You are on page 1of 11

As Troianas

Introdução

A partir da leitura do livro As Troianas de Eurípedes, pudemos ter uma breve visão sobre o sofrimento das mulheres que perderam seus respectivos maridos, filhos e famílias durante a guerra de Tróia. Definimos essa triste narrativa como uma história feminista, já que se trata basicamente da persistência das mulheres à continuidade da vida, mesmo sem motivos ou apoio para isso. Portanto, estabelecendo este conceito, decidimos nos basear em propagandas e mídias feministas, comparando a nossa sociedade feminina, que luta em busca da igualdade dos sexos em meio aos direitos e ao trabalho com as mulheres de Tróia que lutaram contra toda a dor e sofrimento causado pelas perdas familiares, para 'seguir em frente'. Além disso, nos adentramos aos mitos gregos presentes na tragédia d'As Troianas, aprendendo mais sobre a condição de cada personagem da trama. Finalmente tivemos a intenção de buscar a permanência das ideias de persistência das mulheres de Tróia nos dias de hoje.

Os mitos presentes na tragédia

O mito de Poseidon Poseidon. construíram os muros da cidade de Troia. Dessa forma suas previsões sobre a guerra de Tróia e o cavalo enviado a cidade são ignorados e. com a promessa de recompensas. irmão de Zeus. Cassandra e seu irmão gêmeo Heleno. Ele apoiou os gregos na Guerra de Troia e enviou um terrível monstro marinho para devastar a terra. Assustadas com a presença de outra pessoa. quando não correspondido condena Cassandra a ter suas profecias desacreditadas pelas outras pessoas. filhos de Príamo e Hécuba.O mito de Cassandra O mito conta que. no casa de Cassandra. acabaram por não voltar para casa e dormiram no templo. deus das almas dos mortos. Poseidon e Apolo. e. deus dos deuses e de Hades. fazendo com quem Poseidon se vingasse fortemente de Laomedonte. deus da música. era filho dos Titãs Cronos e Rea. as serpentes vão embora mas. Quando encontrados pela manhã por sua babá. esta cai em ruínas. porém foram enganados e não houve recompensas. Laomedonte. deus dos mares. Porém. brincavam quando criança no templo de Apolo. rei e rainha de Tróia. as crianças passam a ouvir a voz dos deuses e a prever acontecimentos futuros. O mito de Helena . se faz apaixonar o deus Apolo e. dona de uma grande beleza. Em um dos mitos. Ficando muito tarde. estavam com as orelhas sendo lambidas por serpentes. ajudaram o Rei de Troia. com os ouvidos sensíveis.

Tempos depois foi recapturada por seus irmãos e levada de volta à Esparta. juntamente com um juramento que todos os pretendentes protegessem Helena e o marido que escolhesse. Helena teve uma visão. ela é sequestrada por Páris e é levada a Troia. Então. Logo após isso.Helena. troianos encontram o acampamento dos espartanos vazio. Páris e Helena se apaixonam – Helena sob feitiço de Afrodite – e. deixando-o vê-la. Casou-se com Menelau. Hera e Afrodite. fazendo com que ela tivesse uma visão paralela à dele – citada anteriormente. Todas prometeram algo a Páris. Esparta vence. foi raptada quando criança por Teseu. Nessa visão encontrava-se Páris. causando surpresa nestes últimos. conclui-se que Helena fora o motivo principal da Guerra de Troia. então. um dia. que era o homem que ela queria se casar. Em uma visita a Esparta. filha de Zeus e Leda. mas não quis escolher seu futuro marido. com troianos desprevenidos. Troia é completamente destruída. pois tinha sido o escolhido a juiz para falar qual seria mais bela entre Atenas. então. O pai terrestre de Helena decidiu que era hora de ela se casar. Agamemnon e Aquiles juntam-se para resgatar Helena e vingar seu marido. Logo. e acham que estes abandonaram a guerra. que se tornou o rei de Esparta. Menelau. vários soldados espartanos começam a sair de dentro do cavalo. Páris apareceu a ela. . mas Afrodite prometera a mulher mais bela. Antes desse casamento sem paixão. A guerra de Esparta contra Troia arrasta-se por dez anos. rei de Atenas. mas. apenas com um cavalo de madeira. deixou a escolha para a mulher com o título de mais bela do mundo.

