You are on page 1of 9

Bolo de batata doce

Ingrediente Principal: Batata-doce

5 ovos 10 colheres de sopa de leite 250 g de batata doce cozida 180 g de farinha para bolos 150 g de açúcar 1 colher de café de fermento Raspa de limão Preparação Bater as gemas com o açúcar. Misturar o leite, a batata doce previamente cozida, a farinha, a raspa de limão e o fermento. Bate-se tudo muito bem, acrescentamse as claras e vai ao forno. Unte a forma com manteiga e polvilhe com açúcar. Depois de cozido o bolo é regado com uma calda. A calda é preparada com água, açúcar e uma casca de limão que vai a ferver. Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e regue com a calda ainda quente.

por 45 minutos. ele saia limpo. salpicar coco na superfície para decorar. o coco e o leite de coco e bater mais um pouco. misturando delicadamente. Se preferir. Adicionar a batata-doce. incorporar as claras batidas em neve e o fermento em pó. untar uma forma redonda. Por fim. Sem parar de bater.Bolo de batata-doce com coco Ingredientes 1 colher (chá) de fermento em pó 2 colheres (sopa) de raspas de limão 1 e ½ (chá) de farinha de trigo 1 (chá) de coco em flocos 1 (chá) de açúcar 370 gramas de batata-doce roxa cozida e amassada 2 vidros pequenos de leite de coco (400 gramas) 2 vidros pequenos de leite de coco 1 tablete de manteiga (200 gramas) 3 ovos Bater na batedeira a manteiga (reservar 1 colher de sopa). ou até obter um creme homogêneo. Com a manteiga reservada. ou até que enfiando um palito. Despejar a massa e levar para assar em forno médio. preaquecido. de 25 cm de diâmetro. e polvilhar com farinha de trigo. o açúcar e as raspas de limão por 3 minutos. a farinha de trigo. . juntar as gemas uma a uma.

.Bolo de Batata Doce com Coco ralado 1 kg de batata-doce 100 gr de manteiga 3 unidade(s) de ovo 100 gr de coco ralado(s) 3 colher(es) (sopa) de açúcar 1 lata(s) de leite condensado 1 colher(es) (sopa) de fermento biológico em pó cozinhe as batatas doces e passe-as ainda quentes pelo espremedor. Despeje a massa numa fôrma untada e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos. Em seguida junte os demais ingredientes misturando bem.

começando a esquentar. untar uma assadeira grande com buraco no meio. Assa em mais ou menos 20 minutos. Vale a pena experimentar! 2 copo(s) de fubá 1 copo(s) de farinha de trigo 1 copo(s) de óleo de milho 2 copo(s) de leite 1 1/2 copo(s) de açúcar 3 unidade(s) de ovo 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó Bater tudo no liquidificador. Colocar em forno pré-aquecido. Por último acrescentar a colher de sopa de fermento. Polvilhar com farinha de trigo. .Bolo de Fubá Tipo de Culinária: Sudeste Categoria: Café da manhã/lanches/festas Subcategorias: Bolos simples (sem glacê) Rendimento: 10 porções Esta receita de bolo de fubá é uma das mais comentadas e elogiadas de todo site. Manter o fogo médio.

mas ainda firme. mas para a pequena gostar substituí por chocolate pepitas. Na forma. . coloque a massa de chocolate. Adorámos o bolo. suculenta e com o doce no ponto certo – tão boa e tão cheia de memórias… De ser criança. acrescente o sumo de laranja e envolva bem até obter uma massa homogénea. Peneire a farinha com o fermento e envolva no preparado até ficar uniforme. Torte de Pêra e Canela Uma robusta pêra rocha. marquei-o logo para testar. de pegar no garfo e ir comendo pedaço a pedaço a pêra que a minha Tisaura me levava à cama. Leve ao forno a 190º C. Quando vi este bolo numa revista. O original era com framboesas. Em seguida juntar os ovos. Por fim. Ingredientes: 240 gr manteiga 280 gr farinha 280 gr açúcar amarelo 5 ovos 1 colh chá fermento pó Sumo de 1 laranja 2 colh. coloque a massa branca. Por último.. madura. previamente untada. por cerca de 30 min. De estar ali. Disponha as pepitas de chocolate por cima.O melhor bolo de mármore que já comi. sem dúvida o melhor de mármore que provámos. um a um mexendo entre cada adição. à espera que ela entrasse no quarto de pratinho na mão para me dar as boas noites.. Retire 1/3 da massa e junte-lhe o cacau em pó. sopa cacau em pó pepitas chocolate Preparação: Bater bem a manteiga com o açúcar até deixar de sentir o granulado. e risque de um lado para o outro.

