You are on page 1of 21

As dez caractersticas da comunho dos santos Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assemblia de Deus

no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Meus amados e queridos irmos em cristo Jesus, a PAZ DO SENHOR!

Nesta oportunidade vamos meditar na Palavra de Deus que se encontra no livro de 1 Joo 3.11-20. 11. Porque esta a mensagem que ouvistes desde o princpio: que nos amemos uns aos outros. 12. No como Caim, que era do maligno e matou a seu irmo. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram ms, e as de seu irmo, justas. 13. Meus irmos, no vos maravilheis, se o mundo vos aborrece. 14. Ns sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmos; quem no ama a seu irmo permanece na morte.

15. Qualquer que aborrece a seu irmo homicida. E vs sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. 16. Conhecemos a caridade nisto: que ele deu a sua vida por ns, e ns devemos dar a vida pelos irmos. 17. Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmo necessitado, lhe cerrar o seu corao, como estar nele caridade de DEUS? 18. Meus filhinhos, no amemos de palavra, nem de lngua, mas por obra e em verdade. 19. E nisto conhecemos que somos da verdade e diante dele asseguraremos nosso corao; 20. Sabendo que, se o nosso corao nos argi, maior DEUS do que o nosso corao e conhece todas as coisas.

I. O QUE A COMUNHO DOS SANTOS

Do que acima afirmamos, depreende-se: a comunho dos santos implica, primordialmente, na aceitao plena, por nossa parte, daqueles por quem Cristo morreu. Definamo-la de conformidade com o Novo Testamento. 1. Definio. comunho dos santos o vnculo espiritual e social estabelecido pelo Esprito Santo entre os que recebem a Cristo como o seu nico e Suficiente Salvador. Tendo como base o amor, tal vnculo faz com que os crentes sintam-se ligados num s corpo, do qual Cristo a cabea (Ef 4.1-16). 2. A origem da nomenclatura teolgica. Embora tal expresso no se encontre nas pginas do Novo Testamento, sua idia acha-se permeada em toda a Bblia Sagrada. Ela foi usada, oficialmente, pela primeira vez, num sermo pregado por Nicias de Remesiana por volta de 400.

A comunho dos santos o vnculo espiritual e social estabelecido pelo Esprito Santo entre os que recebem a Cristo como Salvador.

II. A COMUNIDADE DOS BENS

A Igreja de Cristo mostra o que pode fazer o amor de Deus em nossos coraes. Um amor, alis, que se traduz em prtica e no em meros conceitos. O que dizer, por exemplo, da comunidade de bens? 1. Comunidade de bens. Prtica observada nos primeiros dias da Igreja, quando os crentes, premidos pelo amor de Deus, vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade (At 2.45). 2. A histria da comunidade de bens. Segundo alguns historiadores, a comunidade de bens nasceu entre os essnios - seita judaica que floresceu durante o perodo interbblico. Todavia, no levaram eles seu projeto adiante, por causa de seu legalismo e falta de amor. No entanto, a comunidade de bens no somente floresceu entre os cristos, como tambm espraiou-se por todos os continentes onde o Cristianismo verdadeiramente observado. Hoje, a comunidade de bens dos cristos traduz-se em hospitais, asilos, creches, leprosrios etc. Nenhuma outra religio, em toda a histria da humanidade, mantm laos to firmes de amor como o Cristianismo.

A comunidade de bens era uma prtica observada na igreja primitiva que consistia em levar os bens aos apstolos, a fim de que os repartissem, conforme a necessidade de cada crente.

III. COMO VIVER A COMUNHO DOS SANTOS

Observemos, pois, como poderemos viver, em sua plenitude, a comunho dos santos. 1. Amando-nos uns aos outros. Tendo em vista o amor fraternal no fingido, amai-vos, de corao, uns aos outros ardentemente (1 Pe 1.22 ). 2. Empatizando nos uns com os outros. Significa comungar, sincera e amorosamente, dos sentimentos de nossos irmos, conforme enfatiza o apstolo Paulo: Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram (Rm 12.15). 3. Socorrendo os domsticos na f. Quem so os domsticos na f? Se bem atentarmos epstola que enviou Paulo aos glatas, verificaremos que so aqueles que fazem parte da famlia de Deus. Por conseguinte, devem eles ser a nossa prioridade mxima: Ento, enquanto temos tempo, faamos o bem a todos, mas principalmente aos domsticos da f (Gl 6.10). 4. Orando uns pelos outros. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficcia, a splica do justo (Tg 5.16 - ARA).

A comunho dos santos pode ser experimentada atravs do amor mtuo, da empatia, da ajuda aos santos em suas necessidades e orando uns pelos outros.

