitir com isso? • Será que simboliza que alguém maligno se infiltrará sorrateiramente na corte celestial. Parece ALEIJADA. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. e tentará roubar o cetro de um dos reis ― mesmo durante a guerra do armagedom? Significará que um dos 144 mil pecará ou passará o cetro para outro. talvez um dos anjos ou demônios. Há algo estranhíssimo aqui que não era para estar de jeito nenhum. Não tem par. É penetra. abandonando o Rei Jesus? Quem pode responder é a Sociedade.

. Decididamente. página 159. [Aliás.) o que vê na palma da mão. • Você sabia que uma cabeça na palma da mão tem haver com RITOS SATÂNICOS? Faça um teste: pergunte a qualquer pessoa neutra (da escola. trata-se de uma clara ADIÇÃO. 1988 É capaz de perceber a FACE meio que sonolenta estampada na palma da mão? Imagine uma pessoa olhando esta figura com uma LENTE DE AUMENTO. a TJ provavelmente notará que se trata da ilustração do livro é. conseguiria enxergar a segunda cabeça? Embora tenha estudado este livro três vezes nos Salões do Reino. Trata-se de uma representação de Jesus como o anjo mencionado no capítulo 10 de Apocalipse. etc. sugiro usar a primeira figura. mesmo que encontre a face. tendo em vista o montante das projeções bizarras.com .. Dirão ser uma face ou um feto. Revelação: a SEGUNDA cabeça! Se não tivesse ajuda.. Se usar a segunda. De qualquer forma. qual a misteriosa mensagem dada pela SEGUNDA CABEÇA no cavalo que Jesus usa? FIGURA Nº 12 ― A FIGURA NA PALMA DA MÃO REVELAÇÃO ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!.. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Até mesmo uma criança poderá ver uma face aqui! Como pode notar. Teria como NÃO VER?! Ela é claríssima e nem depende de concentração para enxergá-la.] O problema é que o livro bíblico nada fala sobre uma face como que morta estar na palma da mão de Jesus.17 FIGURA Nº 11 ― O CAVALO DE DUAS CABEÇAS REVELAÇÃO ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. do trabalho. dirá não ver nada de escondido ali. 1988 A cabeça original. nunca notei esta projeção. Se o teste for realizado com uma TJ. nota-se um certo prazer em colocar "coisas" em Jesus. página 91. a mão acima é parte da figura maior que é mostrada ao lado.

página 277. acautelai-vos dos obreiros do dano... Mas foram as nuvens do céu que formaram o PERFIL deste ROSTO que assopra para o casal ou foi o desenhista? FIGURA Nº 14 ― JESUS." Agora.com .18 FIGURA Nº 13 ― O PERFIL NAS NUVENS ― AQUI POR ACASO? REVELAÇÃO ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. acautelai-vos dos que mutilam a carne. e os idólatras." Revelação 22:15 "Lá fora estão os CÃES e os que praticam o espiritismo. 1988 Alguns defensores de plantão da Torre de Vigia dizem que as esquisitices nas publicações são tão "acaso" como as imagens formadas por nuvens. e todo aquele que gosta da mentira e a pratica.. 1995 Repare no que se diz em: Filipenses 3:2 "Acautelai-vos dos CÃES. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. CORAÇÃO DE CÃO O Conhecimento Que Conduz À Vida Eterna. O ilustrador tem as bênçãos da Torre para projetar outras de suas 'maravilhas'. página 67.. e os fornicadores. e os assassinos. pense no seguinte: que ser maligno gostaria que estas palavras também se aplicassem a Jesus? Será este "O Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna"? A Sociedade TEIMA que Jesus tenha coração de CÃO e REPETE esta gravura mais de 10 VEZES em suas publicações! É.

É a técnica de DOBRAR A PÁGINA PARA FORMAR OUTRA FIGURA: Para vermos a "Face de Jah?" no livro da Torre. 1995 Não. levemente desenhada ao lado. usaremos a mesma técnica dos ilustradores da revista Mad. Que "Conhecimento" se nos revela quando dobramos a figura provida pelo Corpo Governante? Vejamos: 1 ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. O ilustrador das Testemunhas de Jeová emprega uma TÉCNICA CONHECIDA dos leitores da famosa e divertida revista MAD. não basta simplesmente abrir o livro para ver a face fantasmagórica.com . página 132.19 FIGURA Nº 15 ― A FACE DE JAH? O Conhecimento Que Conduz À Vida Eterna.

a coisa é séria. parágrafos 3-6. a gravura refere-se ao subtítulo "A Autoridade Suprema". brincadeira. O que a Sociedade quer dizer com esta face? É a face de Jeová? Ou. Subirei acima dos altos das nuvens.. É a face de alguém que gostaria de usufruir esta posição única? Considere o texto: ISAÍAS 14:13-14 "No que se refere a ti. Enaltecerei o meu trono acima das estrelas de Deus e assentar-me-ei no monte de reunião. mas. nas partes mais remotas do norte. disseste no teu coração: ‘Subirei aos céus. assemelhar-me-ei ao Altíssimo.. tal criatura CONSEGUE o que deseja! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj." Pelo menos na ilustração da Sociedade. No livro.20 2 Aqui está! 3 Isso tem sabor de piada.com .

Note: • Dois destaques com linhas tracejadas grossas : um dos discípulos está olhando diretamente para o "E" ou tridente .21 FIGURA Nº 16 ― O NAVIO FANTASMA O Homem Em Busca de Deus.com .um dos símbolos de Satanás. pelo menos. 1990 Encontramos nesta cena dois VULTOS SINISTROS não identificados e. página 243. • Dois destaques com linhas tracejadas finas : mostram quatro discípulos voltados para faces estranhas que mais se assemelham a criaturas espirituais. Três olham para cima e dois destes estendem as mãos como que rogando: "Socorro"! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. dois SÍMBOLOS SATÂNCIOS. E Jesus estende a mão exatamente sobre mais um "E".

22 FIGURA Nº 17 ― "S" DE SATÃ Estudo Perspicaz das Escrituras. desenhou? Por que o Corpo Governante permitiu o simbolismo? A Sociedade dá honra ao "S" e o coloca para aparecer também na parte de dentro da primeira capa dura do mesmo livro. Dando uma de Tomé.com . de sapato. não há nada de mais nisso.... E vi. de sapo. Este é o tipo de coisa que não acreditaria se alguém me contasse. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. dizendo: "Ah. Poderia ser "S" de selo. Eu nunca notei. Alguns tentam justificar. a questão não resolvida é: por que há um "S" ali? O lápis do artista não criou vida própria e desenhou o "S" sozinho. precisei ver para crer.. aposto que nunca viu isso aí... volume II." Ora. tenha paciência! A julgar pela quantidade de figuras malignas produzidas pela Sociedade. mesmo se não fosse. não é nenhuma incoerência ser "S" de SATÃ mesmo! Mas. página 656 Uau! Isso não é demais? Se você é TJ.

O ponto a notar é: com a mudança na ilustração. a sociedade. volume III. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Quem é? Trata-se de Antístenes. página 234 Ao comparar as gravuras. quem são os três homens e por que foram 'desassociados'. Mas. volume 3. ADMITE SILENCIOSAMENTE que IMAGENS NÃO DESEJADAS foram postas em suas ilustrações ― pelo menos nesta aqui.23 FIGURA Nº 18 ― OS TRÊS DESASSOCIADOS Estudo Perspicaz das Escrituras. é bem conhecido no mundo. página 23. repare a ausência dos três personagens destacados. da ilustração? Pelo menos um deles. página 234. 1 2 Estudo Perspicaz das Escrituras. O que aconteceu aqui? Provavelmente esteja se perguntando por que os três indivíduos não aparecem na segunda figura.com . filósofo famoso de Atenas! Note a comparação. o primeiro. Sentinela 1/4/02. retirados. sem avisar a ninguém. Eu também gostaria de saber.

por que foi retirado? Você não é tão crédulo a ponto de dizer que os desenhistas da Sociedade não PLAGIARAM o busto de Antístenes quando desenharam o homem. ok? Duvido que a 'poderosa' lhe responda sobre isso. dissesse que os zelosos ilustradores jamais fariam algo impróprio e que nenhum deles foi descoberto? É isso que a evidência acima mostra? ― Note a Despertai! 8/2/89. Quando receber a resposta. página 15 § 18.. é inteligência afirmar que as ilustrações das TJs NUNCA apresentam nada de estranho? 5 6 ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.htm PENSE NISSO: 1 2 3 4 Você não vai argumentar que a semelhança entre os indivíduos é apenas coincidência sem importância.. num artigo futuro. é? Por que os "membros escolhidos do Corpo Governante" designados para "esquadrinhar" as gravuras deixaram passar os TRÊS MUNDANOS? ― A Sentinela 1/3/87.24 A figura da Sociedade mostra Paulo discursando em Atenas. escreva-me.com . página 21. página 15. Por que a Sociedade ALTEROU a gravura apenas DEZ ANOS depois? Para onde foram os três homens? Quem são os OUTROS dois destacados? Poderá escrever para Sociedade indagando sobre a alteração da figura. Mereceria crédito a Sociedade se. vai? Se não é importante.stenudd. dá a data: "cerca de 445-365 AEC"! Para saber mais sobre Antístenes e outros 'mundanos' famosos: http://www.com/myth/greek/antisthenes. O problema é que o filósofo Antístenes ― um dos ouvintes ― viveu SÉCULOS ANTES de Paulo! Quando? A Sentinela 15/7/00. Diante disso.

Veja em close realçado com caneta: Confira no original. O que faz um ser alienígena desenhado na capa da Despertai! Onde? Onde? Nas montanhas. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. no canto inferior direito..25 FIGURA Nº 19 ― O VERDADEIRO DONO DO CORAÇÃO Despertai! 22/05/88.com . capa Pois é. página 25 O senhor idoso é Abraão.. O título do artigo é: "A fé moveu-o à ação!" Por meio de uma figura subliminar. Aqui não dá para ver tão bem. o ilustrador REVELA QUEM MOVEU Abraão à ação: uma espécie de CRÂNIO FANTASMAGÓRICO com dentes à amostra! Sinistro! Confira no original! FIGURA Nº 20 ― ALIENÍGENA Despertai! 8/4/04.

com . página 13 Nota as publicidades em cartazes de teatro. de cinema ou sei lá do quê? O problema é que o anúncio está escrito num ALFABETO DESCONHECIDO. Qual o objetivo da Sociedade ao usar um texto que mais parece algum tipo de CÓDIGO? Que espetáculo estaria em cartaz? Para quem seria a mensagem? Pode você resolver este quebra-cabeça? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.26 FIGURA Nº 21 ― O CÓDIGO SECRETO A Sentinela 1/4/85.

com ... página 656 Vê algo estranho na parte destacada da figura? O que encontramos quando giramos o trecho selecionado e o colocamos em close? Que audácia! Vemos uma espécie de CRIATURA MONSTRUOSA com o nome de Jah." ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.27 FIGURA Nº 22 ― JAH Estudo Perspicaz das Escrituras. volume II. Jeová em sua boca. Pelo-amor-de-Deus! Acha que assim o Corpo Governante está louvando o nome de Jah? Salmos 135:1 "Louvai a Jah! Louvai o nome de Jeová.

No original você vê bem melhor! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.. há outros ouvintes. página 8 Davi canta. Queira notar a APARÊNCIA ESTRANHÍSSIMA DOS LEÕES em volta de Davi..28 FIGURA Nº 23 ― O GUARDIÃO DE JÓ ― A Sentinela de 1/10/91.. O CAPETA ― A Sentinela 15/12/92. A nuca do primeiro leão parece o perfil de uma face que olha diretamente para Davi! A Sociedade coloca a FIGURA BIZARRA no pobre menino. além das crianças.com .. FIGURA Nº 24 ― NA PLATÉIA. Na platéia. página 16 Quem será o MISTERIOSO OBSERVADOR de Jó encostado no tronco da árvore? Pelo par de chifres e fisionomia parece ser alguém NADA AMIGÁVEL.

Que absurdo Sociedade! Pára com isso! FIGURA Nº 26 ― O SINAL DO ANTI-CRISTO A Sentinela 15/11/94. página 18 Na testa de Paulo vemos uma espécie de FANTASMA SORRIDENTE. A julgar pela fisionomia do servo de Deus.." Seria o sádico fantasma ― na realidade 'um anjo de Satanás' ― desfrutando prazer dos sofrimentos de Paulo? A impressão que temos é que tal vulto orienta/influencia Paulo em sua escrita..29 FIGURA Nº 25 ― O SINAL DO ANTI-CRISTO A Sentinela 15/11/94. página 18 Poderá ver isso bem melhor na publicação original! É preciso dizer algo mais? A+S http://indicetj. um ANJO DE SATANÁS.. a atuação do fantasma não tem NADA DE BENÉFICA! Paulo escreveu em 2 Coríntios 12:7: "foi-me dado um espinho na carne.com ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: ..

vós os que tendes sido amaldiçoados.. mesmo vendo. preparado para o Diabo e seus anjos. página 16 Uau! Caprino ― símbolo de Satã! O artigo "Jovem de hoje: presa fácil do satanismo?" trazido na Despertai! 22/9/94. plac.30 FIGURA Nº 27 ― O AMIGO DO PEITO A Sentinela 1/6/96. para a vida eterna.. por sua vez. dificilmente alguma TJ vê isso aí. 46: "E porá as ovelhas à sua direita. finge não ver! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. heim!? Embora disfarçados.. os adultos do condado de Monroe [Nova York] aprenderam a decifrar os SINAIS que antes eram tão MISTERIOSOS: o ‘sinal do diabo’ feito com a mão. E.." FIGURA Nº 28 ― O DEMÔNIO DOS CABELOS A Sentinela 15/6/97. a barba.. aos à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim. as FIGURAS DE CABEÇAS DE BODE e os livros que alimentaram a imaginação. "Então dirá.. são visíveis os olhos negros. os rituais e os feitiços dos adolescentes. plac! Por si só. página 5. 41. página 7 O ilustrador capricha. mas os justos. para o fogo eterno." Jesus falou sobre os cabritos (bodes) em Mateus 25:33. Almeida] à sua esquerda.. mas os CABRITOS ["bodes". Sociedade: plac. Aplausos.. a boca.com . E estes partirão para o decepamento eterno. diz: "Depois da morte de Lloyd e da prisão de seu irmão de 15 anos acusado do assassinato.

Note o realce na figura. quem é esse VULTO aí ESCONDIDO nos cabelos de Barnabé? Seria o "demônio da guarda" ou sua consciência ("tal qual o grilo falante da Disney")? O que o Corpo Governante está querendo dizer aprovando isso? "Barnabé". a coisa parece que não foi bem assim. página 309)... NO ROSTO. Meu Deus! O que a Sociedade quer dizer com isso? A figura faz parte do artigo "Jeová. página 20 A ilustração é de Barnabé. Porém.com . Porém. O Corpo Governante lança a dúvida: "Houve realmente misericórdia e clemência?" Que coisa! Até mesmo brincam com a pessoa de Jeová Deus! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. ÓDIO! A Sentinela 1/10/98... Medite: Está a ilustração evidenciado nas entrelinhas que é da "consolação" que Barnabé é filho? FIGURA Nº 30 ― BONITO.31 FIGURA Nº 29 ― O DEMÔNIO DA GUARDA A Sentinela 15/04/98. Deus misericordioso e clemente".. acredito que nem precisa. Mas. aliás. o Corpo Governante insinua o que verdadeiramente se passa no coração do pai através da face levemente impressa em sua roupa. tendo em vista a fisionomia do rosto oculto. amigo do apóstolo Paulo. o Volume 1. AMOR. NO CORAÇÃO. significa "Filho de Consolo" (Estudo Perspicaz das Escrituras.. página 10 O pai misericordioso recebe cordialmente o filho pródigo arrependido (Lucas 15:20).

página 17 Mais uma gravura com "S".. acima do dedo com o anel.. porque "S" freqüenta regularmente as reuniões "cristas" nos "salões do reino" (nome do local de reunião das TJs) através da publicação Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático. nada de estranho." ― A Sentinela 15/1/01.. Esta não há como não ver! Davi OLHA EXATAMENTE PARA "S" ― impresso em sua mão. página 16. tinha que ser uma família do terror.. Por quê? Ora. Interessante é que esta figura mereceu destaque e aparece logo ao se abrir a primeira capa dura do livro. para não sair do espírito do mal. O que a Sociedade quer dizer com isso? Que Davi foi repreendido por se associar a Satanás? Seja a "coincidência" que for. não são poucos os que tem se surpreendido com tal sinal ou tatuagem ali! Curiosamente. Note a ampliação que fiz para você conferir. FIGURA Nº 32 – O RETORNO DE "S" ― SATÃ A Sentinela 1/11/00. Não é o máximo? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. E. parágrafo 9.com .. página 18 Uau! Não é possível! Um dos personagens do famoso desenho animado "A Família Addams" [figura acima] na Sentinela [ao lado]? Só vejo isso como pegadinha do ilustrador. não é? O que a CABEÇA DECAPITADA do TIO CHICO [o terceiro personagem da figura acima] estaria fazendo no fundo do mar? Para quem é. "o escravo fiel e discreto" e seu Corpo Governante. o Corpo Governante planejou que as Testemunhas estivessem sempre na companhia de "S" ― pelo menos em uma das reuniões ― na Escola do Ministério Teocrático. E ainda temos que aceitar isso como alimento sadio no tempo apropriado.32 FIGURA Nº 31 – TIO CHICO ADDAMS ― A HOMENAGEM A Sentinela 15/7/99. Mas é estranhíssimo aparecer nas publicações do "canal terrestre visível de Deus..

com .33 Imprima a continuação ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.

