You are on page 1of 50

Instituto de Programação Neurolingüística

Instrutora: Msc. Adm. Yara Jurisch

Instrutora: Msc. Adm.Yara Jurisch
E-mail: yara.jurisch@gmail.com Celular: (31) 8807.1979 Mestre em Educação Tecnológica na linha de Formação e Qualificação Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007); Pós-graduada em Educação tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2004), Especialista e instrutora em Programação Neurolinguística pelo Potencial Instituto de Programação Neurolinguística; Bacharel em Administração de Empresas formada no Centro Universitário Izabela Hendrix (2001). Possui mais de 15 anos de experiência profissional, atuando tanto em empresas nacionais e multinacionais de expressiva relevância no mercado brasileiro como Mannesmann, Unilever e Cera Ingleza e Gerdau, quanto na área acadêmica em instituições como FEAD - Centro de Gestão Empreendedora, Unicentro Izabela Hendrix, Faculdade Senac e Centro Universitário UNA.
Msc.Adm. Yara Jurisch 2

Onde estou
Msc.Adm. Yara Jurisch

Onde quero chegar ?
3

A PNL pode ajudar ...

A Programação Neurolinguistica é o estudo da excelência humana !
Southern Institute of NLP

PNL é o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano. É o estudo de como a linguagem – verbal e não verbal – afeta o nosso cérebro. Ajuda-nos a aprender a nos comunicar melhor com nós mesmos e com os outros; como obter maior controle sobre o que nós consideramos funções automáticas da nossa própria neurologia.
Msc.Adm. Yara Jurisch 4

John Grinder: professor do Departamento de lingüística da Universidade da Califórnia

Richard Bandler: estudante de psicologia.

Fritz Perls (Gestalt)

Virginia Satir (Terapeuta Familiar)

Milton Erickson (Hipnoterapeuta)
5

Msc.Adm. Yara Jurisch

tato e sensação. olfato. Neuro: como o nosso sistema neurológico entende a realidade através dos cinco sentidos: visão. Msc.Programação: maneira como organizamos nossas idéias e ações a fim de produzir resultados. Yara Jurisch (O´Connor. paladar. audição. Linguística: forma como usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros. 1995) 6 .Adm.

Adm. Yara Jurisch 7 . É focada nas variáveis que compõem o comportamento humano. A PNL criou um conjunto de ferramentas poderosas.Estuda o comportamento humano. Msc. técnicas. Trabalha com técnicas de influência e persuasão. estratégias e modelos que podem ser aplicados para definir e alcançar estados desejados e identificar recursos necessários para as situações onde queremos ter um desempenho mais satisfatório.

Msc.Todo comportamento humano é baseado em crenças e valores.Adm. Yara Jurisch 8 . Os comportamentos acontecem através de estímulos (ativadores). A mudança do comportamento indica antes de tudo mudança de crenças e valores. As conseqüências de um determinado comportamento podem ser positivas (desejáveis) e negativas (indesejáveis).

Estímulo Comportamento Conseqüências C r e n ç a s V a l o r e s positivas negativas .

Adm. Yara Jurisch 10 .Msc.

Yara Jurisch 11 .Rapport é uma palavra francesa que significa empatia. harmonia. Msc. sincronização e leva a um relacionamento baseado na confiança mútua.Adm.

Yara Jurisch 12 .Msc.Adm.

Adm.POSTURA VOZ 55 % 38 % 7% PALAVRAS Msc. Yara Jurisch 13 .

O rapport nos ajuda a conhecer o modelo de mundo do outro e melhorar nossa comunicação com ele! O rapport é um relacionamento caracterizado pela harmonia: não indica. Janet Konefal.D. necessariamente. um acordo. . Ph.

.Adm. Yara Jurisch 15 . Elogiar (sinceramente): você sente um grande desejo de ser apreciado.. ! Otimismo. Sorrir (sinceramente). Ouvir. ouvir. ! Decida gostar das pessoas. estimado? Todos sentem. ! Dê opções de melhorias às pessoas ao invés de dizer que elas estão erradas..Chamar as pessoas pelo nome. ! ! ! ! Msc. ouvir.