A comunho dos santos a unio que existe entre todos os membros da Igreja.

Comunho significa unio, ligao, sociedade de vrias pessoas que formam um mesmo corpo. Por comunho dos santos entende-se a unio que existe entre todos os membros da sociedade que a Igreja.

A Igreja um corpo, cuja cabea Jesus Cristo. Ora, um corpo no pode subsistir sem que haja unio entre seus membros, bem como entre os membros e a cabea.

Por "santos", aqui, entende-se os membros da Igreja, e no os santos canonizados.

IV. ELEMENTOS QUE PROMOVEM A MANUTENO DA COMUNHO. 1- O Amor. Caracterstica principal dos discpulos de JESUS o amor uns pelos outros. Jo 13.35; I J 1.7. O amor fraternal deve existir entre os crentes. Hb 13.1; I Pe 3.8. A palavra grega usada para amor fraternal fila/delfoj - Philadelphos (Amor Fraternal). Sem amor tm-se ajuntamentos interesseiros, e, quem sabe, alguma fraternidade; ou, egoisticamente, um paliativo para a solido. 2 Unio: JESUS declara que a unidade da igreja um testemunho para os descrentes (Jo 17.20-23). Paulo conclama a igreja unio e no a diviso (1 Co 1.10-13). Quem ama a DEUS e no ama a seu irmo, mentiroso (1 Jo 4.20). Temos uma s f, um s ESPRITO, um batismo, um Senhor (Ef 4.5,6; Fp 1.27). O caminho para a unio a humildade (Fp 2.2-5). bom viverem unidos aos irmos (Sl 133.1). 3 - Paz: DEUS deseja que o corpo de CRISTO se esforce para que tenha paz (Rm 12.18; 14.19; 2 Co 13.11; Cl 3.15; Ef 4.3; 1 Ts 5.12,13; 2 Tm 2.22; Hb 12.14; 1 Pe 3.11). Pelo ESPRITO SANTO temos paz com DEUS e com os irmos (Rm 8.6; Gl 5.22). O Senhor DEUS de paz (1 Co 14.33; Hb 13.20).

4 - Atitude: Devemos estender a mo da comunho (Gl 2.9). O trabalho social tambm uma forma de evangelizar. Alis, essa a linguagem que o mundo entende (1 Jo 3.17). 5.- Intercesso: a orao dos santos uns pelos outros de suma importncia para a perfeita comunho (2 Co 1.11; Ef 6.18; Rm 15.30). O ESPRITO SANTO muitas vezes desperta algum no corpo de CRISTO para interceder por outro (Ef 3.14). 6.- Cuidado mtuo (Cl 3.16). A Bblia manda fazer uns aos outros: servir humildemente (Jo 13.14; Gl 5.13), amar (Jo 13.34), preferir (Rm 12.10), receber (Rm 15.7, cumprimentar afetuosamente (Rm 16.16), suportar (Ef 4.2), perdoar (Ef 4.32), ensinar (Cl 3.16), consolar (1 Ts 4.18), edificar (1 Ts 5.11). 7.- Uso dos Dons espirituais: So concedidos por DEUS para promover a edificao (1 Co 14.26; Ef 4.12) e a unidade da igreja (Ef 4.13, 1 Co 12.25). DEUS repartiu com os membros dons diferentes (1 Co 12.29,30), para que haja diversidade na realizao da Sua obra (1 Co 12.4-6), atendendo a cada necessidade do Corpo de CRISTO (Rm 12.4-8; 1 Co 12.17-20). Esta diversidade dos dons tambm promove a interdependncia entre os membros, para que ningum se julgue superior ou auto-suficiente (1 Co 12.21,22).

Precisamos procurar manter sincera e ardentemente a comunho com DEUS em CRISTO, a fim de sermos mudados gradativamente para servirmos uns aos outros. Certamente isto requer entendimento, e tambm , sensatez, como Paulo afirmou em Efsios 5.1,2; 5.17- 21. A Igreja, como corpo de CRISTO o contexto onde estas coisas devem ocorrer e quando isto no acontece, h algo de errado com esta igreja e com seus membros. No evangelho de Joo encontramos trechos da chamada orao sacerdotal de CRISTO nos quais o Senhor intercede pela unidade de seus seguidores: PAI SANTO guarda-os em teu nome que me deste, PARA QUE ELES SEJAM UM assim como ns somos um. Joo 17.11

Todos os membros da Igreja so "santos" no sentido de que esto unidos a Jesus Cristo, que a prpria santidade. nesse sentido que S. Paulo chama de santos os destinatrios de suas epstolas: Vocatis sanctis, e S. Pedro chama a todo o povo cristo uma nao santa. Tambm pode-se dar esse ttulo aos membros da Igreja militante - os que esto vivos - em razo de seu chamado santidade, e porque receberam pelo batismo um carter de santidade.

