You are on page 1of 10

SEMINÁRIO BÍBLICO DO NORDESTE. KLEBER DANIEL DA SILVA.

PROJETO MINISTERIAL
Mensagem: Os Olhos do Homem de Deus

como requerimento da disciplina de Livros Históricos do Antigo Testamento. KLEBER DANIEL DA SILVA. Daniel Araújo. 21 de Dezembro de 2010 SEMINÁRIO BÍBLICO DO NORDESTE.2 Carpina. 21 de Dezembro de 2010 . sob a orientação do facilitador Pr. Carpina. PROJETO MINISTERIAL Mensagem: Os Olhos do Homem de Deus Projeto Ministerial apresentado ao Seminário Bíblico do Nordeste.

.............................................................. 8 Bibliografia......................................................................................... Visão de Amor...............................................................8-23......................... 3 1................................... 3 Titulo da mensagem: Os Olhos do Homem de Deus............................................... A Luta do Homem de Deus Aplicação 3.................... 6    Porque Temer? O Poder de Deus Aplicação 4............................................. 3 Introdução................................................................................................................................................... 4    A palavra que preserva a vida A Obediência a Deus Acima de Si Mesmo Aplicação 2............. A visão da Grandiosidade de Deus... 5    Ilustração: A serpente e o vaga-lume..............3 SUMÁRIO Leitura do texto de 2 Re 6... Uma visão de Salvação. A Vida que Emana A Luz de Deus Enfurece o Inimigo............... 7    Os Olhos da Misericórdia Os Olhos da Sabedoria Aplicação Conclusão......................................................................... 8 .....................

para que experimenteis qual seja a boa. concluir. citarei algumas: “1. compreender.706). 7. Transição . agradável e perfeita vontade de Deus”. 5. provém de nossos pressupostos. 11visitar. No seminário há uma disciplina chamada cosmovisão (visão do universo\ visão do mundo). 10. revela o nosso âmago. a forma como agimos nesta vida e os conceitos que usamos para justificar nossas práticas. 8. mesmo em um livro secular a principal função da visão é nos dar a verdadeira percepção das coisas.2 diz: “E não vos conformeis com este século.reparar em. define exatamente quem nós somos. o modo como interpretamos tudo o que captamos pela mente. 12. que seria base da crença de cada individuo.observar. 6examinar.reconhecer. 9. em outras palavras.enxergar. mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.4 Leitura do texto de 2 Re 6. Portanto. mesmo com a nossa visão física em perfeito estado. 2001. pois mesmo um homem que nunca viu a luz do dia pode enxergar a verdadeira luz de Deus.encontrar com. presenciar. Descrição Segundo o dicionário Aurélio há pelo menos 20 definições para a palavra ver. 2.investigar. que é guia fiel e seguro para todo o homem que segui-lo.conhecer ou perceber pela visão . P. 3assistir a. È por isso que Rm 12.8-23 Titulo da mensagem: Os Olhos do Homem de Deus Introdução O modo como vemos o mundo. seja consciente ou não.avaliar” (FERREIRA. Afirmação Infelizmente nós sozinhos não podemos ter essa percepção. ou seja. Nós aprendemos que a forma como enxergamos e interpretamos o mundo. 4. o que temos de mais profundo estabelecido no coração.deduzir.

