You are on page 1of 21

Microsoft Solutions Framework

Albert José Hiago Marques Cláudio Barroso

Microsoft Solutions Framework

1 / 20

Introdução
O modelo de processo MSF originou-se em 1994 como um conjunto de boas práticas compiladas pela Microsoft para desenvolver aplicações e em serviços de consultoria. Tem evoluído no sentido de combinar princípios mais eficazes de outros populares modelos de processos em um único modelo.

. modelos e boas práticas que contém uma série de direcionamentos voltados para o aumento das chances de sucesso durante o Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software. princípios.Microsoft Solutions Framework 2 / 20 O que é? Um conjunto de processos.

mas sim como uma disciplina.Microsoft Solution framework Microsoft Solutions Framework 3 / 20 Um projeto MSF é regido por ciclos ou iterações. cada componente da equipe executa suas funções e atualiza o resultado do seu trabalho conforme a necessidade. A cada ciclo. . A Microsoft não classifica o MSF como uma metodologia. Os ciclos se repetem até que o projeto seja concluído ou cada versão seja lançada.

Microsoft Solution framework Microsoft Solutions Framework 4 / 20 O MSF não se aprofunda em detalhes. . Porem não define se você deve usar UML. Exemplo: MSF diz que você terá que fazer uma especificação funcional. análise essencial ou outras técnicas. mas essa característica permitiu uma abordagem simples e direta das técnicas apresentadas. A falta de detalhes pode parecer uma deficiência a princípio.

Visão de projeto compartilhado: O processo de compartilhamento de visão de projeto é especificado no início do projeto. Comunicação: MSF aconselha a comunicação aberta em toda a equipe. clientes e outros componentes do time. . Isto permite definir a direção do projeto.Microsoft Solutions Framework 5 / 20 Princípios da MSF Foco no negócio: Entender porque o projeto existe da perspectiva do negócio e como este valor é medido. Esclarecer as responsabilidades compartilhadas: Todo o time compartilha várias responsabilidades para ensinar ao time e seu relacionamento aos respectivos stakeholders. Na criação desta visão o time se comunica no intuito de identificar e resolver conflitos e resolver visões enganosas.

. aceitando o fato de terem as responsabilidades compartilhadas por tomar decisões. Agilidade: As iterações do ciclo de vida do modelo de processo habilitam ajustes de cursos para a entrega do projeto. direções quando necessário.Microsoft Solutions Framework 6 / 20 Princípios da MSF Mais poderes aos membros do time: Baseado em time de pares MSF dá poderes aos membros do time por ter que atingir as metas e entregas. Membros do time precisam construir qualidade em todas as fases até o sucesso da solução e a organização deve investir educação. treinamento. as organizações de TI não aprendem com as suas falhas de projeto. Investimento em qualidade: todo o time é responsável por balancear os custos. e experiência. e funcionalidades para preservar a solução em qualidade e assegurar a qualidade. O MSF engloba o conceito de contínuo crescimento baseado em aprendizado individual e de time. Aprender com todas as experiências: Dados que a maior causa de falha são praticamente os mesmos.

além de participar das decisões de projeto.Modelos MSF Modelo de time Microsoft Solutions Framework 7 / 20 Habilita a escalabilidade do projeto. todos estes papéis se comunicam entre si e não existe uma hierarquia direta entre eles. . O modelo de times é composto de seis papéis e se baseia no conceito de “team of peers”. ou seja. O princípio básico deste modelo é que cada um desses papéis aborda um objetivo importante para o projeto. Por isso todos os papéis devem estar representados e poder comunicar-se entre si. identifica quem vai trabalhar durante o projeto e linca cada time com um responsável.

Modelos MSF Modelo de time Modelo de Equipe Papel Product Management Program Management Microsoft Solutions Framework 8 / 20 Responsabilidade Representar o cliente para a equipe e vice-versa Gerenciar o andamento do projeto e atuar como um facilitador Projeto e construção da solução Testar a solução Objetivo Satisfação do cliente Manter prazo e custo dentro do estimado Atender à especificação do projeto Abordar os problemas antes da entrega do produto Otimizar a performance do usuário Garantir uma boa implantação e manutenção Development Testing User Education Logistics Management Identificar as necessidades e treinar o usuário Planejar e executar a logística necessária Papéis do modelo de equipe .