O efeito da comunho dos santos tornar os bens espirituais da Igreja comuns a todos os membros que a compem.

A Sagrada Escritura em diversas passagens usa a figura do corpo para representar a comunho dos santos. No corpo existem muitos membros, embora constituam um s corpo; cada qual exerce funo diferente e tem dignidade desigual; todos trabalham no para seu prprio interesse apenas, mas tendo em vista o interesse de todo o corpo (por exemplo, o olho v, o ouvido escuta, a mo trabalha, no para si mesmos, mas para todo o corpo); a unio entre eles to grande que, se um sofre alguma dor, todo o corpo sofre; a cura de um afeta a todos. Assim, na Igreja, h diversidade de povos, de funes, de dignidades, mas h um s corpo.

Por comunho dos santos entende-se a unio que existe entre todos os santos, desde o Pentecostes at o arrebatamento. A igreja a comunidade de todos os cristos de todos os tempos. Por santos, aqui, entende-se os membros da Igreja, e no os santos canonizados. No h comunicao com os santos do cu, mas certamente h comunho (Hb 12.22-24; Jo 17.20,21). Essa a Igreja Crist invisvel. considerada invisvel porque ningum pode ver a f do outro. Ela invisvel para os homens, mas no para Deus, pois "o Senhor conhece os seus" (2 Tm 2.19). A comunho perfeita entre cu e terra somente ocorrer na plenitude dos tempos (Ef 1.10,23).

A palavra grega koinonia (comunho) significa compartilhar ou participar mutuamente de algum evento comum ou acordo. No AT a idia de comunho diz respeito ao relacionamento do homem com o seu prximo (Sl 133.1) e no do homem com Deus. Mesmo o fato de Abrao ser chamado amigo de Deus (Tg 2.23) e Moiss ter falado com Deus face a face (Dt 34.10), no significa que hajam eles provado a mesma comunho com Deus, como os crentes da nova aliana (Jo 15.14). A comunho no NT envolve tanto o relacionamento entre os irmos como tambm com o Pai, com o Filho (1 Jo 1.3) e com o Esprito Santo (2 Co 13.13). A comunho comea com a Trindade, e amplia-se para os filhos de Deus (Jo 17.3,6,10,11, 14). O termo grego koinona envolve tambm as idias de companheirismo e contribuio, pois essa uma maneira de compartilharmos com outras pessoas de nossas posses materiais. No grego, a idia expressa por um verbo e um substantivo, a saber: 1. Omilo, (comungar com). Esse verbo aparece 3 vezes: (Lc 24.14,15; Atos 20.11 e 24.26). 2. Koinona, (comunho). Esse substantivo ocorre por 18 vezes: At 2.42; Rm 15.26; 1 Co 1.9; 10.16; 2 Co 6.14; 8.4; 9.13; 13.13; Gl 2.9; Fl 1.5; 2.1; 3.10; Fm 6; Hb 13.16; 1 Jo 1.3,6,7. Somos participantes da mesma natureza: os redimidos e santificados. Partilhamos da mesma vida (a vida eterna que Cristo nos d) e da mesma verdade (o testemunho do evangelho de Cristo). As metforas utilizadas para representar a igreja falam de comunho: Somos uma famlia. Somos irmos, da famlia de Deus (Ef 2.19; 3.15). Deus representado como um Pai de famlia e ns, seus filhos e servos (Mt 12.49-50; 13.27; 20.1; 2 Co 6.18; 1 Jo 3.14-18). Devemos tratar uns aos outros como uma famlia (1 Tm 5.1,2). Somos um corpo, o Corpo de Cristo (Rm 12.4,5; 1 Co 12.12-27; Ef 4.1516). Um membro do corpo de preocupar-se com o outro: orar, apreciar, preferir (Fp 2.1-4). Um corpo tem interao, os rgos se comunicam entre si. Cada parte til para o corpo como um todo e h interdependncia