filha de Hécuba que coube a Agamenon como presa de guerra. Agamenon foi rei de Micenas ou Argos no chamado período heróico da história grega. Quando o marido saía do banho. formando-se assim a Guerra de Tróia.O mito de Agamenon Filho de Atreu e Aérope e irmão de Menelau. raptou Helena. atirou-lhe um manto sobre a cabeça e Egisto assassinou-o. . Sua mulher Clitemnestra tramou sua morte com a ajuda de seu amante Egisto. Quando Páris. Agamenon recorreu aos príncipes da Grécia para formar uma expedição de vingança contra os troianos. Clitemnestra e Helena. em vão alertou-o para não retornar à Grécia. Ambos mataram também seus companheiros e Cassandra. filho do rei de Tróia. Cassandra. Ele e seu irmão esposaram as filhas do rei de Esparta.

as tratando como um produto a ser consumido com a cerveja. Se associa com a luta das troianas. a propaganda se coloca como uma resposta às atitudes masculinas. mesmo sendo submetidas a tarefas e papéis desagradáveis. Da forma que colocam suas opiniões à mostra. percebemos ser uma resposta ao modo como os homens se referem as mulheres. como em muitas propagandas de cerveja por exemplo.Exemplificando a tragédia na mídia Em propagandas de televisão Propaganda Bombril – março 2011 Esta propaganda da marca Bombril coloca as mulheres criticando os homens de uma forma a compará-los à eficiência do Bombril. muito melhor que todos eles. colocando a “volta por cima” das mulheres em foco. Propaganda Quilmes – dezembro 2011 . Desta forma. persistindo em luta pela vida.

Nesta propaganda da cerveja argentina Quilmes.1942 . é mostrado o poder das mulheres diante dos homens. Em anúncios (revista. O mesmo ponto de vista é demonstrado no anúncio a seguir. jornais) Anúncio programa Pop Bola – março 2012 Anúncio Westinghouse Electric Corporation . a paixão e a dependência que estes tem em relação às figuras femininas.

Neste anúncio a proposta foi impulsionar as mulheres para o trabalho. Impulso na persistência a alcançar o igualitarismo em relação às funções exercidades pelo homem na época. e persiste independente de tudo. Propaganda Volkswagen – anos 60 O anúncio traz a ideia de superioridade das mulheres nas tarefas diárias. mais difíceis. o modo como a mulher realiza mais tarefas e estas. Em filmes Garota Interrompida – 1999 .

resumidamente. assim como no filme. conta a história de uma garota que se auto-interna em uma clínica psiquiátrica feminina. Interpretação da Tragédia Conseguimos captar na tragédia fatores atuais como a persistência característica das mulheres. a compreensão e apoio que não encontrava nas pessoas de fora da clínica. Entre o convívio com as outras pacientes e seus próprios problemas.Este filme. Associa-se com a ideia de apoio conjunto que as mulheres de As Troianas passam: todas se identificam na mesma situação de dor e perda. . na luta em busca da igualdade nos dias atuais. sendo em relação à vida na tragédia ou. estabelecendo uma relação de igualdades entre as mulheres. encontra nas outras o entendimento.

As Troianas. cumpre suas tarefas. Sendo ela a rainha de Tróia. independente de seu emocional. . em coletivo. passa para o leitor uma essência de feminismo e coletivismo. apesar de estar em situação desfavorável. Hécuba. se encontram em mesmo estado e acabam por estabelecer uma relação igualitária. São mulheres na mesma situação. pudemos perceber. persiste firme e forte. A mulher. porém. por ser escrita antiga. tivemos um pouco de dificuldade no entendimento e complementamos com o filme (As Troianas – 1971) para melhor entendimento. ou apenas uma simples ama de casa. Conclusão Com a leitura de As Troianas vimos uma base do conteúdo da obra. estabelecendo essa característica ao longo dos séculos até os dias atuais. e consegue controlar sua força de vontade. lutando contra a dor da perda.

com/question/index? qid=20110325205316AAsdmG1 . Percebe-se seu interesse em tratar de assuntos sociais.yahoo. em sua linguagem da época.C3. percepção elaborada e mental de Eurípedes ao escrever a obra. Apesar da linguagem difícil.org/wiki/Eur %C3%ADpides#Trag. É importante mencionar também a característica feminina que persiste até os dias atuais.answers. o desespero de todas. coloca.Eurípedes. mesmo com linguagem antiga.A9dias  http://pt. se expressa bem o sentimento de dor e espanto das personagens e.org/wiki/Cassandra  http://br.wikipedia. Bibliografia  http://pt. a história e o sofrimento das troianas que perderam suas famílias durante a guerra de Tróia. o escritor da história.wikipedia. em especial femininos. é perceptível.

htm .com.uol.forumeiros. http://www.html  http://ailhadanoite.sites.br/poseidon.com/t185p15-mitologia- grega  http://molimpo2.net/2011/08/filmes- bacanas-e-feministas-para-baixar.mulheralternativa.