33 FIGURA Nº 33 ― O BOI COM A MARCA DA FERA Livro O Maior Homem Que Já Viveu. Almeida Revista e Corrigida.com . Você não crê que a projeção é obra do acaso cego.. mesmo assim.. o desenho APROVADO para publicação! foi O ilustrador pintou o "E". FIGURA Nº 34 – O OUTRO ELEMENTO Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. 1991 "E" ― um dos símbolos do Diabo! E. página 41. 1982 Bem escondido está um terrível demônio do fogo! Pelo menos não colocaram a criatura assombrada sendo ungida com o "espírito santo"! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. crê? É incrível se dar conta de que a "aparência do mal" é BEM-VINDA para ser ESCONDIDA nas ilustrações das TJs. ― 1 Tessalonicenses 5:22. capítulo 79.

logo dois símbolos da besta! A S Fala sério! Você não acredita que ninguém lá da Torre viu nenhum dos três símbolos. não é? Será que a gravura ― com o símbolo ― transmitia a MENSAGEM Governante? A publicação dela responde. 1991 O S invertido E no vermelho da roupa.. quer não.com . o pincel do ilustrador não criou vida própria e desenhou estes símbolos! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. página 10 A ilustração parece ser uma foto real.34 FIGURA Nº 35 ― O " S " ― DE MANASSÉS? A Sentinela 1/08/04. Mas naaão! Para quê. acredita? Quer você queira. PRETENDIDA pelo Corpo FIGURA Nº 36 ― OVERDOSE DE SATÃ O Maior Homem Que Já Viveu. é óbvio que o ilustrador poderia evitar que a dobradura da roupa formasse um perfeitíssimo “S” ― símbolo comum no culto satânico.. capítulo 89. Real ou não.

página 21 Aqui temos algo semelhante a ponta de uma flecha.com . 1991 Que isso! Puseram a profetisa Ana como "S"atanista. capítulo 6. Veja o símbolo "S" em seus cabelos! FIGURA Nº 38 "AMIGO" É PRA SE GUARDAR DENTRO DO PEITO DO LADO ESQUERDO ― NO CORAÇÃO.35 FIGURA Nº 37 ― "S" ESTAVA LÁ! Livro O Maior Homem Que Já Viveu. A Sentinela 1/3/89. você pergunta: "O que isso tem de mais?" Ora. que necessidade há de se colocar um símbolo satanista na vestimenta de Moisés? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.. Então..

pergunto: que necessidade é esta da STV ter que dar propaganda a tais coisas? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.. 1982 Das peças roubadas. O que tem isso de significância? Não teria SE o DELTA não fosse um SÍMBOLO ESOTÉRICO.com . João Batista também era satanista! FIGURA Nº 40 ― JÓIA ESOTÉRICA Livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra.36 FIGURA Nº 39 ― JOÃO BATISTA LEVA A MARCA Livro O Maior Homem Que Já Viveu. Novamente. capítulo 11. 1991 Você sabia? Segundo a Sociedade.. página 19. o ilustrador DESTACA EM PRIMEIRO PLANO uma jóia triangular.

será difícil ver alguma coisa aqui. Se estiver vendo isto numa xerox. 1995 Lembra-se desta ilustração? Além do que já vimos. a face COMPLETA é REVELADA. em contraste com as faces já descobertas.37 FIGURA Nº 41 ― O "DEUS" DA MULETA Livro Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna. Vou dar um zoom para você ver melhor.com . observe a imagem na junção das muletas. ok? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. página 35. ela também disfarça a METADE ESQUERDA de outra face ― aliás. Ao duplicar a figura ao lado. Não descobriu nada? Com ajuda do espelho.

38 Ampliada: Para ver melhor. qual seria a mensagem do ilustrador? Que "Cristo" tem associação direta com o esoterismo? Que abuso! E isso ainda é aprovado pelos "homens da dianteira" como alimento sadio! Atenção: No original você encontra exatamente a METADE ESQUERDA da figura. É só conferir! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Aqui você vê apenas uma digitalização que não revela toda a 'maravilhosa' obra do ilustrador. é "Cristo" revelado dentro de uma pirâmide ― semelhante ao delta esotérico. confira no livro. conforme visto pela 'cristandade'? O mais grave. É só conferir! Diga-me: Não lembra isso bem de perto o estilo do rosto de Cristo.com . Atenção: No original você encontra exatamente a METADE ESQUERDA da figura. Neste caso.

ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. página 18 Note a MEIA FACE zangada nas incríveis dobraduras da "roupa" do apóstolo que discursa. Junto aos 12 discípulos está mais alguém quem? ― E como se não fosse suficiente. atrás da orelha do homem.. a Sociedade coloca o freqüente sinalzinho de.com .. Desenhou apenas a METADE DIREITA.39 FIGURA Nº 42 ― A CARA METADE ― DE QUEM? A Sentinela 15/8/06. Esconder MEIA face pode? Qual é a figura oculta? Note o que descobrimos quando unimos cada meia face: + = E tem mais! É meu amigo. O ilustrador não desenhou a face completa. S Não acredita em mim? Não precisa.. Confira no original..

de quatro lados. O obelisco é destacado na seleção: O que um OBELISCO estaria fazendo ali — numa cena que procura retratar a ressurreição? Diante disso." O QUE REPRESENTAVAM Despertai! 8/7/82." Não! De certo. página 14: "O objetivo desses monumentos era honrar o deus-sol Rá. antigo escritor romano. não se trata de um túmulo "igual aos demais mostrados na figura". precisa de ajuda.. o Velho.. porque se acreditava até mesmo que personificavam várias divindades. Também. sustentava que representavam raios de luz solar. bem como para pedir favores.! Não se trata de um obelisco. que terminam em uma ponta de forma piramidal. só que este é mostrado de perfil. Plínio. Foram erigidos para agradecêlo por sua proteção e pelas vitórias concedidas aos soberanos egípcios. e os sacerdotes faziam oferendas aos deuses na frente deles.. Eram erigidos em templos e ao longo de altares.com. 1986.. página 16: "Eram talismãs do deus-sol..br 40 FIGURA Nº 43 ― O OBELISCO "Eis Que Faço Novas Todas as Coisas"".. É simplesmente mais um túmulo igual aos demais mostrados na figura. página 20 Note o obelisco nesta ilustração: Não viu? Nem sabe o que é um obelisco? Então." Despertai! 4/07. O QUE SÃO OBELISCOS Despertai! 8/7/82. talvez diga uma Testemunha de Jeová: "Ah.com . Não há lugar para dúvida quando se confere a imagem diretamente da brochura. Note as pontas em forma de pirâmide — algo que decisivamente o DIFERE dos demais. são monumentos egípcios com a forma de afilados pilares de pedra.Enviada por Sillas: sillasrafael@bol.. página 16: ". a parte inferior não é "igual aos demais".." ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj...

colega.. de 1992) Desta vez. e Tot.DEUS-SOL E AS PRAGAS DO EGITO Despertai! 8/2/89. poderá vê-la: http://www. tal qual a de Jó: "Falei. Confira no tratado "Que Esperança Há Para Entes Queridos Falecidos?". a deusa que ostentava o disco solar.. transportar e erguer esses monumentos. muitos ficam admirados "de ver que esses obeliscos.watchtower. por que. o talismã de Rá não foi exposto. (Êxodo 10:21. adornam a cidade dos papas .41 RÁ . 'traziam grandeza fútil aos profanos templos pagãos' (.. Pelo contrário! A "personificação" do deus falso. Sequet... à cores e completa. Faço uma retratação e deveras me arrependo em pó e cinzas. sobre os obeliscos.htm Pois é." Agora que soube mais sobre o significado de um obelisco. Notou o sumiço do trecho onde aparece o obelisco? Seria alguma retratação por parte das Testemunhas de Jeová. no passado. por três dias".. página 23: "Começou a haver uma escuridão sombria em toda a terra do Egito. páginas 3 e 4: Esta é a ilustração exata que aparece no tratado. (Também no livro Linguagens de Sinais... o deus-sol. mas não estava entendendo . ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.' (. página 231. página 15: "A Igreja Católica Romana admite que os obeliscos foram 'dedicados ao Sol por um rei egípcio' e que. foram literalmente apagadas. o deus-lua. Se.) Portanto.. pode perder a esperança. agora aparece on-line.. adornam" publicações das Testemunhas de Jeová. usados na adoração do Sol."? ― Jó 42:3-6 Se imaginou isso. à medida que um turista examina os obeliscos existentes em Roma hoje. . "se acreditava até mesmo que personificavam várias divindades". 22) As luzes de Rá. Pode ser também que ele fique admirado de ver que esses obeliscos.." Em 1987 ― um ano depois ― a gravura foi republicada. é somente natural que estranhe e pergunte: "Que NECESSIDADE teve a Torre de Vigia de ilustrar a cena da ressurreição com um 'talismã do deus-sol'"? Acha que a ilustração não transmitiria a mensagem se o obelisco não fosse desenhado ali? "se acreditava. ele talvez pense na engenhosidade necessária para extrair..sem dúvida uma estranha combinação!" Da mesma forma. pense: Que estranha mensagem se transmite associando uma cena de ressurreição com Rá ― o deus-sol ― que foi "apagado" ou "morto" por Jeová no Egito? "UMA ESTRANHA COMBINAÇÃO" Despertai! 04/07. que personificavam várias divindades.) Um bispo cantou diante do obelisco do Vaticano: 'Eu o exorcizo para levar a santa cruz e permanecer livre de toda a impureza pagã e ameaças de iniqüidade espiritual. então. um nono golpe. promover um símbolo maligno? É isso edificante? Pense. na realidade um demônio.com . .org/languages/portuguese/library/ t16/article_01. no site oficial das Testemunhas de Jeová! Só acredita vendo no site? Enquanto as TJs não retiram a gravura.

] ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. consegue imaginar qual é a mensagem oculta para quem carrega a marca de "E"? Lembra-se? A técnica usada pelo ilustrador não é nova..42 FIGURA Nº 44 ― A MARCA NA MÃO DIREITA A Sentinela 1/2/07. para que dêem a estes uma MARCA na sua MÃO DIREITA. Assim. página 762: ". {figura de nº 32..com ... visto que se usam as mãos para trabalhar a favor daquele a quem se serve. página 18 Veja! Na MÃO DIREITA do homem." Na ilustração. Já vimos isso quando percebemos o "S" incluído na mão direita de Davi. a Sociedade mostra o homem marcado com um "E" sendo salvo da morte certa. claro que entende! Note o que diz a publicação Estudo Perspicaz das Escrituras. a "marca" da "fera" na mão direita simboliza DAR ATENÇÃO. volume II. a Sociedade AUTORIZOU mais um "E" satânico! A Bíblia diz sobre a satânica fera de sete cabeças de apocalipse: "E ela [a fera] põe a todas as pessoas sob compulsão... DEVOÇÃO e APOIO ATIVO à "FERA" e sua "IMAGEM"." ― Revelação 13:16-17 Entende a Sociedade o significado de se ter uma marca na mão direita? Ora.

O leitor não tem a obrigação de conhecer técnicas secretas de camuflagens. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com . A questão é: metade pode? O método usado acima DESMASCARA o "alimento" COMPLETO que a "organização de Deus na terra" lhe serviu pela METADE! Nunca esqueça que os ilustradores da Sociedade são bem experientes em sua função. 1995 "Ah! Mas não vemos isso na ilustração do livro".] É preciso afastar-se posto que a gravura está em dimensão bem grande. página 35. É a METADE dele que está CAMUFLADA na ilustração. dirá alguma TJ. Certo. REVELADO O SEGREDO para perceber a imagem escondida: Basta virar o livro de ponta-cabeça e cobrir o homem de muletas a partir da cabeça de Jesus. [Oriente-se pela gravura acima. não vemos o "chifrudo" por inteiro na figura original da Sociedade.43 FIGURA Nº 45 ― O RETRATO DO CHIFRUDO Livro Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna.

44 FIGURA Nº 46 ― O SORRISO DO MENINO DE ÓCULOS REDONDO Livro Adore o Único Deus Verdadeiro. página 142 Quem seria este alegre menino de óculos preto? Seria o filho do desenhista? Uma múmia? De quem estaria rindo? Do leitor que o achou na ilustração? Estranho.... E como poderia se passam despercebidos em meio a multidão? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. de 1992. Muito estranho. de 1991.com . nunca percebi estes intrigantes tipos encapuzados. FIGURA Nº 47 ― OS SINISTROS SEGUIDORES DE JESUS Livro O Maior Homem Que Já Viveu.. capítulo 46 Isso é normal? Enquanto Testemunha de Jeová ativa.

Ué?! Então o ilustrador pode desenhar a metade de tudo o que quiser? Isso eu já sei. de 1988. Resta você saber.com .] Veja que a "história sem fim" não acabou aí não. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. página 159 Já destacamos uma particularidades da ilustração à esquerda [figura nº 12.45 FIGURA Nº 48 ― A FANTÁSTICA FERA DO CÉU Livro Revelação Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. heim?! Invertendo a metade: A metade existente: + = Meu Deus! Que coisa assombrada é essa agora? O cão do céu? "Ah! Mas no original vemos só a metade!" ― dirá uma TJ.

ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. próximo aos órgãos genitais. Onde está " S " ? Veja na vestimenta.com . capa Veja bem esta gravura. a estampa de "S".46 FIGURA Nº 49 ― "S" ― O REI A Sentinela 1/8/91.

Veja a figura ao lado. a revelação acontece: + = Assim.47 FIGURA Nº 50 ― IUUUPIII! A FESTA HEREGE ― UMA FILHA. que há de pastorear todas as nações com vara de ferro. que há de pastorear todas as nações com vara de ferro. temos a heresia: "E ela deu à luz uma FILHA. um VARÃO. um VAROA. E a FILHA dela foi arrebatada para DEUS para o seu trono." + = Assustador! A bebezinha é sacrificada ao 'Deus'! Comprove no original! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com . 1988 A ilustração à esquerda da Sociedade refere-se ao texto: REVELAÇÃO 12:5 "E ela deu à luz um FILHO. Quando descobrimos o TRUQUE empregado pelo perito ilustrador." Mas. E o FILHO dela foi arrebatado para DEUS para o seu trono. o que você não percebe é a INCRÍVEL MEIA FACE formada pelo trono! A REVELAÇÃO se dá quando traçamos uma linha divisória a partir do meio do trono. página 179. UMA VAROA REVELAÇÃO ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!.

alguns ainda enxergam o contorno de uma criatura estranha ― uma espécie de pantera negra chifruda.com ...48 FIGURA Nº 51 ― A CAVALARIA DO OCULTISMO Revista A Sentinela 15 de maio de 1990. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. página 7 Símbolo comumente explorado no ocultismo: Uma xerox não oferece os detalhes necessários para notar o símbolo. Olhando atentamente apenas para o fundo escurecido. É preciso ver no original. em contraste com o azul roxeado.

sem o título: Mostrar metade pode? " Vem... Compare: Metade direita original. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com . Não acredito! Em que publicação está isto? Nesta: Perceba que o tratado MOSTRA frontalmente apenas a METADE DIREITA do capeta do inferno. vem para cá você também ― vem! " A metade esquerda é conseguida simplesmente invertendo a metade direita original ― se é que precisa.49 FIGURA Nº 52 ― O CAPETA DO INFERNO TE CHAMA ― VEM! Tratado "O Inferno de Fogo: Faz Parte da Justiça Divina?". de 2000 Você já aceitou o convite? O capeta quer te abraçar.

.com . ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Quanto desapontamento! Compare com a primeira gravura. Antes de mostrar onde estão. mais uma chance.50 FIGURA Nº 53 ― A DUPLICIDADE DO MAL Despertai! 22/2/89. página 17 A ilustração ESCONDE as letras A e E ― dois SINAIS SATÂNICOS. Desiste? Aí estão: Pois é.. ok? Não achou? Então. veja se consegue encontrá-los sozinho. Procure neste trecho.

.com . bem acima do coração? Simboliza que o coração do homem pertence àquele a quem a seta representa? Para uma organização acusada mundialmente de ocultar desenhos e símbolos bizarros. a equipe de ilustradores ― SE QUISESSE ― poderia ter mais cuidado para não alimentar a acusação. Sinceramente.. página 14 A seta é um dos muitos SÍMBOLOS DO OCULTISMO..51 FIGURA Nº 54 ― JESUS E O GESTO MAÇÔNICO O Maior Homem.. que necessidade há de pôr uma SETA PRETA no peito/ombro do arqueiro. conteúdo 95 Por que o ilustrador desenhou Jesus fazendo um GESTO MAÇÔNICO? FIGURA Nº 55 ― A SETA DO CORAÇÃO A Sentinela 15 de outubro de 1989. Mas. Parece que vale a pena incluí-los! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.

abraça um travesseiro cuja ponta forma um ROSTO FANTASMAGÓRICO.. Mas. Metade pode? Está o ilustrador livre para inserir tudo o que quiser. deve-se tomar o máximo cuidado na elaboração das ilustrações para que não haja nela nada suspeito.. não vemos esta 'simpática' figura na ilustração da Sociedade.com . desde que seja a metade? De um leitor FIGURA Nº 57 ― O ESPÍRITO DO TRAVESSEIRO Brochura Espíritos dos Mortos. Ainda mais quando existe acusação neste sentido. É óbvio que foi o próprio desenhista! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. O homem. Porém. página 12 Em uma publicação que pretende tratar de "espíritos dos mortos".. 1982 Não. página 17..52 FIGURA Nº 56 ― O DUENDE 'AMIGO' Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. aterrorizado. notamos a METADE direita dela. Tenha certeza de que NÃO FOI O ACASO que segurou o pincel do ilustrador para dar ao travesseiro este formato.

Quer uma dica? Procure no anjo. Achou? Está na roupa. para desenhar o "S". onde está o "S"? É bem fácil achá-lo. próximo ao joelho.. Repare que o "S" não faz a mínima falta para composição do anjo. página 14 Em 1980. Note que o ESCURECIMENTO da manga é ORIGINAL da gravura. Ela realça a face esquisita. Não continue lendo. Parece que... num começo bem tímido..com . página 9 Esta é a mesma técnica usada na figura nº 42. Mas. FIGURA Nº 59 ― A FACE NA MANGA A Sentinela 15/3/84.53 FIGURA Nº 58 ― GUIADO PELO ANJO DE "S" A Sentinela 1/3/80. o desenhista usou um lápis borracha. os brasileiros receberam a ilustração que talvez seja a primeira a trazer escondido um "S" ― símbolo do ritual satânico. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj... Vê se acha o "S" sozinho. Mas é ESSENCIAL para se transmitir uma mensagem subliminar ao cérebro. Ah se o homem abaixasse o braço! Então veríamos 'aquilo' em toda a sua plenitude.

