You are on page 1of 5

Licenciatura em Química

Determinação de Colesterol em Ovos
Larissa L. de Araujo Prof. Márcio Disciplina: Bioquímica

Nilópolis, 18/02/2013

Placa de aquecimento. Hidróxido de potássio alcoólico a 40%. Álcool etílico 50%. Éter petróleo. Papel de filtro. Lavou-se a fase eterica com 10 mL de álcool a 50%. Pipeta de 2mL e 5mL. Introdução O colesterol é um tipo de lipídeo (Figura 1) encontrado naturalmente em nosso organismo. fígado. sendo eleminada a fase alcoólica. levou-se a aquecimento ate sua secura Adicionou-se ao resíduo 6 mL de etanol e 12mL de solução de KOH alcoólica a 40%. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro. depois filtrou-se. Em seguida a fase eterica lavada foi levada a placa de aquecimento ate sua secura. vitamina D e ácidos biliares . misturou-se e aqueceu por aproximadamente 15 min. Ao resíduo foi adicionado 2 mL de cloroformiu que foi vertido em porções iguais em 2 tubos. Em constante agitação aproximadamente 5 min. Acido sulfúrico concetrado. pele. dentou e separou a as fases liquidas. Funil.Objetivo Determinar a presença de colesterol na gema de ovos de galinha Materiais e Reagentes        4 bequeres de 50 mL. Em seguida foram realizados os ensaios especifico de Liberman Boucharf e Salkowski. coletando apenas a fase inferior. Procedimento Acresentou-se em um béquer de 50mL aproximadamente 4mL de gema de ovo. nervos. Álcool etílico absoluto. Clorofórmio.       Éter etílico. Após o resfriamento adicionou-se em um funil de separação 10 ml de éter de petróleo. Em agitação cuidadosa eliminando todo o gás. músculos. Anidrido acético. em seguida adicionou-se 20mL de uma mistura 3:1 de álcool a 50% e éter. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios. fundamental para o seu funcionamento normal. Recolheu-se 10 mL da amostra. intestinos e coração.

leites e derivados. O restante necessário deve ser proveniente do que você come.que ajudam na digestão das gorduras. o que é conhecido por hipercolesterolemia. pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias. Método de Liebermann-Burchard A reação se processa quando o ácido sulfúrico concentrado é adicionado à uma solução de colesterol em anidrido acético. enquanto que os outros 30% vêm da dieta. o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias. determinando um processo conhecido com arteriosclerose. O colesterol está presente em carnes. A cor esverdeada é devida a formação de um derivado sulfônico do colesterol (Figura 2). Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral. O corpo produz colesterol no fígado e esse colesterol produzido é capaz de suprir quase toda necessidade do organismo. no fígado. Figura 1 Estrutura do colesterol Por que é importante entender o colesterol? Quando em excesso (hipercolesterolemia). que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos. As cores produzidas variam do vermelho ao violeta e ao azul esverdeado. Comer muitos alimentos com colesterol pode fazer seus níveis de colesterol no corpo subirem. manteiga e gema de ovo. . 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo. O colesterol do organismo tem duas origens: a produção endógena do seu próprio corpo e o colesterol proveniente da alimentação.

. foi realizada uma filtragem. Todavia o resultado do ovo branco também foi positivo com o aparecimento de um anel vermelho claro entre a fase liquida. utilizaram-se dois métodos semelhantes a modo comparativo. Os resultados obtidos são de caráter qualitativo. porem com coloração mais intensa que o outro. Com relação aos níveis de colesterol. a fase de clorofórmio mostra uma cor azul para vermelho e a camada de ácido apresenta uma fluorescência verde.Figura 2 Formação do derivado sulfônico na reação de Liebermann-Burchard Método de Salkowski É semelhante ao de Liebermann-Burchard. Com isso os reagentes foram reduzidos a metade com o intuito de minimizar o erro do resultado. Método de Salkowski Não foi realizado esse teste. devido ao erro dos operadores que não realizaram a separação da amostra. pode-se observar que o ovo branco apresentou menores concentrações deste constituinte. Já o ovo escuro foi o que apresentou maior concentração de colesterol. visto que não se tinha a solução padrão de colesterol. Método de Liebermann-Burchard Foi observado o aparecimento de uma cor azul escura indicado assim há presença de colesterol no ovo. quando comparados. Desta forma. durante este processo perdeu-se aproximadamente metade da amostra. Resultado e Discussão Devido à formação de resíduos durante o procedimento. quando o ácido sulfúrico concentrado é adicionado a uma solução de clorofórmio de colesterol. visto que no ensaio anterior confirma maior concentração. Com relação ao ovo escuro esperava-se há formação de um anel.

pdf http://www.br/revista/bio19/19_5. São Paulo. 3ª ed. Principios de Bioquímica .htm .br/alimentos/bioquimica/guia_praticas.fcfar. Referencias LEHNINGER. A.unesp. 725p. http://www. A diferença é significativa.L. 2002.biotecnologia.Conclusão Portanto pode-se concluir que a maior concentração de colesterol foi encontrada no ovo escuro.com. uma vez que o colesterol encontra-se intimamente relacionado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. . torna-se de grande importância o consumo de alimentos com concentrações menores deste composto.