You are on page 1of 11

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC – SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS ITUIUTABA DEPARTAMENTO

DE ENSINO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA 4º PERÍODO

FELIPE MORO DOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Ituiutaba - MG Junho/2013

FELIPE MORO DOS SANTOS

ATERRAMENTO ELÉTRICO Relatório de estágio apresentado ao Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica. do Instituto Federal de Educação.MG Junho/2013 FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO . Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba como componente avaliativo. Orientador(a): Prof. Jacson Hudson Ituiutaba .

Tamanho 14. os seguintes . partes. Centralizado e Letras Maiúsculas) É a enumeração das principais divisões do trabalho (seções.É a identificação geral do estágio. etc. para cada seção.) na mesma ordem em que aparecem no texto e deve indicar. devendo apresentar-se da seguinte forma: • • • • • • Nome do aluno: Felipe Moro dos Santos Empresa: Pontal Minas Materiais Elétricos Supervisor: Adriano Souza da Fonseca Área: Eletrotécnica Período: Diurno Carga horária: 120 horas SUMÁRIO (Negrito.

ele . na empresa de manutenção elétrica. o título e a página onde se inicia o respectivo texto. falta de aterramento ou até mesmo umidade na parte superior do chuveiro. Em quase 100% das casas em que fizemos instalações. Os títulos de todas as seções primárias de um documento devem ser grafados de maneira igual. A margem direita é formada pelos números das páginas. formando a margem esquerda do sumário. O indicativo da seção (algarismo arábico) precede imediatamente o título e é separado por hífen. onde foram vistos chuveiros com resistência queimada. situada na Rua Benedito Waldemar da Silva. onde se encontram os contatos elétricos. a maioria das pessoas não sabe como. Foram realizadas visitas em residências e em alguns comércios na cidade. aquecimento nos fios de alimentação. descrever as atividades realizadas durante o referido estágio.elementos: o indicativo da seção. O objetivo deste estágio é aprender a realizar instalações e manutenções de chuveiros elétricos. 1 INTRODUÇÃO Este estágio foi realizado na cidade de Ipiaçú Minas Gerais. bem como contextualizar as implantações técnicas das mesmas. com o intuito de colocar em prática o que vimos na teoria e com isso me familiarizar com o mercado de trabalho. As subdivisões dos títulos devem ser escritas em espaço simples e somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. pois em minha opinião não é uma área muito observada pelos moradores e talvez nem mesmo pelos próprios eletricistas. Pontal Minas Materiais Elétricos. ligadas aos títulos respectivos por pontinhos. Esse relatório pretende então. os chuveiros não se encontravam aterradas e nem sempre com bitola dos fios correta para aquela determinada potência do chuveiro. 2 DESENVOLVIMENTO Muitos já ouviram falar sobre o aterramento e sua importância em uma rede elétrica. realizando-se as devidas manutenções. e quando. em letra maiúscula e em espaço duplo. No entanto.

Aterrar o sistema. ligar intencionalmente um condutor fase ou. que possui potencial igual a zero. queremos dizer então que. Em geral. o que é mais comum. Se a estrutura metálica de uma edificação está aterrada. Isso provocará a operação de dispositivos automáticos que removerão a tensão nesses condutores. a terra representa um ponto de referência ao qual todas as outras tensões são referidas. uma tensão de referência “zero” é crítica para a sua operação apropriada. Esse aterramento também fornece um caminho para circulação de corrente que irá permitir a detecção de uma ligação indesejada entre os condutores vivos e a terra. A rede elétrica é composta. uma vez que ela nos circunda em todos os lugares. então todos os seus componentes metálicos estão aproximadamente no potência da terra. seu corpo esta aproximadamente no potencial da terra. Os dois são fornecidos pela concessionária de energia local e são suficientes para efetuar uma ligação elétrica em uma residência. ou seja. com um equipamento computadorizado. Ou seja. A terra portanto é uma boa escolha como ponto de referência zero. geladeira. se refere a terra propriamente dita ou a uma grande massa que se utiliza em seu lugar. Quando falamos que algo esta “aterrado”. se comunica com os outros equipamentos. é necessário que haja uma diferença de potencial. O termo aterramento. pois existem variações de tensão na rede elétrica. essa ligação não é perfeita. computador. como chuveiro. o neutro a terra tem por objetivo controlar a tensão em relação a terra dentro de limites previsíveis. Mas. geralmente. Dessa forma. pelo menos. Porém.influencia no funcionamento dos aparelhos eletrônicos. os sistemas elétricos não precisam estar ligados à terra para funcionarem. por dois fios condutores de energia: o neutro. microondas e entre outros. Quando alguém está de pé em contato com a terra. e o fase. um de seu elementos esta propositalmente ligado à terra. quando designamos as tensões. elas são referidas a terra. no caso de um fio fase com potencial de 127V e um neutro com . De fato. diminui as interferências eletromagnéticas e permite a redução dos perigos de choque para as pessoas que poderiam entrar em contato com os condutores vivos. e de fato. basicamente. Para existir eletricidade. O controle dessas tensões em relação a terra limita o esforço de tensão na isolação dos condutores. nos sistemas elétricos. nem todos os sistemas elétricos são aterrados. por onde a tensão elétrica é transmitida.

