You are on page 1of 4

SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II PROFESSOR: CONCEIÇÃO REIS

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II Ler: conhecer, interpretar, decifrar, ampliar, aprofundar. Importância: fator decisivo e imprescindível – investigação Operações envolvidas: reconhecer organizar elaborar valorar entender o significado dos símbolos gráficos utilizado no texto; entrosar o significado das palavras na frase, nos parágrafos, nos capítulos; estabelecer significados adicionais em torno dos significados imediatos e original dos símbolos gráficos utilizados no texto; cotejar os dados da leitura com os meios ideais, conceitos e sentimentos, a fim de aceitar ou refutar as afirmações ou supostas verdades.

Identificação do que lê Leitura Proveitosa atenção interação reflexão espírito crítico análise síntese velocidade assimilação e apreensão conseguir proveito intelectual considerar / ponderar avaliar: julgar, comparar, aprovar dividir tema / determinar relações reconstituir

Análise: estudar, decompor, dissecar, dividir, interpretar. • F I N A L I D A D E S • • • • • • • • aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante; reconhecer a organização e estrutura de uma obra; interpretar o texto, familiarizando com idéias, estilos, vocabulários chegar a níveis mais profundos de compreensão; reconhecer o valor do material; desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipótese e problemas; encontras as idéias principais ou diretrizes e as secundárias; perceber como as idéias se relacionam; identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

Procedimento Escolher obras: visão do todo;

.. -E ainda se me permite mais uma vez indagar: boa essa profissão em que a comadre ora está? -De um raio de muitas léguas vem gente aqui me chamar. Localizar idéias / compará-las entre si. Interpretar as idéias / fenômenos – conclusões. onde ocorrem os significados mais abstratos e simples. uma profissão... retirante.. Desse modo. sim.. e a melhor de quantas há: sou de toda a região rezadora titular. É nesse nível que se instalam no texto o narrador. NÍVEIS DE LEITURA DO TEXTO O texto se estrutura em níveis de abstração crescente.. onde afloram os significados mais concretos e diversificados. o terceiro nível depreende os significados mais simples e abstratos.Como aqui a morte é tanta . que mais fazia por lá? -Também lá na minha terra -É.... Os três níveis que compõem a estrutura do texto são designados pela seguinte nomenclatura: • Nível mais superficial: estrutura discursiva • Nível intermediário: estrutura narrativa • Nível mais profundo: estrutura profunda EXERCÍCIO . -Muito bom dia. pouco existe o que lavrar: mas diga-me. É nesse nível que se podem postular dois significados abstratos que se opõem entre si e garantem a unidade do texto inteiro.... Os três níveis de leitura distinguem-se um do outro pelo grau de abstração: o primeiro nível depreende os significados mais complexos e mais concretos.. .... que nessa janela está: sabe dizer se é possível algum trabalho encontrar? Trabalho aqui nunca falta a quem sabe trabalhar: o que fazia o compadre na sua terra de já? -Pois fui sempre lavrador... o tempo e as ações concretas. lavrador de terra má: não há espécie de terra que eu não possa cultivar....... senhora.. pode-se imaginar que o texto admite três planos distintos na sua estrutura: 1) uma estrutura superficial. os cenários.E se pela última vez me permite perguntar: não existe outro trabalho para mim neste lugar? .Reler: assinalando vocabulário... As diversidades se manifestam no nível da superfície do texto...NÍVEIS DE LEITURA DO TEXTO Morte e vida Severina . onde se definem basicamente os valores com que os diferentes sujeitos entram em acordo ou desacordo. 3) uma estrutura profunda. e a unidade se encontra no nível mais profundo..... Agrupar por semelhança importante/organizá-las em ordem de hierarquia.. os personagens.. -Isso aqui de nada adianta. Destacar idéia principal ou palavra-chave... a verdade é que não pude queixar-me ainda de azar.... 2) uma estrutura intermediária.

