You are on page 1of 3

GUA, NATUREZA E VIDA HEBERT SOUZA SANTOS - TURMA 02 Resenha.

Dialogando ente dilemas: preservao ambiental e desenvolvimento local


Se imaginarmos que a importncia da preservao ambiental (entre naes, continentes e indivduos) se tratou de uma descoberta surgida em pleno sculo XX e XXI, estaramos cometendo, no fim das contas, nos enganando. Durante a 2 Revoluo Industrial e em seus desdobramentos, alguns pensadores/cientistas j deduziam (observando o extrativismo de recursos minerais, a extino de espcies, a poluio dos recursos hdricos, o rpido crescimento demogrfico, a gerao de terras improdutivas e entre outros) que o planeta, futuramente, passaria por mudanas situadas em mbito global. Tal concluso visvel na atualidade, e cabe-nos questionar o porqu no se impediu o agravamento deste processo na poca, j que era possvel supor e ser observado? A resposta ainda mais bvia do que a pergunta. O desenvolvimento econmico - dentro do atual processo scio-econmico que adotamos (o capitalismo) , de certo modo, tratado como fator determinante para garantir equidade entre indivduos e assistncia social, cultural e cvica para todos, mas convenhamos que este discurso no seja to verdico como imaginamos que fosse. Baseando-se nesta introduo genrica, pretendo, nesta resenha, analisar (referenciando-se no que foi apresentado em sala) um dilogo entre a preservao ambiental e o desenvolvimento local, focando, sobretudo, nas implicaes tidas pelo segundo e disparidades entre ambos. Antes de iniciar a discusso, preciso esclarecer alguns pontos, no que se refere ao desenvolvimento local e a preservao ambiental. O desenvolvimento local atualmente se caracteriza por um desenvolvimento global, ou seja, a economia de um pas no se sustenta independentemente, mas atravs de vnculos internacionais com outros pases, tal processo pode ser considerado, grosso modo, como globalizao. Esta caracterstica se resume a todos os pases contemporneos, ressalvando alguns poucos (como Cuba), mas que, tambm, j trilham para esta lgica. Em outras palavras, sendo esta a parte importante, na contemporaneidade torna-se invivel o pas no possuir este contato global, e, por outro lado, torna-se insustentvel este pas no se incentivar num contato local, pois o global no visa o local, mas o local lida e confronta-se com o global.

A preservao ambiental, sem apelar para uma viso extremista, seria um conjunto de prticas polticas, sociais, culturais e cvicas incentivadas por um excelente processo educativo, que permitisse indivduos serem autnomos e conscientes de aes sustentveis e polticas. Neste sentido, a expresso preservao ambiental se situa como um elemento integrante de uma educao ambiental. Tendo em vista as aulas assistidas, um bom campo para compreender o dilema visto na questo ambiental e no desenvolvimento a preocupao e investimento tecnolgico aplicado na agricultura, mormente, na produtividade. A aplicao de produtos qumicos, por exemplo, potencializa o aumento da produo e diminui o risco de perda gerado por bactrias e fungos tidos no cultivo, sem querer realizar qualquer tipo de analogia, mas neste aspecto o agrotxico adquire um papel comercial em oferecer grande e rpida demanda para um pblico, potencialmente, consumista. Contudo, se nota que esta produo fast-food implica em produtos, quimicamente, contaminados para consumidores, produtores e riscos aos lenis freticos. O ideal da produtividade, deste modo, apresenta-se focada na quantidade produzida do que na qualidade, no fim, o produto final (extra) o veneno servido a mesa, os alimentos. O investimento tecnolgico no se priva apenas na questo do aumento de produtividade. As sementes transgnicas, outro exemplo, so sementes, geneticamente, modificadas para suportar fungos e bactrias e, tambm, para produzir/germinar apenas uma nica vez. Esta estranha ocasio estabelece uma relao de dependncia dos produtores com as empresas qumicas, em que os primeiros passam a se privar de quaisquer outras modalidades de produo isenta de insumos qumicos A revoluo verde se tratou de uma doutrina, por assim dizer, em que pregava uma produo correspondente necessidade dos indivduos por alimentao, mas se atenta que o seu surgimento apagou toda a cultura agropecuria tradicional e no acessibilizou alimentos para todos os indivduos, e sim, desperdcio por parte daqueles que tem acesso. Outro aspecto que vale ressaltar, que a revoluo verde, no que se concerne ao aparecimento de empresas interessadas na questo e nas modalidades produtivas, dar-se-ia pouca ou nenhuma ateno as conseqncias advindas do uso destes recursos empresariais, que condenam, na maior parte, a perda do solo, diminuio imunolgica das pessoas e a contaminao de recursos hdricos. Normalmente, se associa que alimentos frescos so os nicos a serem aplicados agrotxicos, entretanto, trata-se de outro engano. Os produtos industrializados, tambm, carregam certa dosagem de qumicos para evitar bactericidas e aumento da produo.

Diante disto, pode-se concluir que a alimentao vendida, fornecida e consumida a mesa uma alimentao, em potencial, infectada, em que a pouca garantia (advinda desta situao) uma herana de futuros doentes e muitos envenenados. A legislao nacional, dentro deste quadro, se omite ou se faz de desentendida sobre o risco do uso legal de agrotxicos perante a sade do trabalhador, em que se torna mais prtico fornecer amparos legais a sade (do trabalhador) de que suspender o uso destes qumicos. Entre uma das tantas justificativas, que apiam esta observao nos rgos governamentais, se remete ao fato que produtos tratados por qumica so potencialmente mais viveis ao grande pblico do que aqueles que no so tratados, ou seja, baixo custo e duvidoso benefcio. O grande pblico referenciado composto, na maior parte, por trabalhadores e pobres, sendo eles os que mais buscam os amparos legais a sade. Se permitir uma observao, curioso o caso, pois se percebe que o Estado acaba produzindo uma demanda (de doentes) para a sade pblica, que, em grande escala, no contemplada, gerando agravamento das doenas e/ou falecimento. O dilogo entre a preservao ambiental e o desenvolvimento global , de certo modo, problemtica, mas se o desenvolvimento partir do local, na capacidade do Estado e dos indivduos de compreenderem modalidades de produo e de fomentao solidrias e ambientais fica, neste sentido, possvel dialogar preservao e economia. Embora esta viso parea utpica, no pretendo declarar que as implementao de projetos que satisfaam ambos sero fceis. Na verdade, duvido at desta satisfao para ambos, haver momentos que a satisfao ser mais para um que para outro, mas compreensvel que haja um entendimento entre ambas, sem que monopolizem decises que impactam a populao em escala.

You might also like