You are on page 1of 14

Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a distancia

Atividade Prática Supervisionada – ATPS Disciplina: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Prof.ª: Msc. Mônica Satolani

José Fabrício Freitas 3869755323 Paula de Souza Picanço 4300073079 Amanda Viegas Rodrigues 4352050761 Andréa Neumann Foster 4300073073 Josiele da Silva Gonçalves 3829707035

Pelotas/ RS 2013

coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro. O planejamento é definido como um processo continua e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais. Ver além do horizonte cria competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Visão é a arte de ver oportunidade onde a maioria das pessoas só veem problemas. Na verdade o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançara-los da melhor maneira possível. custos. . Um vendedor não se acomoda com o sucesso de hoje. se não se empenhar correrá o risco de amargas derrotas no futuro. o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcança-los. Em outras palavras poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. Roberto shinpashiki Visão é a arte de ver o invisível. Segundo Márcio Eduardo correia Sampaio. Oque é planejamento? E os tipos de planejamento. empresarial. pois de um modelo teórico para ação futura. Trata-se. coordenador e supervisor de planejamento do Petrobras. A visão é transforma você em uma pessoa especial. qualidade.Etapa 1.o planejar deve ser o primeiro passo de uma instituição seja ela familiar. Aliás. o planejamento envolve varias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela traz conseguem. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando os aspectos como prazo. Ele sabe que na garupa do sucesso sempre vem o fracasso. seguranças. integradas. de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. E. planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Segundo o livro de administração de Idalberto Chiavenato. por ser exatamente oque serve de base para as demais funções como organização. Temos como proposito descrever oque é planejamento e sua importância. publica ou privada. direção e controle. Sabemos que o planejamento é de suma importância. A visão faz com que o individuo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. para os planos se realizarem. Calos Escócia jornalista e economista define planejamento: de forma genérica. O planejamento representa a primeira função administrativa. desempenho e outras condicionantes.

Suas características são: é projetado para o curto prazo. Chega-se a conclusão que o planejamento é a ponta pé inicial para o sucesso e a realização oque se deseja alcançar. envolve cada departamento ou unidade da organização. é definido no nível intermediário da organização. envolve cada tarefa ou atividade isoladamente. é definido pela cúpula da organização. envolve a empresa como uma totalidade. Planejamento tático: o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. obstáculos.  Pró. aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo próximo. é voltado para coordenação e integração. Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. planejamento estratégico. Em razão disso existe uma hierarquia de planos.  Viabilidade de técnica: o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria – prima.. Prevenir. é voltada para a eficácia da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico e suas características são: é projetado pra médio prazo. Há três níveis de planejamento. Tipos de planejamento O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. as condições de financiamento á capacidade de pagar o pagamento etc.ter noção das demandas e riscos. suas características são: é projetado em longo prazo..  Viabilidade politica e institucional: considerar as situações legais. planejamento tático e planejamento operacional. equipamento know-frow e de pessoal especializado etc.  Efetividade de fazer o que tem que ser feito.atividade: antecipar-se aos problemas. é a visão antecipada de ações desencadeadas ao .  Eficiência em fazer mais com menos. Planejamento estratégico: é o planejamento mais envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.  Previsão.Controle e planejamento O planejamento viabiliza a visão antecipada de ações desencadeadas ao longo de um processo. Utilizando-se de todos os meios disponíveis para atingir aos fins que se pretende:  Eficácia de fazer oque é certo.  Viabilidade econômica: diz respeito aos custos e receitas envolvidas no projeto. é voltado para eficiência.

