You are on page 1of 13

JEDEC As memórias não nascem espontaneamente na natureza, nem são patentes das empresas que vendem elas, existe

uma organização que cuida de criar parâmetros para futuros chips de memória flash, no conceito memória flash estão incluídos SSDs, DDRs, DDR2, DDR2, DDR3, pendrives, BIOS, etc... Essa organização chama-se JEDEC (a JEDEC não cuida dos pendrives nem dos BIOS...) Especificação Vamos supor que hoje é 14/01/2012, você abre a página inicial do adrena e olha a noticia "Kingston começa a comercializar pentes DDR4 para desktop", muito bom(e bastante provável), muito antes da Kingston comercializar as memórias foi lançada a especificação, essa especificação é composta de "regras" que os fabricantes devem seguir ao criar os seus chips de memória, as "regras" são formuladas pelo conselho da JEDEC, um grupo de pessoas com conhecimento profundo em hardware, entre as "regras" estão coisas como, diferença de temperatura mínima que o chip deve agüentar, temperatura máxima que o chip deve agüentar, voltagem máxima que o chip deve agüentar e por ai vai... Over mais fácil Por causa da especificação fica muito mais fácil fazer over nas memórias, sem ter perigo de queimar, por alta voltagem por exemplo, e não há risco de perda da garantia, embora alguns fabricantes insistam em colocar que overclock nas memórias causa perda da garantia, se este for feito dentro da especificação da JEDEC temos total cobertura da garantia. O que acontece é que quando a tecnologia é desenvolvida por uma empresa, esta empresa que cria os níveis de tolerância do produto final, e esses são apenas a margem para se usar em stock seguramente, o que acontece por exemplo com os processadores, já com a JEDEC do nosso lado nós temos uma margem muito maior e podemos usufruir dela. Tipos de memória Bom esse é um guia do futuro, não vou falar aqui sobre DIMMS e EDOS, quem quiser saber sobre essas memos ancestrais olhe nos tutoriais velhos que tem muito por ai. DDR A DDR foi um salto muito grande no ramo das memórias, quase como quando lançaram os primeiros dual core, agora a memória podia trabalhar dobrado, ela interpretava ao mesmo tempo 2 ciclos(vamos falar de ciclos adiante), fazendo com que a freqüência final fosse dobrada, ou seja os chips DIMM 100mhz agora eram DDRs e trabalhavam na freqüência final de 200mhz, embora a freqüência final acabasse sendo dobrada na pratica, para evitar problemas de compatibilidade, todo o computador ainda enxergava as memórias através de sua freqüência real. Já vi muita pergunta do tipo, "devo mandar para RMA, olhei a freqüência das memos e tava na

Freqüências padrão DDR: 200mhz. Freqüências padrão DDR2: 400mhz. Detalhe é que as DDRs 1. abrindo espaço para freqüências inimagináveis. ou seja. nada de errado ai. mais um salto na tecnologia. como por exemplo 1856mhz e 2000mhz. só que agora com o avanço da tecnologia foram criados chips que podem trabalhar em freqüências maiores. 800mhz. 1300mhz.metade". Ainda não foram reveladas em quais freqüências as QDR/DDR4 serão lançadas inicialmente. mas não é oque acontece. DDR7. QDR ou DDR4 Agora sim. 1066mhz. 333mhz. como foi das DDR para DDR2. 300mhz. QDR2 ou DDR5 Similares as antecessoras. Especificações para cada tipo de memória Bom. Outras freqüências já são esperadas. 2 e 3 ainda trabalham com 2 ciclos ao mesmo tempo. Freqüências padrão DDR3: 800mhz. a especificação costuma ter mais de 200 páginas para cada tipo. 533mhz. DDR8 Sim existem! Elas estão em alguns projetos da IBM especialmente desenvolvidos para supercomputadores servidores que utilizam tecnologia totalmente criada pela própria IBM. 1066mhz. 667mhz. 1600mhz. 400mhz DDR2 As DDR2 utilizam o mesmo conceito das DDR originais. gabinete tudo feito pela IBM. e esse mostrou a freqüência real. ou seja a freqüência final é resultado da freqüência real vezes 2. 1300mhz (os dois últimos foram lançados depois do lançamento das DDR3 por isso não fizeram sucesso. mas ainda não saiu a especificação da JEDEC para elas. oque aconteceu foi que a pessoa usou um programa como o CPUZ para olhar a freqüência das memos. processador. HDs. com a chegada das QDDR ou DDR4 prevista para final de 2011 e inicio de 2012 nós teremos memórias que trabalham com 4 ciclos ao mesmo tempo. partindo da placa mãe. DDR6. está . só que agora com chips de freqüências muito maiores. a freqüência final é quadriplicada. mas agora com chips que trabalham em freqüências maiores. o atraso ocorreu devido a dificuldade da JEDEC de acertar alguns parâmetros para chips naquela freqüência) DDR3 As DDR3 seguem utilizando o mesmo conceito. 266mhz. utilizam o mesmo conceito. Muita gente confunde achando que nas DDR3 a freqüência é triplicada.

