You are on page 1of 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a distancia

Atividade Prática Supervisionada – ATPS Disciplina: tecnologias de gestão Prof. Dr. Oderson Dias de Mello

José Fabrício Freitas 3869755323 Paula de Souza Picanço 4300073079 Amanda Viegas Rodrigues 4352050761 Andréa Neumann Foster 4300073073 Josiele da Silva Gonçalves 3829707035

Pelotas/ RS 2013

237. AES SUL.Tecnologia de gestão Nossa equipe escolheu uma empresa publica para fazer a pesquisa pelo motivo de transparencia. cujo acionista majoritário éo governo do estado do rio grande do sul.055. Passo 1. Missao: contribuir para o desenvolvimento da sociedade atuando no setor de energia e négocio associados com segurança. 138 e 69 kv (kilo volts). Valores: ética.4 MVA (mega volt ampéres). excelencia. pelotas. A CEEE transmissão. Localizaçao: a sede da CEEE Transmissao. tendo unidades de operaçao em diversos pontos do estado do rio grande do sul. santa maria e passo fundo. Organizaçao escolhida para o nosso trabalho: COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-CEEE transmissão.000. e unidades regionais de manutençao em porto alegre. pois ela pode divulgar todas as informaçoes ao publico. é aquelas sob a sua responsbilidade disponibilizadas para o estado. cooperativas de eletrificaçao rural e tambem a potenciais consumidores livres e produtores independentes. esta localizada em porto alegre-rs. abrangendo os processos de pré-operaçao em tempo real. canoas. Visão: ser referencia nacional no setor de energia pela excelencia na gestão e prestaçao de serviços. A CEEE transmissão.058 estruturas e operam nas tensoes 230.61 km de estensao de linhas transmisao que são suportadas por 15. supervisao e controle da operaçao de sistemas elétricos de potência. tecnica. Porte: a CEEE Transmissao. cumprindo um papel estratégico. As instalaçoes de propriedade da CEEE transmissao.000. Em linhas de transmissao a CEEE possui 6. referente ao processo de coordenaçao. expandindo seus negocios de forma sustentavel.00. RGE. O seu sistema de transmissao interliga usinas geradoras eo sistema interligado nacional aos pontos de suprimento e centros de consumos em todo o estado. sustentabilidade. é uma das tres empresas de economia mista do grupo CEEE. está enquadrada na categoria de empresa de grande porte. valorizaçao das pessoas. concessionárias municipais. viabilizando o trnasporte e suprimento de energia elétrica ás concessionárias de distribuiçao que atuam no RS como: CEEE distribuidora. a empresa detém a cerficaçao ISSO 9001\2000. Desde 2001. pós-operaçao e normatizaçao. rentabilidade e sustentabilidade. totalizando uma potencia de 8. . segurança. Possui 1200 empregados e um faturamento anual de R$ 470. são compostas por 62 subestaçoes. é a responsável pela maioria das instalações que copõem a rede básica de transmissão de energia elétrica no estado.

Quando mais o administrador se preocupa em saber ou aprender a fazer coisas( abilidadesde executar). que por questao de privacidade não divulgou o seu contato interno na empresa. a visao. ameaças e restriçoes do ambiente externo que a empresa pretende servir. normas e procedimentos responsáveis por regular a atividade dos seus subordinados que executam tarefas ou entao lidao com as tecnologias utilizadas pela empresa. direçao de determinado orgãos.refletir. Assim. precisa estar mais voltado para as rotinas. está em consonância com a teoria apregado no livro texto. tendo em visda as forças e limitaçoes de sua empresa. a direçao e o controle das atividades do seu departamento ou divisão no nivel intermediario. ou de um processo desta empresa. mudança organizacional tem uma certa resistencia dos colaboradores. agir. Todavia. é estar alinhado e principalmente identificado com a missao. Quanto . enssinar. ele precisa conviver com a rotina e com a certeza do dia-a-dia do nivel operacional oi com o planejamento. ou seja. oportunidades. precisa estar mais voltado para a elaboraçao de planos táticos. buscar os melhores resultados para os acionista. organizaçao de diferemtes atividades.”. Este entendimento do entrevistado. a organizaçao. uma quebra do fator costumeiro que essa organizaçao possa adquirir durantes anos. Mudança organizacional É um processo de inovaçao que visa melhoria das organizaçoes. recursos materiais e naturais.Nosso contato foi com o sub gerente da CEEE pelotas. Se ele é um gerente situado no nivel intermediario da empresa. O papel do gestor O papel do gestor de uma organizaçao é entender. A partir desta indentificaçao com o negocio transmissao. dependendo do nivel no qual se situa o administrador. ou ainda com o processo decisório no nivel institucional voltado para a incerteza e para as contingencias. mais ele estara s epreocupando para atuar no nivel operacional da empresa. coordenar pessoas. Se ele é um supervisor de primeira linha situado no nivel operacional da empresa. ter a capacidade de indentificar as oportunidades eas forças que nos credenciam como tambem as ameaças e as fraquezas que podem ofuscar nossa estratégia. Entrevista com o gestor: “o papel do gestor de uma empresa. Papel do administrador Na verdade. se é um diretor localizado no vível institucional da empresa. o papel do administradorné extremamente multivariado e contingencial. e os valores desta organizaçao. os proprietários e tambem a sociedade. entao precisa estar voltado para as demandas do ambiente extremo e para a adequaçao da empresa como um todo as oprtunidades que ele deve entrever e as ameaças e contingencias que ele precisa pressentir nesse ambiente. departamentos ou unidades de organizaçao e para o controle dos resultados departamentais.