uma organização não-governamental. alguns objetivos pré-definidos. em grupo. Planejamento estratégico é o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais. da melhor forma possível. Maximiano (2006) enxerga uma organização como um conjunto de recursos (humanos. Esta atividade é importante para que você identifique o propósito e as dimensões da Organização como função do Processo Administrativo. Planejamento estratégico é o processo de seleção dos objetivos de uma organização. avaliar os caminhos e construir um referencial futuro. Assim. principalmente. estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. portanto. a morar com dignidade e. . o lado racional da ação. Escolha de projeto de extensão universitária: ❖ A decisão do grupo é a de efetuar o planejamento estratégico de um projeto de extensão universitária com características predominantemente sociais. financeiros e materiais) que busca realizar um mesmo objetivo. por . É a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas. principalmente as pessoas que estão na chamada Terceira Idade. eficiência e a visão no futuro e no sucesso. seja em que fase da vida estejam. ❖ O projeto escolhido pelo grupo tem o nome de PROJETO VIDA PLENA. Esta deliberação busca alcançar. O planejamento é uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade. sendo. antecipando os resultados esperados. iniciar as decisões de um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária que atenda alguma necessidade da comunidade em que a faculdade está inserida. à alimentação balanceada. e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos. Resgatar o conceito de Planejamento e. um órgão do governo. e que. com uma visão também cultural no sentido de ensinar aos alunos da universidade que as gerações mais antigas têm o direito à saúde. Organização é extremamente importante. tendo como finalidade a eficácia. Etapa 2. pode ser uma empresa privada com fins lucrativos.Passo 1: 1. Trata-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações. desde que todos tenham um objetivo em comum. ou qualquer outro conjunto de recursos. pois o planejamento estratégico normalmente é realizado no âmbito de uma organização. e parte do princípio que todos têm direito de viver plenamente. têm o direito de divertir-se de maneira sadia e graciosa. ver além do horizonte.longo de um processo. quando for utilizada a palavra organização. tendo-se a visão como a arte de ver o invisível.

❖ Nossa busca é no sentido de levar a eles alegria. mas estaremos prontos para auxiliar a todos que nos procurarem e tivermos condições para tanto! Etapa 3. funcionários. ou seja. Tito Carvalho (Diretor Vice-Presidente). Direção Direção é acionar e dinamizar a empresa. Sabemos que. ❖ A busca de recursos materiais será feita através da direção do PROJETO VIDA PLENA. resta fazer as coisa andarem e acontecerem. estadual e federal). A influência pode ser feita por diversas formas. mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento. Após o planejamento e a organização da ação empresarial.decisão própria. . música e festa. Uma vez definido o planejamento e estabelecida à organização. exercendo influência sobre os funcionários. o próximo passo é a função de direção.persuadindo. A direção constitui a terceira função administrativa. além de alimentos. da família ou de terceiros acabaram vivendo em instituições para idosos. Essas pessoas. parceiros e amigos do PROJETO VIDA PLENA auxiliarão na captação de recursos e materiais para viabilizar os encontros de todos nas instituições escolhidas para participar do PROJETO. punindo ou coagindo. voluntários. montar espetáculos para apresentar aos moradores e organizar festas para levar esperança e alegria a todos. através de um projeto bem estruturado e campanhas intensivas junto a empresários. É atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança. A direção com uma das funções administrativas. fazer as coisas andarem e acontecerem. recompensando. que. Este é o papel da direção: acionar dinamizar a empresa e faze-la funcionar. com o auxílio da imprensa e das redes sociais. comunidade e governos (municipal. novas instituições poderão entrar em contato para participar desse trabalho. A cada visita às instituições escolhidas iremos levar músicos profissionais e amadores que quiserem cantar e tocar instrumentos. e o uso da autoridade como o ultimo recurso. a cada dia. A direção está relacionada com a ação e como se colocar em marcha e tem muito a ver com as pessoas. esta relacionada com colocar as pessoas em ação. tudo coordenado pelos diretores do PROJETO: Januária Bell (Diretora Presidente). Nilma Wilborn (Secretária) e Sandra Carbonell Palma (Tesoureira). roupas e outros produtos doados pela comunidade em atividades coordenadas pelo PROJETO VIDA PLENA coletando produtos em empresas e pessoas que quiserem ajudar. não recebem visitas de parentes nem têm condições financeiras de uma vida melhor e mais digna. Patrícia Oliveira e Silva (Diretora Executiva). ❖ Além da diretoria. muitas vezes.

A organização de tarefas Brainstorm Para se construir uma lista de tarefas.. precisam ser guiadas e motivadas para alcançarem os resultados esperados delas. a posta-em-marcha de todas as atividades organizacionais cabe à função de direção.precisa comunicar. Definição dos fatores primordiais e dos prazos . treinadas. Para dirigir os subordinados. avaliadas e recompensadas: elas precisam conhecer tudo o que se espera delas e como elas devem desempenhar seus cargos. sem submetê-las a qualquer análise crítica ou censura. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes. doutrinadas. Esta é consequência da ação humana.constituem a plataforma sobre a qual as pessoas vão trabalhar. As pessoas precisam ser admitidas. precisam ser estimuladas a aprender cada vez mais para realizarem todo o seu potencial de desenvolvimento. Todos os recursos organizacionais.Não há organização sem pessoas. Divisão em subtarefas Definição das diversas subtarefas Quanto mais itens e subitens forem gerados maio o nível de controle do projeto. que consiste em anotar em um papel todas as ideias que forem surgindo durante uma reunião. registrando tudo para posterior avaliação. Ela trata basicamente de relações humanas. Segundo Fayol. A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. o administrador. definindo o planejamento. A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização. Uma vez estabelecidos os objetivos. materiais. o trabalho do „dirigente‟ consiste em tomar decisões. liderar e motivar. aplicadas em seus cargos. etc. eles precisam ser complementados pela orientação a serem dadas as pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação. A função de direção se preocupa com as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional.físicos. As organizações são sistemas sociais porque são constituídas por pessoas.em qualquer nível da organização no qual esteja inserido. traçadas as estratégias para alcança-los. estabelecer metas definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização dentro dessas definições o grupo pode fazer a divisão de tarefares. detalhados os programas e procedimentos. pode-se utilizar uma sessão de brainstorm (“tempestade celebra”). tecnológicos. financeiro.