Yara Jurisch Rapport 16 .Adm. Boa comunicação Espelhamento Msc.O “metaespelho”: temos uma grande capacidade de nos refletirmos nos outros.

Procurar produzir de forma confortável. verbal ou não-verbal. elegante e sutil. Msc. os elementos da fisiologia e do comportamento do outro. discreta. Yara Jurisch 17 . externo ou interno.Adm.

Interrupção da fala do outro: não saber escutar. Pessimismo: se você quer afastar alguém..)..Adm.... quebrador universal de rapport. Ficar olhando para o relógio (.sem comentários..Carranca: é o contraponto do sorriso . Yara Jurisch 18 . conte suas mágoas. Msc.

o paciente.Ator 1: GUIA É o elemento do grupo encarregado de facilitar a utilização da técnica experimentada pelo explorador. É o outro cônjuge. como marido/esposa.Ator 2: EXPLORADOR É o elemento do grupo que irá experimentar. à outra pessoa significativa numa relação. C . GUIA EXPLORADOR A C OBSERVADOR B B . vivenciar e explorar a técnica exercitada. professor. Yara Jurisch 19 . o cliente. conforme os diversos contextos. consultor. vendedor. a quem se pretende ajudar. auxiliando o GUIA. Corresponde. pai/mãe. a papéis ou funções habituais.Cada pessoa possui um papel no grupo: explorador.Adm. o aluno. na vida real. Corresponde ao papel de um observador ativo. guia e observador: A . no plano da vida real.Diretor: OBSERVADOR No grupo. é o elemento que assiste ao exercício. o filho. Corresponde. Msc. terapeuta.

Adm. Yara Jurisch 20 .C A B Msc.

(1) O mapa não é o território.Adm. Yara Jurisch 21 . Msc.

Msc. Yara Jurisch 22 .Adm.

Yara Jurisch 23 .Adm. faltando apenas serem capazes de utilizá-los nos momentos e contextos apropriados. Msc.(2) As pessoas dispõem de todos os recursos internos de que necessitam para mudar.

Adm.(3) O significado da comunicação é o resultado que ela apresenta. Yara Jurisch Processo de comunicação Informação comunicada 24 . Informação original Msc. Não há fracassos na comunicação: apenas resultados.

Msc.Adm. mude o discurso ! 25 . Yara Jurisch Se o discurso não está funcionando.

Os seres humanos se comunicam em dois níveis: o consciente e o inconsciente. O limite da capacidade de processamento da mente inconsciente não é conhecido Msc. Conscientemente. Yara Jurisch 26 .Adm. a maioria das pessoas consegue processar de 5 a 9 estímulos ao mesmo tempo.

As pessoas fazem as melhores escolhas disponíveis para elas.Adm. 10 (4) Msc. com base nas possibilidades e capacidades disponíveis no seu modelo de mundo. Yara Jurisch 27 .

Adm. Yara Jurisch 28 . Msc.(5) As pessoas mais flexíveis têm maior probabilidade de obter os resultados que desejam.

A sua comunicação produz os resultados desejados? Pode haver alguma mensagem inconsciente que você está passando ou recebendo sem perceber? 4 Msc. Você tem outras opções disponíveis? Se não. Se você for mais flexível. 1. Yara Jurisch 5. Você tem todos os recursos para qualquer mudança que desejar fazer. obterá resultados diferentes? 5 29 . O mapa não é o território: como outra pessoa que você conhece perceberia esta situação? 2 4.Adm.1 2. você pode desenvolvê-las? 3 Espaço problema (P) 3.

Sem esse entendimento. Para se relacionar bem com pessoas é preciso entender as razões que as levam a ser do jeito que são. Yara Jurisch .Modelos Mentais e Metaprogramas “ Liderança um dia teve a ver com a força. não há liderança.Adm. Hoje. tem a ver com o relacionamento entre as pessoas.” Gandhi Msc.