daí o seu nome. No caso do chuveiro por exemplo. Dessa forma. existe eletricidade. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica. O choque acontece porque existe diferença de potencial entre a pessoa e o equipamento. portanto. ou seja. Alguns tipos de conexões para aterramento: . o valor do neutro em uma residência nem sempre é igual a zero. pois toda carga eletrostática é descarregada para a terra. No entanto. O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio. ou em algo ligado a eles. Esse choque não é muito forte e não causa grandes danos à saúde. isso acontece com muita freqüência no ato de abrir ou fechar o registro da água sendo este de algum tipo de material condutor. o que ocasiona uma descarga elétrica. O FIO TERRA é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto. a diferença de potencial entre eles é de 127V e. eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico. por exemplo.0V. seu valor não se altera. Essa fuga de energia fica alojada nas extremidades metálicas dos equipamentos. devido à “sujeira” causada pelas fugas de energia dos aparelhos. geralmente de cor verde e amarela. ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes e da rede.

como todas as demais normas da ABNT. 6.1. e 6. possui subseções. porém distribuídos de forma independente por toda a instalação.3.3 referem-se aos possíveis sistemas de aterramento que podem ser feitos na indústria.3.3.1.TIPOS DE ATERRAMENTO: A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui uma norma que rege o campo de instalações elétricas em baixa tensão.1. Essa norma é a NBR 5410. . As subseções : 6.3.2.3. a qual.1. Os quatro sistemas da NBR 5410 mais utilizados na indústria são : Sistema TN-S: Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito.3.

ele próprio é ligado ao neutro e à massa do equipamento. e levado até a carga. O neutro é aterrado logo na entrada. Dessa vez. não é aconselhável. Esse sistema. Paralelamente . e é conectado à carcaça (massa) do equipamento . sua identificação é PEN (e não PE. Sistema TN-C: Esquema em que os condutores de proteção elétricos (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos por um único condutor.outro condutor identificado como PE é utilizado como fio terra . após o neutro ser aterrado na entrada. . combinando as funções de neutro e terra por toda a instalação. Podemos notar pela figura 3 que. pois o fio terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor.Na figura 2 que temos o secundário de um transformador (cabine primária trifásica) ligado em Y. embora normalizado. como o anterior).

Sistema TT : Esquema em que o condutor neutro é aterrado em um eletrodo distinto do eletrodo destinado ao condutor de proteção elétrica. A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria. Sistema TN-C-S : Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos em parte da instalação por um único condutor (que combina as funções de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalação através de dois condutores distintos. 3 CONCLUSÃO . independente da haste de aterramento do neutro. Na figura 4 vemos que o neutro é aterrado logo na entrada e segue (como neutro) até a carga (equipamento). Desta forma as massas do sistema elétrico estão aterradas em um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da alimentação. Esse sistema é o mais eficiente de todos.

Título da obra. Grcev.. essas aulas fazem com que o aluno já tenha uma base das atividades. As aulas. Então. ATERRAMENTO ELÉTRICO. BIBLIOGRAFIA As bibliografias consultadas pela Internet e que fazem parte do trabalho devem ser relacionadas. Forma de citar material da Internet: Autor. A vantagem é que se tira proveito de muitas coisas que com certeza vão ser úteis em nosso dia a dia na carreira profissional.procobrebrasil.org/wiki/Terra_(eletricidade).org Acessado em: 21 de março de 2013 Alexandre Capelli. de forma que possam ser identificados seus autores. Hilton Moreno e Paulo Fernandes Costa. Heimbach. Acessado em: 19 de março de 2013. Acessado em: 21 de março de 2013 ANEXO (S) . restando para o estágio.D. Disponível em: http://pt.Este estágio foi muito bom devido a sua variedade de atividades que foram desenvolvidas. pois a empresa não pode parar para explicar a fundo. M. Disponível em: SABER ELETRÔNICA Nº 329/JUNHO/2000. tiveram uma importância fundamental no decorrer do estágio. Terra (eletricidade). Disponivel em: WWW. ATERRAMENTO ELÉTRICO.endereço eletrônico completo>. realizar somente esse aprendizado na prática. não ficando preso a somente uma.wikipedia. durante o curso. L. Acessado em: data de acesso ao documento. Disponível em: <http://www. pois comprometeria sua produtividade.

que serve de fundamentação. comprovação e ilustração. sendo identificado por letras maiúsculas consecutivas. Centralizado e Letras Maiúsculas). travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas.(Negrito Tamanho 14. (ABNT. na identificação dos anexos. quando esgotadas as 23 letras do alfabeto”. . NBR 14724:2002). O anexo é um: “texto ou documento não elaborado pelo autor.