nos deparamos com variáveis que normalmente não são contempladas no arcabouço da maioria das ferramentas de gestão. Quando entramos nesse campo fértil de estudo que é o ser humano. a estratégia se preocupa com apenas uma variável. sob esse prisma. demonstrando que o valor da estratégia não está nos planos produzidos. produto. Definição de áreas da produção Estabeleça as áreas de produção nas quais serão distribuídas as tarefas. . buscando uma resposta ao questionamento central da gestão empresarial: como perpetuar a lucro e. mas sim no processo e nas ações. portanto. decidir. dependem das pessoas que compõem a organização para que os operacionalizem a fim de se obter os resultados esperados pela estratégia. administrar ou gerir estratégias depende de pontos-chaves como: antecipar. processo este que não tem inicio nem fim. como verbos de ação. “sob o ponto de vista” prático. Nas decisões finais. movendo-as com facilidade ou detalhando-as em novos subitens. empreender e criar. Procure identificar as possibilidades de falhas nas etapas de planejamentos e organização. Todos esses pontos. valor e custo. fazer um paralelo das decisões do com a proposta do artigo porque as ferramentas gerenciais podem falhar do professor Sérgio Tittanegro. para garantir que a direção cumpra seu papel. pode-se usar o recurso chamado estruturas de tópicos (outloor). cria-se uma medida de tempo e nessa métrica podem-se definir estratégias como um processo de se olhar o futuro. e talvez nem possam ser. Recursos para auxiliar a organização de tarefas Recursos tecnológicos Para se ter uma lista de tarefas competente e eficaz. por vezes. Por exemplo: todas as tarefas ligadas á recepção juntas. são as determinantes das práticas e condutas empresariais. Estes programas permitem que se agrupem tarefas em níveis e subniveis. disponível nos principais programas de processamento de texto (como MA e Word). Isso propicia uma visão de conjunto de toda a estrutura. Quando se fala de perpetuação. indubitavelmente. quatro fatores devem ser considerados: mercado. Esses fatores são pontos críticos do tipo ”eu tenho que ter os cartazes impressos para distribuição quinze dias antes do evento”. são levadas a gestão das empresas e. agir. Essas variáveis dizem respeitos á psique humana e suas neuroses que. ao mesmo em que funciona como uma ferramenta de arrumação lógica do processo-as e suas etapas.Definição dos fatores essenciais/prazos para a realização do evento.

gerando soluções alternativas. escolhendo estratégias a serem implementadas. retirado do artigo do professor Sérgio Tittanegro. Mesmo assim uma causa como essa pode arrecadar somas consideráveis e auxiliar muitas pessoas. mas sim o auxilio a pessoas idosas que estão colocadas á parte da vida em sociedade pelas circunstâncias. . possuidor de um conjunto de competências e habilidades essenciais. Pois dependeremos da boa vontade das pessoas. melhoria na qualidade de vida dos seus colaboradores e em transformação de suas ações em realizações. contando apenas com a possibilidade. . deve ter uma visão aguçada. bem como na previsão dos problemas que venham a ser identificados no desenvolvimento dos projetos.organização não governamental. seja ele de uma pequena.O texto acima. relata a questão solicitada nesta ATPS para uma empresa. com sucesso. que busca o lucro com meta principal.e pela própria sociedade. média ou grande empresa. no cargo de gerente executivo. das empresas e do poder publico.para as empresasde redução no IR a pagar ao auxiliar uma causa social (desde que devidamente registrada como OMG. No PROJETO VIDA PLENA o lucro não é parte primordial.organização sem fins lucrativos de interesse publico). decisões e determinações reflitam em desenvolvimento para sua organização.Passo 1: Fazer uma análise crítica sobre o conteúdo dos artigos: a) O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica dos professores Paulo Soares e Clarisse Tavares: O Administrador. ou OSCIP. devem ser seguidos os passos descritos. a organização esteja bem estruturada. As possibilidades de falhas no que nos propusemos a efetivar com o esbouço de projeto apresentados são imensas. desde que seu planejamento seja correto. inteligência e percepção para que suas atitudes. Etapa 4. Para realizá-la. Esta atividade é importante para que se perceba o Administrador como agente ativo no processo de busca pelo sucesso da organização e potencial direcionador dos esforços das pessoas. baseia-se no conhecimento detalhado de sua organização. O trabalho do gerente executivo.