Adm. Yara Jurisch .NOSSA PERCEPÇÃO Msc.

Adm.O que você vê ? What do Msc. . Yara Jurisch É um rosto…. E a palavra “Liar”….

A bola central esquerda é maior que a direita ? Não… Elas são do mesmo tamanho. Msc.. Yara Jurisch .Adm..

ou uma CAVEIRA ? Msc.Adm. Yara Jurisch .Você vê uma mulher com um palhaço numa mesa.

Adm. ou um rosto de Msc. Yara Jurisch mulher ? .Você vê um Saxofonista.

Por incrível que pareça.Adm. Yara Jurisch .. não há nenhuma mulher nua nesta imagem .. Msc.

SISTEMA OPERACIONAL DA MENTE COMPORTAMENTO Msc.Adm. Yara Jurisch FISIOLOGIA REALIDADE .

Msc. Yara Jurisch . A utilidade de qualquer metaprograma depende da tarefa que a pessoa quer realizar. ordenam e operam pensamentos. Ajudam a descrever a estrutura da experiência subjetiva do ser humano.METAPROGRAMAS São “processos mentais” que organizam como as pessoas percebem.Adm. comportamentos e sentimentos.

Adm.Metaprograma 1: Formas de representação do mundo Representadores VISUAIS Representadores AUDITIVOS Representadores CINESTÉSICOS Msc. Yara Jurisch .

Adm. Yara Jurisch .Metaprograma 2: Direção da motivação BUSCAR Ir em direção ao PRAZER FUGIR Afastar-se da DOR Msc.

Yara Jurisch .Adm.Metaprograma 3: Padrão de autoridade EU Estrutura Conceitual INTERIOR OS OUTROS Estrutura Conceitual EXTERIOR Msc.

Metaprograma 4: Padrão de trabalho OPÇÕES Que improvisam PROCEDIMENTOS Que seguem regras Msc.Adm. Yara Jurisch .

Yara Jurisch .Adm.Metaprograma 5: Relação entre as coisas COMBINADOR Relação por SEMELHANÇAS CONTRASTADOR Relação por DIFERENÇAS Msc.

Adm.Metaprogramas: ferramentas de Msc. Yara Jurisch Filme: A Venda da TV .

: Modernas Técnicas de Persuasão. e HERD. John H. Donald J. David: Neurolingüística nos Negócios. São Paulo: Editora Best Seller Os conceitos e bases da organização da aprendizagem.BEBENDO DIRETO DA FONTE. Visão Geral. Richard e GRINDER.. embora superficial dos instrumentos de PNL. São Paulo: Summus Editorial.: A Quinta Disciplina. Peter M.Adm. SENGE. São Paulo: Summus Editorial. Estudo detalhado do metamodelo de linguagem. Msc. ROBBINS.. John: A Estrutura da Magia. John: Sapos em Príncipes. MOINE. MOLDEN. BANDLER. A. São Paulo: Editora Best Seller. Richard e GRINDER. A PNL aplicada a vendas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S. Anthony Poder Sem Limites. BANDLER. Rio de Janeiro: Editora Campus Técnicas de PNL aplicadas às empresas. Apresentação inicial de algumas técnicas de PNL. Yara Jurisch 45 .

” (Confúcio) Msc. Yara Jurisch 46 . vejo e recordo.“Ouço e esqueço. faço e aprendo.Adm.

Adm. Yara Jurisch 47 .10% do que lemos 20% do que ouvimos 30% do que vemos 50% do que vemos e ouvimos 70% do que ouvimos e logo discutimos 90% do que ouvimos e logo realizamos Msc.

.

Filme: Escalada para o Sucesso Msc. Yara Jurisch 49 .Adm.

1979 Msc.jurisch@gmail. Yara Jurisch 50 .Instrutora: Msc. Adm.Yara Jurisch E-mail: yara.Adm.com Celular: (31) 8807.