adoro pêras. a raspa e o sumo do restante limão e bata bem. está cozida). E ainda hoje continuo assim. regue com o sumo de metade do limão e coza-as em água. Infelizmente. Deite o preparado num tabuleiro de 30cm X 15cm forrado com papel vegetal e untado com margarina. :) 600g de pêras 200g de açúcar amarelo 4 ovos Sumo e raspa de 1 limão pequeno 4 colheres sopa de farinha 1 colher de chá de fermento em pó Canela para polvilhar _________________________________________ Descasque as pêras. agora já ninguém mas leva num pratinho à cama.Da ternura. os ovos. Retire o papel com que havia forrado a forma. Acrescente a farinha e o fermento e junte ao preparado. Misture bem. . Escorra a água e reduza as pêras a puré. Desenforme a torta ainda quente sobre papel vegetal ou um pano limpo polvilhado com açúcar. polvilhe com canela e enrole delicadamente com a ajuda do pano. Deixe arrefecer e coloque numa torteira. corte-as em pedaços. Junte o açúcar. Recordações com a mesma doçura daquelas pêras. Coza em forno pré-aquecido a 180º. durante cerca de 20 minutos (quando espetar um palito e este sair limpo.

Reservar. Adicionar o caramelo e as sementes de baunilha. mexendo bem até que fique um creme homogéneo. em lume brando. até que derreta completamente. Pôr os 100 g de açúcar num tacho. Verter a nata aos poucos. até que derreta completamente.g. 100 g de manteiga amolecida 150 g de farinha com fermento 1 colher de chá de fermento químico 2 gemas 3 claras Uma pitada de sal ½ vagem de baunilha ¼ de colher de chá de cardamomo moído Cobertura toffee 100 g de açúcar mascavado claro 250 ml de natas 35% m. Retirar do forno e deixar arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar. Colocar a massa na forma e cozer Cozer por 20-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Ferver a nata numa panela ou no microondas. . mexendo bem até que fique um creme homogéneo. Juntar as gemas. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até ligar todos os ingredientes. Untar com manteiga e polvilhar ligeiramente de farinha uma forma com cerca de 24 cm de diâmetro. enquanto bate.g. batendo bem entre cada adição. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e incorporar na massa. Verter a nata aos poucos. nozes pecan tostadas Pré-aquecer o forno a 180ºC. Verter o creme sobre o bolo e decorar com nozes pecan. Ferver a nata numa panela ou no microondas. em lume brando. uma a uma.Bolo de caramelo Para 6 a 8 pessoas: Bolo 250 g de açúcar mascavado claro (150 g para a massa + 100 g para caramelizar) 200 ml de natas 35% de m. Abrir a vagem de baunilha longitudinalmente e raspar as sementes com uma faca. Bater a manteiga com o açúcar até que fique clara e cremosa. Pôr os 100 g de açúcar num tacho.

Juntar a manteiga. Cozer durante 10 a 12 minutos. Encher 2/3 de pequenas cápsulas de papel. . Incorporar a farinha. Bater os ovos.Mini-madalenas de mel Para aproximadamente 30 unidades: 90 g de manteiga derretida fria 2 ovos 25 g de mel 40 g de açúcar 40 g de açúcar demerara 90 g de farinha com fermento Baunilha Uma pitada de sal Raspa de ½ limão Pré-aquecer o forno a 180ºC.o mel. a baunilha e a raspa de limão e bater bem. com os açúcares e o sal.

Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar. com cuidado. Untar com manteiga e polvilhar de farinha. Misturar a amêndoa em palitos com o açúcar em pó e espalhar sobre a massa. Deitar a massa na forma e alisar a superfície com uma espátula. uma forma com cerca de 24 cm de diâmetro. Juntar a farinha peneirada. Cozer durante cerca de 25 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. pelada e moída 30 g de açúcar em pó 100 g de amêndoa crua em palitos Pré-aquecer o forno a 180º C. batendo bem. para que a massa perca o mínimo de volume. Incorporar as restantes claras. Adicionar a amêndoa moída e depois um 1/3 das claras. .Bolo de claras com amêndoa 250 g de açúcar 125 g de manteiga amolecida 350 g de claras (cerca de 10 unidades) 125 g de farinha com fermento 100 g de amêndoa crua. Bater o açúcar com a manteiga até que fique um creme leve e esbranquiçado. usando a batedeira em velocidade baixa e batendo apenas homogeneizar a massa. Bater as claras em castelo.