You are on page 1of 4

PLANO DE TREINAMENTO- FUTEBOL

INSTITUIÇÃO: Colégio Nossa Senhora das Neves ENDEREÇO: Av. Cel. Estevam, 1055, Alecrim -Natal / RN MODALIDADE: Futebol PERIODO: Matutino HORÁRIO: 15:00 Microciclo: Introdutório Mesociclo: Básico Macrociclo: JERNS MATERIAL: 7 Bolas e 7 Coletes LOCAL: Campo de futebol FAIXA ETÁRIA: 11 a 13 anos ENSINO: fundamental OBJETIVOS GERAIS: Passe e recepção de bola, marcação, velocidade de execuçao, força rapida, atenção e concentraçao.

DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO DE TREINO AQUECIMENTO: “Olé” (10 min) Em um espaço de 20x20m para cada 5 jogadores, 1 bola. O jogador sem a bola será o “olé” e tentará pegar a bola, interceptando-a. Para aumentar a intensidade pode-se reduzir o espaço de jogo, por exemplo. ATIVIDADE 1: 3x1 + GR (20 min) Em um espaço de 40x35m, o treinador faz o passe para um dos defensores laterais, o atacante se posiciona para uma possível recepção lateralmente ao condutor da bola e o defensor lateral oposto se antecipa, se posicionando à frente da linha da bola, para uma possível finalização. Em conjunto se trabalham os aspectos defensivos ATIVIDADE 2: JOGO DOS CORREDORES (20 min) Em um espaço de 40x35m, se formam 2 linhas de 2 a 3 jogadores (não mais do que isso para esta faixa etária) com outros 2 jogadores nas laterais para as linhas que tem a posse de bola. Incentiva-se o defensor lateral, zagueiro ou ala, do lado oposto tentar a finalização ou buscar o cruzamento quando a bola estiver de posse da sua linha. COLETIVO DE APRONTO: (15 min) Na parte final dos treinamentos, se lança mão dos coletivos, usando o campo em toda sua dimensão, com duas equipes de no máximo 6x6 e os goleiros para os treinadores avaliarem se os jogadores estão assimilando os objetivos táticos dos treinamentos propostos. É, também, uma boa situação para que os treinadores observem a parte técnica dos atletas de acordo com a posição na qual jogam. ALONGAMENTO FINAL E CONVERSA DE ENCERRAMENTO: (2 min)

Será feito um pequeno alongamento. Síntese: Em uma situaçao de lançamento alto em profundidade. . Questionamentos Embasados na Taxionomia de BLOOM (1956) e ANDERSON (2009) 1. Aplicação: Quem de vocês é capaz de após um cruzamento. Análise: Após a realização do coletivo de apronto. Compreensão: A partir da prática que foi realizada. Avaliação: O que vocês acharam da experiência do coletivo de apronto? Aponte o que poderia melhorar. aspectos positivos e negativos. como vocês se organizariam para um jogo que necessitasse ficar na defensiva? 3.por exemploque sua resistencia não estava boa . vocês consideram que todos conseguiram desempenhar suas posições corretamente? 5. e depois conversará sobre o que acharam do treino. qual seria o melhor tipo de dominio de bola? 6. avisando falhas. dominar a bola no peito e finalizar sem deixar a bola cair? Demonstre aos colegas 4. Conhecimento: O que acontece com o jogador que for penalizado com o cartão azul no futebol society? 2.

7. Nesse processo de democratização de uma prática desportiva. Relacionada à Saúde: Quais os beneficios para a saúde. seja fisica ou mental. foi trazido para o Brasil no final do século XIX. um dos . seleção brasileira).: Quantos jogadores podem ser substituidos em um jogo oficial? 9. tal esporte rapidamente rompeu os círculos aristocráticos para ganhar as ruas e tornar-se entretenimento popular de largo alcance. Relacionada ao Futebol (regras. o futebol tras para vocês? 11. Relacionada a Copa do Mundo em Natal 2014: Quais os beneficios vocês consideram que a Copa do Mundo trará a cidade de Natal em 2014? TEXTO DE APOIO: (Fonte: I Caderno de Apoio Pedagógico – 2010-Educação Física – Professor (a) -Educação Infantil ao 9º Ano) Futebol Brasileiro Originário da Inglaterra. Relacionada ao Futebol Potiguar: Qual foi o time que mais venceu os campeonatos estaduais do RN? 10. e em um primeiro momento foi praticado apenas pelas classes dominantes. excluindo os negros e os brancos pobres. Inicialmente exclusivo das elites. história. Criação: Realize embaixadinhas de forma diferente do seu colega. é importante criar! 8.

ninguém ganha ou perde sozinho. Rio de Janeiro: Sprint.aspectos mais tensos é a inserção do negro nos grandes cubes e/ou principais campeonatos de futebol (Daolio. cooperação e respeito às diferenças falam mais alto quando o assunto é futebol. José Laudier Antunes... MELO. Para poderem jogar eles usavam toucas para camuflar os cabelos e usavam pó de arroz para clarear a pele. Campinas: Autores Associados. mulatos e negros. é importante ajudar a turma a derrubar dois mitos: o primeiro é pensar que futebol écoisa de homem. com o nome de Vasco da Gama. um time pequeno. no ano de 1953. Pedagogia do futebol. ganhou o campeonato carioca com uma equipe repleta de brancos pobres.. Com a solidariedade de outras agremiações o Vasco anunciou que não mais participaria da entidade. 2003). Futebol e Educação Física Um jogo de equipe. o segundo é o que diz que as pessoas portadoras de deficiência não têm habilidade para os esportes. 1999. Essa é uma lição que todas as seleções campeãs têm para dar: em jogo de equipe. 2002. e o carioca Vasco da Gama foi o precursor nacolocação de um time racialmente misto em campo. Sistemas e táticas para futebol. São Paulo: Phorte. colocando uma cláusula que não mais permitia negros nos clubes de futebol. 2003. Rogério Silva de. As aulas de Educação Física têm como uma das metas despertar nos alunos o senso de igualdade e solidariedade.. O primeiro time nacional a aceitar um jogador negro foi o Bangu. Aqui em nossa cidade. João Batista. caso as medidas racistas tivessem continuidade. Manual de futebol. Em quadra. SANTOS FILHO. No começo o futebol dos grandes clubes era interditado aos negros. . FREIRE. Esse título incomodou os grandes times fazendo com que reformulassem o campeonato e os sistemas dedisputa.