delas (Ef 4.16; Cl 2.19). A Igreja um corpo, cuja cabea Jesus Cristo. Ora, um corpo no pode subsistir sem que haja unio entre seus membros, bem como entre os membros e a cabea. Antes de existir comunho precisa existir unio. Uma pr-requisito para a outra. Aceitar a Cristo tambm aceitar fazer parte de seu corpo. Somos uma casa, edificada sobre a pedra angular que Cristo (Hb 3.6; 1 Pe 2.4-8) e um edifcio (1 Co 3.9). Somos uma videira - Cristo a vinha, e ns somos os ramos, pelo que devemos pensar em uma comunho orgnica (Jo 15.5), uma oliveira (Rm 11.17-24), uma lavoura (1 Co 3.6-9), e uma colheita (Mt 13.1-30; Jo 4.35). V. Tipos de comunho: 1. Celebrao: Os crentes se renem para a adorao a Deus, desfrutando da presena de Cristo (Mt 18.20). 2. Refeio: os momentos de refeio em comum provm, tanto em casa como em sociedade, momentos de intensa comunho (1 Sm 16.11; 2 Sm 9.13; Lc 13.29). 3. Contribuio. O vocbulo grego koinona pode significar contribuio (Rm 15.26 - refere-se contribuio das igrejas para os crentes pobres de Jerusalm). Um bom membro da comunidade crist compartilhava de sua abundncia material com aqueles que possuam menos; e isso era um tipo de comunho. A comunho indica partilhar de alguma coisa (2 Co 8.23; Rm 11.7; Fl 1.7; 1 Pe 5.1). Tambm indica participar com algo (2 Co 9.13; Fl 1.5; Rm 15.26; At 2.44; 4.32; Gl 2.9; 1 Jo 1.3). 4. A Ceia do Senhor. Para muitos cristos, os termos comunho" e Ceia do Senhor so sinnimos. A Ceia comunho (1 Co 10.16). Comunho com o Pai e com o Filho (1 Jo 1.3) VI. Elementos que envolvem a comunho: 1. Amor : A marca dos discpulos de Cristo o amor uns pelos outros (Jo 13.35; 1 Jo 1.7). Amor fraterno deve existir entre os crentes (Hb 13.1; 1 Pe 3.8). A palavra no grego usada para amor fraternal filadlfia. A igreja do amor fraternal, foi dito: Guarda o que tens (Ap 3.11).

2. Unio: Jesus declara que a unidade da igreja um testemunho para os descrentes (Jo 17.20-23). Paulo conclama a igreja unio e no a diviso (1 Co 1.10-13). Quem ama a Deus e no ama a seu irmo, mentiroso (1 Jo 4.20). Temos uma s f, um s Esprito, um batismo, um Senhor (Ef 4.5,6; Fp 1.27). O caminho para a unio a humildade (Fp 2.2-5). bom viverem (hebraico yachab: permanecer, habitar) unidos os irmos (Sl 133.1). 3. Paz: Deus deseja que o corpo de Cristo se esforce para que tenha paz (Rm 12.18; 14.19; 2 Co 13.11; Cl 3.15; Ef 4.3; 1 Ts 5.12,13; 2 Tm 2.22; Hb 12.14; 1 Pe 3.11). Pelo Esprito Santo temos paz com Deus e com os irmos (Rm 8.6; Gl 5.22). O Senhor Deus de paz (1 Co 14.33; Hb 13.20). 4. Atitude: Devemos estender a mo da comunho (Gl 2.9). O trabalho social tambm uma forma de evangelizar. Alis, essa a linguagem que o mundo entende (1 Jo 3.17). 5. Intercesso: a orao dos santos por outros de suma importncia para a perfeita comunho (2 Co 1.11; Ef 6.18; Rm 15.30). O Esprito Santo muitas vezes desperta algum no corpo de Cristo para interceder por outro (Ef 3.14). 6. Cuidado mtuo (Cl 3.16). A Bblia manda fazer uns aos outros: servir humildemente (Jo 13.14; Gl 5.13), amar (Jo 13.34), preferir (Rm 12.10), receber (Rm 15.7), cumprimentar afetuosamente (Rm 16.16), suportar (Ef 4.2), perdoar (Ef 4.32), ensinar (Cl 3.16), consolar (1 Ts 4.18), edificar (1 Ts 5.11). 7. Uso dos Dons espirituais: So concedidos por Deus para promover a edificao (1 Co 14.26; Ef 4.12) e a unidade da igreja (Ef 4.13, 1 Co 12.25). Deus repartiu com os membros dons diferentes (1 Co 12.29,30), para que haja diversidade na realizao da Sua obra (1 Co 12.4-6), atendendo a cada necessidade do Corpo de Cristo (Rm 12.4-8; 1 Co 12.17-20). Esta diversidade dos dons tambm promove a interdependncia entre os membros, para que ningum se julgue superior ou auto-suficiente (1 Co 12.21,22). Fomos chamados comunho (1 Co 1.9). Devemos levar a carga uns dos outros (Gl 6.2). A comunho no uma opo, mas a nica possibilidade que nos foi ordenada (Ef 4.1-3).