Modelos MSF Modelo de time Exemplificando: Microsoft Solutions Framework 9 / 20 Ao longo do projeto o Product Manager pode identificar uma funcionalidade de grande importância para o cliente. mas que não foi especificada no início. a funcionalidade pode ser postergada para outra versão. por sua vez. . foi identificado que serão gastos mais 5 dias para implementação e testes desta funcionalidade. Caso contrário. Conversando com o Developer e Tester. O Program Manager. User Education e Logistics não relataram impacto significativo. avaliará se este tempo adicional é tolerável com base nos limites de verba e prazo. ou pode-se remover alguma outra funcionalidade não prioritária.

Modelos MSF Modelo de time Microsoft Solutions Framework 10 / 20 Fica claro que a boa comunicação permite a rápida tomada de decisões sobre o projeto. pois em geral são conflitantes. . já que cada um deles tem um responsável direto. tais como Program Manager e Product Manager. levando em consideração todos os objetivos do mesmo. Algumas combinações não são recomendadas. Um papel pode ser desempenhado por várias pessoas ou uma pessoa pode acumular mais de um papel.

e os ensaios. Este modelo usa desenvolvimento iterativo rápido com a aprendizagem contínua e refinamento. ocorre nas sobreposições de cada iteração. . o desenvolvimento de produtos. o que resulta em acréscimo mas assegura um fluxo de valor do projeto. Identificar: necessidades.Modelos MSF Modelos de processo Microsoft Solutions Framework 11 / 20 Consiste em séries curtas de ciclos de desenvolvimento e iterações. Cada iteração tem um foco diferente e o resultado é uma porção estável do sistema global.

Modelos MSF Modelos de processo Microsoft Solutions Framework 12 / 20 O modelo de processos do MSF prevê 4 fases : Envisioning. Este documento formaliza de forma sucinta a visão do que será o projeto.Envisioning: documento de visão e escopo. . Developing e Stabilizing. Cada fase descreve um conjunto de subprodutos que devem ser entregues. Modelo de processo 1 . Planning. Com base nesta visão é tomada a decisão sobre a continuidade ou não do projeto. assim como marcos que devem ser atingidos e os respectivos critérios de aceitação. O marco de término desta fase é a aprovação da visão por todas as partes envolvidas.

que servirão como pontos de checagem e testes.Planning: tem como produto o plano do projeto. Visão detalhada do projeto.Modelos MSF Modelos de processo Microsoft Solutions Framework 13 / 20 2 . ou seja. Modelo de processo 3 .Developing: solução propriamente dita. como prazos e recursos necessários. dos quais destacamos a especificação funcional e o cronograma da etapa de desenvolvimento. Esta fase gerará diversas versões intermediárias. todas as funcionalidades planejadas estejam implementadas. O critério de término desta fase é que o escopo esteja completo. que é composto de subprodutos. Toda a execução do projeto estará devidamente planejada. .

Stabilizing: Ela é dedicada a testes sistêmicos e acertos de bugs e de funcionalidades não adequadas a necessidade do usuário. Ela termina quando existe um consenso sobre a qualidade final do produto. Modelo de processo . Novamente são geradas várias versões (alfas e betas).Modelos MSF Modelos de processo Microsoft Solutions Framework 14 / 20 4 .

é algo que pode virar um problema no futuro . Risco. mas um fato. Um problema que já ocorreu não é um risco.Microsoft Solutions Framework 15 / 20 Gerenciamento de riscos O que é um risco? Risco não é um problema. na verdade.

