You are on page 1of 18

Apresentação: “Instrumentos de avaliação psicológica”.

INTRODUÇÃO

. dentre outras.Testes Psicológicos “Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação de características psicológicas. segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos”. memória. nas áreas emoção/afeto. atenção. motivação. cognição/inteligência. são registros de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos. personalidade.

. Respostas abertas.. TDAH. Wartegg. IFP. construí construídas pessoalmente. Projetivos Ênfase na abrangência e riqueza das informaç informações por meio de respostas livres. EFN. Respostas Fechadas e elaboradas previamente.. IHS. ESA. EFEx. Z-Test.Algumas Divisões Didáticas. Rorschach. BPR-5. Colúmbia. ESI. WISCIII... ISSL. Escalas Beck.. WAISIII. HTP. . Desenho da Família. Figuras de Rey. EFS. Zulliger. • Quanto ao formato: Testes Psicológicos Objetivos Ênfase na objetividade e padronizaç padronização dos estí estímulos e respostas.

EFN.. SMHSC. Diagnóstico Organizacional. EVHAD.Algumas Divisões Didáticas. EFEx. Escala Hare. QSG. Compreensão leitora. . WISC III. IFP. SDT.. Rorschach. Figuras de Rey. TDAH. Função do Jogo Colaborativo. ESA. • Quanto a quem utiliza: Instrumentos de Avaliação Exclusivo de psicólogos * Aprovados pelo CFP Não-restrito à psicólogos * Não dependem da aprovaç aprovação do CFP Com finalidade de pesquisa * Ainda não aprovados pelo CFP (em pesquisa) Anamnese. Jogo Reflexivo do casal. Desenho da Família. Escalas Beck. ISSL. TAT. Manual Prático de Avaliação do HTP. Colúmbia. Z-Test. Zulliger. IECPA. Jogo das Profissões. TDE. CONFIAS. Wisconsin. EFS. Wartegg. EFE. BPR-5. IHS. Guerra ao Stress. ESI. ADT. IAT. WAIS III.

EVHAD. ESA. ISSL. organizaç organização perceptual.Algumas Divisões Didáticas. Wisconsin.. Colúmbia. ADT. Função do Jogo Colaborativo. linguagem. Wartegg. orientaç orientação vocacional. ansiedade. Jogo Reflexivo do casal. Compreensão leitora. TDE. SDT. raciocí raciocínio.. estresse. ESI.... relaç relações interpessoais. lideranç liderança. IAT. Jogo das Profissões. estruturaç estruturação familiar. empatia. funç funções sensoriosensoriomotoras.... EFS.. Figuras de Rey. QSG. TAT. adaptativos e problemá problemáticos.. HTP. aprendizagem e memó memória.. Escala Hare. extroversão. Cognitivos/Inteligência Atenç Atenção. dinâmica familiar. Desenho da Família. Rorschach. Escalas Beck. Habilidades Específicas Administraç Administração do tempo. Guerra do Stress. IECPA. Z-Test. BPR-5. • Quanto ao que avaliam: Instrumentos de Avaliação Personalidade Comportamentos sociais.. IFP. TDAH. dé déficit de atenç atenção e hiperatividade. EFE. WISC III. EFN. SMHSC.. Zulliger. CONFIAS. lateralidade. Diagnóstico Organizacional. . WAIS III.. rendimento acadêmico. funç funções executivas. IHS. EFEx.

SMHSC. IFP. Escolar Anamnese. Figuras de Rey. Organizacional BPR-5. EFE. IHS. Escala Hare. IECPA. Escalas Beck. Jogo das Profissões. IFP.Algumas Divisões Didáticas. EVHAD. SDT. TDAH. BPR-5.. Wisconsin. SMHSC. WAIS III. Guerra ao Stress. IHS. Z-Test. QSG. EFE. Escalas Beck. Wisconsin. Jogo Reflexivo do casal. EFEx. EFN. Guerra ao Stress. Compreensão leitora. CONFIAS. ESA. ESI. IECPA. Diagnóstico Organizacional. QSG.. • Quanto às áreas de utilização: Instrumentos de Avaliação Clínica Anamnese. EFN. EFS. Rorschach. Compreensão leitora. . EFEx. BPR-5. Colúmbia. IAT. TDAH. ISSL. IHS. WAIS III. WISC III. ESI.. TAT. ESA. ISSL. IFP.. Figuras de Rey. EFS. EFEx. TAT. QSG. EFS. Escalas Beck. CONFIAS. ADT. Colúmbia. SDT.. WISC III. ISSL. IECPA. ADT.. Jogo das Profissões.