o gerente executivo tem que reunir varias aptidões. quais sejam: planejar.Passo 2: . para administrar com sucesso a sua organização. entre outros). Mas estas considerações não serão suficientes se ele não estiver de olho no mercado local e mundial. onde é analisado como entendemos o mundo que nos rodeia e como agimos no cotidiano. Também é abordado o método de resolução de problemas em equipe 8 d. . desde os fundamentos básicos da administração até poder-se dizer que o gerente da Nova Era não será um mero executor. ainda. disponível em. onde eles enfatizam a capacidade que temos de transformar atitudes reativas em produtivas. O Pensamento Sistêmico é a disciplina que proporciona aos indivíduos uma visão da organização como um todo. controlar e comandar. deverá. começando pela disciplina do Domínio Pessoal. para vários autores (Fillion. K. onde é relatadas as oito fases desta metodologia.O gerente. Este método é usado quando a solução do problema está além das capacidades de uma só pessoa. buscando estar sempre atualizado para saber quais as tendências. os autores mostram que é a disciplina relacionada com o alinhamento de pensamentos. C. e onde todos os integrantes da organização estão imbuídos dos mesmos objetivos. b) Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem dos professores Marcio Campelo. Prahalad. organizar. encontrar saídas no meio do caos. Portanto. São características totalmente individuais. onde todos devem estar engajados do mesmo propósito e onde as habilidades do grupo devem ser mais importantes que as individuais. sermos proativos. Estael Cristina e Rodrigo Oliveira. Suas abordagens enfatizam as disciplinas de aprendizagem e ferramentas gerenciais. que é a mudança na maneira da organização pensar sobre melhorias e traçar novas estratégias. fazendo uso das variáveis. pois cada pessoa tem a sua personalidade. Os autores do artigo apresentaram suas considerações sobre a aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem. Nadler e Tushman. A Visão Compartilhada é a maneira que o grupo tem de olhar e buscar resultados. produzirmos ideias construtivas. valer-se dos ensinamentos e das premissas de Fayol. Alex Savana. e assim poder explorar e aproveitar as oportunidades que surgirem. No Aprendizado Em Equipe. A seguir. ele será também um pensador.···. focam nos Modelos Mentais. Nesta abordagem entra o benchmarking.

as empresas se obrigaram a mudar sua estratégia empresarial. apresentando uma análise crítica do grupo sobre os artigos estudados. Toda empresa deve focar nas ferramentas gerenciais. o trabalho em equipe. no intuito de melhorar a eficiência e a eficácia de suas ações. cada uma das disciplinas de aprendizagem. nem a informação. quanto mais rápido a empresa aprende. Não existe um modelo eficiente. mais rápido aumenta a sua vantagem competitiva sustentável perante seus concorrentes (Senge. A organização é . com a abertura do mercado internacional. Refletir para agir. utilizando. visão compartilhada e aprendizagem em equipe – que estimula a criatividade. nem a produtividade.] O centro de nossa sociedade e de nossa economia também não é mais a tecnologia. Conforme o trabalho apresentado por SENGE (1990). Lidar com a incerteza. a Administração figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações. a Teoria de Sistemas. favorecendo e criando flexibilidade e agilidade para que a organização possa. Isto porque essas transformações apresentam grandes desafios às empresas. a informação e a produtividade. 1990. Olhar sempre à frente e ao longe. p. no intuito de buscar melhorias no aprimoramento das atribuições das ferramentas organizacionais. os gestores aprenderão como e quando utilizar as ferramentas de gestão. garantindo as recompensas advindas da inter-relação entre as disciplinas. modelos mentais. apresentando um significado global e mundial.39). levando em consideração as necessidades da empresa. o qual lhes oportuniza serem agentes modificadores do sistema. porém cada empresa deve utilizar a aprimorar suas metodologias organizacionais. “Nos dias de hoje. A moderna Administração não se restringe aos limites ou a fronteiras nacionais. Atualmente. A qualidade dos processos e das pessoas forma a base das organizações que aprendem. [. b) Analise os textos e a figura abaixo e disserte sobre a atuação do Administrador na gestão da organização... É imprescindível que estas cinco disciplinas sejam aplicadas em conjunto para criar um elo coeso e gerar sucesso às organizações. mudando a forma de ver das empresas. onde a rapidez da solução de problemas na busca pela efetividade acarreta na superação de conflitos e na sobrevivência da organização. O fulcro central está na organização: a organização administrada que maneja a tecnologia. criando uma maior capacidade de enfrentar desafios pela observação do meio no qual estão inseridas. a habilidade para enfrentar desafios e a adaptação às mudanças. as quais transformam o ambiente organizacional a fim de se adequarem aos parâmetros. em conjunto. visando ser um diferencial no mercado competitivo. Com a aprendizagem organizacional. abrange cinco disciplinas de aprendizagem – pensamento sistêmico. Através da aprendizagem organizacional os gestores percebem dentro da organização as estruturas sistêmicas por trás dos padrões de comportamento que geram eventos. domínio pessoal.Discutir em grupo sobre os artigos do Passo 1 e incluir os resultados da discussão no tópico Desenvolvimento deste novo relatório. Para Arvie Geus.