Exemplos bblicos de comunho: Jnatas (1 Sm 23.16); Davi (Sl 119.63); Daniel (Dn 2.17,18); os apstolos (At 1.14); a Igreja primitiva (At 2.42); Paulo (At 20.36-38). Comunho entre as igrejas A unidade da igreja no implica num nico governo eclesistico mundial, mas no senhorio de Cristo sobre toda igreja local. Devemos trabalhar para manter a unidade do Corpo, pois a Bblia nunca recomenda a separao entre salvos, mas somente entre salvos e incrdulos (2 Co 6.14).

VII. A Igreja apostlica o exemplo bblico de uma comunidade que vivenciou a koinonia: 1. 2. 3. 4. 5. Na celebrao da Ceia At 2. 42,46 Na solidariedade At 2.44,45 Na alegria e no louvor At 2.46,47a Na freqncia congregao At 2. 46a Na comunicao da simpatia At 2.47a

A comunho se d pelo conhecimento e prtica da doutrina Sl 119.105; At 2.42 A Igreja uma comunidade que deve ter ortodoxia (teoria) e ortopraxia (prtica). Devemos cuidar para no sermos ortodoxos sem vida prtica ou prticos sem ortodoxia. A comunho deve estar presente. 1. 2. 3. Na Casa de Deus para o culto pblico Sl 55.14; Heb 10.25a Na celebrao da Ceia do Senhor I Co 10.16-17 Na orao 2 Co 1.11; Ef 6.18

A comunho deve estar presente tambm no relacionamento pessoal. 1. 2. 3. Na conversao espiritual Mal 3.16 No aconselhamento Col 3.16; Heb 10.25b No consolo e edificao dos irmos I Ts 5.11

No comportamento simptico dos cristos At 2.47a A comunho da congregao comea na famlia. A Igreja a Famlia das famlias: 4. 5. 6. 7. 8. 9. O marido deve estar em comunho com a esposa Ef 5.25a; Col 3.19 A esposa deve estar em comunho com o marido Col 3.18 O casal deve estar em paz espiritual I Pe 3.7 Os filhos devem estar em comunho com os pais Col 3.20; Pv 23.22 Os filhos devem estar unidos entre si Sl 128.3 Os pais devem estar em comunho com os filhos Ef 6.4

O que se pode esperar de uma congregao cujos membros esto sem comunho em sua prpria casa? O bom relacionamento entre os cristos de uma congregao uma das grandes bnos por se fazer parte do Corpo de Cristo. tambm um grande testemunho que podemos dar para um mundo em crise. A Bblia diz que a comunho congregacional boa e agradvel Sl 133.1 O Salmista diz ser o companheiro de todos os que temem ao Senhor Sl 119.63 Quais os benefcios da comunho congregacional? * * * Unidade espiritual Ef 4.3-6 Paz Fp 2.1-4 Testemunho evangelstico Jo 17.20-21

* * *

Oportunidade para exortao bem intencionada e amorosa Hb 10.25 Santo deleite comunitrio Sl 16.3 Restaurao da alma Rm 15.32

Exemplos de comunho: * * * * * Davi Sl 119.63 Daniel 2.17-18 Os apstolos At 1.14 Igreja Primitiva At 2.42; 5.12 Paulo At 20.36-38

Uma congregao que prioriza uma vida de comunho com Deus e com os irmos, transmite para os homens o bom perfume de Cristo. Comunho dos Santos Igreja Presbiteriana de Aracaju A igreja uma comunidade que tem base na comunho. Essa comunho decorre de uma experincia espiritual que se tem com Deus, conhecida como converso. Em comunho com Deus somos instrudos comunho com os irmos. Koinonia a palavra grega que significa comunho, dando o sentido tambm de participao, contribuio. Koinonia a palavra grega que significa comunho, dando o sentido tambm de participao, contribuio. A idia a de partilhar ou compartilhar (sentimentos e coisas) com algum. A palavra generosidade inspirada por esse vocbulo . Assim, a Igreja um lugar onde se desenvolve a comunho com todos os irmos. Lugar onde assistem as pessoas generosas. Esta palavra aparece no N. Testamento tal sua importncia na vida da igreja. Comunho com as pessoas da Trindade II Co 13.13; Fl 2.1; I Jo 1.3