É importante destacar que um mesmo instrumento pode ser utilizado em diferentes áreas de atuação .

..” Inventário Fatorial de Personalidade (IFP) Empresa Clínica Escolar Jurídica ... “...Exemplificando.mesmo teste em diferentes áreas de atuação.

... há diferentes testes...Exemplificando..para o mesmo objetivo. “.” + indicado para empresas (coletivos) Avaliação da Personalidade + indicado para uso clí clínico e aplicaç aplicação individual Objetivos Projetivos IFP EFS e EFEx IHS Rorschach Z-Teste e Zulliger* HTP* Fique Atento! O Z-Teste é de aplicação coletiva!!! * finalidade de pesquisa .

Correta utilização: Como o teste psicológico é um instrumento de avaliação subjetivo. é aconselhado a aplicação de 2 ou + técnicas numa mesma avaliação para uma melhor análise do sujeito. BPR-5 Z-Teste IFP EFEx TIG-NV IHS EFS HTP I SSL IFP WAIS-III Be c k TIG-NV -III C S WI .

Algumas Referências de Literatura em Avaliação Psicológica .

Elizabeth Teresa Brunini Sbardelini & Ricardo Primi Apresentação: A área da Avaliação Psicológica tem sido destacada como uma das prioritárias nas discussões sobre políticas de pesquisa em psicologia. . Os textos aqui presentes retratam questões e problemáticas distintas. representando as mais diversas e atuais expressões da Avaliação Psicológica no Brasil. Tratase uma série de livros cuja principal preocupação está em representar e caracterizar os mais significativos avanços da área de Avaliação Psicológica. Traz preocupações de um grupo de pesquisadores que se interessam na produção de conhecimento nesse campo. Sua linguagem objetiva aliada à profundidade dos conteúdos e das referências. medidas e instrumentos Autores: João Carlos Alchieri e Roberto Moraes Cruz Apresentação: Temas em Avaliação Psicológica é a mais nova coletânea que a editora Casa do Psicólogo oferece à comunidade científica brasileira. Os organizadores da coletânea se comprometem a oferecer publicações com um impecável nível de qualidade e periodicidade quadrimensal. disponibilizados por professores. abordadas por profissionais com diversos vértices teóricos e metodológicos e com práticas em múltiplos contextos. Com uma temática de relevância para as necessidades do cotidiano. Contextos e Questões da Avaliação Psicológica Autores: Fermino Fernandes Sisto. métodos. contempla ao leitor. pesquisadores e profissionais da área no Brasil. uma revisão indispensável na manutenção de sua informação e na sua atualização enquanto profissional. Esta obra reflete o desejo de se colocar em pauta essa discussão.Avaliação Psicológica: Conceito. procura preencher uma lacuna da publicação técnica da psicologia. para a formação continuada e também no uso junto às disciplinas de Avaliação Psicológica na graduação.

LAMP. .) Apresentação: Técnicas de Exame Psicológico é uma série de livros que visam constituir o manual de ensino dos testes psicológicos e outras técnicas de avaliação psicológica nos institutos superiores de ensino no país. sob a organização do Laboratório de Avaliação e Medidas em Psicologia . Avaliação Psicológica .Raquel de Souza Lobo Guzzo (Orgs).Técnicas de Exames Psicológico Autor: Luiz Pasquali (Org.TEP . alunos e professores de Psicologia. especialmente da graduação. A coleção contém trabalhos elaborados por especialistas brasileiros na área de avaliação psicológica e procura responder a uma preocupação manifestada por esses mesmos especialistas com referência à inexistência de manuais atualizados e que apresentem criticamente os fundamentos e as técnicas disponíveis no Brasil sobre avaliação psicológica. o conteúdo apresentado e discutido em dois seminários sobre avaliação psicológica realizados no Departamento de PósGraduação em Psicologia do Instituto de Psicologia e Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade de Campinas. um manual útil e prático para o aprendizado da teoria e da prática dos instrumentos psicológicos. O objetivo da coleção consiste em colocar à disposição de pesquisadores e estudantes.Perspectiva Internacional Autores: Solange Muglia Wechsler . Apresentação: A proposta deste livro é dividir com a comunidade científica.

