You are on page 1of 2

Revisão do Prof.

Paulo Machado de Ética – Damásio A OAB é serviço público, independente, dotada de personalidade jurídica e forma federativa. Segundo ADIN 3026, a OAB NÃO É AUTARQUIA. É considerado instituição pública de categoria ímpar. Instituição pública “sui generis” A OAB não mantém vínculo hierárquico ou funcional com órgãos da Administração Pública. ISSO CAI: a OAB, por constituir serviço público, tem IMUNIDADE TRIBUTÁRIA TOTAL com relação aos seus bens, serviços e rendas Cuidado! A imunidade tributária que antes não atingia a Caixa de Assistência dos Advogados agora atinge, ok? Os atos conclusivos da OAB, salvo qdo reservados ou de administração interna, devem ser publicados na imprensa oficial ou afixados no fórum. Compete à OAB (Conselho Seccional) fixar e cobrar de seus inscritos contribuições, preços de serviços e multas. A OAB pode emitir CERTIDÃO DE DÍVIDA ATIVA referente aos seus créditos de contribuições, preços de serviços e multas. Portando CDA, que é título executivo extrajudicial, a OAB deverá se valer da AÇÃO DE EXECUÇÃO contra o advogado/estagiario devedor. ATENÇÃO !!! O pagamento da contribuição anual à OAB ISENTA os inscritos ao pagamento obrigatório da contribuição sindical. FIQUE ESPERTO! O cargo de conselheiro ou membro de diretoria de órgão da OAB é de exercício gratuito e obrigatório e será considerado serviço público relevante, inclusive para fins de disponibilidade e aposentadoria. ISSO É ANIMAL !!!! Para ficar claro: sou Conselheiro Seccional e Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na OAB/SP e não sou remunerado por isso. A OAB se divide em 4 órgãos: a) CONSELHO FEDERAL; b) CONSELHO SECCIONAL; c) SUBSEÇÃO e d) CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS. Vamos começar com o CONSELHO FEDERAL? É órgão supremo da OAB, com sede no Distrito Federal. O CONSELHO FEDERAL é o último grau recursal na OAB. Representa os advogados fora do país. Algumas competências do CF: a) representar os interesses coletivos ou individuais dos advogados; b) dispor sobre a identificação dos inscritos na OAB e sobre os símbolos privativos; c) autorizar, pela maioria absoluta das delegações, a alienação ou oneração de seus BENS IMÓVEIS. ATENÇÃO: no caso de transferência de bens ou recurso de um Seccional para outro será necessária autorização do Federal.

Vamos para o CONSELHO SECCIONAL? Tem jurisdição sobre os respectivos territórios dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos Territórios. Os ex-presidentes do Conselho Seccional e o Presidente do Instituto dos Advogados, nas sessões, terão somente DIREITO A VOZ. Algumas competências do CS: a) criar e intervir (quórum 2/3) as Subseções e a Caixa de Assistência dos Advogados; b) julgar em recurso as decisões do seu Presidente, do TED, Diretoria, Subseções e Caixa de Assistencia dos Advogados; c) fixar a tabela mínima de honorários advocatícios; d) definir o traje dos advogados; e) definir a composição e o funcionamento e escolher os membros do Tribunal de Ética e Disciplina; f) eleger as listas do quinto constitucional para os tribunais estaduais, vedada a inclusão de membros de órgãos da OAB

A alienação ou oneração de bens imóveis do CONSELHO FEDERAL se dá por aprovação da maioria das delegações A alienação ou oneração de bens imóveis do CONSELHO SECCIONAL se dá por aprovação da maioria dos membros efetivos A alienação ou oneração dos bens móveis do FEDERAL/SECCIONAL depende da decisão da diretoria do órgão.

Vamos falar de SUBSEÇÃO agora? Ela é um órgão regional, que pode ser igual, maior ou menor que um município. Será criada pelo Conselho Seccional. O requisito para criação é que na região onde vai ser criada tem que ter no mínimo 15 advogados

Agora o quarto e último órgão da OAB: Caixa de Assistência dos Advogados. É o órgão social da OAB e tem personalidade jurídica própria. Será criada pelo Conselho Seccional quando este dispuser de mais de 1.500 advogados inscritos em sua área territorial. A CAA ficará com metade da receita das anuidades recebidas pelo Conselho Seccional, depois de descontadas as deduções regulamentares. Se for extinta ou desativada a CAA o seu patrimônio se incorporará ao patrimônio do Conselho Seccional. A CAA é órgão estadual. Lembra da aula: em São Paulo tem a CAASP, no Rio Grande do Sul a CAARS, no Rio de Janeiro a CAARJ Em Santa Catarina a CAASC, Mato Grosso a CAAMT e em Goiás ?! A CASAG ...não é a CAAGO ein !!! Nem cheira bem o nome. Fique esperto ! Presta atenção ... embora as CAAs sejam estaduais, tem uma coordenação que é nacional ... A Coordenação Nacional das Caixas é órgão composto pelo presidente das CAAs e tem função principal de assessoramento do Conselho Federal da OAB para política nacional de assistência e seguridade dos advogados.