8v Temperatura de operação máxima com estabilidade e sem danos: 85°C Temperatura de operação mínima com estabilidade e sem danos: 0°C Temperatura para armazenamento: -55°C ~ +100°C DDR3: Voltagem mínima: 0.400v Voltagem máxima: 1. da pra . de qualquer forma a internet esta cheia de tutoriais sobre como fazer over em DDR) DDR2: Voltagem mínima: 1.jedec. para DDR2 e DDR3. (acredito eu que ninguém mais use DDR.org).. para isso existe a faixa de voltagem recomendada. hoje esses modelos já saíram de linha mas ainda estão no mercado de usados [agorasim™] Chega de teoria.975v Voltagem recomendada: 1.disponível gratuitamente.3v Voltagem recomendada: 1. e se está usando DDR deve pensar em fazer um upgrade no pc antes de pensar em overclock. agora pense nas memórias. Como funciona a memória? As memórias de pc são um tipo especial de tecnologia que guarda as informações enquanto estiverem sendo alimentadas(volts).7v~1. LEMBRE-SE: Logo que começaram a sair as primeiras DDR3 foram lançados alguns modelos que trabalhavam com 1. quando essa voltagem cessa a memória se apaga e volta a ser como era quando saiu da fabrica. o resultado disso é que quando o pc é ligado novamente a placa mãe não acha configurações e seta as configurações padrão) Imagine favos de mel. no site da JEDEC(www. quando se muda o jumper para dar CLEAR CMOS ou tira a bateria estamos tirando a alimentação da memória.425v~1. calma que pra chegar no overclock tem mais teoria.0v Voltagem máxima: 2.9v para serem compatíveis com placas-mãe que também utilizassem memórias DDR2. sobre cadastro.575v Temperatura de operação máxima com estabilidade e sem danos: 85°C Temperatura de operação mínima com estabilidade e sem danos: 0°C Temperatura de operação máxima sem danos: 95°C Temperatura para armazenamento: -55°C ~ +100°C LEMBRE-SE: A voltagem mínima e máxima só significa que a memória deve ligar sem ter danos. isso mesmo.. cadê o overclock???!! Calma. não significado que ela deve rodar com estabilidade naquela voltagem.(Os chips que guardam as informações do da configuração do BIOS são memórias flash. vou colocar oque é mais importante saber na hora de fazer overclock. Mas a teoria agora é mais interessante. fazendo com que ela se reinicie.

Uma alta freqüência juntamente com uma latência muito pequena descrevem a memória perfeita.. o CAS é o tempo até a memória falar "To pronta" pro processador. a freqüência é medida em Hertz. existem inúmeras outras como: TRCD. pode substituir por ciclos por segundo. essas temporizações são organizadas em siglas.). existem milhares de casinhas na memória. isso significa que ao subir a freqüência a latência deve aumentar. ciclos. TRP. Casinhas. ou CL.. Isso pode ser facilmente entendido se pensarmos que tanto aumentando a freqüência como diminuindo a latência estaremos aumentando a performance. Oque não acontece na realidade. você tem que entender a formula não decorar ela) É nessa ordem que os parâmetros aparecem quando você vê eles nas especificações da memória como 9-9-9-27-36 CAS-TRCD-TRP-TRAS-TRC Freqüência A freqüência é a velocidade com que ta acontecendo tudo na memória. mas deve trabalhar de acordo com outros.. . a mais famosa e tão importante quanto outras talvez seja o CAS... TCAS. Proporcionalidade A freqüência e a latência são diretamente proporcionais. que seria super rápida. TRWVD. TRAS. mas achei que eles não eram necessários. a forma como essas casinhas são preenchidas e a velocidade em que isso acontece são as metas de performance das memórias. isso vale pra física. matemática. Vou detalhar as mais importantes e que são imprescindíveis na hora de fazer overclock.. esperando para serem preenchidas com informações. ausdhausd Agora sério. TRW. já que ficaríamos sempre na mesma performance. oque não é bom.comer as memórias. é muito importante sim. [Latência ou Temporização] Para organizar a forma como a memória é preenchida foram criados parâmetros e temporizações. TRCD: Tempo até a memória achar um lugar pra botar oque o processador ta mandando TRP: Tempo até a memória parar de colocar no lugar o dado enviado anteriormente e começar a procurar um lugar novo para outro dado TRAS: Tempo reservado pra tudo isso acontecer TRC: Tempo para a memória ver tudo que aconteceu e começar o TRCD(geralmente esse vem escondido) (É claro que eu poderia simplesmente escrever em termos técnicos. ou seja na teoria para que fosse possível aumentar a freqüência teríamos que permanecer na mesma performance tendo que aumentar a latência. TCL/CAS: Tempo para acessar a memória(não se trata do tempo de acesso). ou ciclos por segundo (em qualquer lugar que tiver escrito Hertz.

