You are on page 1of 2

1- A Intel, por buscar ideias fora de sua equipe, investindo milhões em startups ao redor do mundo, utiliza o método da inovação

aberta e tem como principais vantagens a limitação de custos e riscos, permite rápida renovação de ideias, reduz o tempo para introdução no mercado e, pelas empresas externas possuírem funcionários que não estão acostumados com seu modo de pensar, possuem ideias diferentes e talvez até simples, que não foram levantadas antes pois o foco principal dos funcionários internos da empresa ser outro. A desvantagem principal de tal tipo de inovação pode ser considerada o possível problema de comunicação entre as pessoas. Os funcionários internos podem não estar tão abertos às novas ideias, impedindo o crescimento do projeto. A Heineken, ao criar um concurso para que seus funcionários exponham suas ideias, tem como base a inovação fechada, abrindo espaço apenas para o pessoal de sua empresa. Desta forma, tem como vantagem uma certa liderança ao apresentar o produto no mercado pois, como os criadores do novo projeto estão dentro da empresa, a cópia do mesmo é dificultada e atrasada. Entretanto, suas ideias podem não ser tão diversificadas já que todos os colaboradores dividem um mesmo ambiente, uma mesma rotina. 2- A Intel Capital teve em vista o interesse maior da empresa Intel ao investir em startups. Limitou o valor de seu investimento, utilizou de outras empresas como centro de pesquisa, levando em conta a quem pertence o conhecimento. A empresa utiliza de alianças estratégicas, desenvolvendo novas tecnologias outras empresas como a PagPop, por exemplo.

3- A Tripla Hélice aborda a relação entre empresas, Governo e Universidades na geração de conhecimento e inovação para o mercado. Enquanto as empresas utilizam do conhecimento de mercado e demanda de novas ideias, as universidades surgem com conhecimentos novos, que aguardam apenas as oportunidades necessárias para coloca-los em prática. Os estudantes aguardam esta oportunidade para aplicar na prática o que aprendem em aula. Entretanto a falta de pressão por resultados podem afetar tal grupo. Por se tratarem de estudantes, muitos ainda não desenvolveram a sede por liderança existente nas empresas. Para qualquer empresa, uma pequena falha pode resultar em grandes prejuízos e para os estudantes, tal erro conta como experiência. Neste contexto o governo entra fornecendo suporte, seja politico ou financeiro. A relação entre a Intel e as Startups gera benefício para ambos os lados. Uma pequena empresa não consegue mobilizar uma universidade pela sua causa, mas grupos de empresas conseguem gerar esta demanda. Permitindo que os universitários ou iniciantes trabalhem gerando lucros para a empresa pode vir a gerar um ciclo virtuoso de inovação e desenvolvimento. Obviamente um reconhecimento financeiro pelas descobertas tende a consolidar a parceria e incentivar ainda mais os iniciantes.

Caso esses produtos sejam indispensáveis para a vida dele. Dilma apenas está impedindo que os produtos sejam vendidos e criando problemas com outros países que poderiam ser colaboradores para o crescimento de empresas brasileiras não tenho certeza. caso sejam substituíveis. tal aumento pode gerar lucros para o Brasil.4. Porém. acho que pode ser algo relacionado a isso! .Acho que nesse caso pode-se falar sobre a necessidade que os outros países tem em relação aos produtos brasileiros em questão.