engenharia do sistema. na busca da satisfação. manutenção de subestações. comissionamentos. desencadeou uma drástica redução do corpo funcional destas empresas. à empresas descompromissadas com qualidade destes serviços. passaram a contratar atividades indiscriminadamente. Passo 3. proporcionam maior agilidade no processo e são economicamente favoráveis pela disponibilidade destes profissionais no mercado. continuam a ser terceirizadas pois no entendimento da Gestão. não só do cliente. fazendo com que o Ministério Público questionasse este procedimento. BENCHMARKING Características: É um processo contínuo. Este processo. revendo seus processos e a aplicação de Gestão da Qualidade Total. de investigação. tendo como resultado desta ação. Vantagens: Serve para apontar praticas erradas que comprometem o bom desempenho da organização.(19970. mas de todos os públicos de uma empresa. de aprendizagem com os outros. por aposentadoria incentivada ou por sub-rogação de contrato de trabalhos dos empregados com as novas empresas formadas pela aquisição das concessões. para fazer frente à demanda de atividades funcionais. Este novo cenário criado nas empresas do setor levou a CEEE Transmissão a intensificar ações em treinamento. como vigilância. que as empresas concessionárias de serviços essenciais. culminando com a decisão pelo Judiciário. atividades jurídicas. sem experiência no mercado. fiscalização de obras. por empregados destas empresas. maior eficiência e eficácia no seu produto final. vigilância. gerando aumento no numero de acidentes de trabalho. aquisição e implantação de programas gerencias informatizados. atividades administrativas. e também de sua excelência organizacional. Algumas atividades não abrangidas pela decisão Judicial. com alta rotatividade de mão de obra. Passo 2. Gestão da Qualidade Total: A Gestão da Qualidade é baseada em estratégias administrativas para obtenção de qualidade em todos os setores e atividades das empresas. composta pelas empresas de Geração. ETAPA 2. parte dos serviços jurídicos e outras atividades meio. manutenção de linhas de transmissão. (REGE e AES Sul). Na CEEE Transmissão. portaria. requer disciplina e aplicável em qualquer processo. Com este artifício. mais ele estará se preocupando para atuar no nível institucional da empresa. a) Tecnologias e Ferramentas de Gestão segundo o PLT. parte da então CEEE não privatizada. Passo1. foi reestruturada com a formação da Holding Grupo CEEE. . portaria etc. da obrigatoriedade das concessionárias. entregando atividades antes realizadas por empregados comprometidos com a essencialidade destes serviços. optou-se pela terceirização de algumas atividades como: operação de subestações.mais se preocupar em desenvolver conceitos (habilidade de pensar e diagnosticar). Na seqüência da privatização do setor elétrico nacional. de Transmissão e de Distribuição de energia elétrica do estado do Rio Grande do Sul. da execução das atividades fins destas empresas.