. Fique atento. famoso personagem da série televisiva Jornada nas Estrelas.. emvie-me. de 1991. por um dedo.com . Mas. estarei acrescentando outras figuras no site. quase puseram Jesus com a 'saudação vulcana' de Spock.. capítulo 61 Essa é para acabar com qualquer "coincidência". Aliás. Se encontrar outras.. não é mesmo? Não me surpreenderia nem um pouco! E tem gente achando tudo isso normal.54 FIGURA Nº 60 ― JESUS E O GESTO MAÇÔNICO II O Maior Homem. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. é mole? À medida que surgirem. quem sabe ainda não desenham Jesus gesticulando assim.

página 19 Enviada por Helder Carvalho Onde está o S ? Na roupa do homem. Consegue encontrá-los? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. de 2003. abaixo da cabeça do animal.com . página 188 Enviada por Helder Carvalho Aqui temos dois S. FIGURA Nº 62 ― OS TATUADOS DE "S" Aprenda do Grande Instrutor. de 2003.55 FIGURA Nº 61 ― "S" ― COM CARINHO Aprenda do Grande Instrutor.

de 1958. natural. o 'monge tibetano' que aponta sua mão direita numa Mudra em direção ao sol (símbolo de renascimento) lidera o povo no paraíso! Leitor... FIGURA Nº 64 ― LIDERANÇA MAÇÔNICA Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado.56 FIGURA Nº 63 ― O PÊNIS SANTO A Sentinela. é? Acorda!!! Era mesmo necessário esta semelhança? Cadê os que 'esquadrinham' as gravuras que não viram isso? . estenda sua mão e tente agora fazer o mesmo gesto. 15 de março de 2004. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. página 1 Que ocasião apropriada!Na frente. página 15.A Sentinela 1/3/87.com . Veja se é algo fácil. página 6 Meu Deus!!! É este o pão representativo de Jesus? Símbolo genital masculino? Não é preciso colocar um pênis aqui para você fazer a comparação.

esperando curas. 1927.. a estrela de seis pontas é um símbolo muito antigo e um dos mais poderosos. está "escondida" atrás da pata para não "atrapalhar" a mensagem das estrelas.Fonte: http://www.Despertai! 8/11/77. um "S" bem desenhado. escrevendo em Symbolism of the Eastern Star [O Simbolismo da Estrela do Oriente].espada.57 FIGURA Nº 65 ― "S" DO INQUISIDOR Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. A autora maçônica Mary Ann Slipper. ". . a sétima. The Second Mile [A Segunda Milha]. na página 14.. página 50 Na manga.asp Veja a "figura cabalística hexagonal" em abóbora. compreende o impacto do hexagrama quando diz....Seu Grandioso Clímax Está Próximo.. faz a mais reveladora admissão. "A estrela de seis pontas é usada na obra maçônica e também é encontrada em outras ordens secretas conhecidas. página 25.eti.br/free12. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. A Despertai! reconhece que a estrela de seis pontas é símbolo 'cabalístico' ! "AMULETO. Os judeus supersticiosos às vezes também dependuravam amuletos no pescoço de pessoas doentes.com . Note que a outra cabeça. O realce em branco é original do livro! FIGURA Nº 66 ― TRIÂNGULOS DE FERAS Revelação ." Outro livro da Estrela do Oriente.. quando diz.. eis as cabeças das feras do Apocalipse! Revelação 12:3. página 189 Enviada por Helder Carvalho Numa triangulação perfeita. Muito comum era a figura cabalística hexagonal (uma estrela de seis pontas) chamada "o escudo ou estrela de Davi" e "o signo de Salomão"." .

Também. de Papus. "A presença daquele que é contra a lei é segundo a operação de Satanás. que mensagem recebemos quando observamos tais símbolos exatamente no braço que realiza a cura? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. da editora Cultrix. entre os Dervixes. página 67 Veja os símbolos E e S na vestimenta de Jesus! As letras ES ou S E juntas aparecem no 'Manual de Magia'. com toda obra poderosa.58 FIGURA Nº 67 ― A CURA PELO "E + S" Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. e sinais e portentos mentirosos. essas letras simbolizam o Deus Absoluto (En Soph ou ES) – Veja o livro Os Sufis. uma seita mágica dos muçulmanos." 2 Tessalonicenses 2:9. Assim.com . como representando o nome cabalístico do Sol.

com .. quando desse à luz.FIGURA Nº 68 ― TÊM VOCÊ O SINAL IDENTIFICADOR.. E o filho dela foi arrebatado para Deus e para o seu trono.. E a mulher fugiu para o ermo. até mesmo puseram o bebê com um gesto maligno em sua mão esquerda! Afinal...que analisam cada capa antes de publicar . e na sua cabeça havia uma coroa de doze estrelas. página 176 A capa de A Sentinela 15/9/93 lembra a ilustração de Jesus sobre o Bom Samaritano . Fato: Irmãos designados . a pergunta natural é: Tem você este sinal identificador maçônico? E... E o dragão ficou parado diante da mulher. Resultado: Recebe ajuda direta de Deus para livra-se do perigo. que há de pastorear todas as nações com vara de ferro. que estava para dar à luz. a mulher evidencia que pertence a uma classe especial.Lucas 10:29-37. pudesse devorar-lhe o filho. uma mulher vestida do sol e tendo a lua debaixo dos seus pés.concordam esta ilustração é apropriada. como se não bastasse. Portanto. Para os desenhistas das Testemunhas de Jeová a ajuda e o amor mútuo àqueles com o sinal identificador maçônico não é novidade! Confira: Revelação 12:1-6: ". MAÇÔNICO? Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado. para que. E viu-se um grande sinal no céu. 59 O que tem demais aqui? A posição dos dedos do homem ajudado identifica-o como maçônico. de quem ele é filho? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. E ela deu à luz um filho." Através da posição de seus dedos em sua mão esquerda.. um varão.

publicado em 2005 A sombra da mão esquerda de Jesus produz um roupa... conteúdo 99 Identificando-se com o gestual maçônico em sua mão esquerda. E em sua Estranho. FIGURA Nº 70 ― JESUS ESCOLHE OS MAÇÔNICOS O Maior Homem Que Já Viveu.. Ainda que haja tanta denúncia sobre os E descobertos nas publicações. parece ser mais negócio para a liderança das TJs publicá-los do que evitá-los.com .60 FIGURA Nº 69 ― A SOMBRA DO "E" A Bíblia Ensina. página 69. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Zaqueu é chamado por Jesus..

61 FIGURA Nº 71 ― O "S" DO VOVÔ Aprenda do Grande Instrutor. um "S" na camisa do vovô. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com . página 165 Enviada por Helder Carvalho Bem acima do cinto.

. ok? Compare esta gravura com a que está ao lado.FIGURA Nº 72 ― FIM DO MISTÉRIO! Aprenda do Grande Instrutor. filósofo famoso de Atenas." Se você é Testemunha de Jeová. antes de prosseguir sugiro (re)ver a gravura nº 18 para melhor entendimento. o boato a respeito das publicações da Sociedade é prejudicial. o estadista grego! = Demosthenes Confira pela Encyclopædia Britannica: http://www. os três homens sumiram! Por que? Fim do mistério! Saiba quem são os outros dois personagens 'desassociados' da ilustração! Até aqui sabíamos a identidade apenas do primeiro desaparecido: Antístenes. página 165 Lembra-se do 'desassociados'? caso dos três 62 homens Se ainda não tiver visto. Depois você volta para cá. bem como calunia os zelosos cristãos que trabalham longas horas na produção das ilustrações...com/ebc/art-26203 Adriano.. Mas. Quando as Testemunhas republicaram a gravura. quem são os outros dois? Demóstenes. ainda crê no blá blá blá da liderança das TJs de que tudo isso é só "boato"? Ainda crê que é mera "calúnia para com os zelosos cristãos"? Acha mesmo que o desenhista não foi descoberto e repreendido? Também é calúnia que a gravura foi alterada? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. imperador de Roma! = Hadrean Lembre-se da explicação oficial da liderança das Testemunhas de Jeová: ".britannica.com .

Na terra: O tremor abre uma "rachadura" no solo em forma de "E". em cor clara. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Chega de "coincidências"! Aliás.FIGURA Nº 73 ― JESUS TEM A MARCA DE "S" O Maior Homem Que Já Viveu.. não é meu: é original da publicação! Confira! FIGURA Nº 74 ― S + E Revelação Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. No ar: Os gafanhotos formam um imenso "S". o contorno exato do S..com . página 144 Enviada por Helder Carvalho Símbolos satânicos no ar e na terra. eu nem poderia usar esta palavra aqui pois a liderança das TJs diz ser calúnia haver alguma figura estranha em qualquer de suas publicações. conteúdo 68 Enviada por Helder Carvalho 63 Embora esteja nas sombras da roupa.

que betelita é esta cuja formosura impressiona até anjos?!" "Desde meus tempos de estudante admirava a beleza destas mulheres e me perguntava quem seriam estas irmãs tão bonitas. é este o caso? NÃO! A jovem cuja beleza seduziu até os ungidos é a famosa atriz francesa Pascale Petit — várias vezes capas de revistas nos anos 60! E ela nunca foi betelita.A Organização Que Leva o Nome .64 FIGURA Nº 75 ― A DAMA QUE SEDUZIU O CORPO GOVERNANTE "Espíritos dos Mortos . poderia a moça ser uma das "modelos" de Betel? Poderia. pensava: "Puxa. tinham bom-gosto. 1992. a saber.. Membros da família de Betel não raro posam para fotos. quando os homens principiaram a aumentar em número na superfície do solo e lhes nasceram filhas. Adereços e iluminação ajudam a recriar cenas bíblicas. Ensina-se aos modelos a transmitir o correto tom dramático. Então. a bela sorridente? Seria mesmo alguma irmã de Betel? Esta pergunta é bem acertada tendo em vista como as ilustrações são produzidas: "Trabalhando a partir de idéias aprovadas..com .Ajudam? Ou Prejudicam? Existem Realmente". todas as que escolheram. costumava dizer que os anjos. 9." Então." Veja as "bem-parecidas" jovens que desviaram anjos pela sua beleza! Note a bela moça sorridente. A figura ao lado ilustra a explicação das Testemunhas de Jeová para Gênesis 6:1-2: "Ora. Mas. e foram tomar para si esposas. os cenários são montados e fotografados e depois desenhados ou pintados por artistas. p. Sabe quem é ela? A identidade dela é o problema. vídeo em fita VHS. Depois. nem Testemunha de Jeová! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj." — Testemunhas de Jeová . sucedeu que. então os filhos do [verdadeiro] Deus começaram a notar as filhas dos homens. que elas eram bem-parecidas. "Antes. em especial. aos 8 minutos. ao dirigir estudos bíblicos. quando via esta jovem. quem é. embora mal-intencionados. 1991.

A Sentinela 1/5/02 página 23 parágrafo 17 Pascale Petit agradece a seus fãs do Corpo Governante pela publicidade mundial – mesmo ele tendo "esquecido" de pôr o seu nome. em 1982. O livro "Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra.. Note o detalhe do pingo se formando no queixo e as ondulações na água devido ao pingo que caiu! A posição das mechas dos cabelos é praticamente idêntica! A revista Stern é de 1961.." .. Assim.65 O "zeloso" e "fiel" artista da Sociedade baseou-se na mesma fonte usada pela revista alemã Stern ! Ou talvez usou a própria revista como inspiração ! Não há dúvida! É a mesma jovem! O artista da Torre poucas mudanças realizou.com . atingiu mais de 81 milhões de exemplares em 131 idiomas. Este artigo é uma versão reduzida do que pode ser vista aqui: http://indicetj.htm ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. lançado em 1982. qual "plagiou" qual? E quem são as outras duas jovens? Por enquanto ninguém descobriu..com/pdf/75. A primeira aparição de Pascale Petit foi no livro "Poderá Viver".

já viu mais de 15 S ! Está cansado de encontrar S nas publicações das TJs? Você até pode estar.66 FIGURA Nº 76 ― A MAÇONARIA NO DIA A DIA Torne Feliz Sua Vida Familiar.a da aliança . de 1978. A posição dos dedos reproduz um gestual maçônico. publicado em 2005 Enviada por Helder Carvalho Na roupa do alegre menino: o sinal de S! Se examinou cada figura desde o início. página 69.não importa onde estamos ou o que façamos!"? FIGURA Nº 77 ― 'S' NA VESTIMENTA DO MENINO O Que a Bíblia Realmente Bíblia Ensina. então. Os "zelosos ilustradores" designados da Torre não! ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.da feliz dona de casa. Qual seria mensagem? "Somos maçônicos 24 horas . página 57 Outra vez! Olhe a mão esquerda .com .

Agora veja a gravura colorida abaixo.67 FIGURA Nº 78 PARTE II . publicado em 1988 e reimpresso em 2006 Assustou-se com esta figura? Representa o demônio Baphomet. Já vimos esta gravura quando examinamos a figura nº 12.com . Porém.O SINAL DE BAPHOMET REVELAÇÃO ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. página 159. É a mesma! Sobre Baphomet: As mãos são humanas para mostrar a santidade do trabalho. para recomendar o mistério aos iniciados e mostram dois crescentes lunares. É preciso dizer mais? ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. para explicar as relações do bem e do mal. da misericórdia e da justiça. o outro preto que está em baixo. fazem o sinal do esoterismo em cima e em baixo. um branco que está em cima. há algo mais: compare a posição dos dedos de ambas ilustrações.

12 par. outras ex-Testemunhas de Jeová tornaram ainda mais conhecida a fonte da gravura da capa de A Sentinela." . em inglês Na capa de A Sentinela 15 de setembro de 1982. O conteúdo das revistas chegava aqui só meses depois. A Sentinela está sendo publicada simultaneamente em 23 idiomas. (fita em VHS) Cada edição de A Sentinela é reimpressa ao término do ano em um volume encadernado. aos 5:15 min. Reed denunciou que a capa de A Sentinela 15/9/82 havia sido plagiada (com ligeira modificação) do cenário do anúncio de bebidas da Johnny Walker Red Label ! De fato. E já veio com a nova capa . EDIÇÃO BRASILEIRA 15 de maio de 1983 OUTUBRO DE 1982 O ti-ti-ti começou quando David A. (Compare as datas das edições) "A partir deste ano de 1985. este anúncio da companhia de bebida alcoólica . para a surpresa geral. no que se refere ao seu conteúdo! Todas essas edições apresentam a mesma capa. Contêm a mesma série de artigos iniciais e os mesmos artigos de estudo.O PLÁGIO A Sentinela 15/9/82. Porém. expôs o que a Sociedade fez. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.Fonte: Testemunhas de Jeová . 12." .já havia aparecido em várias revistas americanas. Veja a capa substituta: NOVA CAPA 15 de setembro de 1982 A edição brasileira não precisou ser modificada.um pôr-do-sol observado de uma varanda . afinal. 1992. uma ex-Testemunha de Jeová. O grupo de planejamento [cerca de 12 irmãos] examina várias opções de capa antes da escolha final. o que fez a liderança das TJs deixar de usar a silhueta da varanda num bonito pôr-dosol vermelho e substituí-la por uma cena de árvores e montanhas? O que está por detrás da mudança? O que aconteceu nos bastidores? Tratemos disso a seguir.68 FIGURA Nº 79 ― WHISKEY . no popular Reader's Digest. Mas. Na primeira página de seu periódico Comments from the Friends (Comentários dos Amigos).A Organização Que Leva O Nome. página 37. Como as capas destas revistas são produzidas? As Testemunhas de Jeová explicam: "Reuniões de planejamento das revistas são realizados semanalmente. (Veja abaixo) Daí. esta edição veio com capa diferente.com . edição de outubro de 1982. edição de 9/82. o indivíduo observa o espetacular pôr-do-sol. agora mostrando um paraíso de árvores e montanhas. Reed. Por exemplo. em inglês.A Sentinela 1/1/85 p.

de acordo com sua conveniência. nós cordialmente o convidamos a fazer isso. neste caso. A explicação é: "De vez em quando. De vez em quando. O que ficou resolvido? A STV não mais usaria tal gravura. Por não engolir a história de 'coincidência'. Entretanto. na qual você pergunta sobre a ilustração da capa do número de 15 de Setembro de 1982. Sem poder provar que era apenas 'obra do acaso'. denunciado! Com o tempo o caso chegou aos ouvidos da SOMERSET . Isto geralmente é feito para produzir uma ilustração mais apropriada e satisfatória. segundo a resposta. se você ainda não assistiu. o "caso é" que ajustou-se "para produzir uma ilustração mais apropriada e satisfatória". inclusive edições do idioma inglês". A verdade é tão chocante para as Testemunhas de Jeová que a Sociedade tenta encobrí-la. Isto geralmente é feito para produzir uma ilustração mais apropriada e satisfatória.A Sentinela 1/3/87. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj." . pergunta-se: Que justificativa a Sociedade apresenta a quem lhe indaga sobre esta mudança? Dará uma resposta "inteiramente exata em todos os pormenores"? Vejamos já: Caro Amigo: Nós aproveitamos esta ocasião para responder a sua recente carta. o que é o caso referente a "A Sentinela" que você menciona. faltou citar o plágio do cenário da companhia de bebidas e dizer que o ajuste foi para evitar processo e publicidade negativa. • Ué?! A escolha de "uma ilustração mais apropriada e satisfatória" não é atribuição do tal "grupo de planejamento" que "examina várias opções de capa antes da escolha final"? A alteração da capa é fato. atesta o fracasso dos "membros escolhidos do Corpo Governante" quando "examinaram várias opções de capa. Observação: Veja mais detalhes no site. são feitos ajustes na arte que aparece em nossa literatura. de "A Sentinela". E. Sinceramente no serviço de Jeová." • A palavra "geralmente" sugere que nem sempre os ajustes visam "uma ilustração mais apropriada e satisfatória". a Sociedade Torre de Vigia fez um acordo fora dos tribunais. e ansiosos para evitar mais publicidade. É evidente que.com . Por isso alterou a capa na reimpressão. A ilustração da capa que aparece no seu número do volume de 1982 está igual aquela usada em nossas edições de idioma estrangeiro. são feitos ajustes na arte que aparece em nossa literatura. Por outro lado. Visto que a Sociedade "mudou a capa de tal edição em todas as edições programadas para distribuição em língua estrangeira. por fim. contataram a Sociedade Torre de Vigia através de seus advogados.agência detentora do copyright da imagem.69 COMPARE Qualquer semelhança não será mera coincidência! As insuficientes modificações feitas pelo artista das Testemunhas de Jeová não conseguiram disfarçar o cenário a ponto de não ser percebido e. você pode dirigir livremente quaisquer de suas perguntas bíblicas para as Testemunhas de Jeová quando elas lhe fizerem uma próxima visita em sua casa. o que é o caso referente a "A Sentinela" que você menciona. e talvez você teve oportunidade de assistir algumas das reuniões cristãs em um Salão do Reino local. página 15. • • Para a Sociedade ser "inteiramente exata em todos os pormenores". Você indica estar tendo algum contato com as Testemunhas de Jeová em sua vizinhança. Expressamos nossas considerações cristãs.