no contexto da lei. A pesquisa relatada neste livro se propõe a investigar os indicadores no teste de Rorschach que orientem o fornecimento do porte de arma de fogo. que exige a avaliação psicológica do interessado para o porte de armas.Avaliação psicológica p/ porte de arma: Rorschach Autora: Maria Cristina Maciel Pellini Apresentação: A partir da nova Legislação de 1997. Material: Manual de aplicação e avaliação e caixa com materiais lúdicos. técnicos e científicos. Desenvolvimento do Comportamento da Criança (Kit completo) Autora: Elizabeth Batista Pinto Apresentação: Estudar o processo de desenvolvimento do comportamento da criança normal de 1 a 12 meses incompletos de vida. os psicólogos se viram diante da tarefa de propor um sistema adequado para que essa avaliação seja efetuada dentro dos padrões éticos. .

fantasias de cura e enfermidade e a influência histórica). isto é. como material de estudo e ensino. ansiedades. elaboração do material recolhido e a devolução da informação. No uso destes. tem. as seguintes finalidades: 1. como base para futuras investigações e pesquisas no campo das Técnicas Projetivas.Indicadores Psicopatológicos nas Técnicas Projetivas Autora: Elsa Grassano Apresentação: Para realizarmos o Psicodiagnóstico dispomos de diversos instrumentos como. ampliar a área de investigação diagnóstica e prognóstica de cada teste. criar um contexto de referência. prolongar o psicodiagnóstico. Este livro. Podemos falar de sua utilidade como manual de consulta por psicólogos. segundo sua autora. diferenciação de tipos de personalidade ou quadro psicopatológico. existem várias etapas: aplicação. e a explicação dinâmica do caso individual (condutas. na atuação clínica. assim. (modalidade de comunicação. entrevistas e testes psicológicos. obter o máximo de informação com um número mais restrito de testes. realizado com aportes da teoria psicanalítica (Klein e Bion) e da teoria da Comunicação. ou seja. 2. evitando. entre os quais se destacam os projetivos. Apresentar os indicadores do material que nos informem sobre três áreas de indagações: diferenciação de graus de patologia (o grau de integração e desenvolvimento conquistado pela personalidade do paciente). sintomas. a psicóloga Elsa Grassano. explicitar critérios de interpretação das respostas projetivas. . as defesas e os pontos de fixação dominantes).

Guia de Referência: Testes Psicológicos Comercializados no Brasil Autores: João Carlos Alchieri. Trata-se de um livro cuja principal preocupação está em representar e caracterizar os testes mais atuais na área de Avaliação Psicológica. Ana Paula Porto Noronha e Ricardo Primi Apresentação: A necessidade de um livro que pudesse orientar o profissional e o acadêmico de psicologia na escolha de testes a empregar. O leitor irá encontrar em uma linguagem objetiva os conteúdos e as referências dos instrumentos na sua origem. foi uma constante pela atualização dos instrumentos brasileiros. A Casa do Psicólogo apresenta o Guia de Referência dos Testes Psicológicos comercializados no Brasil como uma obra de informação e consulta atualizada sobre a questão dos testes no país. uma revisão indispensável dos principais indicadores metodológicos dos testes e demais características técnicas dos testes comercializados. Os autores apresentam um trabalho sistematizado e em seguimento. o que possibilita ao leitor novas revisões dos testes com qualidade e a atualidade para a qualificação da Avaliação Psicológica no Brasil. .

Material: Manual. . Trata-se de um material didático de grande importância para professores de graduação e pósgraduação. CD-ROM com os slides e protocolo para o professor fazer suas anotações.Técnicas Projetivas Gráficas – Por que Sim? Por que Não? Autora: Jurema Alcides Cunha Apresentação: Neste manual a autora comenta e faz considerações sobre Técnicas Projetivas Gráficas ilustradas por uma seqüência de cinqüenta e sete slides.

de Pesquisa.com. .Maiores informações por e-mail: testes@casadopsicologo.br ou telefone (11)30343600 – Depto.