assim. ser capazes e intrinsecamente motivadas e sentirem-se coresponsáveis pela visão. discutindo e opinando. Aplicação: Faz com que todos os empregados conheçam com detalhes toda a situação da organização. possibilitando ter um produto ou um serviço com preço mais competitivo. elimina processos. REENGENHARIA Características: Ter o foco nos processos que agregam valor. EMPOWERMENT Características: É reconhecer o valor dos funcionários e delegar-lhes suficiente poder de decisão e responsabilidade no desempenho de suas atividades. para dinamizar o serviço ao cliente. a melhoria dos resultados pela maior contribuição e comprometimento da equipe com eles e pela maior motivação gerada pelo sentimento de pertencimento originado pela maior autonomia e transparência. Uma reconstrução e não apenas uma reforma total ou parcial de uma empresa. pelo fato de seu compartilhamento. Vantagens: Melhor qualidade. é necessário reconhecer que sua essência é as equipes de trabalho autodirigidas. . Há também. Aplicação: A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. comprometerem com os resultados desejados. Aplicação: Para colocar o em powerment em prática. Vantagens: Um dos principais benefícios dessa ferramenta é a viabilização do trabalho em equipe. missão. O simples fato de uma empresa ser o número um não significa que não precisa da reengenharia. e das lideranças. Essas equipes devem ter autonomia para formular e reformular o processo. reestruturando o processo. sobre como administrar melhor suas tarefas sem precisar de consultas e autorização de superiores.Aplicação: É uma Tecnologia de extrema flexibilidade e aplicável a qualquer segmento e porte de empresa OPEN-BOOK MANAGEMENT Características: A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical. Vantagens: Pode contribuir com os gestores. portanto. pelo contrário. Os funcionários com espírito e motivação de líderes. aumento da velocidade de produção e redução de custos. Esta tecnologia produz um incremento na qualidade das decisões. estratégias e valores da empresa. desde que estes disseminem uma cultura aberta e que privilegie o inter-relacionamento entre as pessoas. A reengenharia reduz todos os tipos de desperdícios. mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente. A conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa. em conjunto com os colegas. várias empresas usaram a reengenharia para assegurar sua posição dominante através da redução de custo e de tempos de rotatividade de serviço. pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos. e assim. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual. com o aprendizado continuo que ela oferece e a possibilidade de se discutir as varias opiniões relativas aos objetivos pretendidos.

Este relatório tem por objetivo. são remunerados individualmente enquanto estiverem operando e penalizados financeiramente enquanto estiverem desligados.GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL Características: A Gestão Organizacional Horizontal possui estrutura enxuta. reduzindo os níveis hierárquico existentes nas empresas e ajuda a aproximar os níveis institucionais (de comando) dos níveis operacionais (de execução). pois os riscos envolvidos são muito altos. O reconhecimento explicito do valor econômico do conhecimento. onde os equipamentos que fazem parte da Rede Básica ou Sistema Interligado Nacional. os resultados obtidos com a realização de um workshop das tecnologias aplicáveis no Planejamento Estratégico do negócio Transmissão. Tal ordenação. Conforme legislação que regula o Setor Elétrico Brasileiro. onde Manutenção das Linhas de Transmissão e as Subestações. raramente são pessoas ficaram de fora e sentir alienado de suas empresas. uma das habilidades de fundamental importância. agilizando e democratizando os processos de tomada de decisão. As políticas são mais fáceis e mais rápidas para implementar nas organizações horizontais. Como forma de aprimorar e solidificar este comportamento interpessoal na equipe. No treinamento para formação destas equipes de manutenção. a manutenção é feita utilizando a técnica de Linha Viva pelo Método à Distancia ou ao Potencial. Face a esta regulamentação. a Transmissora tem como receita pelos seus ativos. Um clima e um . Aplicação: A hierarquia horizontal permite que os membros de todos os níveis (ambos os funcionários e gestores) a capacidade de participar e obter um entendimento em primeira mão a respeito de porque e como as decisões são tomadas. o foco principal da CEEE Transmissora é evitar a indisponibilidade destes ativos. Utiliza a capacidade criativa de seus funcionários. geram inúmeras vantagens competitivas. Vantagens: As organizações que aplicam a Gestão Organizacional Horizontal colocam menos stress sobre aprovações e permissões e mais ênfase em grupos de funcionários que trabalham juntos como iguais. Sob este tipo de estrutura organizacional. socialização do conhecimento. que trará bons resultados na geração de novas técnicas. Como estas instalações não podem ser desligadas. levando-se em conta as realidades sociais e culturais dos contextos organizacionais. apresentar à CEEE Transmissão. são as relações interpessoais. b) Relatório dirigido à CEEE Transmissão. em razão dos riscos envolvidos. Uma pequena empresa pode encontrar este tipo de estrutura ternos suas necessidades. existe um achatamento da estrutura. onde as tarefas exigem concentração e trabalho em equipe. a aplicação da Ferramenta de Gestão EMPOWERMANT. exige alta qualificação das equipes executoras. será de grande valia para a CEEE Transmissão. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento Características: O conhecimento dos empregados é considerado o principal ativo intangível da organização. tem papel fundamental para o equilíbrio financeiro do Negócio Transmissão. a RAP (Receita Anual Permitida). em ambos os casos. Vantagens: A Aprendizagem Organizacional possibilita que os próprios empregados sejam treinados e se tornem indutores de novas técnicas de desenvolvimento e otimização de processos de aprendizagem organizacional. ou seja. que por sua vez. auxilia na redução de ruídos na comunicação entre todos os níveis.

