You are on page 1of 5

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Cursos de Graduação: Engenharia de Alimentos Engenharia Ambiental Disciplina

: Bioquímica Geral Professor: Franciscleudo Bezerra da Costa OBSERVAÇÃO: Esta lista deve ser entregue no dia da primeira prova.

LISTA DE EXERCÍCIOS (01) Esta lista de exercícios compreende a abordagem temática das unidades: I. II. III. IV. V. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Introdução à bioquímica; Célula e sua organização; Água; Aminoácidos e Peptídeos; Proteínas. Defina com propriedade o que estuda a Bioquímica? Relacione alguns dos objetivos da Bioquímica como ferramenta científica. Quais as diferenças existentes entre os organismos vivos e os objetos inanimados? Qual a natureza química das biomoléculas e como são constituídas? Existe uma base comum para todos os organismos vivos? Como as células utilizam energia? Qual o papel da Energia nos fenômenos metabólicos? Defina com propriedade entalpia e entropia. O que acontece com a Entalpia (H) e a Entropia (S) de um sistema quando NaCl se dissolve em água? 10. Como os procariotos e eucariotos diferem em níveis de organização? Cite pelo menos 5 diferenças. 11. Quais são as principais características estruturais de células procarióticas e eucarióticas? Faça uma comparação entre as células. 12. Quais as principais organelas presentes nas células eucarióticas? Cite a principal função de cada uma delas? 13. A existência de organelas em célula eucarióticas representa um nível de maior organização que o encontrado nos procariotos. Como isso afeta a entropia do universo. 14. Por que ter organelas é vantajoso para uma célula? Discuta esse conceito na perspectiva da termodinâmica.

Quais são as exigências para que moléculas formem pontes de hidrogênio? Que átomos devem estar presentes e envolvidos em tais pontes? 20. Por que o produto da ionização da água (Kw) a 25ºC é igual a 1 x 10 -14? 27. pH 3. Qual o papel das pontes de H nos pontos de fusão e ebulição da água? 19. 18. mas não a solutos? 26. 25. Defina com propriedade Ponte de Hidrogênio. pH 6. Suco gástrico. interações iônicas. Esquematize e descreva o que ocorre quando um saco de diálise contendo água pura é submerso em um béquer de água salgada.8 . Por que grupos –CH não formam pontes de H? Que outros grupos funcionais das biomoléculas podem formar pontes de H? 21. Urina humana.4 b. Explique por que as substâncias polares se dissolvem na água enquanto substâncias apolares não se dissolvem. Como se calcula o valor do pH de uma solução? 31. em termos de seus níveis energéticos. interações hidrofóbicas.5 c. Compare as interações fracas (pontes de H. Cite alguns dos grupos funcionais das biomoléculas capazes de interagir eletrostaticamente com a água. pH 1.15. pH 11. Qual a relação entre Kw e a escala de pH? 28. Por que o pH muda em uma unidade se a concentração de íon hidrogênio muda em fator de 10? 32. descrevendo a importância de uma molécula anfipática. Qual a relação do pH com as propriedades da água? 30. Plasma sanguíneo. Hipoclorito de sódio (Água sanitária). interações de van der Waals) entre si e com as ligações covalentes.2 d. Defina pH e p Ka e explique suas diferenças. 29. Calcule a concentração de íons hidrogênio. 23. Suco de laranja.2 e. O que torna a água uma molécula polar? 17. [H+] e hidroxila [OH-]. 22. Por que as substâncias anfifílicas formam micelas na água? 24. Defina com clareza e propriedade uma substância anfipática? Cite um exemplo. Considere que o saco de diálise funciona como uma membrana permeável à água. Qual o formato geral da molécula de água? E qual a importância da geometria da molécula de água e suas propriedades para os seres vivos? 16. pH 7. para cada uma das seguintes soluções: a.

75). 10mL de ácido acético 2M. . c.5 g. Defina com propriedade os seguintes termos: a. Constante de dissociação do ácido. Qual a composição de uma solução tampão quando atinge o pH igual o seu valor de pK? 36.0 m3. Qual o pH de 100 mL de uma solução tampão contendo 20 mL de acetato 0. Enantiômero. g.76). Suco de toranja (grapefruit).76 e massa molecular do acetato de sódio 82g). 20mL de HCl 5M.5M? (pKa do ácido fórmico 3. e. e. Qual o pH de 1L de uma solução tampão contendo 50 mL de formiato 1M e 30 mL de ácido fórmico 0. Fluido intracelular do fígado. Para que serve curva de titulação? 37. c. O que o seu resultado indica sobre a noção comum de que grupos ionizáveis são continuamente banhados com íons H+ ou OH. b. 38. d. Como se comportam a solução tampão e a solução não tampão frente às alterações de pH? 34.f. Qual o pH de 1L de uma solução tampão contendo 35g de acetato de sódio e 100 mL de ácido acético 1M? (pKa do ácido acético 4. 82g mol-1. Hidrofílico. pH 6. 42. Saliva. 39. pH 6. O volume de uma célula bacteriana típica é da ordem de 1.9 h. pH 3. 10mL de glicina 100mM. f. cada uma com um bom número de grupos ionizáveis. 40. Solução tampão. Do que é formada uma solução tampão? 35. 5g de acetato de sódio. Calcule o pH de 1 L de solução contendo: a. Ponto isoelétrico.2M e 15 mL de ácido acético 2M? (pKa do ácido acético 4. Força do ácido. h. d. b.? 41. como proteínas e ácidos nucléicos. 10mL de NaOH 5M. quantos íons hidrogênio existem numa única célula bacteriana? Esta célula bacteriana contém milhares de macromoléculas. Hidrofóbico. Suco de tomate. A pH 7.2 33. 4. Capacidade de tamponamento.3 i.