 A Obediência a Deus Acima de Si Mesmo O texto de 2 Re 3. se ele caísse na armadilha preparada pelo rei da Síria. Mas como diz Paulo no mesmo capítulo de Efésios. ouve ou vê qualquer coisa.12). por saber que este rei não agradava ao Senhor. que o rei da Síria usaria para matar o rei de Israel (vs. para percebemos para onde estávamos indo e assim. como sabemos. no verso 5. o morto não fala. Ele nos deu visão. Como agora . que por causa da riqueza da misericórdia de Deus.1. Veja a ação de Eliseu. agradável e perfeita vontade de Deus? Neste texto de 2 Re 6. a boa.Uma visão de Salvação  A palavra que preserva a vida (leia os versos 8-12). Deus lhe revelou as estratégias. estando vós mortos em vossos delitos e pecados”.8-23. Paulo diz que “Ele vos deu vida. e assim ele usou da revelação para salvar a vida do rei de Israel (vs. O que revela outra peculiaridade dos homens guiados pela luz de Deus. e a Ele pertence à vida. Em Ef 2. 1. Assim estávamos cegos e caminhando para o terrível e inevitável abismo do inferno. Mas como servo obediente. o homem de Deus age como tal. destacaremos alguns pontos que caracterizam a visão do homem de Deus. voltamos deste caminho de eterna destruição. e a grandeza do seu amor.5 Como reconhecer que a minha visão está sendo guiada pela luz de Deus? Como perceber a realidade de Deus em minha vida? Como ver e agir como um homem que tem a visão de Deus? Será que estou experimentando em minha vida.  Aplicação A vida é o maior dom de Deus. nós hoje temos vida. Portanto.9-10). e avisa o rei do destino certo de morte. nos revela o desprezo e antipatia que o profeta Eliseu tinha pelo rei de Israel.13-14. o amor pelo inimigo.

Depois de algum tempo nesta peleja. No que a serpente concorda. transmitindo a palavra de salvação ao rei de Israel (brilhando a luz de vida divina).  Aplicação .8). algumas vezes o subjugando. podemos servir como porta-vozes de Deus. Certo dia a serpente viu o vaga-lume a voar.Faço parte de a sua cadeia alimentar? Outra vez a serpente responde: Não! .Então porque você esta me perseguindo? Sem cerimônia alguma a serpente diz: porque odeio vê-lo brilhar. o inimigo Sírio se enfurece e procura prender Eliseu. Enfurece o Inimigo  Ilustração: A serpente e o vaga-lume. 2. mas antes ele pede a serpente permissão de lhe fazer três perguntas. apontando o caminho de salvação para outros que estão cegos. cercando toda a cidade. enviando para onde este morava. o melhor do seu poderoso exército (vs. e começou a persegui-lo implacavelmente tentando devorá-lo. tinha um dos exércitos mais fortes e por muito tempo foi um dos mais perigosos vizinhos de Israel.Alguma vez te fiz mal? A resposta veio seca: Não! . sem perceber a destruição que se aproxima. o vaga-lume já cansado e sem forças.13-14). Quando Eliseu exerce a vontade de Deus.A Vida que Emana A Luz de Deus. Então pergunta o vaga-lume: .6 vemos. resolve deixar de fugir e aceitar o seu destino.  A Luta do Homem de Deus A síria era uma poderosa potência da época (vs.

sabendo que. o homem de Deus não se desespera. e Paulo também nos consola com estas palavras: “portanto. lembremos que o Senhor nos alertou que “No mundo. sua confiança no Deus vivo é tamanha.58). servo de Eliseu se desespera. meus amados irmãos. (1 Co 15. Como é maravilhoso o poder da oração? . pois em frente aos seus olhos a tropa do rei da síria estava preste a cair sobre eles (vs. por frustrar seus interesses. Quando nossa vida brilha. poder de Deus na vida daquele que crê. Então usa como arma para se defender a oração (vs. pois o que mais o alegra é a vida de um crente sem fruto. passais por aflição. E simplesmente orando a Deus.15-18) Vendo o tamanho do poder do inimigo.16).  O Poder de Deus (vs. a presença do Espírito Santo. o poder de Deus que lhes garantia 100% de salvação (vs. qualquer prognóstico humano diria que a chance deles escaparem seria de 0%. o vosso trabalho não é em vão”. eu venci o mundo” (Jo 16. ele não só abre os olhos do seu servo incrédulo como toma o controle do exército que veio prendê-lo. no Senhor. saibamos que despertaremos o furor do inimigo. Mas ante a perseguição. 3.33).17). Geazi. Porém os olhos de Eliseu viam outra coisa.7 O brilho na vida do crente é o testemunho de uma vida cristã autentica. sem brilho. onde é facilmente identificada a imagem de Cristo. que o faz ver a diferença do Poder de Deus (no qual ele se apóia).15-18) Diante de tamanho poder bélico.18). sede firmes. e dos homens (vs.A visão da Grandiosidade de Deus  Porque Temer? (vs. e sem saída.15) “cavalos e carros e fortes tropas” contra dois homens que não eram guerreiros e desarmados. pelo contrário. inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor. mas tende bom ânimo.