elevando o nível de auto-estima e estimulando o comprometimento com o negócio em que fazem parte. quando do desenvolvimento desses sistemas. o risco sobrevém quando da incerteza de se prever os resultados. para percepção do que os ambientes internos e externos da organização indicam em relação às ameaças e oportunidades. se dá a partir de escolhas entre alternativas para possíveis soluções de problemas organizacionais. fazem com que o ambiente organizacional fique cada vez mais complexo. seus componentes e suas interações. ETAPA 3 Passo 1. sendo considerada. Fatores tais como a globalização. Andrade (2000) define risco como uma estimativa do grau de incerteza que se tem em relação à realização de resultados futuros almejados. se as garantias de suporte e atualização do sistema estão contempladas nos serviços oferecidos. A melhor forma de escolher estes sistemas é consultando os cases do mesmo. com o objetivo de se atingir a eficácia de seus processos. com o objetivo de se atingir a eficácia de seus processos. É possível tomar decisões gerenciais sem os sistemas de apoio à decisão gerencial? O processo de tomada de decisão. em muitas organizações. por exemplo) então o ideal é procurar uma empresa que tem um bom produto e que está começando agora (pois se a empresa for antiga e ainda for pequena. para que. pode ser indício da mesma não ter um bom produto)As empresas sentem a necessidade de utilizar algum tipo de sistema. deste modo. para que as escolhas sejam feitas com base na realidade organizacional. bem como a explicitação do total apoio da direção para tal atividade. levando os administradores a reavaliarem constantemente o processo decisório. o avanço tecnológico. é exigida visão sistêmica e cautela nas tomadas de decisão. Um desses fatores é a incerteza. Quais os riscos que o gestor corre neste caso? Existem fatores que influenciam direta ou indiretamente no processo decisório. sabendo onde ele foi implantado com sucesso. bem como a quantidade insuficiente de informações necessárias ao processo decisório. Caso a idéia seja economizar (um empresa pequena. Deles. Que cuidados devem ser tomados? Devemos procurar saber se a empresa responsável é solida. seja assegurado seu bom funcionamento. Deste modo. . pode-se afirmar que o processo de tomada de decisão envolve riscos para os administradores. o desenvolvimento das telecomunicações e a diminuição do tempo de processamento das informações. Assim sendo. faz-se necessário permanente alerta por parte dos administradores. Diante disto.ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento não podem deixar de ser efetivados. como a mais importante tarefa desempenhada pelos administradores. Como definir e escolher o melhor sistema de informações gerenciais para uma empresa? As empresas sentem a necessidade de utilizar algum tipo de sistema.

com.Referencias  http://www.br/pportal/ceee/Component/Controller.com/question/index?qid=20101030183511AANXqgx  http://www.simpep.carlosescossia. Moises M. Grupo CEEE.. RODRIGUES. 2ª versão  FRANCO.html .br/anais/anais_13/artigos/974.answers. CAZELA.br/artigos/administracao-e-negocios/quebra-deparadigmas-as-chaves-para-o-sucesso-empresarial/32381/  http://www.  http://br. Decio.feb.yahoo.unesp. 2011-2015.ceee.aspx?CC=1751. São Paulo: Alínea. Caderno Estratégico.administradores. Edna de A. 2011. Tecnologia e Ferramentas de Gestão.com/2010/02/carlos-escossia-de-forma-generica-o.pdf  http://www.com.com/artigos/sociais/administracao/tomadas-de-decisoes-nasorganizacoes-3412/artigo/  http://www.artigos.