You are on page 1of 69

Ângulo do bisel: Ângulo formado entre a borda preparada do componente, e um plano perpendicular a superfície deste componente Ângulo do chanfro: Ângulo integral entre as bordas preparadas dos componentes

Bisel: Borda do componente a ser soldado, preparada a forma Abertura da raiz: Separação, entre membros a serem unidos na raiz da junta.

.

.

.Acopladeira: Maquinário empregado geralmente nas operações de montagem de componentes a serem soldados.

.

Ângulo de trabalho: ângulo formado entre o eletrodo e a superfície do metal de base. quando o eletrodo está apontando para a direção de progresso da solda. no plano perpendicular ao eixo da solda .Ângulo de avanço: Ângulo de deslocamento.

.

.

.

.

.

.

Essa relação visa verificar a mudança da composição química do metal de adição. causada pela mistura com o metal de base ou metal de solda previamente depositado.• Diluição Relação entre a massa do metal de base fundido e o metal de solda. .

.Diluição: a quantidade percentual de metal de base que entra na composição química do metal de solda.

.

.

.

.

.

excluindo o reforço Penetração da Raiz (“Root Penetration”) A profundidade que a solda alcança na raiz da junta . desde a sua face.Penetração da Junta (“Joint Penetration”) A profundidade que a solda alcança na junta.

.

.

.

Welding Positions INCREASING DIFFICULTY FLAT HORIZONTAL OVERHEAD VERTICAL .

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

37 Copyright © The McGraw-Hill Companies. . Permission required for reproduction or display. As well as flat and horizontal Miller Electric Mfg.Welding Positions Overhead Vertical General Electric Corp. Co. Inc. 1 .

.

.

.

.

Terminologia – NBR 10474 . superfície de uma peça ou entre dois componentes. f) chanfro em X. Os principais tipos de chanfros são os seguintes a) chanfro em J. b) chanfro em duplo J. h) chanfro em K. e) chanfro em V. i) chanfro reto. d) chanfro em duplo U. g) chanfro em meio V. para conter a solda. c) chanfro em U. Chanfro: Abertura devidamente preparada na.Camada: Deposição de um ou mais passes consecutivos dispostos lado a lado (ver Figura 3).

para conter a solda.Cobre junta: Material colocado na parte posterior da junta a ser soldada. Face da raiz: Parte da face do chanfro adjacente a raiz da junta. para suportar o metal fundido. durante a soldagem. . Face do chanfro: Superfície de um componente preparada previamente.

.

.

.

.

Junta: Região onde duas ou mais pecas serão unidas por soldagem. de angulo e sobreposta. . Tipos: de aresta. de topo. cujas composições químicas dos metais de base diferem significativamente entre si. Junta dissimilar: Junta constituída por componentes.

. Metal de adição: Metal a ser adicionado à uma junta para sua soldagem ou brasagem. brasado ou cortado. Metal de base: Material a ser soldado.Linha de fusão: lnterface entre a zona de fusão e o metal. de base .

Joint Design BUTT JOINT FILLET JOINT LAP JOINT .

.

.

.

.

.

Operador de soldagem: Pessoa capacitada a operar equipamento de soldagem automático ou mecanizado.Metal de solda: Região fundida durante a soldagem. . Metal depositado: Metal de adição depositado durante a Operação de soldagem.

feito em condições que permitam a modificação estrutural do deposito anterior e de sua zona afetada pelo calor . Passe de revenimento: Deposito de solda. Passe de solda estreito: Passe realizado sem movimento oscilatório apreciável.Passe de solda: Progressão simples de uma operação de soldagem ou revestimento. O resultado de um passe e um cordão de solda.

Polaridade direta: Tipo de ligação para soldagem com corrente continua, onde o eletrodo é o pólo negativo e o componente, o pólo positivo.

Polaridade inversa Tipo de ligação para soldagem com corrente contínua, onde o eletrodo é o polo positivo e o componente, o polo negativo.

.

.

além do necessário parai preencher a junta Revestimento: Deposição de um metal de adição sobre um metaI de base. quando esta junta e posicionada na vertical pode-se ter progressão ascendente ou descendente. para obter propriedades ou dimensões desejadas. Reforço da solda: Metal depositado em excesso.Progressão de soldagem: Sentido em que se executa a soldagem ao longo de uma junta. .

Solda circunferencial Solda executada em uma junta circunferencial.Solda autógena Solda executada por fusão de materiais. Solda descontínua Solda executada de maneira que a sua continuidade seja interrompida por espaçamentos sem solda. sem a participação de metal de adição. .

seja aproximadamente a do metal de base. Solda homogênea Solda executada de modo que a composição química do metal de solda. . seja significativamente diferente da composição do metal de base.Solda heterogênea Solda executada de modo que a composição química do metal de solda.

.

.

Square preps generate very high dilution.avestapolarit. Thin Material. Joint Preparation. This can be reduced by carefully buttering the joint face with high alloy filler metal. http://www.jpg . High welding Current. Thin sheet TIG welded can give rise to high dilution levels.com/upload/steel_properties/Scha effler_large.Causes Of High Dilution High Travel Speed. such as Submerged Arc Welding can cause high dilution. Too much heat applied to parent metal instead of on filler metal. High current welding processes.

The type of joint and the edge preparation. 2. the more is the dilution. % Dilution MIG (dip transfer)-15-30 Metal arc-25-40 Submerged arc-25-40 MIG (spray transfer)-25-50 3. Difference in compositions of filler metal and base metal. The Welding Process Used Welding Process-Approx. . The greater is this difference.Factors Affecting Weld Dilution The degree of dilution depends upon: 1.