Normalíssimo. deixaram passar um símbolo da juventude rebelde expresso no boné do guri membro da "família realmente feliz"? Teriam eles moral para repreender alguém? ― A Sentinela 1/3/87. peguei minha coleção de tratados e fui verificar. Sei. as brochuras e os livros tão atraentes" tenha desenhado um menino com a aba do boné virada para trás? ― Despertai! 8/2/89. O que isso revela sobre o betelita que desenhou a aba do boné assim? Acredita mesmo que ele não foi "posteriormente descoberto".. compare as gravuras e veja se consegue descobrir.70 FIGURA Nº 80 O GURI REBELDE TRATADO SINTA PRAZER NA VIDA FAMILIAR Em 1992 Em 1998 Por que uma nova versão? Antes de prosseguir. Após ler sobre isso num fórum..com . por si só. Dito e feito! Haviam mesmo modificado o tratado! Mas. sequer chamado atenção? ― Despertai! 8/2/89. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. E algumas TJs me escrevem dizendo que tudo isso é normal. não percebia o 'inadequado e insatisfatório' na primeira ilustração. CONFIRA! O guri usa a aba do boné virada para trás! Será mesmo 'calúnia' dizer que um dos desenhistas "que trabalham longas horas na produção das ilustrações que tornam as revistas. página 15... páginas 15-18. mesmo assim. páginas 15-18. Observação: Este é um resumo do artigo disponível no site. Até uns três meses atrás. o que há de estranho com a ilustração original. por que a mudança? Usaria a Sociedade as contribuições dos irmãos apenas para o capricho de "humanizar" o tratado? Ou a razão da mudança era porque o folheto trazia algo embaraçoso? A segunda alternativa é a correta. O que dizer da competência dos "membros escolhidos do Corpo Governante" que "esquadrinham" até mesmo "as gravuras" e.

disse a Pedro: "Põe a espada na [sua] bainha. conteúdo 118 "Então Simão Pedro. S. FIGURA Nº 82 ― PÁRA PEDRO O Maior Homem.71 FIGURA Nº 81 ― A DUPLA Livro O Maior Homem. capa Fazendo o necessário (?) gesto. visto que tinha espada. e cortou-lhe a orelha direita. conteúdo 55 Enviada por Doracy R. O nome do escravo era Malco. os dois homens fazem os mesmos sinais com os dedos.João 18:10-11. porém. a mulher como que diz: Venham. Jesus. puxou-a e golpeou o escravo do sumo sacerdote. Lembra-se das gravuras 54 e 60? FIGURA Nº 83 ― VENHAM. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com . Para 'variar'. VENHAM TODOS! O Maior Homem. Repare como Jesus acena para seu discípulo! Será que o membro da família de Betel que posou para a ilustração fazia este gesto? Aliás." . venham todos! Já vimos esta 'espécie' de gesto nas figuras 76 e 81. Jesus já fez este sinal antes.

Veja que ela é a primeira a cair das "comportas dos céus" sobre o Salão do Reino. se levarmos em conta que as TJs evitam transportar suas Bíblias à mostra do público. Mas vamos fazer uma releitura desta figura subliminar: a) Na figura apresentada. há várias literaturas.72 FIGURA Nº 84 ― CORPO GOVERNANTE . se analisarmos por uma corrente mística. sendo seguida pela revista Despertai! e outra publicação da Torre de Vigia. podemos ver em quarto plano um homem segurando uma Bíblia com sua mão direita. EUA. ou. e está em 4º plano em relação ao homem branco que está à frente com A Sentinela em sua mão esquerda. Também o fato do homem da Sentinela estar com sua mão direita dentro do bolso pode sugerir a origem do verdadeiro lucro auferido pela ACTJ. ou seja: o cada 'donativo voluntário' pelas revistas A Sentinela e Despertai! e demais publicações. A mensagem está mesmo na apresentação do desenho. enquanto a sua mão direita está dentro do bolso da calça. para depois vir o que parece ser a Bíblia . e não por Jesus! Outra coisa curiosa é a posição ocupada pela revista A Sentinela. entre elas a Bíblia e a revista A Sentinela.com . Contudo há algo mais nessa figura: veja que o homem à frente do grupo leva a revista A Sentinela em sua mão esquerda. podemos ver três elementos básicos: Jeová (as mãos). Então. Note que as mãos celestiais que representam a Jeová seguram a sede mundial das Testemunhas de Jeová em Brooklyn. A seguir.. b) e. um grupo de alegres Testemunhas sai à rua com suas pastas para a divulgação de suas mensagens. como elemento secundário. Deste modo percebemos a superioridade das revistas A Sentinela e Despertai! sobre a própria Bíblia. mas onde Jesus aparece nessa mediação? Note que os prédios (a ACTJ) ocupam a posição que seria de Jesus. (Compare Mateus 25:32. contudo. uma posição inferior (uma alusão ao racismo). isto talvez queira sugerir alguma coisa: 1º) O lado esquerdo é usado como elemento místico entre os esotéricos..O MEDIADOR A Sentinela 1/10/87. a palavra negro significaria conhecimento (fhm. Nova Iorque. ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Primeiro. Deste modo as Testemunhas de Jeová são mediadas pela ACTJ. Todo o restante do grupo também usa a mão esquerda para levar as pastas de publicações. Como sabemos. só há um mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo (1 Timóteo 2:5). e dela jorra uma chuva de publicações que caem sobre o Salão do Reino (templo das TJs). como já foi dito. página 10 Agradecimentos a Hélio Eduardo de Souza Aparentemente não vemos nenhum traço estranho.ou não. A cor da pele do homem que carrega a Bíblia também pode sugerir duas interpretações. 33) 2º) O homem que leva a Bíblia em sua mão direita é negro. em árabe). a Associação Cristã das Testemunhas de Jeová (os prédios) e as Testemunhas saindo do Salão do Reino. ou fusão de imagens. isto tudo pode sugerir que a Bíblia é de somenos importância para a ACTJ que coloca a revista A Sentinela como base das suas doutrinas.

73 FIGURA Nº 85 ― PALMAS DAS MÃOS SOBRE AS COXAS Anuário de 1994. editora Aurora). Mera coincidência? Talvez. Compare esta afirmação com a fotografia dos seis diretores da Associação Cristã das Testemunhas de Jeová. " os maçons devem sentar-se com as palmas das mãos sobre as coxas. página 9 Segundo o "Manual do Mestre Maçom" (de Manuel Gomes. página 79. quando reunidos em loja. sem cruzar as pernas". ÍNDICETJ – mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com .

1 PARTE 2 março de 2007 ESCÂNDALO! PROJEÇÕES OCULTAS EM ILUSTRAÇÕES DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ! Lucas 12:2 "Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado.com ." ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. nem secreto que não venha a ser conhecido.

........................................ Ano a ano ........................... hipóteses ............ A questão principal ........................................................................ Por quê? Especulações. O que revela o conjunto probatório? ................................................................ PÁGINA 03 05 07 09 12 19 20 22 25 ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj....................................................................2 ÍNDICE ARTIGO A "explicação" da Sociedade ...... Livro e figuras .................. Alguns e-mails .. Quadro das repetições .. Figuras escondidas ― imaginação ou deliberação? .....com ...................................................

o Corpo Governante permitiu que "Jeová" falasse por incluir finalmente o artigo na Despertai! 8/2/89 — cerca de cinco anos após o aparecimento das primeiras imagens! Após citar alguns "boatos absurdos que surgem e fervilham rapidamente". o quão independentes e rebeldes alguns betelitas podem ser! Na gráfica. a Sociedade Torre de Vigia (na época. Isto era tão ridículo como seria dizer que Deus. Quem raciocina é a Sociedade.com . Portanto. Desde então. "inverdade". visto que todas elas eram falsas..] Daí.." A Sentinela 15/7/83. a matéria NÃO pode ser usada para explicar o porquê de símbolos e de outras formações. É bom o leitor notar que a Sociedade ― em nenhum momento ― admite que haja alguma formação indesejada em suas ilustrações. "prejudicial". Se disser que é boato. ex-Testemunha de Jeová declara: "Tendo vivido em Betel. "calúnia" e "ridículo" que quaisquer dos "zelosos cristãos que trabalham longas horas na produção das ilustrações" tenham incluído "gravuras de demônios nas ilustrações". Será isso sábio? • Afirma-se também que nenhum ilustrador foi "descoberto e desassociado" 3 [a julgar pela chegada de outras figuras. deve ser isso mesmo.. como se já tivesse esclarecido tudo tintim por tintim. • Assim. fomos severamente repreendidos. na Sentinela 01/09/84. Coloca-se a "mão no fogo" pelos que produzem os desenhos. "[histórias] falsas". quando nós fomos descobertos com tal arte. Nenhuma Testemunha de Jeová tem autorização de sequer "questionar o conselho provido pela organização". nem mesmo acidentalmente ou por acaso. porquê eu assumira que todos os outros departamentos de Betel não tiveram aqueles que fizeram a mesma coisa. 4 "NÃO FAÇAIS SEGUNDO AS AÇÕES DELES" A revista prossegue dizendo: "Eis algumas das coisas a se ter presente quando alguém lhe divulga uma informação atraente: Quem lhe contou tal história?. Quem manda é a Sociedade. Assim. a edição brasileira diz: "Até mesmo as publicações da Sociedade Torre de Vigia (EUA) têm sido objeto de boatos — por exemplo. fez deliberadamente aparecer o aspecto de 'um homem na lua'" — Despertai! 8/2/89. É caluniosa essa história?.. que um dos ilustradores estivera introduzindo secretamente gravuras de demônios nas ilustrações. a matéria limita-se às imagens publicadas até 1984. órgão editor e administrativo das Testemunhas de Jeová) vem recebendo perguntas sobre figuras misteriosas (não necessariamente "gravuras de demônios" como limita a Sociedade) enxertadas em várias de suas ilustrações. ao criar os corpos celestes. página 22. Será que quem lhe contou essa história estava em condições de saber dos fatos?. páginas 15-18. Por certo. a resposta é muuuito fácil.. em inglês. simplesmente passa a incutir na mente dos leitores que divulgar essa história faz do indivíduo um "caluniador". as brochuras e os livros tão atraentes. então elax será a mais verídica de todas. responsável pelo conteúdo de todas as publicações) afirma vigorosamente ser "boatos". Se a Sociedade disser que uma história é verídica. será o mais desprezível boato. As cartas sobre o "boato" aparentemente só começaram a inundar a Betel brasileira no fim da década de 80. páginas 20. a revista indaga: "Assim. a Sociedade refere-se apenas às "gravuras de demônios". o Corpo Governante decidiu que o dito 'alimento apropriado' de Jeová era inapropriado para os brasileiros. O ti-ti-ti foi tanto que originou precárias linhas no artigo "Deve espalhar um boato?".. EUA... Além do mais. 21. que ele foi posteriormente descoberto e desassociado!" "Participou em espalhar qualquer dessas histórias? Caso sim. no seu modo independente? Todavia. desde o início dos anos 80. bem como caluniava os zelosos cristãos que trabalham longas horas na produção das ilustrações que tornam as revistas. como podemos determinar se uma história é verídica ou se é apenas um boato?" Sinceramente? Para as Testemunhas de Jeová... eu sei muito bem. (Veja o quadro ao lado. a Sociedade não se pronuncia sobre o tema. nós fizemos nossas próprias versões artísticas nas publicações da STV. ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. 3 4 Randall Watters. Só lamento. É plausível tal história?" Em seu artigo. o boato a respeito das publicações da Sociedade era prejudicial.) "Deve-se espalhar um boato?" — 1984 Lá em 1984. Mais adiante. parágrafo 21.3 A "explicação da Sociedade" Aproximadamente. você esteve — talvez sem o saber — divulgando uma inverdade. o Corpo Governante (grupo reunido em Brooklyn.

o leitor é conduzido a crer cegamente na alegação de inocência das ilustrações." — João 3:20. mas eles mesmos não estão dispostos nem a movê-las com o dedo. a fim de que as suas obras não sejam repreendidas. a fim de que suas obras sejam manifestas como tendo sido feitas em harmonia com Deus. dirá alguém. ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj." Mesmo desconhecendo a fonte de uma história. aplica-se o que Jesus já havia dito: "Pois quem pratica coisas ruins odeia a luz e não se chega à luz. sem verificá-lo por completo. Tanto é que quem leu apenas o parcial artigo da revista permanece na escuridão no sentido de não saber quais e onde estão as gravuras polêmicas. a Testemunha ficará surpresa. mas não realizam. em defesa de sua organização. faz lembrar as palavras de Jesus dirigidas aos escribas e fariseus. Confira: • A Sociedade não revela "quem lhe contou tal história" do "boato"! • A Sociedade não diz se quem "contou essa história estava em condições de saber dos fatos"! • A Sociedade não permite que seus leitores analisem por si mesmos a fim de decidir se "é caluniosa essa história" quando omite quais são as ilustrações problemáticas! • A Sociedade simplesmente conclui no lugar do leitor que "não é plausível tal história"! Como reage uma Testemunha de Jeová quando indagada sobre este tema? Provavelmente. a Testemunha será ágil em "replicar" o "assunto antes de ouvi-lo". sendo assim. Caso contrário. Não mostrou abertamente ou "chegou a luz" nenhuma de suas "obras" ou ilustrações comprometedoras a fim de legitimá-las como "feitas em harmonia com Deus. a Sociedade diz que você poderá transmiti-la após refletir e assegurar-se dos fatos. não poderá julgar por si mesmo se a acusação é verídica — algo bem conveniente para quem deseja "que as suas obras não sejam repreendidas". o artigo acrescenta: ". Simplesmente será parcial e ouvirá e aceitará de olhos fechados o testemunho de apenas um só lado da questão ― o lado da Sociedade! Por fim." De forma similar. O modo como Corpo Governante tratou o assunto [e trata até hoje] não combina com o procedimento esperado de "quem faz o que é verdadeiro". Amarram cargas pesadas e as põem nos ombros dos homens. se o leitor ouvir uma história e não puder indicar a fonte dela..) Caro visitante. tanto o texto bíblico como o artigo mostram ser apenas para os OUTROS aplicarem. o que leu. E é exatamente isso que fazem as Testemunhas de Jeová até porque não podem examinar qualquer gravura pois não se lhes mostra nenhuma — o que seria crucial para a questão. Porém. É isso 'reflexão' suficiente? Do jeito que é.. antes de transmiti-la a outros. medite: não é no mínimo estranho a Sociedade não mostrar pelo menos algumas das ilustrações para provar logo de uma vez por todas que estas são verdadeiramente inocentes. tenha plena certeza disso: a maioria não investigará nenhuma das acusações. é tolice da sua parte e uma humilhação". à moda papagaio. E. não importa se Jeová tenha inspirado as palavras de Provérbios 18:13: "Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo. Dirá automaticamente que tudo é mentira de opositores. pergunto: como a Sociedade ajuda o leitor a "refletir por si mesmo. "não poderia todas estas figuras serem apenas imaginação ou puro acaso?" Consideremos isso a seguir. não é mesmo? "Mas". e assegurar-se" se a história das figuras mascaradas "é verídica ou se é apenas um boato". (Veja o box acima. E. poderia "refletir por si mesmo. pois dizem. Quer dizer. Porém. então.com . encontrará o mofado artigo da Despertai! Então voltará repetindo. não apenas os fatos que apóiem sua própria espécie de teologia" É triste dizer. o Corpo Governante cobra dos leitores algo que não faz de jeito nenhum em seu artigo "esclarecedor". infelizmente. Leitor. e assegurar-se dos fatos"? Assim: apenas dizendo com voz quase angelical que tudo não passa de "boato". página 28: "A verdadeira elucidação inclui os dois lados de uma questão. o Corpo Governante "esqueceu" de aplicar a si mesmo a verdade expressa por Jesus: "Mas. reflita por si mesmo e assegure-se dos fatos. o leitor estaria frente a frente com as ilustrações e.4 Tudo muito bonito. Vale tudo para defender a organização! Caso a TJ vá e pesquise o Índice das Publicações da Torre de Vigia." — João 3:21. quem faz o que é verdadeiro se chega a luz. não ajuda em nada ou quase nada. isto é. mas. não trazendo ou projetando nada oculto? Agindo assim. Também de nada valerá a orientação dada na Despertai! 22/7/82." Portanto. em Mateus 23:2-4: "não façais segundo as ações deles.