Comunho no ajudar materialmente os necessitados Rm 15.26; II Co 8.3,4; 9.6-13 Comunho no espiritual: participao do clice e do po - I Co 10.16,17 A Igreja apostlica o exemplo bblico de uma comunidade que vivenciou a koinonia: 1. Na celebrao da Ceia At 2. 42,462. Na solidariedade At 2.44,453. Na alegria e no louvor At 2.46,47a4. Na freqncia congregao At 2. 46a5. Na comunicao da simpatia At 2.47a A comunho se d pelo conhecimento e prtica da doutrina Sl 119.105; At 2.42 A Igreja uma comunidade que deve ter ortodoxia (teoria) e ortopraxia (prtica). Devemos cuidar para no sermos ortodoxos sem vida prtica ou prticos sem ortodoxia. A comunho deve estar presente. 1. Na Casa de Deus para o culto pblico Sl 55.14; Heb 10.25a2. Na celebrao da Ceia do Senhor I Co 10.16-173. Na orao 2 Co 1.11; Ef 6.18 A comunho deve estar presente tambm no relacionamento pessoal. 1. Na conversao espiritual Mal 3.162. No aconselhamento Col 3.16; Heb 10.25b3. No consolo e edificao dos irmos I Ts 5.11 No comportamento simptico dos cristos At 2.47a A comunho da congregao comea na famlia. A Igreja a Famlia das famlias: 4. O marido deve estar em comunho com a esposa Ef 5.25a; Col 3.195. A esposa deve estar em comunho com o marido Col 3.186. O casal deve estar em paz espiritual I Pe 3.77. Os filhos devem estar em comunho com os pais Col 3.20; Pv 23.228. Os filhos devem estar unidos entre si Sl 128.39. Os pais devem estar em comunho com os filhos Ef 6.4

O que se pode esperar de uma congregao cujos membros esto sem comunho em sua prpria casa? O bom relacionamento entre os cristos de uma congregao uma das grandes bnos por se fazer parte do Corpo de Cristo. tambm um grande testemunho que podemos dar para um mundo em crise. A Bblia diz que a comunho congregacional boa e agradvel Sl 133.1

VIII. CELEBRANDO A COMUNHO NA CEIA DO SENHOR Os termos usados para aludir Ceia, so tomados como sinnimos pela a maior parte da comunidade crist. De fato, no existe nenhuma restrio quanto a isso, pois a Ceia do Senhor por excelncia a celebrao maior da comunho crist. I Co. 10.16-17. A Ceia uma ordenana que o Senhor deixou para sua Igreja, como forma de manter viva na mente dos salvos o inestimvel valor do sacrifcio vicrio de CRISTO na cruz do calvrio. A Ceia do Senhor o marco maior em nossa reconciliao, e nisto reside a sua grande importncia e valor. A comunho e a unio entre os cristos o fruto do sacrifcio de cristo no calvrio, e a celebrao da comunho na ceia onde comeamos demonstrar essa unidade, que um dom de DEUS para ns, mediante a obra de reconciliao efetuada por JESUS na Cruz.

1. DEFININDO OS TERMOS COMUMENTE USADOS PARA DESIGNAR A CEIA DO SENHOR. A. EUCHARISTIA (Do Grego eu)xaristia). Significa agradecimento ou ao de graas. O termo aparece no texto de I Co 11.24. B. ANAMNSIS (Grego ana/mnhsij). Tem o sentido de memorial, recordao. I Co. 11.24 e 25. Isto o meu corpo, fazei isto em memria de mim. Portanto, quer partindo o po, ou derramando o segundo elemento, o sangue; JESUS estava chamando a ateno para a Sua morte e o propsito dela, exortando-nos a que nos lembrssemos dele dessa forma.

C. A CEIA DO SENHOR (Grego kuriako\n deipnon ). Essa expresso aparece em I Co. 11.20 e se refere, tambm, ao jantar ou festa do amor que os cristos primitivos realizavam no primeiro dia da semana para partirem o po em memria de CRISTO e sua morte. A Ceia do Senhor, como ato de partir o po e ingerir do clice em memria de CRISTO, no era o jantar do gape que os crentes primitivos realizavam. Tinham que continuar celebrando a Ceia como memorial da morte de CRISTO, pois ela era uma ordenana de JESUS, e Paulo no estava autorizado a subtra-la da liturgia da Igreja. Conclumos, que a Ceia a cerimnia celebrada em ato de f pela Igreja, de acordo e conforme ordenado pelo Senhor JESUS, que consiste em partir o po e beber do clice em memria de Sua morte, afirmando com isso a unidade e comunho do Corpo de CRISTO. I Co 10.16-17.

IX. COMO DEVEMOS PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR? COMUNITARIAMENTE Devemos ter cuidado com o conceito moderno de igreja virtual, que querem fazer-nos aceitar a possibilidade de ser igreja sem estar ligado comunidade da f. Tenhamos cuidado com propostas de certos tele-missionrios que induzem pessoas a tomarem a Ceia na solido de sua sala diante da Diaconisa TV. A Ceia do Senhor s tem sentido se celebrada na reunio e unio da comunidade Crist, pois s assim ela ser a celebrao do corpo, tal como foi preconizado pelo Senhor da Igreja.