Apavoramos-nos como o servo de Eliseu e muitas vezes dizemos: “Ai meu Senhor o que faremos?” no coração e na visão do homem de Deus. e o seu poder é incomparável. 23). que todos nós. ainda alimentou-os. onde estava o rei e exército de Israel. mesmo que o mundo inteiro se levante contra nós. A atitude de Eliseu em demonstrar misericórdia à vida dos homens sírios. a capital de Israel. e muitas vezes pensamos que vamos ser destruídos. se a guerra se estende-se (vs.  Aplicação A palavra de Deus nos ensina. 19-23) Eliseu agora tem a vida de seus inimigos em suas mãos. éramos por natureza inimigos de Deus. vemos o imenso poder do inimigo. confiando em nossas próprias forças.8  Aplicação Quando estamos cegos. Além de Eliseu poupar-lhes a vida. sendo assim. sempre “mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. Você pouparia e alimentaria seu inimigo?  Os Olhos da Sabedoria Como diz o texto. porém por causa da sua misericórdia e grandeza do seu .Visão de Amor  Os Olhos da Misericórdia (vs. O rei de Israel estava pronto para executar a pena. deve estar sempre a perspectiva de que o Senhor é soberano. nunca estaremos em desvantagem. mas a direção do homem de Deus é sempre contrária do mundo. poupando a vida de muitas pessoas que seriam tiradas. a intenção da Síria para com Israel era a guerra. 4. e ao conduzi-los a Samaria. rendeu a Israel um período de paz. parece que o destino destes é a morte. para que estes ao serem enviados ao seu Senhor chegassem em perfeito estado. no verso 1.

e enxerga com a lente do amor de Cristo. por isso. resiste à perseguição. ele vê a necessidade do mundo. Bibliografia ALMEIDA. o qual é bendito eternamente. confia no poder de Deus. que o mundo não entende nossas atitudes. pois são passos dados pela impulsão do Espírito Santo (1Co 2. seu proceder espanta o mundo que não enxerga o que os seus olhos vêem. revista e atualizada. discernindo a verdade. Sabedoria de Deus no homem é sua ação a luz das escrituras. demonstrando amor pelo próximo. FERREIRA. só em Cristo é que temos paz com Deus. Mini Aurélio Século XXI Escolar. Seus caminhos são corretos. . sendo reconhecido como verdadeiro discípulo (Jo 13.9 amor nós estamos salvos (vivos). o minidicionário da língua portuguesa . Bíblia de Estudo Almeida. 2006. Aurélio Buarque de Holanda. Vivendo como Cristo viveu. Ed. pois vê nestes. amém. Barueri-SP. Ele é guia apto e seguro. se compadece dos necessitados. 2001. Proclama a salvação. José Ferreira de. Conclusão Portanto. conforme Rm 5. Jesus também advertiu que só aquele que demonstra este amor. Ele ama os seus inimigos.RJ. homens pelos quais o seu Senhor morreu. sabemos que os olhos do homem de Deus.13-15). pode identificar-se com Ele. que tudo o que vê. Sociedade Bíblica do Brasil. Nova Fronteira. depende totalmente do Senhor de sua vida. pois confia no Senhor que abre os olhos daqueles que andam na escuridão. E sabe muito bem.1. Rio de Janeiro . 4º edição revista e ampliada. podem ver além do que os olhos físicos podem perceber. Pois seus olhos estão abertos por Deus para entender a realidade. promovendo a paz.35).

Mundo Cristão. Métodos de Estudos Bíblicos.10 HENRICHSEN. . 1997. São Paulo-SP. Walter A.