... a pita.. o milho..... diga-me ainda.... 212-7. sobem do mar para cá. o caroá.. Olvmpio. farmacêuticos. sabe mortos enterrar? ... que mais fazia por lá? .... comadre. a) Quais são esses três grupos? b) o que afirma os elementos do primeiro grupo? c) O que afirma os elementos do segundo grupo? d) O que afirma os elementos do terceiro grupo? e) o texto constrói-se sobre que oposição semântica? 3.... -E ainda se me permite que lhe volte a perguntar: Ë aqui uma profissão trabalho tão singular? só é possível trabalhar nessas profissões que fazem da morte ofício ou bazar.. João Cabral de........... 1.... 3.. retirante.... o ofício de zelar pela vida é valorado positiva ou negativamente? b) E cuidar da morte é valorado positiva ou negativamente? . defuntos encomendar? sabe tirar ladainhas.. pode manter o seu lar? -Vou explicar rapidamente. a) Quais são esses blocos? Indique as linhas onde inicia e termina cada bloco... 1979.. Poesias completas (1940-1965). a mamona. Imagine que outra gente de profissão similar.. Rio de Janeiro: J.. ANÁLISE DE TEXTO No texto Morte e vida Severina temos um diálogo entre Severino. compadre.... coveiros. -Também de pouco adianta.. MELLO NETO... retirantes ás avessas... remando contra a corrente da gente que baixa ao mar... de adubar nem de regar: as estiagens e as pragas fazem-nos mais prosperar: e dão lucro imediato...... e cultivá-los é fácil: simples questão de plantar. logo compreenderá: como aqui a morte é tanta.... O texto divide-se em dois blocos...de terra mesmo pouco há: mas até a calva da pedra sinto-me capaz de arar..Conheço todas as roças que nesta chã podem dar: o algodão..... sabe benditos rezar? sabe cantar excelências.. -Esses roçados o banco não quer financiar: . b) O que trata o primeiro bloco? c) O que trata o segundo bloco? 2 Os elementos do texto podem ser classificados em três grupos.... não se precisa de limpa.. Só os roçados da morte compensam aqui cultivar. Mas diga-me. nem é preciso esperar pela colheita: recebe-se na hora mesma de semear.... Levando em consideração o ofício que a mulher exerce e o lucro daí advindo. e uma mulher a quem ele pede trabalho. nem pedra há aqui que amassar.. -Agora se me permite minha vez de perguntar: como a senhora. p.. vivo de a morte ajudar. cd. retirante. doutor de anel no anular..

e a civilização. Nelas. 3. enquanto a natureza é o dos perigos. leia atentamente a proposta de redação. e outros . por exemplo. acende e continua Outros mais a acender imperturbavelmente. Como este acendedor de lampiões da rua! LIMA. negativo. o termo natureza é valorizado negativamente. poderá inverter a proposta. Rio de Janeiro. conte uma história em que fique evidenciada a oposição civilização versus natureza. Não se esqueça de que enfatizar as vantagens da civilização não implica aprovar a destruição indiscriminada dos recursos naturais. Talvez não tenha luz na choupana em que habita. Triste ironia atroz que o senso humano irrita: Ele que doira a noite e ilumina a cidade. felicidade. Os fanáticos da ecologia devem-se lembrar de que a natureza é uma madrasta que. alguns atribuem um valor positivo à natureza. Na frase acima. por exemplo. Jorge de Lima: poesia. Se você não admitir que a natureza tenha um valor negativo. Parodiar o sol e associar-se à lua Quando a sombra da noite enegrece o poente! Um. Jorge de.TEXTO PARA ANÁLISE O acendedor de lampiões Lá vem o acendedor de lampiões da rua! Este mesmo que vem infatigavelmente. Agir. Nele. dois. religiões. . procure mostrar. escrevendo um texto em que a natureza tenha valor positivo. você deverá valorizar positivamente a civilização e negativamente a natureza.EXERCICIO A questão da preservação do meio ambiente suscita muitas discussões. Seu texto poderá ser uma narração ou uma dissertação. Para isso. defina que posição você tomará. PROPOSTA DE REDAÇÃO . a superioridade da civilização sobre a natureza. mostrando que a civilização é o lugar do bem-estar. ed. Se você escolher uma dissertação. amor. se não for controlada. Se você optar pela narração. Tanta gente também nos outros insinua Crenças. p. À medida que a noite aos poucos se acentua E a palidez da lua apenas se pressente. 1975. três lampiões. um valor negativo. Você vai participar dessa discussão. Antes de começar a elaborar seu texto. que pode até mesmo levar ao aniquilamento da vida humana. Escreva um texto que oponha a civilização à natureza. 25. vomita fogo sobre os filhos dos homens e engole-os em suas profundas águas. fugindo dos lugares-comuns.