You are on page 1of 5

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

DERIVADAS
ORIGEM DO CONCEITO DE DERIVADA DE UMA FUNO
O conceito de funo que hoje pode parecer simples, o resultado de uma lenta e longa evoluo histrica iniciada na Antiguidade quando, por exemplo, os matemticos Babilnios utilizaram tabelas de quadrados e de razes quadradas e cbicas ou quando os Pitagricos tentaram relacionar a altura do som emitido por cordas submetidas mesma tenso com o seu comprimento. Nesta poca o conceito de funo no estava claramente definido: as relaes entre as variveis surgiam de forma implcita e eram descritas verbalmente ou por um grfico. S no sc. XVII, quando Descartes e Pierre Fermat introduziram as coordenadas cartesianas, se tornou possvel transformar problemas geomtricos em problemas algbricos e estudar analiticamente funes. A Matemtica recebe assim um grande impulso, nomeadamente na sua aplicabilidade a outras cincias - os cientistas passam, a partir de observaes ou experincias realizadas, a procurar determinar a frmula ou funo que relaciona as variveis em estudo. A partir daqui todo o estudo se desenvolve em torno das propriedades de tais funes. Por outro lado, a introduo de coordenadas, alm de facilitar o estudo de curvas j conhecidas permitiu a "criao" de novas curvas, imagens geomtricas de funes definidas por relaes entre variveis. Foi enquanto se dedicava ao estudo de algumas destas funes que Fermat deu conta das limitaes do conceito clssico de reta tangente a uma curva como sendo aquela que encontrava a curva num nico ponto. Tornou-se assim importante reformular tal conceito e encontrar um processo de traar uma tangente a um grfico num dado ponto - esta dificuldade ficou conhecida na Histria da Matemtica como o "Problema da Tangente". Fermat resolveu esta dificuldade de uma maneira muito simples: para determinar uma tangente a uma curva num ponto P considerou outro ponto Q sobre a curva; considerou a reta PQ secante curva. Seguidamente fez deslizar Q ao longo da curva em direo a P, obtendo deste modo retas PQ que se aproximavam duma reta t a que Fermat chamou a reta tangente curva no ponto P. Fermat notou que para certas funes, nos pontos onde a curva assumia valores extremos, a tangente ao grfico devia ser uma reta horizontal, j que ao comparar o valor assumido pela funo num desses pontos P(x, f(x)) com o valor assumido no outro ponto Q(x+E, f(x+E)) prximo de P, a diferena entre f(x+E) e f(x) era muito pequena, quase nula, quando comparada com o valor de E, diferena das abcissas de Q e P. Assim, o problema de determinar extremos e de determinar tangentes a curvas passam a estar intimamente relacionados.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Estas idias constituram o embrio do conceito de DERIVADA e levou Laplace a considerar Fermat "o verdadeiro inventor do Clculo Diferencial". Contudo, Fermat no dispunha de notao apropriada e o conceito de limite no estava ainda claramente definido. No sc.XVII, Leibniz algebriza o Clculo Infinitesimal, introduzindo os conceitos de varivel, constante e parmetro, bem como a notao dx e dy para designar "a menor possvel das diferenas em x e em y. Desta notao surge o nome do ramo da Matemtica conhecido hoje como " Clculo Diferencial ". Assim, embora s no sculo XIX Cauchy introduzia formalmente o conceito de limite e o conceito de derivada, a partir do sc. XVII, com Leibniz e Newton, o Clculo Diferencial torna-se um instrumento cada vez mais indispensvel pela sua aplicabilidade aos mais diversos campos da Cincia.

REGRAS DE DERIVAO
Tabela de derivadas FUNO constante
y =x
n

y = c, c

DERIVADA =
y = 0

FUNO

y =f (g ( x ))
x

DERIVADA
y = f (g ( x ))g ( x )

y = nx

n 1

y =a

y = a x ln a y =e x

y = f (x ) g( x ) y =f ( x )g ( x )

y = f ( x ) g ( x ) y = f ( x )g ( x ) + f ( x )g ( x )

y =e x

y = log a x
y = ln x

y=

f (x ) g( x )

y =

f ( x )g( x ) f ( x )g ( x )

( g(x ) ) 2

1 x ln a 1 y = x y =

Nos exerccios 1 a 9, ache a derivada da funo aplicando as regras de derivao.


4. s(x) = x 4 - 3x 2 + 5
5. y(t) = 4t 2
3

1. y(x) = 2
2. f(x) = 7 x + 2

7.

f(x) = 2 x

x +2

8. h(p) =

p 3 + 3 p3

3. h(t) =1 2 t t 2

6. g(x) =54 x - x5

9. g(t) = ( 2 t 4 1)(5

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br

REGRA DA CADEIA
Funo Composta Imagine que uma indstria consiga vender tudo o que produzir. claro que o lucro (L) da empresa depende de sua produo (p). Ou seja, L uma funo de p (podemos escrever L(p) ). Mas a produo, por sua vez, pode depender do tempo (t) durante o qual determinada mquina funciona. Isto , p depende de t (escrevemos p(t) ), e portanto, o lucro L tambm depende de t (escrevemos L(p(t)) ). Neste caso, o que temos a composio das funes L e p. Queremos introduzir agora o tipo de funo que modela situaes como estas. Definio: A funo dada por fog(x) = f(g(x)) a composta de f com g. O domnio de fog o conjunto de todos os valores de x do domnio de g tais que g(x) est no domnio de f.

Forma Funcional Composta


Se f e g so funes tais que y = f(u) e u = g(x), ento, substituindo o valor de u em y = f(u), vem y = f(g(x)). Para certos problemas de clculo, costumamos inverter este procedimento, ou seja, dado y = h(x) para uma funo h, determinamos uma forma funcional composta y = f(u) e u = g(x) tal que h(x) = f(g(x)). Exemplo: Expresse
y = ( 2 x + 5) 8

sob forma de uma funo composta.

Soluo: Suponha que, para um nmero real x, queiramos calcular ( 2x + 5) 8 usando uma calculadora. Primeiro calcularamos 2x + 5 e em seguida elevaramos o resultado potncia 8. Isto sugere fazer
u = 2x + 5

y =u8 ,

que uma forma funcional composta para

y = ( 2 x + 5) 8 .

Nos exerccios 10 a 12, determine uma forma funcional composta para y.


10. y = x 2 +3x

1/ 3

11. y =4 x 4 16

12. y =

(sen x )

2 3

Regra da Cadeia

Se y = f(u), u = g(x), e as derivadas dy/du e du/dx existem, ento a funo composta definida por y = f(g(x)) tem derivada dada por
dy dy du = = f ' ( u )g ' ( x ) = f ' (g ( x )) g ' ( x ) dx du dx

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Nos exerccios 13 a 16, dadas as funes f e g abaixo, determine h(x) = fog(x) e os domnios de f, g e h. Calcule h(x) diretamente e usando a regra da cadeia.
13. f(x) = x 2 + x, g(x) = 2 x2 , x +1 1 16. f (x) = , x 15. f(x) =

g(x) = x

14. f(x) = 3 x ,

g(x) = x 2 + 5x

g(x) = x 2 + 3

Nos exerccios 17 a 24, use a regra da cadeia para derivar as funes.


17. f(x) = ( x + 2 ) 2
18. f(x) = x (x 2 - 1)

19. f(t) =
20. y = 1 s 2

2t 4 t +1

21. h(t) = 2t t + 6 t
22. g(s) = s 4 3s 2 +1 ( 2s + 3) 4

23.
24. f(x) =

Funes Exponenciais e Logartmicas


Nos exerccios 25 a 36, derive a funo.
25. f ( x ) = e x 1 + x 26. f ( x ) = ln 1 x 27. f(x) = lnx 2 28. f(x) = x 2 x 29. f(x) = 2 e e x
x

31. f(x) =

30. f(x) = log 10 (x 2 + 6x)

32. f(x) =

TAXAS DE VARIAO
No roteiro anterior, aprendemos que a derivada de f a funo que a cada x de seu domnio associa a inclinao da reta tangente ao grfico de f no ponto (x, f(x)). Apresentaremos agora, um novo conceito: a derivada de f uma funo que d a taxa de variao de f(x) em relao a x no ponto (x, f(x)). Existem inmeras aplicaes de taxas de variao na vida real: velocidade, acelerao, taxas de crescimento populacional, taxas de desemprego, taxas de produo, taxas de fluxo de gua, . . . Exerccio 33: (Eficcia de um remdio) A eficcia E de um remdio (em uma escala de 0 a 1) de um analgsico t da eficcia E quando: (a) t = 0 h; (b) t = 1 h; (c) t = 3 h.

horas aps penetrar a corrente sangnea dada por E = (9t + 3t 2 t 3 )/27, 0 t 4,5. Determine a taxa de v

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Exerccio 34: (Congelamento) A 0 Celsius, a perda H de calor (em quilocalorias por metro quadrado por hora) do segundo). Ache a taxa de variao de H quando (a) v = 2 e (b) v = 5. Exerccio 35: (Velocidade) Deduza a equao da velocidade instantnea de um objeto cuja posio s (em metros) s(t) = t 2 + 2t, onde t o tempo (em segundos) . Exerccio 36: O Modelo de Ebbinghaus para a memria humana p(t) = (100 a) e-bt + a, onde p a percentagem retida aps t semanas. (As constantes a e b variam de uma pessoa para outra.) Se a = 20 e b = 0,5, qual a taxa de reteno de informaes aps: (a) 1 semana? (b) 3 semanas? Exerccio 37: (Qumica) Os istopos radioativos de einstenium tm uma meia-vida de 276 dias. Se 1 grama de istopos est presente em um objeto agora, a quantidade A (em gramas) presente aps t dias A(t) = (1/2) t/276 A que taxa a quantidade A est variando quando t = 500 dias?

corpo de uma pessoa pode ser dada por H =33(10 v v +10,45), onde v a velocidade do vento (em m

Fontes: Embratel/UFV

You might also like