Devemos integrarmo-nos vida de comunho na igreja e a participarmos efetivamente da atividade da Igreja de CRISTO, assumindo assim, o nosso devido lugar no Corpo de CRISTO. no deixemos de congregar como costume de alguns (Hb 10.15), pois na reunio de adorao que somos edificados e expressamos a comunho que desfrutamos com DEUS e uns com os outros. Portanto, que o ESPRITO do Senhor, que conduz a Igreja na sua marcha triunfante nos ajude a vivermos celebrando alegremente a nossa comunho como membros da comunidade crist.

X. O exemplo maior de comunho na Bblia se encontra em Atos dos Apstolos

Atos 2.42-46 e 47 (Atos dos apstolos

42. Lucas registra como viviam os novos convertidos. Alistam-se quatro atividades das quais participavam. Geralmente, so consideradas como quatro coisas separadas, mas tambm possvel argumentar que so, na realidade, os quatro elementos que caracterizavam uma reunio crist na igreja primitiva e, de modo geral, este o ponto de vista prefervel. Em primeiro lugar, havia a doutrina dada pelos apstolos, que eram qualificados para esta tarefa por causa do seu convvio com JESUS. possvel que tenham sido considerados, num sentido especial, os guardies das tradies acerca de JESUS, na medida em que a igreja crescia e se desenvolvia. Em segundo lugar, havia comunho; a palavra significa "co-participao", e, embora pudesse referir-se distribuio dos bens conforme a descrio nos vv. 44 e 45, mais provvel que aqui se refira a uma refeio em comum ou a uma experincia religiosa da qual todos participavam. Em terceiro lugar, havia o partir do po. Este o termo que Lucas emprega para aquilo que Paulo chama de "Ceia do Senhor". Refere-se ao ato que dava incio a uma refeio judaica, e que passara a ter um significado especial para os cristos, tendo em vista a ao de JESUS na ltima Ceia, e tambm quando alimentou as multides (Lc 9:16; 22:19; 24:30; At 20:7, 11). Alguns alegam que o que h em mira aqui no passa de mera refeio de convvio, talvez uma continuao das refeies feitas com o Senhor ressurreto, sem qualquer relao especfica ltima Ceia ou forma paulina da Ceia do Senhor, que celebrava a Sua morte; muito mais provvel, no entanto, que Lucas aqui est empregando um nome antigo palestiniano para a Ceia do Senhor no sentido rigoroso.

Finalmente, em quarto lugar, mencionam-se as oraes. Caso no se trate de uma referncia a parte de uma reunio crist, ento trata-se da maneira dos cristos observarem as horas de orao marcadas pelos judeus (3:1). Estes so os quatro elementos essenciais na prtica religiosa da igreja crist. g. Resumo da vida da igreja primitiva (2:43-47). Uma das caractersticas de Lucas separar os vrios incidentes da primeira parte de Atos por meio de pequenos pargrafos ou versculos que do resumos da situao da igreja nas vrias etapas do seu progresso. Esta a primeira seo deste tipo, e preenche a lacuna entre a histria do Pentecoste e a prxima srie de incidentes nos quais se retrata os relacionamentos entre a igreja e as autoridades judaicas. Outras se seguem em 4:32-37 e 5:12-16, e tm o contexto geral bem semelhante quele que aqui se retrata. Alguns estudiosos acharam um paralelismo entre os quatro itens no v. 42 e o contedo do presente resumo (apstolos; todas as coisas em comum; o partir do po; o fervor a DEUS), mas o paralelismo no especialmente exato. 43. Um dos efeitos do crescimento da igreja, ainda na sua infncia, era o sentimento de reverncia ou temor da parte do povo. Lucas quer dizer que a populao no-crist sentia uma certa apreenso diante de um grupo em cujo meio aconteciam eventos sobrenaturais (cf. 5:5, 11; 19:17). Prodgios e sinais - as palavras so aquelas que foram empregadas para descrever as obras poderosas de JESUS (2:22) - estavam sendo operados pelos apstolos, e Lucas passaria em breve a relatar exemplos especficos. 44; 45. Um aspecto distintivo foi o modo de os crentes viverem juntos, na prtica de algum tipo de comunho de bens. O significado disto fica mais claro no v. 45, onde se esclarece que as pessoas vendiam suas propriedades para aplicar o preo na assistncia dos necessitados. A primeira impresso que obtemos, portanto, aquela de uma sociedade cujos membros viviam juntos e tinham tudo em comum (4 :33). No seria surpreendente, sendo que sabemos que pelo menos um outro grupo contemporneo judaico, a seita de Cunr, adotou este modo de vida; Filo e