f. Qual a concentração de ácido bórico (M).45? (pKa do ácido bórico 9.0? (pKa do ácido fluorídrico 3. dado um peptídeo com a seguinte sequência de aminoácidos: a.24? 48. cujo pH da solução é 9. Quantos mL de uma solução de 0. Desenhe as fórmulas químicas dos seguintes aminoácidos. Um grupo hidroxila. Calcule o pH de uma solução tampão preparada misturando-se 75mL de ácido láctico 1.01M de borato de sódio. Identifique os aminoácidos polares. Um grupo amina. O que são aminoácidos essenciais e não essenciais? Cite os nomes de cada tipo. Quantos mL de uma solução 2M de ácido bórico tem de ser adicionados a 600mL de uma solução 0.86). 47.45? (pKa do ácido bórico 9. 56.05M de ácido fluorídrico tem de ser adicionados a 500mL de uma solução 0.43.015M de borato de sódio para que o pH seja 9. e suas classificações segundo a natureza do grupo R: alanina. Como podem ser divididos os aminoácidos segundo a capacidade de seu grupo R em dissolver em água? Cite o nome de três de cada tipo. Por que a Glicina não apresenta atividade ótica? 51. após o acréscimo de 1.12M de fluorato para que o pH seja 3. Um grupo ácido. Um segundo átomo de carbono quiral. e. Val-Met-Ser-Ile-Phe-Arg-Cys-Tyr-Leu . b. aspartato.0M e 25mL de lactato de sódio 1. 46. h. fenilalanina.24).45? (pKa do ácido bórico 9.02M de borato de sódio para que o pH seja 9. (pKa do ácido láctico 3. prolina.0M.24). apresente suas abreviações de 3 e de 1 letra. d. Uma cadeia lateral ramificada. Esquematize a fórmula química estrutural e genérica de um aminoácido. 45. Cite um aminoácido e sua respectiva estrutura química em que o grupo –R contenha o seguinte: a. Quantos mL de uma solução de 850mM de ácido bórico tem de ser adicionados a 750mL de uma solução 0. 44. Um anel aromático. 49. 53.45 e o pKa do ácido bórico 9. lisina. 54. Um átomo de enxofre. Quais a características físicas dos aminoácidos? 52. Um grupo amida. c. O que são aminoácidos? 50. os aminoácidos aromáticos e os aminoácidos que contém enxofre.24). g. cisteína.20).9mL desse ácido em uma solução de 600mL a 0.01M de borato de sódio para que o pH seja 9. 57. Quantos mL de uma solução de 1200mM de ácido bórico tem de ser adicionados a 500mL de uma solução 0. 55.

72. Defina estrutura primária. Cite quatro propriedades das proteínas e fale sobre cada uma delas. terciária e quaternária de uma proteína. Ala-Leu-Phe b. Como as proteínas podem ser classificadas quanto à estrutura e função biológica? Fale sobre cada tipo quanto à estrutura. 63. Ser-Pro-Asn c. Cite algumas das importâncias biológicas das proteínas. Qual é a diferença entre desnaturação. Defina o que são as proteínas. secundária. 64. secundária ou terciária) pertencem estas ligações? Justifique. A que nível de estrutura (primária. As ligações dissulfídicas são ligações covalentes. Que aminoácidos estão representados na seqüência KQNYRLWEQ? 60. O que é a estrutura -hélice de uma proteína? Que tipo de forças mantém esta estrutura? Como é a estrutura -sheet ou folha -pregueada? 69. O que é uma proteína nativa? 70. Desenhe a estrutura química dos tripeptídeos: a. Identifique os aminoácidos apolares e os aminoácidos acídicos no seguinte peptídeo: a. 71. Met-Trp-Gly identificando as ligações peptídicas. 66. Esquematize uma ligação peptídica entre dois aminoácidos. com suas respectivas funções. Os peptídeos pequenos são fisiologicamente ativos? Cite 03 exemplos de peptídeos fisiologicamente ativos. 61.58. renaturação e hidrólise de uma proteína? . 68. O que são proteínas fibrosas e globulares? 67. Glu-Thr-Val-Asp-Ile-Ser-Ala 59. 65. 62. Defina com propriedade ligação peptídica.