e para que as recompensas sejam satisfatórias para que a organização mantenha-se no topo do mercado competitivo. organizar.a maneira pela qual a sociedade consegue que as coisas sejam feitas. A ação social são doações ou projetos que beneficiam alguns grupos. E a Administração é a ferramenta. deve aprimorar o conhecimento. o ambiente. Não há limites nem fronteiras nacionais. O administrador. são ligadas cujos valores são compartilhados pela empresa. promover as habilidades humanas da organização. sindicatos e governo. mas que tenha também um impacto positivo para o conjunto dos afetados por suas operações. famílias de empregadores. a informação e a produtividade funcionam através da organização conduzida pela administração gerindo resultados e produzindo desenvolvimento. em particular o meio ambiente e a comunidade (seus próprios funcionários e o restante da sociedade). ocupa nos dias de hoje lugar de destaque no cenário mundial. e onde se promove a supervisão de primeira linha. preservando-se os recursos ambientais e humanos às gerações futuras (e que trazem vários benefícios para as organizações). fornecedores. gestores ou donos. A sociedade. como comunidades. a função ou o instrumento que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento. realize suas funções com afinco. e sendo o. progredir. a tecnologia. para que o grupo operacional que possui as habilidades técnicas. respeitando sua cultura e agindo de forma ética e transparente. Foi ela que permitiu transformar as invenções científicas em produtos e serviços disponíveis para a maioria da população. Isso pode ser efetivado através das gerências intermediárias. A filantropia é ação social como projetos não ligados diretamente aos negócios das empresas. para que haja sinergia no trabalho a ser realizado. Muitas pessoas confundem responsabilidade social empresarial com filantropia ou ação social de empresas. A responsabilidade social das empresas envolve atitudes. A responsabilidade social corporativa significa entender e agir em resposta a nova demanda da sociedade: que é a de que o valor gerado por uma empresa se reflita em benefícios não somente aos seus acionistas. Que. pensando no sucesso da organização e não apenas no sucesso do gestor ou proprietário da empresa.Passo 3: “Responsabilidade social não é ação social”. A administração. como ferramenta. prosperar. escolas ou Organizações Não Governamentais (ONGs). como topo da pirâmide na organização. Tudo gira em torno da administração: administrar para crescer. . . A administração germinou o desenvolvimento humano no século passado. O administrador deve observar muito bem todas as características do grupo de trabalho. a economia. detém as habilidades conceituais. implantar o trabalho em equipe. ações e relações com um grupo maior de partes interessadas (stakeholders) como consumidores. estimulando o aumento da qualidade de vida das pessoas. as necessidades de cada colaborador.

