You are on page 1of 7

Criando peças melhores que incentivem seu público a realizar uma ação

Você está fazendo uma imagem para, por exemplo, fazer com que quem a veja clique no link postado e seja levado para o blog. Todas as pessoas que verem essa imagem vão clicar no link? Das que clicaram, o que levou elas a fazer isso? Quais são os elementos que eu posso inserir na imagem para melhorar a conversão de cliques? Essas e muitas outras dúvidas podem surgir. Para isso pessoas estudam melhores maneiras para criar conteúdos que levem o público a realizar a ação que eles desejam, e esse conteúdo é chamado de Call to Action. É o famoso “Clique aqui”. Vou fazer uma abordagem bem direta e prática do assunto, porém para quem tiver interesse em se aprofundar eu disponibilizei as fontes no fim do arquivo. Lembrando que as dicas citadas nesse arquivo são melhores aplicadas para conteúdos orientados a transação ou conversão, por exemplo: Um e-mail marketing sobre um produto de e-comerc, um banner ou post para o download de um pdf, uma postagem no facebook para aumentar as visitas do blog, e muitos outros casos.

1) Título
O título é o primeiro atributo da imagem que é visto, inclusive primeiro que imagens. Outro ponto é que as pessoas leem apenas o começo do titulo. Se você conseguir prender a atenção do leitor por até 1 segundo provavelmente ele leia o resto do conteúdo. Sendo assim um bom título tem deve ter as seguintes atribuições: Estar no topo da página/imagem Ser curto, objetivo e funcional. Descrever exatamente o conteúdo em poucas palavras. Ser chamativo/provocante (obs: cuidado no provocante, às vezes isso pode ser um tiro no pé no caso de um tema polêmico, podendo gerar comentários negativos) Denotação do assunto e palavras principais devem estar no começo do título. Uma boa fisgada inicial criativa e interessante é meio caminho andado para o leitor correr o resto do titulo e do texto. Começar com sujeitos ou verbos. Verbos geram maior conversão.

Se possível incluir números. Sendo assim o texto deve ser bem feito e conter as informações necessárias e importantes do produto. Exemplo: Com facilidade – facilmente Nesse local – Aqui Evitar muitos imperativos..files.jpg http://amdanon.wordpress. Imagens são importantes como apoio na passagem da mensagem. animações etc.jpg Textos Textos curtos de 90 a 150 caracteres Dica: escrever normalmente de maneira a se passar toda a informação desejada. Evitar stock imagens – Imagens forçadas Exemplo: http://www. compre Longo Complicado 2) Corpo As pessoas leem prestam atenção mais em textos do que imagens. Nunca usar jargões que indiquem dificuldade. depois ler e reescrever de maneira mais concisa Usar advérbios para criar frases mais curtas. Outros tipos de conteúdo como vídeos. principalmente em fundos Devem estar de acordo com o conteúdo da peça.nobenational. conjugue em outro tempo Evite muitos imperativos. Imagens Contraste com cores quentes e cores frias.com/2009/11/atendente..org/stockgame/style/images/sg1. Exemplo: Correto      Análise Aprimoramento Desenvolvimento Resposta Explicação o o o o o Incorreto Técnico Investimento Pago. Diversificar nos tipos de conteúdo é um ótimo negócio.ajudam a passar e explicar mensagens principalmente as complexas. conjugue em outro tempo . é uma ótima tática de argumentação Usar palavras que indiquem o aprimoramento do leitor em ler ou realizar a ação desejada.

Para isso é possível se usar algumas técnicas de argumentação.Leia esse livro e aprenda Lendo esse livro você aprende Linguagem segmentada – Linguagem deve ser igual a do público Exemplo: Farmacêuticos Remédios têm efeito rápido e alguns são vendidos sem receita médica.dominiotemporario. . Internação devido à intoxicação por uso incorreto de medicamentos aumenta Confira as RAM do medicamento x Deve conter uma explicação clara. compre Longo Complicado Parágrafos curtos encorajam a leitura. Mais pessoas são internadas por tomar remédios errado Confira as reações adversas do medicamento x Medicamentos têm efeito rápido e alguns são vendidos sem receita médica. Se por exemplo você deseja passar 2 mensagens: Visite o blog e curta a página. objetiva e funcional do produto em questão sempre exibindo as vantagens e diferenciais dele. Deve-se escolher a mensagem prioritária e a destacar no topo da imagem/página. Parágrafo inicial deve indicar claramente o que será abordado no resto do texto em casos de textos longos Tamanho das letras do corpo do texto menor em contraste com o título gera uma aproximação do leitor com o texto.com/doc/tipo_arg. Muita informação empilhada dificulta a leitura e entendimento da peça. 3) Espaço Parte superior é a mais vista – Deve conter conteúdo mais importante. Nunca usar jargões que indiquem dificuldade.pdf Usar palavras que indiquem o aprimoramento do leitor em ler ou realizar a ação desejada. Segue algumas nesse arquivo: http://samuelswer. Porção superior esquerda é a mais vista Colocar principal conteúdo/mensagem na porção superior esquerda da mais destaque para ele. Exemplo: Correto      Análise Aprimoramento Desenvolvimento Resposta Explicação o o o o o Incorreto Técnico Investimento Pago.