a natureza produz coisas incomuns. cada mente armazena os seus próprios modelos — uns diferentes dos outros. até mesmo a mais legítima subliminar seria inexistente! Além disso. Mas. segundo a própria Sociedade. eventualmente. uma menina. É razoável esperar que isto também aconteça no caso de imagens produzidas pelos ilustradores das Testemunhas de Jeová. nosso cérebro usa a imaginação para construir imagens inexistentes. Não é sábio generalizar. muito do que é classificado como "escondido" não foi planejado por eles próprios. na realidade. As forças da natureza tal como as nuvens do céu podem desenhar semelhanças ao acaso. o acaso possa contribuir para o aparecimento de figuras." De certo. Diante disso. chamá-las de "acaso" ou “coincidência” é admitir que as imagens realmente existem! Interessante é que nem mesmo o Corpo Governante recorre a esta explicação. alguém talvez indague: "Não poderia acontecer o mesmo com as gravuras das Testemunhas de Jeová?" Bem. sem o pincel do ilustrador? Segundo o que a Sociedade declara em suas publicações. Por exemplo. não existem. filmes e outras produções seculares em nada ajuda ou abona posto que. Acredito que. não significa que todas as figuras denunciadas aqui não foram planejadas. Uma Testemunha de Jeová escreveu: "todas as imagens mostradas. Porém. tendo em vista o parecer de vários artistas.com . por exemplo. são as belas ilustrações mostradas nas publicações da Sociedade também desenhadas pelas nuvens. músicas.. Contudo. como. Por que não? Porque se aplicássemos este raciocínio falho a todas as figuras. entenda porque o argumento do "puro acaso" ou da "projeção individual" cai por terra e não justifica a presença abundante de formações impróprias ou inadequadas nas ilustrações das Testemunhas de Jeová: 1 A Sentinela 15/8/81. Por negar esta verdade. apontar subliminares de livros. a maioria das figuras mostradas são entendidas do mesmo modo.. De modo semelhante. Não tenha a mínima dúvida: o que vemos aí é o "modelo mental" coletivo pretendido pelo próprio desenhista! Pedra da Gávea. o cérebro tem esta capacidade. estes integram o mundo que "jaz no [poder do] iníquo" (1João 5:19) e. no Rio de Janeiro Galinha de Pedra. ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Portanto. Partindo de modelos armazenados na memória de cada pessoa.5 Figuras escondidas ― imaginação ou deliberação? Há defensores do Corpo Governante adotando o ponto de vista do "acaso" como explicação para todas as concepções denunciadas. é admissível encontrar neles tais formações. revistas. para troncos de árvores e até mesmo para formações rochosas tais como as mostradas abaixo. Além disso. Entretanto. Mas isso não implica que "todas as imagens mostradas" são criações mentais individuais. ninguém usou de imaginação dizendo que os símbolos exibidos ao lado (figura 53) seja um anjo. Suas imagens são apenas modelos armazenados na mente de cada um. neste caso. em Fortaleza Sim. página 19. uma flor. quando olhamos para nuvens. etc. uma Testemunha de Jeová que advoga esta idéia estará indo além das coisas escritas pela organização ― que sequer considera a hipótese de alguma formação acidental em suas ilustrações. nenhum deles proclama ao mundo ser "instrumento que Deus usa" 1 como trombeteia incansavelmente o Corpo Governante sobre si mesmo. há sites antitjs forçando a barra vendo múltiplas figuras escondidas até mesmo em pingo de "i".

o ponto central é a atitude do Corpo Governante diante das reclamações.6 A Sentinela 1/3/87.o Corpo Governante transmite a idéia de que é quase impossível qualquer imagem penetra surgir por acidente ― afinal. as gravuras. mostra-se uma pessoa com uma lente de aumento procurando detidamente encontrar até mesmo a menor diferença de tonalidade entre as cores nas ilustrações! Certamente a Sociedade entende o que é "esquadrinhar"! E.. não pense que a questão-chave seja determinar se existem ou não imagens camufladas propositais nas publicações produzidas pelas Testemunhas. "Gravuras ― poderosas mensagens sem palavras" "Gravuras transmitem uma mensagem clara para todas as pessoas.com . vigiar com cuidado. na realidade. sobre o cuidado quanto a produção das gravuras. especificamente. Sua cor. perscrutar. como se não fosse suficiente. A fita explica o processo de impressão de revistas e. ninguém se tornou ateu por ver alguma formação inadequada nas pedras." Testemunhas de Jeová – A Organização Que Leva o Nome. investigar. o locutor. ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. 1 ". galáxias (e seja lá o que mais) não devam colocar abaixo todo este arrazoado. brilho e nitidez são meticulosamente examinados"! Nenhuma gravura é feita na correria ou de forma impensada. ninguém se revoltou contra Jeová ao notar certa figura estranha num tronco de árvore.." Note que isto é feito. e cada página inclusive as gravuras. tanto da Sentinela como de Despertai!. página 15 "Cada artigo. Portanto. de 1992 Este vídeo acabou com qualquer dúvida ― se é que ainda restava alguma ― quanto a possibilidade destas projeções coletivas serem apenas produto do acaso. troncos de árvores.. alguns dos desenhos da Sociedade são tão bem bolados que creditá-los ao acaso seria tão inteligente quanto crer que jogar para o alto algumas latas de tinta resultaria numa bela e detalhada ilustração ― até com diferenças sutis de tonalidade! A verdade é: entre a composição verdadeiramente espontânea da natureza e as figuras cuidadosamente planejadas da Sociedade há um abismo gigantesco! Caro leitor.. "Esquadrinhar" é bem mais do que uma rápida passada de vista nas ilustrações. brilho e nitidez são meticulosamente examinados" 2 Mais ou menos aos 11 minutos. são esquadrinhados por membros escolhidos do Corpo Governante. não é? De acordo com o Dicionário Aurélio ― Século XXI. mais ou menos aos sete minutos." Assim. são esquadrinhados por membros escolhidos do Corpo Governante antes de irem para a impressão. "as gravuras são esquadrinhadas". querubins ou serafins especialmente designados por Jeová para "esquadrinhar" ou "meticulosamente examinar" toda a criação a fim de bloquear quaisquer formações acidentais indesejadas que levasse alguém a pensar em figuras camufladas. Decerto. faz questão de dizer sobre cada desenho: "sua cor. creio seriamente que imagens formadas por nuvens. estão como que admitindo que os "membros escolhidos do Corpo Governante" foram incompetentes em sua investigação por deixar passar tais projeções coletivas inadequadas. Não! Como veremos a seguir. Reparou no detalhe? Quem verifica as ilustrações são "membros escolhidos do Corpo Governante" ― não "membros escolhidos pelo Corpo Governante". Tampouco há anjos. as ilustrações são exatamente como deveriam ser ― incluíndo tudo o que se intencionou! Assim. "esquadrinhar" significa "examinar cuidadosamente.. E foram "escolhidos" especialmente para o tal 'esquadrinhar'! Quando certos defensores das Testemunhas citam o comentário desta Sentinela ou tentam justificar dizendo que as imagens escondidas são isso ou aquilo. não por um só indivíduo despreparado. mas por "membros escolhidos do Corpo Governante".. pesquisar. Acompanhe com atenção o próximo artigo. Por que não? Porque não há boatos caluniosos sobre nuvens.

escreveu: "Eu não duvido que alguns artistas das Testemunhas de Jeová colocaram algum tipo de desígnio subliminar ou faces na arte deles. aumenta seu "pecado contra Cristo". Não temos uma resposta escrita. Neste caso. Este é o âmago. Tanto faz. ex-Testemunha que serviu na gráfica central de Betel.com/sc/cart. O que tem de ser analisado é a resposta que o Corpo Governante dá aos que já tiveram e aos que poderiam ter suas consciências afligidas quando discernem estas imagens.com . o apóstolo Paulo disse por inspiração divina: ROMANOS 14:13 "tomai esta decisão.cgi 2 http://www. pelo menos.org/history/subliminal. o cristão sabe que precisa levar em conta a consciência de outros. suponhamos que esse "alguém" seja o Corpo Governante. Em 1992. o núcleo. diminuam? Mostra isso consideração amorosa para com aquele que já tropeçou? Diga-me uma coisa: Por que a Sociedade. por favor: Apoiaria alguém que insiste fazer algo — mesmo sabendo — que causa pedra de tropeço a outros? Acredito que não. quando isto foi abordado no livro. Como assim? Bem. A verdade é que certas imagens embutidas trazidas nas ilustrações das Testemunhas de Jeová tem chocado a diversas pessoas nos quatro cantos da Terra." Responda-me. uma extestemunha. assim. Mas temos aquilo que mais vale: ações.. mereceu repeteco na Sentinela 15/10/01.htm ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. achou necessário repeti-la? 1 http://www. pelo menos há alguns anos atrás.REPUBLICAR várias das mesmíssimas figuras que JÁ FERIRAM A CONSCIÊNCIA de outros! E. Mentiras? Ora. mesmo a custo de ferir outras consciências. Por que se pode dizer isto do Corpo Governante? Porque sem dó nem piedade permanece "tomando a decisão" de.. publicou uma coleção de subliminares no livro "As Testemunhas de Jeová e a Hora da Escuridão" ― Jehovah's Witnesses & The Hour of Darkness 1 Randall Watters.cartserver. página 5! Acha que a republicação de uma figura assim fará com que os comentários sobre as ilustrações terminem ou. não interessa se as figuras denunciadas são ou não propositais ou legítimas. o coração de todo este assunto. de não pordes diante dum irmão uma pedra de tropeço ou uma causa para cair. "toma a decisão" péssima de " por diante dum irmão uma pedra de tropeço ou uma causa para cair". 'A Hora da 2 Escuridão'..freeminds. . afinal. confira você mesmo apenas três das muitas repetições: A SOCIEDADE CONFIRMA "AQUILO" COMO O VERDADEIRO "CABEÇA" DE JESUS! Lembra-se deste rosto? Por mais de vinte longos anos provoca polêmica e tropeço.7 A questão principal Não importa se aconteceu ou não em seu caso.. entulhando no lixo o que Paulo diz. Então. que "decisão tomou" o Corpo Governante? Infelizmente. Será que este tem permissão divina de "tomar a decisão de por diante dum irmão uma pedra de tropeço"? Qual dever ser sua reação se alguém "provasse com referências" (Atos 17:3) que o Corpo Governante não aplicou o princípio bíblico mencionado por Paulo no caso das figuras estranhas? Será que o orgulho ou a obstinação lhe impediriam admitir isso? A pergunta vital é: diante das denúncias de projeções coletivas indesejadas em suas publicações.. qual é esta resposta? "Que se dane os de consciência fraca!". Quem fere a consciência fraca dum concristão está "pecando contra Cristo" (1Coríntios 8:12). Darek Barefoot." Mas. Mesmo com todo o histórico negativo..

8 O RETORNO DE "S" — SATÃ!
Lembra-se do "S" publicado na Sentinela 15/11/94, página 24? Pois é, como que comemorando o aniversário de 10 anos da presença de "S" nas publicaçoes, a mesmíssima figura reaparece na Sentinela 1/4/04, página 17. Mostra-se assim que Davi permanece na companhia de "S"! Embora o "S" tenha causado tropeço para alguns, pelo visto, repeti-lo ainda mostra ser mais vantajoso para os interesses da Sociedade! É interessante lembrar que o Corpo Governante concorda com o ditado: "Uma imagem vale mais do que mil palavras" [A Sentinela 1/3/05, página 9]. Seria por aí a razão de se repetir esta gravura? Não sei. Pergunte a Sociedade. É você o responsável pela mais de seis repetições desta figura? Eu não. A Sociedade sim.

NOVE ANOS DEPOIS – MESMO EXPOSTO – O DEMÔNIO PERMANECE APROVADO PELO CORPO GOVERNANTE ! NÃO É INCRÍVEL?

A Sentinela 15/11/90, página 9.

A Sentinela 15/12/99, página 15.

A sub-imagem (figura central) projeta os contornos da face revelando onde está a semelhança dos olhos, boca, chifres... Pelo que se vê, "Corpo Governante de cristãos ungidos pelo espírito" 3 considera muito apropriada a fantástica gravura acima e a republica, agora, como parte do artigo "Nunca retrocedamos para a destruição!" Será que o demônio escondido ali deseja realmente que as pessoas "nunca retrocedam para a destruição"? A reimpressão justamente desta imagem concorda com essa idéia? O que acha? Você sabia? Na Sentinela de 1º de fevereiro de 2007, página 6, a gravura reaparece parcialmente modificada — impossibilitando visualizar a criatura. Por acaso? Note a figura ao lado:

Observação: Se quiser conferir todas as republicações, confira o "Quadro das Repetições".

"O Corpo Governante nunca permitiria camuflagens deliberadas em suas publicações que louvam a Deus" — escreveu uma Testemunha irritada.

Não mesmo? Ora, há justificativa para republicarem algo malévolo apenas por que este apareceu "por acaso"? Ué?! Então, liberou geral? Uma imagem sinistra pode ser publicada e republicada desde que se diga que "é apenas projeção, imaginação", sinais diabólicos podem ser publicados e republicados porque "surgiram acidentalmente" ou "devido a problemas na chapa de impressão" e assim por diante? Veja bem: o Corpo Governante aprova a reedição de desenhos que sabe causar mal-estar. Diga-me, se puder: A repetição foi por descuido ou intencional?

3 A Sentinela 1 de junho de 1972, página 345.
ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com

9

O que revela o conjunto probatório?
EVIDÊNCIAS EXIGEM VEREDICTO!
Este tema, com todas as suas evidências, EXIGEM um veredicto. Não é momento de apatia / indiferença. Seja o Corpo Governante culpado ou inocente, isto tem que estar bem estabelecido na mente de cada um.

Ora, alguém irá me dizer... • • • • ... que “membros escolhidos do Corpo Governante”, designados especialmente para “esquadrinhar” ilustrações, ... que sabem — por anos — que existe o antigo “boato” de figuras ocultas nas ilustrações, ... que sabem que devem ter extremo cuidado visto que novas ocorrências podem fortalecer este “boato” e ... que sabem que tais figuras estão sendo causa de tropeço...

... não foram capazes de perceber, ao “examinar meticulosamente”, por exemplo, a figura na palma da mão — ainda que a olhassem com uma lente de aumento — é demais para mim!

Particularmente, quando compreendi a profundidade das questões envolvidas, a única conclusão adulta a que pude chegar resume-se numa só palavra:

CONIVÊNCIA!
Diz A Sentinela 1/9/01, página 30: "O desejo de não fazer outros tropeçar pode muitas vezes orientar a nossa decisão. Afinal, o amor ao próximo é o segundo maior mandamento. — Mateus 22:36, 39." Infelizmente, nem "o desejo de não fazer outros tropeçar" e nem "o amor ao próximo" impediu o Corpo Governante de sequer vetar REPETIÇÕES daquelas projeções mundialmente denunciadas. Muito decepcionado, é verdade, só posso concluir que "os membros escolhidos do Corpo Governante" são os principais responsáveis posto que autorizam a impressão e a distribuição destas figuras. É óbvio que, diante das insistentes republicações, os do Corpo Governante NÃO podem dizer como Paulo, em 2 Coríntios 6:3: "De modo algum damos qualquer causa para tropeço, para que não se ache falta no nosso ministério."

ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová:

http://indicetj.com

10
COMO AFETA VOCÊ, TESTEMUNHA DE JEOVÁ Seria muito fácil por fim ao tema dizendo que tudo não passa de respingos de tinta, adulterações em PhotoShop, acaso cego, imaginação fértil, etc. Porém, a Testemunha de Jeová fiel NÃO PODE apresentar justificativas similares a estas. Por que não? Simplesmente porque esta não é a explicação oficial. Logo, NÃO PODE FALAR DIFERENTE do que diz a organização. Como vimos antes, a Sociedade SEQUER CONSIDERA A HIPÓTESE DE HAVER FORMAÇÕES DESAGRADÁVEIS ACIDENTAIS EM SUAS ILUSTRAÇÕES! Portanto, se quiser manter sua amizade com a organização, precisará agir como um gravador ecoando as palavras do ultrapassado e vago artigo da Despertai! 8/2/89. Limitar-se-á a dizer que toda a história ― pelo menos das "gravuras de demônios" ― é meramente "boato". Além disso, não deverá enxergar nada nada nada desagradável em NENHUMA ilustração que alguém possa mostrar. E, mesmo quando encontrar algo suspeito, será OBRIGADO a calar-se e aceitá-lo como alimento SADIO e APROPRIADO.

A Sentinela 15/12/02 página 16 "Por meio de publicações impressas, incluindo as revistas A Sentinela e Despertai!, bem como por reuniões, assembléias e congressos, JEOVÁ NOS FORNECE no momento certo o que precisamos."

A Sentinela 15/8/81 página 19 "Jeová certamente não se agradará se recebermos este alimento como se pudesse conter ALGO PREJUDICIAL. Devemos ter confiança no instrumento que Deus usa." Tendo isso em mente, temos de assumir que tais imagens medonhas antecipadamente "ESQUADRINHADAS" e "METICULOSAMENTE EXAMINADAS" são 100% aprovadas pelo Corpo Governante e que não estão lá por mero acidente! Se este exame cabal não dá margem para a incompetência, para a displicência, o que ele nos ensina? Ensina que todos os detalhes das gravuras foram bem planejados. São para estar mesmo! Caso tente arrazoar com os anciãos que não encarará as projeções disfarçadas como alimento nutritivo e suculento que "Jeová nos fornece", no mínimo, será encarado como alguém rebelde, que luta contra a 'puríssima' organização de Deus e coisas do gênero. Portanto, você PRECISA receber TODAS as imagens denunciadas neste site e as demais disponíveis na internet como algo BENÉFICO!, SAUDÁVEL!, senão, "Jeová certamente não se agradará". Você TEM que banquetear-se de modo RE-GU-LAR engolindo ― de olhos e nariz fechados ― este tipo de alimento freqüentemente regurgitado pelo Corpo Governante. É lamentável! Você, Testemunha de Jeová, talvez até prefira fazer vista grossa aos vultos maquiavélicos nas ilustrações. No entanto, bem sabe que o problema não termina se você não crê na cumplicidade do Corpo Governante. O fato é que muitas pessoas acreditam e ― o pior ― tem TROPEÇADO. Ponha-se no lugar delas. Responda-me, por favor: o que dirá no serviço de pregação quando alguém mostrar estes desenhos? Lembre-se de que NÃO poderá ir além do que escreveu a Sociedade e dizer que tais figuras são coincidência, ilusões da mente e coisa e tal... Também dirá ser "boato" que estas gravuras dão margem a "projeções" indesejáveis? E se a própria pessoa ― como eu ― for uma das que tropeçou, como justificará a Sociedade pela decisão de ferir a consciência dos outros REPETINDO DE MODO SISTEMÁTICO AQUILO QUE JÁ CAUSOU TROPEÇO? Se eu vejo, você vê e outros também vêem, não é suspeito que justamente os designados para "esquadrinhar" as imagens NUNCA vejam NENHUMA das mais de 60 figuras? E, mesmo que todas estas imagens fossem 100% imaginação, ainda permanece o ponto principal: Por que a REPUBLICAÇÃO daquilo que se SABE originar projeções mentais sinistras na mente de vários?

ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová:

http://indicetj.com

"Não se arrependeram dos seus assassínios" [isto é.. com alguma projeção indesejada que certa parte da ilustração pudesse provocar) deixaria de ver pelo menos algumas das óbvias projeções denunciadas. embora SAIBAM que suas ilustrações provocam TROPEÇO para alguns.. não teriam pecado." FATO Causa de tropeço O mínimo que poderíamos esperar é que destruíssem (assim como esperam que façamos) qualquer ilustração que – mesmo sem querer ― promova. os fatos básicos quanto aos cuidados dispensados ANTES. Antes. Nenhuma análise meticulosa (feita por membros preocupados. E as republicações provam a intenção. É notável a Sociedade nem mesmo admitir a possibilidade de qualquer formação acidental em suas publicações. Entretanto. é pecado para ele. até quando participará disso? Quantos demônios e símbolos satânicos camuflados precisará encontrar nas publicações? Leia agora alguns dos e-mails trocados sobre este tema. Estaria disposto a fazer ajustes iguais ou similares. não é mesmo? Mas não o fazem. a atitude dos do Corpo Governante faz lembrar as palavras de Revelação 9:21. entre outros. Mantêm-nas. 2 BASE PARA CONDENAÇÃO TIAGO 4:17 "Portanto. a Sociedade não "esteve disposta a fazer ajustes" nelas. E isto não se dá apenas "em certa localidade" e sim no mundo todo. o testemunho se volta para o planejamento. ano após ano. por exemplo. seu testemunho não se volta para o acaso ou para a manipulação das imagens. ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.com . mas também pelo que deixamos de fazer. o Corpo Governante fala favoravelmente sobre a atitude de certo publicador: "Não querendo ser responsável nem mesmo por UMA pessoa tropeçar. telefonemas. Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos. vez após vez! Sendo assim. mas agora NÃO TEM DESCULPA para o seu pecado. Se você é Testemunha. este novo publicador do Reino cortou a barba. quando "assassinam" os que tolamente "perdem o caminho para a vida eterna" diante das repetições] e "nem das suas práticas espíritas" [quando republicam teimosamente semelhanças de símbolos e figuras satânicas].11 Estes textos ― de certa forma ― têm tudo a haver com a Sociedade: 1 BASE PARA CONDENAÇÃO JOÃO 15:22 "Se eu não tivesse vindo e falado com eles. As REPUBLICAÇÕES são provas incontestáveis! Com um canto da boca o Corpo Governante louva o proceder do publicador e com o outro teima em reproduzir aquilo que fez — não apenas "uma pessoa" — mas várias tropeçarem! Não há dúvida: Suas ações estão em desacordo com suas palavras! Como diria o jornalista Boris Casoy: "Isso é uma vergonha!" Tal hipocrisia é apenas um dos motivos que leva vários a se afastarem — não de Deus — mas do domínio opressivo do Corpo Governante. a aparência de certas ilustrações também dão "a impressão errônea". ao ponto de perder o caminho para a vida eterna. Quando deixamos que as ilustrações falem. se a sua aparência desse a impressão errônea em certa localidade?" REFLITA: Para várias pessoas. a deliberação. símbolos ocultistas.. E. ainda assim. o acaso. De certo. Mostra que cada ilustração das Sociedade em sua inteireza — não apenas uma parte dela — é planejada cuidadosamente. o acidente. Portanto." FATO A Sociedade é avisada Cartas. insistem em REPUBLICÁLAS. NÃO HÁ DESCULPA. sobre a existência das figuras ― casuais ou não ― não importa. REVELADA A HIPOCRISIA DO CORPO GOVERNANTE! Na Sentinela 15/2/76.. página 117. se alguém SOUBER FAZER o que é direito e ainda assim NÃO O FAZ. internet e outros "foram e falaram com eles" alertando. mas o projeto. DURANTE e DEPOIS da elaboração das ilustrações apóiam não a coincidência.

Respeito seu modo de pensar.com/figurasocultas/acervo. que a Torre é "uma organização praticamente voltada unicamente para o mau". http://br. Sempre haverá defensores e denunciantes. Se a Torre de Vigia altera a tal imagem em publicações posteriores os acusadores dizem: "Tá vendo! Tinha culpa no cartório. Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj É razoável discordar de suas doutrinas. 29687 (Vanda) e 29708 (Fred). haveria insatisfação por parte dos que denunciam as figuras. digamos. a questão das subliminares tem o seu devido lugar. Novas re-repetições: (1) A Sentinela 15/09/2005 – página 26 e (2) A Sentinela 01/10/2005 – página 13. concordemente. Acredito serem adequadas as conotações dadas a certas imagens. "evidências".com Índicetj Felixandre ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: .. O colega apresenta duas. talvez possa repensar seu ponto de vista – pelo menos neste pormenor. Mas daí passar para as alegações de imagens subliminares. sua "opinião" poderia ter mais peso se não ignorasse os argumentos usados pelos que encontraram algo desagradável pelo menos em algumas figuras – o que já é suficiente. independente das alternativas que coloca a seguir. postei esta mensagem no Grupo Testemunhas: Mensagem 29671 . à base da polêmica questão subliminar. por exemplo.Para: Grupo Testemunhas "Se espantou com as figuras estranhas? Não? Parabéns! Se espantou? Que se dane! Vou continuar a repeti-las!" — diz a Sociedade. Isto é ponto pacífico. já significa adentrar no perigoso caminho do preconceito. nós tínhamos razão. O colega postou: Felixandre Na minha opinião o grande problema das acusações de que a Torre de Vigia poderia estar mantendo imagens subliminares em suas publicações. não é extremista e não a denegrece a esse "status". no meu ponto de vista. Não pretendo polemizar o assunto.htm Acaso a conotação empregada ali não transmite a idéia aparente daquelas imagens? Poderá discordar. A abordagem objetiva e extensiva no site. Reforço meu convite (veja mensagem 29774) para que analise a argumentação disponível no ÍNDICETJ. Se não.12 Alguns e-mails Diante das insistentes repetições de figuras estranhas em publicações das Testemunhas de Jeová. Embora haja temas mais importantes. é igualmente aceitável expor suas desonestidades intelectuais nos casos em que ela tenta abrandar ou mesmo acultar os seus erros proféticos e muitos mais. Respondi interpolando ao texto. Mensagem 29895 – De: Índicetj – Para: Felixandre Índicetj Olá camarada Felixandre! Li sua mensagem 29788 onde considera as subliminares. Decisivamente seria grande equívoco concluir. é o de estar partindo para o exagero de colocá-la na categoria de uma organização praticamente voltada totalmente para o mau. pior. Isto envolve os já convidados e silenciosos autores das mensagens 29686 (Cleandro Boeira). mas desagrego o termo "angelical" destas figuras. de uma forma ou de outra. o colega talvez possa auxiliarme com melhor descrição. Leia alguns dos comentários. Isso não existe." http://indicetj. vejamos: uma imagem qualquer é apontada pelos adeptos da teoria das imagens subliminares como sendo demoníaca. tanto que eles até mudaram. Não advogo seu pensamento de que isso constitui "grande problema" pois creio haver coisas bem proveitosas entre as TJs – assim como também há nas demais denominações. Porém.geocities. Observe. as imagens nº 09 e nº 28 trazidas no artigo "Acervo I". Contudo. Todos concordamos.De: Índicetj .. para o que batiza de "preconceito". "Preconceito"? Se com isso diz que. com conotações demoníacas.

o que não é nenhuma conjectura é: a Sociedade não se defende com muito espaço. se acontecer o contrário. com um ar de santidade e voz de arcanjo. E. a predição de profecias fracassadas. eles começaram a andar com mais força e disposição. Usando um português claro (desculpe-me Vanda) – que ela estaria tentando "enrolar". Idem. tais coisas acontecem. Será que não mesmo? Quem garante que a Sociedade não fez um estudo particular? Fato é: não precisei – e ouso falar em nome dos demais – tomarmos conhecimento de algum estudo científico sobre o assunto para só então indignar-me com as imagens. conseguem ver imagens subliminares em quase tudo.a Torre viesse a retirar todas as imagens suspeitas (não apenas uma aqui e outra acolá) isso. de capas de revistas à desenhos animados. De certo. Tudo bem. Revelação 12:9: ". Caso algum dia – tendo em vista os mais fracos (ou seja lá qual for o motivo) . que associavam o processo de envelhecimento a mais sabedoria e experiência." "Leu na Internet"? Você despertou minha curiosidade. Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Só que receio que eles estejam perdendo o tempo. Uma pesquisa cabal revela: a Sociedade não altera as figuras denunciadas em publicações posteriores. É justamente a ausência de publicidade que torna o tema desconhecido entre as TJs. Parece também não conhecer a lista disponibilizada no site onde indico em quais publicações várias figuras são reapresentadas. De fato. concordo que alguns pensassem como diz. Outro fato que eu considero digno de nota é o seguinte: Muitos outros sites na internet. Pelo visto o colega não leu a mensagem 29671 sobre as re-repetições trazidas nas recentes edições de A Sentinela. 10 p. que está desencaminhando toda a terra habitada". Porém. Não existe nenhum estudo científico sério que comprove que essas imagens possam ter qualquer efeito sobre as mentes das pessoas. o que o mundo pensa pouco importa. por fim. Interessante é o que se revela na Despertai! 22 de abril de 2004. em seus ensinos: "seus servos têm estado dispostos humildemente a fazer os necessários ajustes.". . poderia dizer algo como faz quando explica por que razão tem havido mudanças. Se sua hipótese fosse verdadeira. 4º) a Sociedade repete tais figuras. alguns com comunidades numerosas de adeptos. 3º) a Sociedade sabe do dano. Aqui o colega se supera: lança uma conjectura e uma reação a ela. . no site poderá ler um arrazoado sobre quão válidos são usar tais exemplos em relação às figuras da Torre. 1 João 5:19: "mas o mundo inteiro jaz no [poder do] iníquo.) Não acredito que sua suposição venha a tornar-se realidade. A tática do silêncio atende aos interesses dela – ou não? Todos sabemos que isto igualmente se aplica as demais denúncias apresentadas pelos ditos apóstatas: o caso México X Malauí. Na verdade." (Testemunhas de Jeová — Proclamadores do Reino de Deus – 1993 . Felixandre Também acho que se ela se defendesse usando muito espaço para o assunto em suas publicações isso seria um sinal para não poucas pessoas de que ela estaria tentando acultar o fato. . Contudo. a melhora na postura deles foi tão grande que podemos compará-la à que obteriam com um programa de 12 semanas de exercícios físicos!" Índicetj Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. então vivemos num mundo de adoradores de "Satan" espalhados por todas as partes. tentando nos influenciar para o mau. através dos anos. a filiação à ONU. . Agradeceria bastante se citasse o(s) link(s) das "alegações assim". 147. Agora o colega menciona fatos: 1º) as imagens estão lá (não interessa se são ou não subliminares ou se estão ali por acaso). mostraria ser algo positivo para ela. Até agora pensava ser o responsável por este pensamento. Felixandre Agora. Depois de serem expostos a mensagens instantâneas. sugiro ler o que coloco no ÍNDICETJ para não recorrer à argumentos já derrubados – exceto se for para apresentar devida refutação.. apenas citou sem avaliar realmente o raciocínio empregado. Ao responder. O que deve ser considerado é o que a Sociedade pensa sobre o efeito subliminar. páginas 5 e 6: "Certo estudo examinou como os idosos são influenciados por pontos de vista positivos e negativos a respeito do envelhecimento. Prefere manter a imagem muito embora tenha sido exposta como demoníaca e alguns tenham lhe comunicado o que estavam 'vendo' e como estavam sendo prejudicados com o fato. 2º) as imagens afetam outros..cap. Anseio que o faça em futura mensagem.com .13 Índicetj Aqui o colega constrói sobre uma situação irreal. subliminares. Conforme já expressei em mensagem anterior. ela não muda nada. o chamado Diabo e Satanás. eles falarão (e eu já li na internet umas alegações assim): "O Corpo Governante não se importa nem um pouco em estar sendo 'pedra de tropeço' para os mais fracos.

de cogumelo! O colega finaliza retornando aos desgastados exemplos além Torre considerados em nossa HP.com/figurasocultas/acervo/18. Índicetj Felixandre Índicetj Mensagem 29946 . em discos voadores. o fator "acaso" exerce papel de figurante.geocities. Negligência houve em publicar a gravura que tinha algo questionável. num passe de mágica.. Ele disse: "Acredito que a figura da cavera foi adicionado de propósito. reexaminei a gravura dos 3 homens e novamente não consegui encontrar nenhuma imagem subliminar nela.Para: Sandro Índicetj Sandro Índicetj Sandro Índicetj Sandro Índicetj Olá camarada! A seguir passo a comentar. Este ponto considero fundamental. que proceder se recomenda na Bíblia? (1 Cor. Engano – quem não os comete? Perdoe meus "pecados" que perdôo os seus. agora à tarde. É isso aí. então fica muito difícil sustentar o argumento de que os dentes são na verdade uma dobra da roupa. Se alguém desconfiasse. em azul. a fim de evitar ofender a consciência sensível de outros? (Rom. quão respeitosa tem sido a Sociedade para com "a consciência dos outros"? Algo similar encontramos na edição de 1/9/1977.De: Índicetj .14 Felixandre É como acreditar em ET's. certamente algumas chamarão mais atenção que outras e... Ao verificar tais figuras. Outras não! No caso específico da cavera na roupa. me parece que é muito provável que ela tenha sido introduzida de propósito na gravura.. Um colega da faculdade viu a gravura. "Eu ainda faria um acréscimo ao seu comentário: Além de vermos os dentes de forma muito nítida. Andre Felix Aproveito para congratulá-lo pela assiduidade no estimado fórum Testemunhas.independentemente de ter aparecido por acaso. Agora que estou reexaminando todas as gravuras (inclusive. Se precisasse esconder algo seria conveniente inseri-la na vestimenta de algum personagem... acho que foram introduzidas recentemente) e acessando os links do site. p. 534: "Se aquilo que se usa cria questões ou lança reflexos desfavoráveis sobre a congregação. pois os dentes dela estão alinhados perfeitamente e aparecem com muita nitidez. Talvez não encontre alguma figura oculta mesmo.. Meras conjecturas... sua mensagem 29908: Por não ter prestado suficiente atenção (como fazem as TJs) ao trecho que afirma que os 3 homens foram desassociados DA GRAVURA. Nunca desperceba que mediante o extremo cuidado da Sociedade na confecção de suas gravuras. admitidamente. mas são apenas dobras na roupa..htm Sandro Índicetj e se recusar a modificar outras gravuras que têm sido causa de tropeço para alguns.com . ou coisa parecida.. bastaria dizer com lágrimas nos olhos: ". No entanto. filósofo de Atenas! Já conferiu? O link é: http://br. Sandro: ". Daí. sou forçado a fazer alguns ajustes no meu modo de encarar as figuras que aparecem camufladas nas gravuras. No entanto acho sim que a STV foi negligente ao editar a gravura que não tinha nenhuma imagem questionável (dos 3 desassociados). 318). 14:21)" Fato é: O uso de certas imagens "criam questões ou lança reflexos desfavoráveis sobre a congregação". O problema aqui é de outra espécie. A Sociedade prega que "cada cristão precisa respeitar a consciência dos outros. rugas. algumas delas podem ter surgido por mero acidente – eu disse "algumas".eles aparecem numa roupa que não apresenta dobras. ou não. É nela que encontramos algo bizarro: um dos indivíduos assemelha-se em muito ao busto de Antístenes. uma amiga minha jura que se rodar um disco de vinil com uma certa música da Xuxa escuta-se claramente: Hei." (A Sentinela 15/5/1977 p. 10:31-33) É a pessoa bastante humilde para reprimir suas próprias preferências.. Não há problema com a segunda ilustração. A pergunta que não quer calar é: diante das constantes reimpressões subliminares. Índicetj Sandro Índicetj Sandro Índicetj ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj." e.". Aliás. algumas eu nunca tinha visto. veria minha obra ser autorizada para reimpressões e mais reimpressões. acho que o homem era Abraão) independentemente de ter aparecido por acaso na roupa. manchas ou sombras. tudo voltaria a ser um mar de rosas. reconheço que acabei falando uma grande bobagem. Tem a Sociedade aplicado o proceder bíblico que enfaticamente recomenda aos outros? Tem sido a Sociedade "bastante humilde para reprimir suas próprias preferências" em termos de figuras e ilustrações "afim de evitar ofender a consciência sensível de outros"? Quando se discerne estas coisas. o resultado não poderia ser diferente: indignação! Sandro como por exemplo a gravura que contém a imagem da cavera na parte dianteira da roupa do homem idoso (se não me engano. e fez um comentário interessante. Satan! Vamos tomar um chazinho? Explicação: Ela é quem toma uns chás.

