You are on page 1of 3

O MELHOR PÃO DE MILHO.

Segundo minha amiga AKEMI, esta receita é uma daquelas agradáveis surpresas que te conquistam na primeira mordida! Infelizmente estava apenas anotada em seu caderno, sem especificar a fonte. Caso seja de alguém por aí, por favor, levante a mão para creditá-la devidamente! Este pão lembra uma broa só que salgada, perfeito para lanchar ou para o café da manhã. Akemi usou pela primeira vez o melhorador de pão. E a opinião dela foi que a massa ficou mais fácil de sovar, bem macia e se manteve assim mesmo no dia seguinte. Pães fofinhos tendem a dar uma ligeira murchada depois que saem do forno mas estes mantiveram o formato. Meia receita rendeu 16 pãezinhos de 50-53g cada. Coloquei ainda 1/2 ovo que sobrou do bolo de uma outra receita. Quer aprender? Anota ae! Quero agradecer a Akemi pelas receitas! Pao de milho. Bata no liquidificador: 1 lata de 20g de fermento seco para pão 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de sal 100g de queijo ralado 350ml de leite morno milho escorrida (200g drenado)

Deixe bater bem até ficar um líquido liso e homogêneo. Despeje numa vasilha grande e coloque 3 colheres (sopa) de margarina culinária sem sal amolecida e farinha de trigo até dar ponto para sovar (aproximadamente 1kg). Vá adicionando a farinha aos poucos para que não fique uma massa dura e seca. Se utilizar o melhorador de pão, acrescente junto com a farinha de trigo. Para a receita inteira, use um sachet de 10g. Jogue a massa na mesa, limpando bem a vasilha com pão duro e sove por uns 10 minutos, acrescentando mais farinha se necessário, até que fique lisa e não grude demais nas mãos. Modele numa bola, fechando bem as pontas e coloque de volta na vasilha. Deixe crescer coberto com filme plástico por 45 minutos ou até dobrar de volume.

Enquanto isso. Cubra com pano de prato bem torcido e deixe descansar mais 10 minutos.Continue misturando com a colher de pau. Depois do descanso.leite. Divida e modele em bolinhas. Cubra com o pano de prato úmido e deixe crescer mais 30 minutos. Erva doce (à gosto). 70 ml de óleo. 4-Ainda com o auxílio da colher de pau acrescentar cerca de 300 gramas de farinha de trigo e misturar bem.ovo. polvilhe mais fubá sobre os pãezinhos e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até corar levemente. Mais ou menos 450 gramas de farinha de trigo. 1/2 colher de sopa de margarina ou manteiga derretida.Dê alguns soquinhos na superfície da massa. Vá colocando em assadeira untada e polvilhada com fubá. 2 espigas de milho verde grandes cozidas e raladas.(Na realidade acho que poderia ser até 2 colheres de fermento cheias). 5-Acrescentar mais 100 gramas sendo que nessa hora a mistura ainda estará um pouco mole para ser sovada. 1 colher de sopa (grande) de água morna. 6-Adicionar a erva doce .Misturar com uma colher de pau. 3-Num recipiente grande despejar a mistura batida no liquidificador e o fermento dissolvido. 1 1/2 de colher de café de fermento sêco para pão.óleo. 70 ml de leite morninho. 100 ml de açúcar. 1 ovo inteiro. pré-aqueça o forno a 190ºC.margarina.uma pitada de sal. Achate suavemente e remodele as bolinhas. Como preparar!! 1-Dissolver o fermento em um pouco de água morna num recipiente e aguardar uns 10 minutos até a mistura começar a formar bolinhas.açúcar. 2-Bater no liquidificador o milho.

.Eu dividi em 5 porções colocando-as numa forma redonda. coberta com um pano. 10-Quando a massa dobrar de volume tirar o ar e dividir-la como quiser ajeitando-a numa forma.Acrescentar a farinha aos poucos . 8-Passar para o mármore enfarinhada e sovar durante cerca 15minutos.7-Com as mãos enfarinhadas começar a sovar a massa . 11-Descansar mais 45 minutos a uma hora . 12-Assar à 180 graus por 20minutos mais ou menos. 9-Descansar a massa durante uma hora num local seco e aquecido coberto com um pano.sovando até que a massa desgrude das mãos.