fazer um download.. seja ler o blog ou comprar algo. Nesse caso as seguintes dicas servem para chamar atenção para um determinado atributo da imagem.html#.blogspot. que é o mais importante para fazer a pessoa clicar. Segue os atributos que ajudam nesse ponto: Tamanho Um elemento maior chama mais atenção Contraste – cores. Exemplo: http://afepunesp. Outra estratégia é mudar a fonte.Elementos próximos indicam relação Por exemplo: Um botão download próximo à descrição de um produto indica que ali se faz o dowload dele. ou ir para um post relacionado. No caso da AFEP eles podem ser colocados no blog para levar as pessoas a preencherem um formulário.. Muito usados em infográficos. É possível criar um box com “visite nosso blog”. por exemplo. fonte Um elemento com uma cor contrastante do resto da imagem chama mais atenção. adicionar no corpo do e-mail.Criar a imagem no photoshop. adicionar um link na imagem. Uma fonte diferente do resto do texto chama atenção .br/2012/05/infografico-como-funcionaatencao_17.com. Se o caso for uma imagem para postar nas redes sociais não é possível adicionar um link. Por exemplo: temos um blog e queremos que as pessoas saibam.UNhZjayy-T4 4) Botões e destaque de informações Como os botões podem ser usados no nosso trabalho? Eles levam a pessoa para o local/ação que desejamos. Senso de direção Pode-se criar um fluxo de informações para explicar algo. Como fazer? Simples.

extrusão. Por exemplo. Exemplos de botões (lembrando que o conceito aplicado para botões podem ser aplicados para boxes ou qualquer outro tipo de destaque para informações) . gradiente. Efeitos gráficos Adicionar efeitos em formas ou textos destacam ele. Diversificar na forma chama mais atenção para o seu botão ou mensagem. Por exemplo: ao invés de colocar viste nosso blog em um box quadrado. Exemplo de efeitos: bevel emboss. sendo assim elas passam despercebidas por eles. Da mesma maneira elas estão habituadas a botões quadrados.Formas não convencionais. elas estão acostumadas com anúncios em determinados pontos em sites. drop shadow. colocar em uma nuvem. As pessoas se acostumam com os padrões que são apresentados na web.

AF é a palavra princial. destaque em atenção farmacêutica. visitando nosso blog você irá aprender muito.A AFEP trabalha com AF e saúde Escolher tamanho 400x400 pixels (adequado para melhor visualização no facebook) Escolha de mensagem principal: Visite o blog da AFEP Contexto e mensagem: A AFEP é referência em AF e saúde. você está atualizado?”. a.Visite o blog da AFEP .5 )Exemplo prático: Criar uma imagem para o facebook que passe 2 mensagens: . Titulo na parte superior em arial black (destaque). início com verbo. por isso dei um destaque em azul nela. Outra estratégia é colocar ela no começo da frase: “AF. fazendo-a chamar mais atenção. .

e.directcreative. Mensagem principal no corpo da imagem descrevendo a vantagem em ler o blog da afep. O fato de ela ser laranja contrasta com o fundo azul também. adquire) Inicio com “Lendo” é melhor que “Leia”.. O sombreado destaca o box. e isso é o desejado pois é ele que indica a ação desejada f. Espaço inferior separa a mensagem principal da secundária g. Seria até melhor dizer “A afep realiza acompanhamento farmacoterapeutico.já ajudamos mais de x velhinhos apenas esse ano”. d. Números como argumento. O logo é necessário para reforço de marca da AFEP Fontes: o The step-by-step guide to mastering the design & copy of calls-to-action – Hub Spot o http://www. Mensagem secundária ressalta o trabalho da afep a fim de gerar um argumento de autoridade para a mensagem primária.bla bla bla. a intenção dele é indicar a ação desejada. i.grokdotcom.b. Outra opção de mensagem melhor ainda: “Lendo o blog da afep você se mantém atualizado e adquire conhecimentos para atenção farmacêutica e saúde” (Incio com verbo. c. Espaço entre o titulo e corpo separa corretamente os elementos da imagem. O box separa as mensagens e destaca a mensagem secundária. Isso faz com que ele seja o elemento que mais chama atenção na imagem. uso de palavras que acrescentam para o leitor: atualizado. Imagem do blogger da suporte ao texto.. Os atributos dele: Está em cima da imagem Está com uma fonte diferente da explicação do blog ao lado (arial black) Tombado Com contorno Efeito de “resíduo”. sempre bom evitar imperativos. Porém isso demanda pesquisa.. Sobre o texto em cima da imagem do blogger. adição de filtro e efeito de luz destacam a imagem.com/2007/02/15/large-red-buttons-oh-my/ .com/blog/eye-tracking-websites o http://www. Os efeitos bevel & emboss. O fato de ele estar em uma cor diferente da primeira mensagem também indica uma separação. e uma relação com a cor azul do titulo. h.