Caso o risco não possa ser evitado. O processo de gerenciamento de risco procede como na tabela de caracterização de riscos. Isto serve como um critério para ordenar e selecionar os riscos de maior exposição.Gerenciamento de riscos: Exemplo Caracterização de Riscos Causa Mau funcionamento do ar condicionado Consequência Incêndio na empresa Probabilidade(1-3) 1 Microsoft Solutions Framework 16 / 20 A possibilidade de incêndio devido a um ar-condicionado sem manutenção é um risco. logo um plano de prevenção é importante. O passo seguinte é planejar como lidar com o risco. se torna necessário um plano de contingência. . que é o produto de ambas. Impacto (1-3) 3 Exposição (P x I) 3 (= 1 x 3) Percebe-se que foi utilizada uma escala de 1-3 para probabilidade e impacto e criamos uma coluna de exposição. O ideal é evitar o risco.

para os riscos de maior exposição (top 10). Responsável Brigada de incêndio Ao soar o alarme do detector de fumaça As fases seguintes são as de acompanhamento do risco e pontos de controle. onde riscos podem ter sido eliminados e novos riscos podem ter sido identificados. . crie planos de prevenção e contingência. A fase de identificação de riscos é semelhante a um brainstorm: só identifique.Gerenciamento de riscos: Exemplo Plano de Contingência Prevenção Manutenção preventiva do aparelho Contingência Ter um plano de evacuação do prédio Gatilho Microsoft Solutions Framework 17 / 20 O nosso exemplo ficaria como expresso na tabela de plano de contingência. não analise.

maximizando a interação com o cliente e a velocidade de desenvolvimento MSF for CMMI Process Improvement – modelo indicado se seu projeto necessita de documentar os passos dados durante o processo de desenvolvimento para ser compatível com CMMI nível III. A partir da ajuda da ferramenta para utilizar o MSF. foram criadas duas instâncias derivadas do que chamamos MSF core versão 4.0.Microsoft Solutions Framework 18 / 20 Ferramentas MSF A para se utilizar na automação do MSF como metodologia em um ciclo de desenvolvimento de software chama-se Visual Studio Team System. estas instâncias são: ● MSF for Agile Software Development – modelo indicado se seu projeto pode ser realizado com um mínimo de pontos de checagem. ● .

além de ser bastante flexível em sua aplicação e suporta múltiplas abordagens. independentemente da sua dimensão ou complexidade. sendo possível sua adaptação para apoiar qualquer projecto.Microsoft Solutions Framework 19 / 20 Conclusão O MSF (Microsoft Solutions Framework) permite uma fácil compreensão. .

GERVAZONI.br/artigo/771/introducao-ao-msf---microsoft-solutions-framework.linhadecodigo. Conceitos iniciais sobre o Microsoft Solutions Framework (MSF) para Desenvolvimento Ágil de Softwares.br/site/pdf/apostila/Engenharia/Intru_Engenharia_Software. Disponível em: <http://marcomendes. 2011.pdf#page=70> Acesso em: 07 jun. Uma introdução ao MSF – Microsoft Solutions Framework. Disponivel em: <http://www. Disponível em: <http://www. MODELAÇÃO DE NEGÓCIO NO MSF VS RUP. professorgersonborges. 2012.com/blog/2011/08/uma-introducao-ao-msf-micrsoft-solutions-framework/> Acesso em: 08 jun. .aspx> Acesso em: 10 jun 2012.Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. 2012. Marcos.aspx> Acesso em: 08 jun. 2012.br/conceitos-iniciais-sobre-o-microsoft-solutions-framework-msf-paradesenvolvimento-agil-de-softwares/10614> Acesso em: 10 jun. Tânia Alves. Disponível em: <http://www.com.devmedia. Conheça o Microsoft Solutions Framework (MSF). JESUS. 2012.pdf> Acesso em 07 jun. 2012.br/artigo/78/conheca-o-microsoft-solutions-framework-msf. VIANNA. Disponível em: <http://www.linhadecodigo. Disponível em: <http://www.net/dl/final_uploads/200508C024. MENDES. Mauro.Microsoft Solutions Framework 20 / 20 Bibliografia REIS.com. Daniel da fonseca. 2005. 2010. 2012. 2012. 2012. iadis.com.Introdução ao MSF – Microsoft Solutions Framework. Engenharia de Software .com. Thiago Pastorello.