You are on page 1of 13

Engenharia da Qualidade

1

. 2 .Avaliação do Sistema da Qualidade (conforme IT 026).Avaliação do Processo (em estruturação).Seguir Fluxo de desenvolvimento de fornecedores.Avaliação Financeira (em estruturação). .Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores 1º) Seleção de Fornecedores . .

Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores .Fluxo de desenvolvimento: Desenvolvimento de Fornecedor „ Necessidade da Aquisição do Item Item de Controle Sim Não Itens Liberado p/Aquisição Define Fornecedor Potencial Avaliar Fornecedor Fornecedor Atente Índice de Aprovação? Sim Não Fornecedor Apresenta Plano de Ação Solicitar Apresentação de PPAP Fornecedor Atente Índice de Aprovação? Sim Não Resubmeter PPAP Item do Fornecedor Aprovado 3 .

Fornecedor assina contrato de qualidade (em implantação do QAA – Quality Assurance Agreement da Palfinger ao sistema Madal Palfinger).Aprovação dos itens seguindo solicitações de PPAP (nível de acordo com a criticidade do item definido pela Engenharia da Qualidade). .Fornecedor conhece e concorda com o Manual de Fornecedores Madal Palfinger. .Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores 2º) Aprovação do item ao fornecedor . 4 .

Classe II: Fornecedor “INTEGRADO” .Classe I: Fornecedor “PARCEIRO” .Classe III: Fornecedor “NORMAL” Sistemática de acompanhamento 5 .Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores 3º) Desenvolver Fornecedores: .

Inspeção por amostragem (Skip Lot).Inspeção por amostragem (Skip Lot). 6 Sistemática de desenvolvimento .Relatório de Inspeção de Dimensional.Qualidade garantida e certificada. c) Classe III: .Sem estoques de segurança.Estoque de segurança.Sem inspeção de recebimento.Kanban e/ou direto na linha de produção. . .Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores Sistemáticas de acompanhamento: a) Classe I: . . . b) Classe II: . .

Índice zero de rejeição por item. .Classe I (KANBAN e/ou DIRETO NA LINHA DE PRODUÇÃO): .Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores Sistemáticas de desenvolvimento: .Fornecedor atende índice zero de rejeição permanecerá abastecendo por Kanban e/ou direto na linha de produção.PPAP nível 3 dos itens fornecidos ou conforme criticidade do item. . 7 .

Classe II (INTEGRADO): .Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores Sistemáticas de desenvolvimento: . . . .Índice máximo de rejeição de 10% por item a ser mensurado a cada 3 entregas e num período máximo de 3 meses.Inspeção Dimensional 100% do 1º lote de cada item.Fornecedor que atender índice zero de rejeição e confirmar este índice numa seqüência de 5 entregas receberá condição Classe I. 8 .PPAP nível 3 dos itens fornecidos ou conforme criticidade do item.

.Inspeção Dimensional 100% dos 3 primeiros lotes de cada item. . 9 .Permanecendo índice de rejeição elevado deverá ser aberto processo de seleção de novo fornecedor. .Índice máximo de rejeição de 25% por item.Fornecedor acima de 25% de rejeição sofrerá auditoria de processo e sistema da qualidade e com base nos resultados obtidos apresentar plano de ação para redução do índice de rejeição .PPAP nível 3 dos itens fornecidos ou conforme criticidade do item.Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores Sistemáticas de desenvolvimento: .Fornecedor que atender índice de 10 % rejeição e confirmar este índice numa seqüência de 5 entregas receberá condição Classe II.Classe III (NORMAL): . .

Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores Sistemáticas de desenvolvimento (Fluxograma): Fornecedor Classe I Atende índice zero de rejeição? Não Classe II Sim KANBAN e/ou abastecimento na linha 10 .

Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores Sistemáticas de desenvolvimento (Fluxograma): Fornecedor Classe II Atende índice de máximo de rejeição? Não Sim Atende índice zero de rejeição? Permanece com a mesma Condição Não Classe III Sim Classe I 11 .

Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Estratégia da Qualidade de Fornecedores Sistemáticas de desenvolvimento (Fluxograma): Fornecedor Classe III Atende índice de máximo de rejeição? Não Não Auditoria Plano de Ação Sim Atende índice de de rejeição até 10%? Permanece com a mesma Classe Sim Sim Classe II Atende índice de máximo de rejeição? Não Iniciar Processo de Seleção de novo fornecedor 12 .

Gilmar André Ehrig (Processo TI).Gustavo Rigon (Suprimentos).: Será agendada reunião com todos os participantes do time da estratégia para consolidação do projeto. .Engenharia da Qualidade Engenharia da Qualidade de Fornecedores Projeto: Estratégia da Qualidade de Fornecedores: Equipe Multidisciplinar: .Mário Pettinelli (Engenharia da Qualidade). .Jaime Gianni (Engenharia da Qualidade). .Geraldo Gontijo Barbosa (Logística). 13 .Antônio Carlos (Gestão da Qualidade). Obs. . .