estarei retornando. Será um prazer considerar suas perguntas. A situação não é a mesma. O prejuízo da Disney com o recolhimento de quase 4 milhões de fitas nos Estados Unidos. Porém. Figuras estranhas são vistas em tudo que é canto. prossiga em sua investigação. Em todas. Depois que entrei no Indicetj foi que percebi que tinha um fundamento. veja o que foi publicado na Folha de São Paulo .De: Andrea Lorandi . disponível no site. poderá visualizá-las em tamanho maior e/ou obter outras informações. Quando puder. olhava. prega? Mesmo assim.99.realmente aconteceria acidentalmente." Ora. mas. pois ela "estuda" a bíblia com as TJs. Acredito.Para: Grupo Testemunhas Andrea Olá listers! Desde que comecei a estudar com as TJ's aos 11 anos de idade. Isto inclui as figuras de Walt Disney. eu já percebia algumas figuras. nem eu. não se deixe enganar com exemplos alheios. Sim. A 18ª refere-se aos três homens e a 19ª mostra a caveira ou crânio. Índicetj Índicetj Sandro Índicetj Mensagem 29905 . e a família toda é TJ) . Se estas formassem alguma figura . o único livro que é interessante pra mim é a Bíblia. e 2 acharam muito provável que a figura tenha sido introduzida intencionalmente. ÍNDICETJ _________ Observação: Para quem não sabe. achava estranho. traz uma enumeração com várias ilustrações. se uma entidade "mundana" age assim.01.com . clicando-se no "ver detalhes". página 19 ensina sobre a necessidade de "termos uma visão clara do abismo que separa a organização pura de Deus das organizações permissivas e imorais deste mundo. as dobraduras necessariamente resultaram das pinceladas do(s) ilustrador(es). mas o tempo disponível é muito limitado) e continuar te fazendo perguntas pertinentes. mostrava a minha irmã.4 milhões de fitas de vídeos nos Estados Unidos". perguntando se eles achavam que a cavera havia sido introduzida de propósito ou não. me garantiu que viu imagens subliminares no desenho "Rei Leão". chegou a 78 milhões de dólares.. inclusive. se vc não se incomodar. como poderia esperar menos "da organização de Deus aqui na terra"? (A Sentinela 1/10/1990.15/01/1999: "Disney admite ter encontrado mensagem subliminar e recolhe 3. o "Acervo I". No caso das ilustrações da Sociedade. de forma alguma posso fazer vista grossa a isto! Sandro Prezado colega. Se eu olhar para minha roupa noto que traz algumas dobraduras.15 Sandro Mostrei a gravura pra 5 pessoas e fiz uma enquete. E mesmo que se prove por a + b que a aparição do crânio foi por acaso – fator que não é fundamental – a reapresentação dela nas demais publicações certamente não foi! Rapaz! Perguntando coisas assim para estudantes não lhe poderia trazer problemas? Sandro Índicetj Um deles.. aquilo era uma coincidência. 3 pessoas disseram não (a opinião de uma delas é suspeita." A Disney não prega ser uma organização "orientada e guiada pelo espírito santo". Neste momento estou sentado digitando.. um propósito sim! Ainda possuo estes livros. vou continuar investigando as gravuras (meu interesse sobre este e outros assuntos ligados à Torre é grande. ela confirmava que via também mas nada dizia.neste caso . p. e olhava. o resto é acréscimo! ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. A Sentinela 1/9/83. mas tenho vontade de me desfazer. A Revista Veja – 20/01/99 complementa: "Conforme um comunicado oficial emitido pela própria Disney em 08. vai se batizar. mas ficava tão intrigada. A limitação do tempo é algo bem compreensível. 30) Que me perdoem os protetores da Associação Torre de Vigia. nunca tinha ouvido falar em subliminares. Abraços Para você também.e sempre que eu abria o livro "Poderá Viver" eu virava ele meio que automaticamente e ficava olhando aquele rosto desenhado no cabelo da figura que representa Cristo! Na minha cabeça..

na conclusão. Em 2001. ela reapareceu na Sentinela 15/10. Desde o começo o Índicetj divulga múltiplos links para esta preciosa HP. p. Caso não vá e não retorne com a devida avaliação. esse último um site que eu gosto muito. em inglês. Também acho que se uma quantidade grande de pessoas notassem tais figuras e se manifestassem. não consigo ver nada além de coincidências. anuncia que o livro estará sendo distribuído ao público em dezembro. O quê! ".De: Índicetj .. No entanto. 5! Nosso Ministério do Reino de outubro. Esta figura é uma das primeiras a serem expostas. elas retornam com nova mensagem. Por enquanto. A falta de réplica fará pensar que não dispõe de contra argumentação. se perceber. por exemplo. aliás. passo a passo. como você. Andréa. p.. A gravura a que se refere foi publicada inicialmente em 1982. minha alegria foi desvanecendo-se com a impressão de que não haveria referência a minha mensagem. Esperava que satisfizesse as questões já encaminhadas. Fábio Pacheco (com quem já troquei simpáticas idéias).] Felixandre Caro amigo.. não haverá condição para progredirmos. o site "Deixando as Testemunhas".. http://indicetj. Descrevo as figuras segundo o que aparenta – embora haja os que desgostem. será apenas mais um no que denomina grupo-de-pessoas-que-procuram-ver-alguma-coisa-comauxílio-da-imaginação. veio a certeza. durante a leitura. ÍNDICETJ Mensagem 29948 .Para: Felixandre Índicetj Olá camarada! Como alguém que recebe um presente aguardado. Infelizmente.Para: Andrea Lorandi Índicetj Bem peculiar seu relato. apresentadas no site. 7. não é isso que acontece. Cordialmente. porém.. que não seja apenas o produto da imaginação das pessoas que procuram ver alguma coisa.com Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: . passo a considerar o que diz em sua mensagem 29901. sua atitude lembra àquelas TJs que escrevem expressando repulsa às denúncias “apóstatas”: quando se revela onde o "escravo" publicou esta e aquela falsa predição. sua percepção. ‘Deixando as Testemunhas’"? O colega está equivocado. E. e em outros como. sem sequer mencionar a anterior! Embora sem sua resposta. Pela terceira vez (a 1ª na mensagem 29774. Eu já olhei diversas vezes todos os exemplos de figuras estranhas supostamente embutidas em ilustrações da Torre de Vigia apresentadas no site "Índicetj" Índicetj Então falta colocar seu modo de ver à prova mediante o prisma trazido no site e indicar de forma completa.De: Índicetj . No entanto. edição corrigida) Enganou-se quem acreditou que a Associação Torre de Vigia retirou de circulação a "aparência do mal". exemplos de figuras estranhas. as interrogações / colocações apresentadas anteriormente permanecem de pé.. Assim. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:22: "abstendo-se de toda aparência do mal" (Na tradução de João Ferreira de Almeida. ali o colega pára no tempo e volta a louvar a "coincidência" e os exemplos "mundanos". Idem. O responsável. a 2ª na mensagem 29895) encaminho-o aos artigos do site. Se o colega não é capaz de visualizar na palma da mão do gigante algo semelhante a um rosto ou feto. onde o raciocínio apresentado é falho ou incompleto – sem necessidade de posterior comunicado de que "esqueceu" a réplica para tal e tal argumento. Considere a figura trazida na página 159 do livro Clímax de Revelação. aí sim a Torre de Vigia teria motivos para se defender com mais veemência. olhou. É boa oportunidade para quem quiser adquirir um exemplar e/ou mostrar a figura a TJ que oferecer o livro. p. absolutamente nada nessas ilustrações. 17. o site nunca apresentou "exemplos de figuras estranhas".. Aqui faz uma colocação curiosa.16 Mensagem 29947 .. [Dito de modo simples. Milhões de pessoas tem o livro em suas casas.. Ao meu ver não existe nada. e desde então percorre os quatro cantos da Terra.. realmente. contente fiquei ao atualizar minha caixa de correio e encontrar sua escrita. é bem reduzida. defende a Torre neste quesito! Desde sua estréia até o presente momento. Estes são argumentos simplistas e criam intrigantes perguntas a quem os adota – perguntas estas que ainda não se dignou a responder. Não é de admirar que nada visse nas demais estampas! Porém.

eu acho que o seu site ao apresentar o assunto do jeito que está apresentando. como escreveu Machado de Assis. dificilmente um único tema arrancaria alguém das garras da Torre. eu discordo da maioria das doutrinas da Torre de Vigia. ao criar os corpos celestes. Afinal. tato. Ora. na minha opinião. estarei amenizando algumas palavras/frases. Agora. mas eu acho que você deveria assumir uma postura mais neutra. E há muito aguardam sua contestação. eu espero que você me perdoe mas eu me sinto "pisando em ovos" ao opinar sobre algo assim. ao menos que alguém tivesse mencionado o assunto. a sua abordagem sobre o assunto é um pouco exagerada. página 15. de A a Z. sem ajuda.com . o vai-e-vem quanto a ressurreição dos Sodomitas e muitos outros temas que podem ser vistos. Vai ver eu penso assim por ser um incrédulo nessa questão. coloca muito o bem o caso. O ÍNDICETJ apresenta o ponto. nem sei também se "arrogante" ou "agressivo" cabem aqui. TJs e ex-Tjs. seu comentário tem sentido. fez deliberadamente aparecer o aspecto de um 'homem na lua'". A raiz da questão não seria "comprovar" a existência delas.. Com o tempo. que ela coloque em risco até a vida das pessoas e assim por diante. Entendo.17 Índicetj Aqui o colega recorre à tese da "quantidade grande de pessoas". Refute-o. nunca havíamos notado nada. não me permitem sê-lo. mas eu acho que você chega a ser desnecessariamente arrogante. pelos links do Índicetj? Ora. lutando com um dragão que cospe fogo! Que imaginação! Na verdade são percepções muito subjetivas. a falsa profecia sobre BeteSarim. jamais teria sequer pensado nele. Não percebo como seu desconhecimento do assunto poderia prejudicar ou mesmo minimizar a problemática das subliminares. Quanto a neutralidade. teria você pensado neles? A revista Despertai!. Estes pontos são ponderados na HP. o discernimento das implicações resultantes do tema. Não sei se "neutra" seria a palavra correta. Porém. Bem. se dependesse dessas "figuras estranhas" eu estaria lá na Torre até hoje! Eu posso estar enganado? Eu acho difícil mas. O artigo está certo ao afirmar que essas alegações são tão ridículas "como seria dizer que Deus. Veja bem. Idem. É igual um site que logo de cara apresenta o Russel e Rutherford sentados com um garrafa de bebida do lado. os chamados "apóstatas" são poucos. exatamente no lugar onde ele merece. haveria melhor motivo para defesa do que o compromisso sincero com a verdade que a Torre apregoa ter? Eu e todas as pessoas com quem eu falei sobre o assunto. e eu tenho certeza que. No momento eu digo que não acredito. Novamente. Eu posso olhar para uma nuvem e ver um dragão.. Dou-lhe crédito. Consulte-o. outra pessoa olhando para a mesma nuvem pode ver outra coisa. Na realidade. Localizarei o estudo um pouco mais abaixo na página. 8 de fevereiro de 1989. um sorvete ou mesmo nada. Mas. Outro. quem aqui soube antecipadamente – "ao menos que alguém tivesse mencionado o assunto" – a respeito do charlatanismo em assuntos médicos. Ainda que não haja "grande quantidade de pessoas" protestando. De jeito algum posso concordar que a ausência de defesa por parte da Torre seja abonada tão somente pela quantidade reduzida de reclamantes. não são? Eles denunciam os podres da Torre. Não! Olhe por este lado: tendo em vista a quantidade de TJs fiéis. eu pelo menos. acho lamentável que ela tenha criado expectativas proféticas que se revelaram falsas. Um Abraço. francamente. creio eu. estará solidário ao silêncio da Torre. Se o colega mantiver sua tese aqui (e não aplicá-la apenas quando for conveniente). acaba atrapalhando mais do que ajudando as pessoas que buscam informações críticas sobre as testemunhas de Jeová. na minha falível opinião. Boa pesquisa! Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj Felixandre Índicetj ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. "tudo é possível". Também penso que as subliminares isoladamente não teria força para isso. como fruto de boatos. Poderia indicarme em que edição de A Sentinela ela se defende quanto a filiação secreta com a ONU? Em qual revista encontramos explicação quanto ao chocante caso do serviço militar México X Malauí? Nenhuma literatura tenta isso. com o destaque e os comentários que apresenta. montado num cavalo. Eu conheço pessoas que olham para a lua e dizem ver as figuras de São Jorge. francamente. Eu acho que você poderia até apresentar para o público brasileiro a existência dessas acusações. Olhe para si mesmo: saiu você da Torre devido a um só tema? Porventura não é o conjunto da obra (arhg!) que conscientiza as pessoas? Se surgirem outros elementos que comprovem a veracidade da existência dessas figuras eu posso até mudar de idéia. Desnecessariamente agressivo. Eu não tenho a pretensão de decretar o meu julgamento como infalível. Eu acho isso desagradável. uno minha voz à delas ao cobrar uma resposta cabal para estes e demais casos. sei lá. Talvez um pouco mais de cautela.

na falta de argumentação específica ao tema em questão. Você é o fanático em busca de algo para se agarrar. A falta de réplica fará pensar que não dispõe de contra argumentação. busque a partir da mensagem 29671.Para: Índicetj Felixandre Tudo o que você escreve sobre "figuras estranhas" em publicações da Torre de Vigia não fazem o menor sentido. Por enquanto. Encontrará também outras mensagens não postadas. o sujeito "inteligente" apela para a agressão pessoal aplicando-me o termo "fanático". Para lê-las. Se você quer convencer pessoas inteligentes melhore suas argumentações no seu site.com . não haverá condição para progredirmos. Estando no grupo. Eu não posso compactuar com isso. Como vê. a humanidade que discorda de mim é louca". me recuso a dar cordas para os seus devaneios. diante disso. entre outras coisas ― tipo de estratégia bem comum às Testemunhas de Jeová. é preciso estar inscrito. sua atitude lembra àquelas TJs que escrevem expressando repulsa às denúncias "apóstatas": quando se revela onde o "escravo" publicou esta e aquela falsa predição. sem sequer mencionar a anterior!" Todas as mensagens permanecem disponíveis no Grupo Testemunhas. não adianta tentar copiar o "corpo governante" com o seu amontoado de sofismas.De: Felixandre . aconteceu o que escrevi na mensagem 29948: "Caso não vá e não retorne com a devida avaliação. André Felix Índicetj Caro leitores. Apoio para TJ e EX-TJ? Cadastre-se no GRU PO TE STE M UN H AS ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Não leio suas mensagens. Você tenta substituir suas frustrações de "pioneiro especial" de uma "obra" destituída de sentido por outro tipo de fanatismo do tipo "só eu enxergo a verdade. porém. Ele declara abertamente: "não leio suas mensagens". O quê você escreveu no site já é o suficiente para o meu julgamento. De certa forma. seria perda de tempo responder ao leitor acima. elas retornam com nova mensagem.18 Mensagem 29954 .

Essas publicações ajudam muitas pessoas a encontrar CONSOLO e ESPERANÇA. de instabilidade. quanto mais consultá-las." — Despertai! 8/4/76 página 19. a única que é um refúgio refrescante neste mundo corrompido. afastar. Mas quando se trata de projeções ocultas. bem como os livros. 'benefício'. 4 Nosso Ministério do Reino. a pessoa tende a procurar ajuda. é óbvio que desconhecer esta razão não significa que ela não exista. isso é justamente o propósito "das publicações providas por Jeová"!4 . Bingo! Ora. Como este sentimento é desagradável. a única que detém a verdade.19 Por quê? Especulações. 'consolo e segurança' obtidas por meio delas. Dito de modo simples. ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. Entretanto. pode-se simplesmente tentar fugir dele. agosto de 1980. estas imagens reforçam a idéia de que "as testemunhas de Jeová têm de ter a única religião verdadeira. Se as imagens sinistras geram temor e afugentam. O que ganharia o Corpo Governante com gravuras secretas em suas publicações? É inútil procurar explicações mirabolantes. não se sabe do que fugir. se não for percebido. mais inculcará que depende da 'proteção'. página 23: "As revistas A Sentinela e Despertai!. Como? Juntando-se à organização que supostamente é a única a servir Deus. A explicação cabe a ATCJ [Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová]. seria fácil criar uma espécie de Comitê Antisubliminar encarregado de barrar formas que poderiam ser interpretadas como escondidas. Se realmente o WT não quisesse estas figuras em suas publicações. influência direta do Diabo sobre os inocentes desenhistas. plenejadas pelos encarregados dos departamentos. parágrafo 1. Geralmente provoca um vago e difuso sentimento de insegurança. hipóteses Há quem diga que as figuras embutidas são: • • • • • iniciativa particular do ilustrador. simples. a coisa foge ao controle. Confira as declarações: ▪ O Nosso Ministério do Reino 1/93. Quando o objeto do temor é identificado. de medo — algo que o leitor automaticamente tentará eliminar. bem como a PROTEÇÃO e os BENEFÍCIOS resultantes disso." ▪ A Sentinela 15/1/96. estas figuras incitam inconscientemente os leitores a unirem-se à esta organização. Intercalando imagens mórbidas imperceptíveis nas suas publicações. Cobre dela.. parte de uma conspiração arquitetada pela direção. página 20: "É uma bênção ter a maioria das revistas e das publicações das Testemunhas de Jeová..com . Por outro lado." O interesse de inserir tais imagens é. Assim. página 2: "Saliente a necessidade dos jovens serem estudantes assíduos da Bíblia e das PUBLICAÇÕES. não seria isso desvantagem para o Corpo Governante? Não necessariamente. renova-se o sentimento de temor. frutos de uma organização demonista disfarçada de "anjo de luz" — 2 Coríntios 11:14. têm dado CONSOLO a incontáveis leitores. É muito mais simples encarar a WT como é: uma empresa mundial que visa difundir doutrinas e publicações. página 4. De alguma forma. por conseguinte." ▪ A Sentinela 15/10/02. as brochuras e os tratados que a Sociedade Torre de Vigia publica. Como assim? Imagens cujo sentido é evidente à primeira vista são interpretadas facilmente como imagens diretas. permitir que o Corpo Governante exerça uma influência psicológica sobre seus leitores e adeptos pelo sentimento que geram. O site ÍNDICETJ não apóia estas suposições.