existem vários termos relacionados. → Auditoria social: avaliação sistemática do impacto social de uma empresa em relação a certas normas e expectativas. normas e providências que as organizações vinculam a seus membros em forma de ideais compartilhados e obrigações. em geral.). expressada em recursos econômicos ou de outro tipo. com o dever de promover seu desenvolvimento e a preservação do entorno vital onde realiza sua atividade. → Código de bom governo: pronunciamento formal de valores e boas práticas dos órgãos de gestão e administração da organização. enunciado com dignidade de preceito a cumprir por todas as pessoas que compõem ditos órgãos. → Capital relacional (capital social): expressão do grau de responsabilidade e integração social das organizações. Alguns autores consideram o capital relacional como um dos componentes do capital intelectual. → Desenvolvimento sustentável: modelo de desenvolvimento que busca compartilhar a exploração racional de recursos naturais e sua regeneração. formulada e implantada sobre a base . se satisfaz as necessidades das gerações presentes sem pôr em perigo a satisfação daquelas que possam ser apresentadas pelas gerações futuras. dentre os quais destacamos os seguintes: → Ação social: ajuda voluntária. em torno do que é bem e mau. → Código de conduta: expressão formal de valores e boas práticas da organização. outorgada pelas empresas a projetos externos de caráter filantrópico e desenvolvimento socioeconômico (assistência social. em particular. eliminando o impacto nocivo da ação do ser humano. de maneira muito especial o Conselho de Administração. medido em termos de capacidade relacional com os distintos grupos de interesses. Compreende o conjunto de valores. educação etc. de acordo com AECA (2004).Em torno do conceito de responsabilidade social corporativa. saúde. enunciado com caráter orientador e normativo e com categoria de preceito a cumprir por todos os integrantes da corporação. O cumprimento de suas obrigações como cidadão corporativo é uma forma de alcançar a legitimidade na sociedade da qual faz parte. → Ética empresarial: é o estudo e a aplicação da moral ao mundo da empresa. do que é correto e incorreto. Às vezes também se aplica aos fornecedores e a outros prestadores de serviços. → Empresa cidadã: Concepção de empresa como membro integrante da sociedade. → Filantropia estratégica: ação social da empresa. A ação social é um dos diversos comportamentos socialmente responsáveis que a empresa pode utilizar. e dos processos produtivos. Com isso.

de um planejamento estratégico de negócio. de legitimidade social. BIBLIOGRAFIA: ➢ http://www. Marcos César. minimização e eliminação do impacto ambiental negativo que ocasiona ou pode ocasionar a atividade da empresa. v. Compromisso com o modelo de desenvolvimento sustentável que se pode alcançar por meio da responsabilidade social corporativa.. em termos quantitativos. → Gestão ambiental: gestão orientada à prevenção. 2004.wikipedia. Este conceito reflete a importância de considerar as consequências econômicas e também ambientais e sociais das decisões que tomam as organizações.scribd. → Reputação corporativa: reconhecimento público alcançado. n. Adcontar. → Sustentabilidade: expressão do impacto de atividade de empresa na tríplice dimensão: econômica.com/doc/53725084/39/Tipos-de-Planejamento-Administrativo ➢ http://pt.administradores.com. junho.1. em certa medida. ➢ BOTTARO. expressão. social e ambiental. p. Prof.br/informe-se/artigos/processo-administrativona-pequena-empresa-a-teoria-vale-na-pratica/22122/ ➢ CAVALCANTE JR. o valor econômico. Ética e Administração: Contextualizando a Discussão sobre os Desafios da Ética no Mundo dos Negócios.org/wiki/Planejamento . Amadeu de Farias. associando a ação filantrópica a alguns benefícios determinados em termos econômicos e de vantagem competitiva. In http://pt. Organização e Normas. Administração. redução. Belém. 15-34. → Tríplice conta de resultados (triple bottom line): é aquela que representa. → Marketing com causa social: campanha com apoio da comercialização de produtos e serviços oferecidos por países com vistas ao desenvolvimento e organizações não governamentais que canalizam ajuda a ditos países. o valor para o desenvolvimento social ou para o meio ambiente que as empresas criam ou destroem. 5.

Rio de Janeiro: Elsevier Editora.br/informe-se/artigos/revendo-o-conceito-deorganizacao/25702/ ➢ http://www.artigos.com. ➢ http://www.planestrategico.html .com.br/planejamento-estrategico/shinyashiki2. 1985.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-e-controle751/artigo/ ➢ http://www.administracaoegestao.br/planejamento-estrategico/conceito-deestrategia ➢ http://www. ➢ STONER.com. Idalberto.br/informe-se/artigos/planejamento-eadministracao-estrategica/48449/ ➢ http://www. Administração: teoria. Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil.administracaoegestao.com.administradores. James A. processo e prática.administradores. 2007. Administração.br/planejamento-estrategico/conceito-deorganizacao ➢ http://www.com.➢ CHIAVENATO.