You are on page 1of 3

Atividades Práticas - Experimento II

1. Definir volumetria.

Ou titulação volumétrica corresponde a um tipo de titulometria no qual o volume de um reagente padrão é a quantidade medida. 2. Definir titulação.

Titulação é um grupo de métodos analíticos baseados na determinação da quantidade de um reagente de concentração conhecida que é requerida para reagir completamente com o analito. O reagente pode ser uma solução padrão de uma substância química ou uma corrente elétrica de grandeza conhecida. 3. Escrever a reação envolvida na titulação, no experimento. NaOH(s) + H2O → NaOH(aq) HOOCC6H4COOK(s) + H2O → HOOCC6H4COOK(aq) NaOH(aq) + HOOCC6H4COOK(aq) → NaOOCC6H4COOK(aq) 4. Diferenciar ponto final e ponto de equivalência, em uma titulação.

Ponto final é um ponto na titulação quando ocorre uma alteração física associada à condição de equivalência química. E o ponto de equivalência ponto da titulação, no qual a quantidade de reagente padrão adicionada é exatamente (estequiometricamente) equivalente à quantidade de analito. 5. Descrever qual o princípio de funcionamento do indicador deste

experimento. Porque escolher a fenolftaleína? Os indicadores são adicionados a solução para produzir uma alteração física visível, para a identificação do PE, pois próximo a ele que essas transformações ocorrem. A fenolftaleína foi utilizada como indicador porque ela exibe uma alteração de cor quando o pH passa de acido para básico. 6. Faça uma tabela com os dados: massa de biftalato e volume de NaOH

para cada titulação efetuada. Massa do biftalato em gm
0,1817 0,2160 0,2194 0

Volume do NaOH em ml
12 10 10 0,1

0146 mol/L 8. Identificar as principais fontes de erro desse experimento . É higroscópico (isto é. É altamente solúvel em água. com uma escala graduada rigorosa. em flocos. A bureta é uma vidraria de laboratorio cilíndrica de vidro. Possui na extremidade inferior uma torneira de precisão para dispensa de volumes rigorosamente conhecidos em tarefas como a titulação de soluções. NaOH O NaOH(hidróxido de sódio). hidróxido de sódio como um sólido ou em solução irá perder a sua resistência ao longo do tempo e o grau de exposição de soluções de dele terá de ser padronizado.7. bem como em solução.1 mol/L Concentração desvio padão C1 = 0. para formar o carbonato de sódio.22 x 10 C1 = 0. quando expostos). O NaOH quando exposto ao ar. geralmente em cm3 (ml). Fazer um resumo sobre buretas e seu uso.22 x 0 C1 = 0.2057 / 204. colocada na vertical com a ajuda de um suporte. Isso significa que um peso preciso é difícil de determinar. e forma granular. Calcular a concentração média e desvio padrão C1= concentração de NaOH V1= volume de NaOH m= massa de biftalato MM= massa molar do biftalato C1= m / MM x V1 Concentração media C1 = 0. vendido em pellets.Isso significa que. É uma substância cáustica.0146 / 204. geralmente é dispensado como semi pelotas esféricas é sólido esbranquiçado. irá reagir com o dióxido de carbono. então o contato com a pele deve ser evitado. Demonstrar a fórmula para cálculo da concentração do NaOH titulado. com uma baixa solubilidade em etanol e metanol. Escrever um laudo sucinto de 10 linhas sobre a análise da amostra de 10. irá absorver água do ar. 9. mas é insolúvel em éter e outros solventes não polares.

. Isso corresponde a uma faixa de pH de _1 unidade ao redor do pK do indicador. podendo variar de uma a duas casas no pH. 14-2 Que fatores afetam a nitidez do ponto final em uma titulação acido/base? A escolha do padrão primário. da concentração do indicador e da sensibilidade da visão do analista para as duas cores do indicador. 14-5 Por que os reagentes padrão utilizados nas titulações de neutralização são geralmente ácidos ou bases fortes em vez de ácidos ou bases fracas? Porque as reações com ácidos ou bases fortes são mais completas do que aquelas de suas correlatas mais fracas. a força iônica e a presença de solventes orgânicos e partículas coloidais. 14-4 Quais variáveis podem causar o deslocamento da faixa de pH de um indicador? A temperatura. o carbonato solúvel é capaz de reagir com os íons H+ alterando dessa forma a concentração da soluç 14-3 Por que os indicadores acido/base exibem sua alteração de cor em uma faixa de 2 unidades de pH? A sensibilidade limitada dos olhos às pequenas diferenças de cores requer que haja um excesso de cerca de dez vezes de uma das formas do indicador para que a mudança de coloração possa ser observada. que é originado da habilidade limitada da nossa visão em distinguir reprodutivelmente a cor intermediária do indicador. A temperatura também influencia no indicador. Principalmente no caso do NaOH e do KOH.O erro indeterminado. A grandeza desse erro depende da variação do pH por mililitro de reagente no ponto de equivalência. Pontos finais mais bem-definidos são observados.