Mostre as figuras estranhas do livro. Quando as Testemunhas vierem aqui. É bem provável que a TJ não traga nenhuma publicação se disser que pretende "conferir se há mesmo figuras escondidas" nelas. prefira as mais evidentes." Obs. Tchau. Há aquelas relativamente fáceis de perceber e outras que requerem uma percepção maior para serem percebidas. (A Testemunha ficará contente se der algum donativo [sem valor especificado] pela publicação) Não fale nada de figuras escondidas ainda. Por exemplo. tenha tato.com . Sugiro um dos três livros abaixo por trazerem várias imagens. Mas. passe para a próxima etapa. Seja gentil e simpático. Ao mostrar as figuras para as Testemunhas de Jeová. ok? O e-mail é: indicetj@yahoo.: Se der mais atenção. responda simplesmente: "Bom dia.com. eu estou ocupado agora mas vamos ver num outro dia. Caso ela tenha um exemplar do livro na bolsa. Nunca toque em nenhum assunto problemático. 3 E agora que já verifiquei as figuras? Esteja preparado para receber a Testemunha. poderá escrever-me contando os resultados. Diga simplesmente que gostaria da publicação tal. Causará maior impacto se mostrar a lista "Imagens ano a ano". Despeça-se.br As imagens de três livros 1 Revelação Seu Grandioso Clímax Está Próximo! página 52 página 159 página 277 página 179 página 159 página 91 ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.. falar. Poderia trazer um livro para mim? Olha. Ouvi dizer que vocês têm um livro que explica Apocalipse. Talvez seja melhor pedir apenas uma publicação.] Diga que há dezenas de imagens assim espalhadas em outras publicações. Se seguir esta sugestão. Pronto! Agora poderá verificar calmamente as figuras. ela vai falar. Despeça-se dizendo com firmeza que dará o tal do "minutinho de atenção" em outro dia. posso pedir que tragam as publicações? Pode. assim que a TJ der o "bom dia". falar.. cada figura oculta tem seu grau de dificuldade.20 Livros e figuras 1 Gostaria de conferir se as figuras estão mesmo nas publicações das Testemunhas de Jeová. 2 E quando ela trouxer o livro? Pegue-o e agradeça a gentileza. [Como notou durante sua pesquisa.

com .21 2 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra página 17 página 17 página 19 página 41 página 67 página 91 página 149 página 219 3 O Maior Homem Que Já Viveu conteúdo 6 conteúdo 11 conteúdo 46 conteúdo 61 conteúdo 79 conteúdo 85 conteúdo 86 conteúdo 89 conteúdo 89 conteúdo 91 conteúdo 95 conteúdo 120 ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.

p. 9 A Sentinela 15/6. p. 21 A Sentinela 15/7. p. 19 A Sentinela 1/12.22 Imagens ano a ano : ANO FIGURA Nº NOME 119 figuras estranhas! PUBLICAÇÃO 1980 1981 1982 58 ? 1 2 3 4 5 34 40 55 Guiado pelo anjo de "S" A Sentinela 1/3/80. p. p. 5 A Sentinela 1/11. p. 8 A Sentinela 15/10. 16 O Homem Em Busca de Deus.aqui por acaso? O verdadeiro dono do coração A fantástica fera do céu IUUUPIII! A festa herege . 20 A Sentinela 15/4. p. p. 149 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. 219 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. p. 206 A Sentinela 15/10. 20 A Sentinela 1/3. 15 A Sentinela 15/3/84. 13 Brochura "Eis Que Faço Novas Todas as Coisas"". p. 7 1989 38 54 55 6 7 18 18 53 1990 16 22 51 9 18 19 27 ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. uma varoa O cavalo de duas cabeças Jesus e o gesto maçônico I "Amigo" é pra se guardar dentro do peito do lado esquerdo . p. p. p. 10 Despertai! 22/2/89.. 9 A Sentinela 1/4. p. p. 159 Revelação ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. 243 A Sentinela 15/2. p. p. p. 7 1983 1984 1985 1986 1 59 21 43 19 1987 1988 ? 10 11 12 13 19 48 50 11 54 A mão aleijada O cavalo de duas cabeças A face na palma da mão O perfil nas nuvens . 52 Revelação ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. p. p. p. p. 179 A Sentinela 15/10. 41 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. p. p. p. 7 A Sentinela 15/11. Jesus e o gesto maçônico I A seta do coração São Longuinho? Apropriado? A cabeça do caprino e o bote da serpente Os três desassociados Os três desassociados A duplicidade do mal O navio fantasma Jah A cavalaria do ocultismo O demônio Belfegor Os três desassociados O verdadeiro dono do coração O amigo do peito Revelação ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. 67 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. 8 A Sentinela 15/11. 9 A Sentinela 5/2. p. p. 91 Revelação ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!.no coração. 91 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. p. 25 A Sentinela 15/5. 25 Revelação ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. 9 A Sentinela 15/2. p. 10 Despertai! março. 159 Revelação ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!.. p. 277 Despertai! 22/5. p. p. p. página 14 O caolha raivoso Olhos misteriosos As faces de Samuel A árvore carnívora Fênix. 17 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. 17 O Homem Em Busca de Deus.com . p. p.uma filha. a ave egípcia O outro elemento Jóia esotérica A seta do coração O caolha raivoso A face na manga O código secreto O obelisco O verdadeiro dono do coração Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. 14 A Sentinela 15/01. p. p.

p. 15 Testemunhas de Jeová .Proclamadores do Reino de Deus. 142 A Sentinela 15/10. 18 A Sentinela 15/10. p. p. p. p. p. p. p.Satã "S" . 132 Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna. ódio Os três desassociados O amigo do peito O demônio dos cabelos O retorno de "S" . volume 3.. p. p. 10 A Sentinela 15/7. 9 A Sentinela 1/9. No rosto. p.. p. conteúdo 79 O Maior Homem Que Já Viveu. 5 A Sentinela 15/9. 16 O Maior Homem Que Já Viveu. o capeta O sorriso do menino de óculos redondo O reflexo do fantasma O demônio dos cabelos O sinal do anti-cristo "S" de Satã O retorno de "S" . p. conteúdo 85 O Maior Homem Que Já Viveu. 7 A Sentinela 15/6. p. 4 A Sentinela 15/4. p. 35 A Sentinela 01/4.a homenagem O Maior Homem Que Já Viveu. conteúdo 86 O Maior Homem Que Já Viveu.o rei Tio Chico Addams . 7 A Sentinela 15/7. 7 A Sentinela 1/2. p. p. p. conteúdo 11 O Maior Homem Que Já Viveu. no coração. conteúdo 46 O Maior Homem Que Já Viveu. conteúdo 89 O Maior Homem Que Já Viveu. No rosto. 35 Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna. 8 Adore o Único Deus Verdadeiro. 4 Conhecimento Que Conduz A Vida Eterna. p. coração de cão O reflexo do fantasma Bonito. p. 24 Conhecimento Que Conduz A Vida Eterna. no coração. coração de cão Jesus. 17 A Sentinela 1/9..com ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: . 11 A Sentinela 1/7. 15 A Sentinela 15/11. 10 A Sentinela 15/9. amor. p. 20 A Sentinela 1/10. 31 A Sentinela 15/5. p.Satã O demônio da guarda Bonito. coração de cão O demônio dos cabelos Jesus. p.. coração de cão A face de Jah? O "deus" da muleta O retrato do chifrudo Os três desassociados O demônio dos cabelos O amigo do peito Jesus. p. conteúdo 6 O Maior Homem Que Já Viveu. p. p. 234 A Sentinela 15/2. conteúdo 95 O Maior Homem Que Já Viveu. 5 A Sentinela 1/6. p. p.23 1991 6 7 8 9 17 23 33 36 37 39 47 54 60 1992 18 24 46 1993 25 28 1994 26 17 32 1995 14 14 15 41 45 18 28 1996 27 14 1997 28 14 25 30 32 1998 29 30 18 27 28 32 49 1999 31 São Longuinho? Apropriado? A cabeça do caprino e o bote da serpente O observador misterioso do túmulo O demônio Belfegor "S" de Satã O guardião de Jó O boi com a marca da fera Overdose de Satã "S" estava lá! João Batista leva a marca Os sinistros seguidores de Jesus Jesus e o gesto maçônico I Jesus e o gesto maçônico II Os três desassociados Na platéia. p. conteúdo 61 Estudo Perspicaz das Escrituras. p. 656 A Sentinela 1/10.Satã Jesus. 31 A Sentinela 15/9. p. 18 http://indicetj. 67 A Sentinela 1/1. amor. 18 A Sentinela 1/7. 7 A Sentinela 1/4. conteúdo 91 O Maior Homem Que Já Viveu.contracapa e p. conteúdo 120 Estudo Perspicaz das Escrituras. 16 Brochura O Que Deus Requer de Nós. volume 2 . ódio O retorno de "S" .

1/1. 18 A Sentinela 15/12. p. No rosto. p.Satã "S" . contracapa A Sentinela 15/6. p. p. p. 17 Profecias de Isaías. p. coração de cão Tio Chico Addams . amor. coração de cão Jesus.o rei A cara metade . 1/1. p. 18 ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.Satã O caolha raivoso O cavalo de duas cabeças Jesus. p. p.a homenagem A marca na mão direita A Sentinela 15/9. p. 12 A Sentinela 1/6. 17 A Sentinela 1/4. p. 15 Tratado: O Inferno de Fogo: Faz Parte da Justiça Divina? A Sentinela 1/9. 18 A Sentinela 15/9. 6 A Sentinela 1/12. 15 Despertai! 8/4.estava lá O capeta do inferno te chama . p. 17 A Sentinela 15/10. 10 A Sentinela 15/7. 8 A Sentinela 15/12. coração de cão Alienígena O "S" . p. 26 A Sentinela 1/9. p. 26 A Sentinela 15/1.24 49 9 11 14 17 32 37 2000 52 14 28 32 2001 1 11 14 32 2002 14 18 20 23 30 2003 11 14 14 2004 20 35 16 20 32 49 2005 11 23 32 49 2006 42 27 2007 14 31 44 "S" .de quem? O amigo do peito Jesus. p. no coração. capa A Sentinela 1/8.Satã "S" . p. 211 Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático. 6 A Sentinela 1/4. p.vem! Jesus. ódio O cavalo de duas cabeças Jesus. 9 A Sentinela 1/2/7. p. capa A Sentinela 15/3. p. p.com . 26 A Sentinela 1/10.Satã "S" . p.Satã Jesus. p. volume 2. 21 A Sentinela. p. p.de Manassés? O navio fantasma Alienígena O retorno de "S" . 26 A Sentinela 1/4. 19 A Sentinela 1/4. 23 [sem os três] Achegue-se a Jeová. 15 A Sentinela 1/12..o rei O demônio Belfegor O cavalo de duas cabeças Jesus. p. p. 13 O Que a Bíblia Realmente Ensina. p. 18 A Sentinela. p. coração de cão Os três desassociados Alienígena O guardião de Jó Bonito. 24 A Sentinela 15/11. p.o rei O cavalo de duas cabeças O guardião de Jó O retorno de "S" . 16 A Sentinela 15/1. p. 132 A Sentinela 15/8. p. 5 A Sentinela 1/6. coração de cão O demônio dos cabelos O retorno de "S" . 15 A Sentinela 1/6. 216 A Sentinela 15/8. 10 A Sentinela 15/2. coração de cão O retorno de "S" . p. 10 A Sentinela 1/11. p. 7 A Sentinela 15/1. p.. coração de cão "S" de Satã O retorno de "S" .

1982. capítulo 86. 3 A Sentinela 01/12/99. 4 A Sentinela 01/06/01. [Na mesma revista. página 17. página 17 [boa visibilidade]. página 91. 1991. veja a repetição do tropeço nº 18] JESUS. O DEMÔNIO BELFEGOR 1 A Sentinela 15/11/90. II. 1988. conteúdo 85. página 6 [pequena e em preto e branco]. 1991. página 9. 4 A Sentinela 1/2/97.com . capítulo 120. 2 A Sentinela 15/10/88. página 9. 6 A Sentinela 01/09/00. página 15. página 9. página 21. SÃO LONGUINHO? . CORAÇÃO DE CÃO ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. O CAVALO DE DUAS CABEÇAS 1 Livro Revelação ― Seu Grandioso Clímax Está Próximo!. 10 A Sentinela 01/12/03. página 5 [tamanho pequeno].25 Quadro das repetições O CAOLHA RAIVOSO 1 Livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra. página 16. página 12 [pequena e em preto e branco]. página 6 [preto e branco]. página 15. 6 A Sentinela 15/1/05. 1991. 3 A Sentinela 15/12/99. 10 repetições! (Sem contar as REIMPRESSÕES nos volumes encadernados!) 1 A Sentinela 01/01/95. página 10. 9 A Sentinela 01/04/03. 5 A Sentinela 1/6/03. A CABEÇA DO CAPRINO E O BOTE DA SERPENTE 1 Livro O Maior Homem Que Já Viveu. página 10. página 211. página 9. 2 A Sentinela 05/02/89. 2 Livro Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna. 5 A Sentinela 15/02/99. vol. página 15. 2001. 2 A Sentinela 15/01/89. página 7. 2 A Sentinela 01/11/83. página 19 [em preto e branco]. 8 A Sentinela 15/06/02. 3 A Sentinela 15/10/01. 2 Livro O Maior Homem Que Já Viveu. 12 A Sentinela 01/01/07. página 18. página 17. 3 Brochura O Que Deus Requer de Nós. página 4.APROPRIADO? 1 Livro O Maior Homem Que Já Viveu. 1995. 7 Livro Profecias de Isaías. página 67. 1996.

página 16 [tamanho pequeno]. página 132 [pouca visibilidade]. porém. 2 A Sentinela 01/09/97. OS TRÊS DESASSOCIADOS Com os três: 1 Livro Estudo Perspicaz das Escrituras. capa [Além de mostrar apenas parte da ilustração. 1990. 4 A Sentinela 15/06/90. O VERDADEIRO DONO DO CORAÇÃO 1 Despertai! 22/05/88. veja a repetição do tropeço nº 32] 3 A Sentinela 01/07/94. 2 A Sentinela 15/08/02.26 O NAVIO FANTASMA 1 Livro O Homem Em Busca de Deus. página 24. página 25. Duas aparições: após a capa e página 656. página 23. 2 A Sentinela 15/02/89. página 26. alteraram o rosto de Jesus e de um dos apóstolos. continua!] "S" DE SATÃ 1 Livro Estudo Perspicaz das Escrituras. 3 A Sentinela 15/11/89. página 7 [tamanho pequeno]. O GUARDIÃO DE JÓ 1 A Sentinela 01/10/91. 2 A Sentinela 15/01/99. III. 1990. página 26 [Na mesma revista. vol. 3 Livro O Homem Em Busca De Deus. 5 A Sentinela 01/04/95. a simbologia satânica. ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. capa [melhor visibilidade]. 2002. página 8. página 16 [melhor visibilidade]. 2 A Sentinela 15/07/04. página 31. 6 A Sentinela 15/09/98. página 18. vol. 2 A Sentinela 15/04/86. 1991. página 7. página 26 [tamanho pequeno]. 1992. página 9 [pouca visibilidade]. página 10. página 234. O REFLEXO DO FANTASMA 1 A Sentinela 15/10/93. página 206 [tamanho pequeno]. página 243. ALIENÍGENA 1 Livro Achegue-se A Jeová. 3 A Sentinela 15/09/05. página 15. 2 Despertai! 08/04/04. 3 A Sentinela 15/03/04. página 26 [tamanho pequeno].com . Sem os três: 1 A Sentinela 01/04/02. II.

2001. 6 Livro Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático. 5 A Sentinela 01/11/00. 4 A Sentinela 15/01/99. página 7 [tamanho pequeno]. aparece a figura nº 17]. 2 A Sentinela 01/01/07. página 17. página 8 [melhor visibilidade]. AMOR. 2 A Sentinela 01/05/97. NO ROSTO. página 16. página 15. página 18. ÓDIO 1 A Sentinela 01/09/97.A HOMENAGEM 1 A Sentinela 1 de dezembro de 1982. página 10. 1 A Sentinela 15/07/99.outra versão da figura? "S" . página 18 [melhor visibilidade]. página 216 Obs. página 7 [tamanho pequeno].27 O AMIGO DO PEITO 1 A Sentinela 01/06/96. página 7 [Na mesma revista. página 17 [melhor visibilidade]. página 14 [melhor visibilidade]. 2 A Sentinela 01/10/98. página 7. 3 A Sentinela 15/06/97. 3 A Sentinela 1 de abril de 2004. 5 A Sentinela 01/06/00. página 13 [preto e branco]. aparece a figura nº 49] 8 A Sentinela 1/10/05. 2 A Sentinela 15 de outubro de 1989. [Na mesma revista. 2 A Sentinela 15/10/90. 1993. página 15. página 26.SATÃ 1 A Sentinela 15/10/94. página 7 . 3 A Sentinela 01/07/98. veja a repetição do tropeço nº 6] TIO CHICO ADDAMS . página 24 [tamanho grande]. O DEMÔNIO DOS CABELOS 1 Livro Testemunhas De Jeová Proclamadores do Reino de Deus. página 10. [Na mesma revista. página 11 [preto e branco]. página 4 [pequeno e preto e branco]. página 21. página 17. página 24 5 O Que a Bíblia Realmente Ensina. 4 A Sentinela 15/12/06. página 5 [preto e branco]. 4 A Sentinela 15/01/99. página 31. página 5. 3 A Sentinela 01/09/02. página 10 [tamanho pequeno]. veja também a repetição do tropeço nº 8].com .O REI ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj. NO CORAÇÃO. página 7. 4 A Sentinela 15/09/98. A SETA DO CORAÇÃO 1 A Sentinela 15 de julho de 1998. 2 A Sentinela 01/04/95. página 24 [Na mesma revista. O RETORNO DE 'S' . página 5. contracapa. 7 A Sentinela 01/04/04. 3 A Sentinela 15/09/98.: A Sentinela 1 de abril de 2002. página 9. 2 A Sentinela 15 de dezembro de 1999.

com . página 20 [preto e branco] À medida que surgirem. 1991 [melhor visibilidade]. página 8 [melhor visibilidade]. 2 O Maior Homem. capítulo 6. estarei acrescentando outras repetições no site. JESUS E O GESTO MAÇÔNICO I 1 A Sentinela 15 de julho de 1989. 2 A Sentinela 15 de novembro de 1999. conteúdo 95 3 Despertai! março de 2007. página 15. ÍNDICETJ – Mais de 800 artigos críticos sobre as Testemunhas de Jeová: http://indicetj.28 "S" ESTAVA LÁ! 1 Livro O Maior Homem Que Já Viveu.