O QUE É POWERSELF?

PowerSelf é um conceito - do inglês power (força, poder) e self (o eu, o si mesmo). PowerSelf significa portanto “fortalecimento do eu” ou o "aperfeiçoamento de si mesmo". O empowerment ou aumento de potência pessoal, no sentido de desenvolver as capacidades necessárias para fazer o que se quer ou se julga certo. Porém, o cultivo do self não significa egoísmo. Self é a unidade e unicidade do indivíduo singular, separado e, paralelamente, integrado ao mundo e aos outros eus que constituem a sociedade, com uma capacidade única e paradoxal de adaptação à realidade e de transformação desta mesma realidade. Self é o todo integral da pessoa, aquela autopercepção de unidade na multiplicidade de necessidades, papéis sociais e valores conflitantes que constituem a sua identidade. Creio que através do fortalecimento do Self a pessoa evolui e supera suas limitações e, por outro lado, é capaz de aceitar-se como imperfeita. Somente um self fortalecido consegue assumir um maior controle de sua vida e de seu tempo, sem, entretanto, querer controlar tudo. Mas este fortalecimento não é algo que se possa adquirir, não é algo que possa ser dado por alguém, não é uma dádiva. É um processo, um caminho a ser trilhado pela própria pessoa e que envolve dois movimentos. De um lado, a ampliação do conhecimento e da compreensão de si mesmo e da realidade. De outro, a ampliação da responsabilidade pelas próprias escolhas e pela condução da própria vida. Creio que este caminho pode ser percorrido através do exercício sistemático e continuado de três movimentos da atenção a atenção ao presente (percepção), a atenção ao futuro (planejamento) e a atenção ao passado (reflexão), hábitos fundamentais para a correta administração do tempo e da vida. A reflexão é a base do conhecimento de si mesmo e do mundo, aprimorando sempre uma visão da realidade mais livre de preconceitos, crenças limitantes e expectativas irreais. O planejamento é a chave para cumprir compromissos. Quando os desejos e sonhos se tornam compromissos consigo mesmo (metas pessoais), cumpri-los é afirmar sua identidade única e a realizar-se como pessoa. Quando os compromissos com os outros são assumidos de forma consciente, tornam-se compromissos pessoais, cujo cumprimento é a base da confiança, do crédito pessoal e da auto-estima. A atenção ao presente é a única maneira de viver com qualidade, pois é só no presente que se vive. Esses três hábitos são movimentos da atenção dirigidos às três dimensões do tempo agostiniano (ver Apêndice I). O planejamento é a disciplina de voltar a atenção para o futuro, para o que se deseja e para o que se quer evitar. A reflexão é a disciplina de voltar a atenção para o passado, para o que se conhece, para quem se é (na medida em que a identidade é o resultado de escolhas e experiências anteriores), para o que se fez e para o que aconteceu e, daí, retirar novos aprendizados. A atenção ao presente é a disciplina de vivenciar a experiência imediata, ampliando a percepção.