TRCD. se seguir tudo OK comece nessa ordem novamente. no final tanto aumentando a freqüência quanto diminuindo a latência podemos chegar a taxas de transferências similares. Como aumentar a freqüência Se você tem uma placa-mãe Asus atual sinta-se feliz.com. Os parâmetros TRAS e TRC devem ser calculados e não interferem diretamente na performance. um TRAS/TRC maior do que isso vai te trazer perda de desempenho. não sei porque cargas d´gua eles decidiram botar valores maiores que o perfeito como padrão. somando os 3 primeiros dígitos você tem o TRAS. para T2/CR2 a memória vai dar 1 ciclo a mais para cada função(1 tempo a mais no CAS. as configurações dele são T1/CR1 ou T2/CR2. Eles devem SEMPRE obedecer a esta regra. se seguir tudo OK. faça o teste de estabilidade. um overclock perfeito na memória se da através da combinação de modificações na latência e na freqüência.E no final pra que serve tudo isso? Serve pra aumentar a taxa de transferência em megabytes possível na memória. somando o 4º digito com o 1º digito você tem o TRC. para mim não faz sentido isso e até que me digam porque eles colocaram valores errados vou chamá-los de valores errados) Tutorial por Halls666 através do fórum Adrenaline > adrenaline. (Um jeito fácil de overclockar algumas memórias OCZ e Dominator é simplesmente acertando o TRAS/TRC delas para o valor certo. certamente tiveram um motivo bom pra colocar os valores TRAS e TRC diferentes do usual. se estiver tudo OK diminua o TRP em 1 digito. teste novamente.br/forum/overclocks/329533-guia-completo-do-overclocknas-memorias.(exemplo) Tanto podemos fazer um pente de 2000mhz 9-9-9 trabalhar a 1800mhz 8-9-8-25-33 como podemos fazer um pente 1600mhz 9-9-9 trabalhar a 1800mhz 8-9-8-25-33 Em que ordem mecher nas temporizações Sempre que você for mecher nelas comece diminuído o CAS em 1 digito. elas fazem o calculo automaticamente evitando minutos de somas toda vez que meche na freqüência...) isso pode ajudar muito no overclock. apenas siga a regra descrita acima e calcule corretamente o TRAS/TRC se sua memória tiver como padrão um TRAS/TRC errado. mesmo diminuindo um pouco a performance se consegue ganhos maiores do que a perda. diminua o TRCD em 1 digito. mas não me importo. faça o teste de estabilidade. . vou pela lógica e pelo que eu aprendi. por outro lado se forem menores do que isso vai te dar instabilidade sem aumento na performance.)(Eu não sou ninguém pra criticar engenheiros que trabalham na área de hardware desenvolvendo os produtos dessas empresas.html Um outro parâmetro O CMD é um parâmetro que muitas vezes é esquecido.

não é o dissipador que muda. clock padrão FSB] = [Multiplicador para tal freqüência] [Bios mostra 1600] / 2 = [freq real 800] / [clock FSB padrão 200] = [Multiplicador 4] Agora que você tem o multiplicador basta calcular a freqüência que vai estar operando na memória com o valor de FSB que você botar. o calculo do multiplicador é feito da seguinte maneira: [valor da freqüência que o bios mostra] / 2 = [freqüência real] / [200 ou seja. ao mecher no FSB você muda automaticamente o clock do processador fazendo overclock nele também.66 volts. ao ir colocando mais voltagem.. 1600 existe um multiplicador. é a quantidade de voltagem que o chip pode suportar antes de ficar instável. você não conseguiu chegar aonde queria ou esta com gostinho de quero mais.] x [Multiplicador da memória] = [Freqüência Real] x 2 = [Freqüência DDR] Padrao: 1600mhz Overclockada: [FSB 235] x [multi 4] = [freq real resultante 940] x 2 = [freq DDR 1880mhz] Para cada valor que você ver no BIOS.. agora seus limites de . é necessário que você aprenda a enxergar esses valores como um código para o seu respectivo multiplicador e não como a freqüência. aumente apenas umas setada no BIOS. Ou seja se a memória trabalha a 1600mhz com 1.65 volts talvez ela consiga trabalhar a 1700mhz com 1. Lei do Overclock O componente que foi feito para trabalhar com uma voltagem e uma especificação pode trabalhar com uma voltagem maior e outra especificação ao custo de um aumento na geração de calor. HT Link. nas memórias o fator mais limitante para a estabilidade não é a temperatura e sim a voltagem que o chip da memória pode suportar. só que terá um aumento da temperatura por estar colocando mais voltagem. Exceção para as memórias Diferentemente dos processadores. Quando aumentar a voltagem VDIMM Só se deve aumentar a voltagem após tentar de todas as maneiras possíveis. se torna instável um pouco antes da temperatura ser o fator limitante para a estabilidade. todo chip de memória. 1300. Essa é a real diferença entre pentes feitos para overclock e pentes feitos para rodar em stock. 1066. LEMBRE-SE: Antes de mecher no FSB tente sempre acertar a freqüência que você quer pelo multiplicador da memória. seja aumentando a freqüência ou diminuindo a latência ou os dois.A freqüência operando na memória é calculada através da formula: [FSB.

você pode recorrer ao aumento na voltagem quantas vezes quiser. esta é a memória interna do processador) . provavelmente vai ocorrer o efeito da exceção das memórias muito antes. Teste de desempenho Ao fazer overclock é sempre bom que você faça o teste de desempenho todas as vezes que mecher em alguma coisa. pode ser feito mesmo com os módulos instáveis.com/ Abra o AIDA e vá em Tools. compare as velocidades Read de cada vez que você fez alguma coisa nas memórias. não posso disponibilizar aqui porque esse é um programa pago. mas saiba que se você aumentar a voltagem e seus limites de overclock seguirem os mesmos ou diminuírem esta na hora de você voltar atrás porque chegou no limite. L2 e L3 não são esperados que mudem. oque posso fazer é botar o link pra página do programa. Página do programa: http://www.lavalys. da mais emoção ver que está rendendo todo o seu trabalho. mas não garante nada.overclock são outros.(aumentar demais não vai garantir um overclock maior. como explicado) LEMBRE-SE: Ao aumentar o FSB o clock do processador aumenta junto. o suficiente pra comparar. (Os valores L1. assim você baixa a versão TRIAL de LIVRE DISTRIBUIÇÃO mais recente. com ela da pra fazer alguns testes. então pode não estar precisando de voltagem pra ficar estável e sim de um ajuste no clock do processador LEMBRE-SE: Ao aumentar a voltagem acima do máximo na especificação da JEDEC o risco de queimar a memória é muito grande. Cache and Memory Benchmark Aperte Start benchmark Pronto. Um programa bom pra fazer o teste de desempenho é o AIDA64(antigo Everest). seria pirataria e sou totalmente contra pirataria.

vamos tratar aqui só da memória. Abra o prime. (Apesar de os arquivos que eu distribuo serem de livre distribuição os servidores insistem em deletar meus arquivos.megaupload. feche todas as janelinhas que pularem na tela(não as de dentro da janela do prime) Vá na aba Options e selecione Torture Test Coloque Custom Desmarque Run FFTs in-place Em memory to use coloque a quantidade de memória que você tem em megabytes menos 1500 megabytes. os arquivos não vão ser deletados. assim só quem está lendo esse post vai saber oque fazer com meus arquivos.megaupload. OU SEJA 1GB = 1024MEGABYTES. adeus filtros mau feitos contra pirataria) O Prime serve tanto para testar a estabilidade referente ao processador quanto a memória.exe.Teste de estabilidade O teste de estabilidade é imprescindível para o overclock. SE VOCE TEM 4 GIGA = 1024X4 = 4096 1500 . alterando a extensão Não se preocupem. DEVE SER EM NUMEROS PERFEITOS.com/? d=RN5PCC15 Link baixar Prime 95 64x(Windows 64bits) http://www. oque eu mais gosto é o prime 95 Link baixar Prime 95 32x(Windows 32bits) http://www. pode ser feito com inúmeros programas diferentes.com/? d=SPTE413M Seja qual for que você baixe após baixar renomeie o arquivo para Prime 95. as vezes só por ser um programa já é tomado como pirataria e é deletado. a solução que encontrei foi colocar um nome aleatório para o arquivo e Reno mear a extensão também para um nome aleatório. nunca.

compre pelo menos mais 1gb. É importante que o prime seja rodado sozinho no computador. Agora para o Min FFT pegue o valor do Max FFT e diminua 512. no campo Max FFT coloque o valor correspondente ao que você achou. Ex: 4096 . O prime segue testando após 30 min. não por instabilidade mas porque o prime consumiu toda memória disponível. Como saber que está instável Ocorreu tela azul no computador O deu erro e o prime parou com os testes em menos de 30minutos (parar com mais de 30 minutos não tem problema. Fatores limitantes do overclock máximo .Time to run each FFT size coloque 4 Para calcular o Min FFT e o Max FFT faça o seguinte: Ache a quantidade de memória que você tem em numero perfeitos(sem tirar nada). se outros programas estiverem sendo executados junto com ele você corre o risco de travar tudo.512 = 3584 Se você tiver menos de 1gb não compensa fazer overclock. está estável o "suficiente") Travou o computador Você reiniciou o computador e deu erro Como saber que o teste deu certo O prime parou por erro após 30 min. por exemplo 4gb = 4096MB. nesse caso 4096.

nele que são administradas as freqüências da memória. você pode encontrá-los na seção de suporte da Intel e na seção de documentos técnicos da AMD: Intel: http://downloadcenter. porque dificilmente você vai conseguir chegar no máximo dos dois ao mesmo tempo. como os Intel i3/i5/i7 que também tem o controlador de memória integrado. um NorthBridge queimado vai levar junto sua placa mãe então redobre os cuidados ao aumentar a voltagem dele. Os datasheets são de livre distribuição desde que não se altere seu conteúdo. já no socket 775 essa parte fica no NorthBridge. mesmo não sendo culpa da memória nem do controlador. normalmente o NorthBridge usa um dissipador passivo. existem outros fatores que devem ser levados em consideração. como por exemplo um equilíbrio entre overclock na memória e no processador. aumentar a voltagem da memória sem saber o máximo suportado pelo controlador EXISTE UM SÉRIO RISCO DE DANO. . AM2+ e AM3 possuem o controlador de memória integrado ao processador. sem depender da memória ou FSB.intel. LEMBRE-SE: Quando que nas memórias nós temos uma segurança muito maior. por isso se você usa o socket 775 deve ficar atento as limitações da sua placa mãe quanto ao overclock. para saber sobre as limitações do controlador de memória presente nos processadores você deve ler alguns documentos técnicos(datasheets) sobre eles. será exclusivamente determinada pelo controlador de memória presente no processador.aspx (ao clicar no link selecione os dados do seu processador e clique em support information.oc%20Processor LEMBRE-SE: Nos processadores Intel i3/i5/i7 o controlador de memória compartilha a voltagem da memória.Não é simplesmente chegar tacando voltagem e aumentando parâmetros para conseguir um bom over. no NorthBridge é justamente o contrario. NorthBridge: No NorthBridge que é gerada a freqüência FSB.com/default. Entre os fatores limitantes estão: Controlador de memória: Essa é uma parte vital. sendo assim muito perigoso. na parte direita) AMD: http://support. os processadores AMD AM2. você pode usar sua criatividade e adaptar um fan nele. os documentos técnicos referentes a eles são escassos e não há como saber qual a margem segura para aumento da voltagem. LEMBRE-SE: Como todo componente. mas como existem muitos sockets e linhas de processadores diferentes não vou disponibilizá-los aqui.com/us/psearch/Pa. aumentando muito a dissipação térmica. nesse caso pode ser necessário um aumento na voltagem do NorthBridge para que ele possa trabalhar com um FSB maior.. freqüências altas FSB podem fazer seu computador ficar instável. se você usa processadores AMD ou Intel i3/i5/i7 a freqüência teórica máxima alcançável.amd. quando se aumenta a voltagem tende a esquentar mais..

quando eu reiniciei fico tudo preto e fica reiniciando!! Calma. não deve ser confundido com o NorthBridge da placa mãe nem com o NorthBridge interno dos novos SandyBridge. para os processadores AMD existe o CPU/NB ou NorthBridge da CPU. Por outro lado. Em algumas placas-mãe simplesmente aparece escrito NorthBridge clock. Mas e agora!! Fu%eu tudo aqui. então não posso escrever sobre esses fatores nessa plataforma. aumentar esse valor NAO vai te dar ganhos no overclock. essa freqüência deve ser no mínimo o triplo da freqüência real operando na memória para não haver um corte de desempenho. aconteceu que você foi longe demais com o seu overclock.Exemplo de adaptação criativa de um fan para refrigerar o NorthBridge Fatores limitantes para o desempenho máximo Eu não tenho buscado muitas informações sobre Intel ultimamente. ele existe simplesmente fará que possam ser alcançadas freqüências altas no CPU/NB mas com a voltagem padrão já se alcança freqüências que não interferem no desempenho. aumentar a voltagem VDDNB vai te trazer um aumento na temperatura do processador. essa é a voltagem do controlador de memória e do NorthBridge da CPU. de um . se os valores dali forem algo com 3 dígitos então é o FSB se forem com 4 dígitos é o CPU/NB. Informações erradas sobre o VDDNB ou VD CPU/NB Muita gente fala sem saber oque é esse parâmetro. O CPU/NB nos AMDs trabalha junto com o controlador de memória mas especifica a freqüência com que o processador vai se comunicar com a memória e com o resto do pc.

como a resistência do seu chuveiro ou as lâmpadas incandescentes. provavelmente seu limite será criado pela memória em si e não pela temperatura que ela chegou. porque o problema para a vida útil não é a temperatura que o . de qualquer modo você deve ter bom-senso. Nos componentes do computador. LEMBRE-SE: Você deve saber que as memórias não tem proteção de temperatura. devendo retroceder seu overclock para o ponto em que ficar estável novamente. mas como foi explicado.. é para abri-lo com as ferramentas necessárias) 3) Procure o Jumper da CMOS (Fica ao lado da bateria) 4) Troque a posição do Jumper por 30 segundos e depois coloque-o na posição normal (se passar de 30 segundos não tem problema) 5) Ligue o Micro e espere aparecer o erro da CMOS 6) Configure os padrões no BIOS novamente Créditos pelo mini-tutorial ao Tec.babooforum. quando a energia passa por QUALQUER material condutor que ofereça resistência uma porção dessa energia é convertida em calor causando o desgaste do mesmo.clear CMOS e tudo vai voltar ao normal: 1) Desligue o micro 2) Abra o computador (não é para ligar o computador. dependendo da resistência do material a quantidade de energia convertida pode ser pouquíssima. ou pode ser quase que a totalidade.br/forum/i. nos dias atuais o risco praticamente não existe. existem agora proteções nas placas mãe modernas que desligam o micro se a temperatura for muito alta no processador.. (por isso que de vez em quando você troca as lâmpadas e a resistência do chuveiro). Certamente quem disse isso não tinha conhecimentos de overclock. obviamente. se observar que seu computador esta travando e você já tentou aumentar a voltagem e observou o clock do processador certamente que chegou numa voltagem que não eh suportada pela memória. como foi explicado.. antigamente se queimava o processador porque a temperatura aumentava para um nível que não era suportado e somente por isso. a quantidade de energia gerada na forma de calor é relativa a voltagem.com. como os fios que você tem na sua tomada.. mesmo que você compre um cooler melhor ainda vai estar aumentado o desgaste.Ronaldo http://www. quando você aumenta a voltagem vai estar aumentando o desgaste.er-clear-cmos/ Mas já vi gente falando que overclock queima o computador!!!! Dizer isso é a mesma coisa do que fazer campanha contra poluição e colocar foto de usina nuclear. Mas já vi gente falando que faz o computador durar pouco tempo!!!!! De acordo com o efeito joule.

processador trabalha e sim que ele gera mais calor. . até lá você já trocou de processador a muito tempo. o Maximo de overclock que você fizer no seu processador por exemplo com cooler a ar não vai diminuir mais de 3 anos na vida útil. Muita gente considera esse aumento no desgaste insignificante. se ele foi feito pra durar 10 anos vai durar 7.