Josefo, nas suas descries dos essnios (com os quais usualmente se identificam os cunranitas), dizem a mesma coisa. bem provvel que, no primeiro impacto do entusiasmo religioso, a igreja primitiva tenha vivido desta maneira; os ditos de JESUS acerca da abnegao podem ter sugerido este modo de vida. Depara-se, porm, na narrativa em 4:32-5:11, que vender os bens pessoais era assunto voluntrio, e a ateno especial dada a Barnab por ter vendido um campo talvez sugira que houvesse algo de incomum no seu ato. No devemos, portanto, tirar a concluso de que tomar-se cristo necessariamente acarretasse uma vida numa comunidade crist" estreitamente fechada em si. O que realmente aconteceu foi, talvez, que cada pessoa deixava seus bens disposio dos outros quando surgia a necessidade. Evitamos o emprego do termo "comunismo" na descrio da praxe, visto que o comunismo moderno uma descrio de um sistema poltico e econmico de um carter to diferente que anacronstico e enganoso empregar-se o termo no presente contexto. 46. A devoo religiosa dos cristos primitivos era assunto de todos os dias. Reuniam-se em esprito de unanimidade no templo. Esta expresso talvez signifique que empregavam o trio do templo como lugar de reunio (cf. 5 :12), mas tambm subentende-se que participavam do culto dirio do templo (3:1). Este culto dirio consistia da oferta de um holocausto e incenso, de manh e de tarde; e era realizado pelos sacerdotes, mas sempre havia uma congregao de pessoas que ficavam onde podiam ver os sacerdotes que cumpriam os seus deveres e que entravam no santurio; participavam das oraes, e recebiam uma beno do sacerdote. Visto que os cristos primitivos acreditavam que tinham um relacionamento verdadeiro com DEUS atravs do Messias, era natural que participassem do culto a DEUS conforme o modo comumente aceito. provvel que ainda no lhes tivessem ocorrido as questes teolgicas acerca da substituio dos sacrifcios do templo pelo sacrifcio espiritual de JESUS. Alm disto, as autoridades religiosas no excluram os cristos do templo. Ao mesmo tempo, porm, os cristos se reuniam para seus prprios ajuntamentos religiosos. Reuniam-se de casa em casa, nos lares uns dos outros,e juntamente partiam o po num esprito de gozo intenso e sincero. A idia que faziam refeies em comum, as quais tambm

incluam o partir do po; podemos comparar a descrio que Paulo deu da refeio em conjunto na igreja em Corinto, que inclua a celebrao da Ceia do Senhor (1 Co 11 :17-34). A grande alegria que caracteriza estes encontros era, sem dvida, inspirada pelo ESPRITO (13:52) e talvez se associasse com a convico de que o Senhor JESUS estava presente com eles (cf. 24 :35). 47. A estrutura da frase talvez indique que os discpulos comessem juntos no templo bem como nos seus lares. Ao fazerem assim, louvavam a DEUS; esta uma das poucas referncias em Atos adorao que os cristos prestavam a DEUS no sentido de renderem graas a Ele. A raridade de tais frases nos faz lembrar que, conforme o testemunho do Novo Testamento, os encontros dos cristos eram para a instruo, a comunho e a orao; noutras palavras, para o benefcio dos participantes; menciona-se menos a adorao a DEUS, embora este elemento naturalmente no faltasse. Um comentrio final nota que a atividade evangelizadora da igreja continuava diariamente. Na medida em que os cristos eram vistos e ouvidos pelo restante do povo em Jerusalm, suas atividades formavam uma oportunidade para o testemunho. Mais uma vez, Lucas se refere ao processo de tornar-se cristo como o ser salvo, i. , salvo de pertencer ao povo pecaminoso em derredor que est sob o julgamento divino por ter rejeitado ao Messias (2:40; 2:21). No pode haver cristianismo sem a comunho dos santos; esta, alm de ser o vnculo da perfeio, torna visvel a unidade da f. Levemos em conta, tambm, ser a comunho dos santos a recomendao que nos faz o Senhor Jesus: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vs, que tambm vs uns aos outros vos ameis (Jo 13.34).

No devemos impor nenhuma condio para a aceitao de nossos irmos, a no ser as que Deus imps para aceit-los. Tem voc mantido comunho com os santos? Cultive-a, a fim de tornar-se, verdadeiramente, cristo.

Que Deus nos abenoe e nos guarde em nome de Jesus , amm!

You might also like