na verdade. Voltaremos a isso no capítulo II. A PowerSelf oferece cursos e palestras sobre o método e também fornece as agendas e organizers que o incorporam. Ao longo do mês. as prioridades e as urgências inesperadas. Anotação sistemática dos contatos. Você pode subdividi-los em ações mais específicas e fazer um cronograma de execução ao longo das semanas do mês que aparecem nas colunas. planejando as ações demandadas. o método e o sistema. b. A cada fim de semana: avaliação da semana passada e planejamento da semana entrante. Diariamente: a. você pode dobrar a Lista Mestra sobre a página do dia. 2. Na coluna ABC você pode definir a prioridade de cada ação e na coluna S acompanhar a execução ao longo do mês utilizando os símbolos de status que veremos adiante. Abrindo-a. distinguindo ações de compromissos com hora marcada e priorizando as ações em ABC. com foco no longo prazo e no equilíbrio pessoal. eventos e idéias. No tempo livre. O sistema PowerSelf é um hardware – uma ferramenta – projetado para facilitar a execução do algoritmo. O método pode ser resumido em alguns passos: 1. Fazer um Plano Diário. Marcação de compromissos futuros negociando tempo livre adequado. Revisão e indexação das anotações do dia anterior. No início do dia. alternar entre a rotina. No início de cada mês: planejamento e acompanhamento dos projetos de longo prazo. Reflexão inicial para definir valores fundamentais e metas de longo prazo. o hardware onde roda o algoritmo da gestão do tempo e da vida é o cérebro. para as quais você ainda não definiu uma data. de forma a ter uma visualização instantânea das tarefas pendentes. PowerSelf também é o nome da empresa criada para divulgar o conceito. A missão da PowerSelf é ajudar as pessoas a realizar seu potencial. Ao longo do dia.Pendências A primeira página do mês é dupla. Plano Mensal Use este formulário para acompanhar a evolução dos seus Projetos. Lista Mestra . Mas. através da melhor compreensão e utilização do seu tempo.Esses conceitos se materializam num método e num Sistema de Planejamento Pessoal (Power Planner). o algoritmo. você vê o formulário Lista Mestra Pendências. 3. Use-o para anotar as ações a executar no mês. O importante é o método. No início do mês transcreva para cá os objetivos intermediários que caem neste mês. Calendário Mensal de Compromissos . o software que se executa para se conseguir resultados. Confirmação ou renegociação dos compromissos com hora previamente agendados.

Avaliação Semanal e Plano Semanal Ao fim de cada semana você tem o formulário de Avaliação Semanal para refletir sobre a semana que finda e no verso o Plano Semanal para planejar as metas e ações para a semana entrante. Tudo o que você precisa é de 10 a 15 minutos de tempo calmo por dia para ganhar o controle sobre 24hs diárias. Na seção 2.2 você aprende a usar o Plano Diário como uma bússola para a navegação ao longo do dia. . 4. A mágica está no cultivo de dois hábitos: Comece o dia pelo planejamento Para que o Sistema POWERSELF funcione você precisa incorporar em sua vida o hábito do planejamento diário. Na seção 2. consegue-se refletir e colocar entre as tarefas da semana aquelas atividades que farão a maior diferença positiva em nossas vidas. Monte seu sistema PowerSelf 1. Duas Dicas Fundamentais O potencial do seu Sistema PowerSelf está em você. Remova do Arquivo as 2 folhas (a folha dupla e a seguinte) dos Calendários Mensais de Compromissos de alguns meses adiante e coloque-os na Carteira Diária após os respectivos separadores. Se você recebeu meses anteriores à data atual poderá descartá-los. Plano Diário Para cada dia do ano você tem uma página de Plano Diário de 2a a 6a e uma para sábado e domingo.4 você aprenderá a mágica escondida nestas duas páginas.Neste formulário de três páginas anote todos os seus compromissos com hora marcada para o mês.3. após o respectivo separador. Coloque apenas aqueles meses para os quais você já está marcando compromissos no dia a dia. Basta procurar no Índice de cada mês. Na página da direita. sem as atribulações do dia a dia. 2. Coloque o Marcador no dia de hoje. Na página dupla você tem as semanas do mês de segunda a sexta-feira. Tenha um encontro semanal consigo mesmo Somente com a serenidade e a coragem proporcionadas pelo encontro pessoal no fim de semana. o fim de semana e uma coluna de notas. Retire do Arquivo todas as folhas do mês corrente colocando-as na Carteira Diária. 3. Índice das Notas Diárias Referencie as notas importantes no Índice para não ficar folheando páginas quando precisar delas no futuro.

É o que se chama de bloqueio. pois o dia a dia não conduz à realização pessoal. paradoxalmente. têm hora marcada. Quanto tempo livre? Depende da proporção entre ações e compromissos. Escolher um é abrir mão do outro. Relógio para compromissos. sua auto-estima baixa. sem contar com o inesperado. Ou colocam esta responsabilidade nos outros. Ações são marcadas numa lista cuja execução segue as prioridades. Se ele consome parte do tempo livre e é tratado conforme sua prioridade. mas aquele que decidimos livremente como usar. Priorização Não existe falta de tempo. Tempo livre não é tempo ocioso. Bússola para direção. mas não hora marcada. Ou retardam a decisão. Os 20% restantes envolvem compromissos dentro e fora da organização. Quem não trabalha em atendimento. É o tempo da ação. Mas. sua auto-estima aumenta. você está no controle. conforme nossas prioridades.Observação: Os separadores plásticos dos meses não utilizados. admitem o imprevisto. assim como os formulários de uso geral que você não usa. Priorizar é abrir mão do menos valioso em favor do mais valioso. Ações seguem a bússola. É o que se chama de protelação. defenda a parcela de tempo livre adequada à sua situação. Já o alto executivo usa 80% do tempo em compromissos e emprega 20% em ações de cunho estratégico. podem ser guardados no Arquivo. são feitas de forma individual e assíncrona. É também a forma de manter-se aberto a oportunidades e pessoas. É o que se chama de reatividade. Dizer sim a alguma coisa é dizer não ao resto. Se ele o impede de cumprir seus compromissos. Ações e Compromissos Controla-se o tempo com relógio e bússola. só quando escolho e abro mão do resto é que exerço a minha liberdade. Mas a confusão sistemática induz dois comportamentos inadequados. uma ação é feita num horário determinado. prioridades.. sincronizam nosso tempo com o de outros e nos bloqueiam. Compromissos são marcados numa agenda de horários. metas. marcar horários para ações ocupando todo o tempo. Ao marcar compromissos. O problema não é a escolha entre o bom e o mau. raramente tem mais de quatro compromissos num dia. um profissional gasta cerca de 80% do tempo em ações específicas da sua função. Envolve abdicação. A questão é como reagir ao imprevisto. mantém a disponibilidade. para maior comodidade no manuseio da Carteira Diária. Eventualmente. Se não fazemos algo é porque fizemos outra coisa. Do outro. mas sim falta de prioridade. Defenda seu tempo livre. Aprenda a distinguir compromissos e ações. mas entre o bom e o melhor. Para não abrir mão muitos evitam qualquer definição. Confundimos compromissos e ações marcando horários para elas. têm prazo. Compromissos seguem o relógio. Oportunidades são inesperadas e é bom estar aberto a elas. De um lado. . Ações são realizadas num tempo livre flexível. esquecer ações que não são imediatas e não têm horário marcado. Ao entrar na empresa. Usar só relógio e esquecer a bússola frustra.

tem valor.A priorização só ocorre quando valorizo objetivos em conjunto. Ao invés de agir sobre o importante. preciso ter clareza sobre os meus valores. reagimos à urgência. somos levados pelas urgências. C são as trivialidades que podem ser feitas ou não. mas não urgência. numere os itens de cada categoria. o que é A precisa ser feito. B é o que agrega qualidade à vida. Prioridade é o que tem valor. A prioridade de algo depende do conjunto contra o qual eu o avalio. mas não tem efeito significativo é C. E para priorizar bem. O que só tem urgência. O que é necessário ou vital é o que é importante e urgente. No dia a dia. o que é importante. Mas confundimos importância com urgência. é B. B e C. Normalmente. Sem priorizar as ações no dia a dia. é A. Faça como os mestres do tempo que priorizam suas ações em dois níveis: 1) 2) classifique as ações em A. O que é importante. ocupando-nos com trivialidades que não agregam valor à vida. tem-se muitos triviais e poucos vitais pois o princípio de Pareto se aplica: 80% do valor vêm de 20% das coisas que fazemos .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful