UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DISCIPLINA DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PROFESSORA REJANE DE OLIVEIRA POZOBON

Relatório da Pesquisa de Opinião Pública A Avaliação da Comunicação Interna no Centro de Educação Física (CEFD)

2

Santa Maria, julho de 2008.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1.Título A avaliação da Comunicação Interna no Centro de Educação Física (CEFD). 1.2.Instituições Envolvidas Curso de Comunicação Social e Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). 1.3.Executores Acadêmicos de Relações Públicas: Cadiani Lanes Garcez (rpcadiani@gmail.com) Romano Rossatto (romano_smp@hotmail.com) 1.4.Coordenadora Profª. Rejane de Oliveira Pozobon

2. PROBLEMA DE PESQUISA A partir da necessidade de avaliar a comunicação interna no CEFD, detectada pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) do CEFD, composta pelos acadêmicos de Relações Públicas, Luciéle Freitas de Almeida e Cristiano Mattos de Oliveira foi desenvolvida uma pesquisa de opinião pública. A pesquisa constitui um pré-requisito indispensável para o planejamento da comunicação. Predebon (2004) lembra que o maior desafio do profissional da comunicação não é conhecer apenas as teorias e técnicas da comunicação, mas ser um conhecedor dos consumidores, das pessoas e de suas motivações. Já Kunsch (2003) defende o uso da pesquisa de opinião pública para possibilitar um caráter científico para a prática da comunicação, pois a

que deve tomar as decisões na tempestade e na bonança. para fazer análise ambiental interna e externa e a elaboração de planos. a fim de que o profissional de comunicação possa construir diagnósticos e planejamentos que vão ao encontro das expectativas da instituição. o objetivo maior é conhecer a opinião dos públicos. 160). estão sempre em movimentos. A pesquisa em comunicação tem por objetivo conhecer profundamente a instituição. que deve saber ouvir e conhecer o “mar” como ninguém. seus stakeholders e a comunicação entre eles. o conhecimento. Flávio Valsani (2006) faz uma comparação entre a comunicação interna e um navio. . Sobre a pesquisa de comunicação pública. entre os empregados de mesmo nível de subordinação. de forma verticalmente. com profundezas insondáveis. ou seja. e horizontalmente. p. Sua eficácia irá depender de um trabalho de equipe entre as áreas de comunicação e recursos humanos. Também chamada de Endocomunicação. são assustadores nas tempestades e absolutamente tranqüilos no bom tempo. a diretoria e todos os colaboradores envolvidos.3 pesquisa é essencial para a construção de um diagnóstico e de um planejamento que alcance os objetivos da instituição. onde o público interno é como o mar. os processos de trocas. a Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações. movimentam-se em ondas sucessivas. fluido e indivisível e ao mesmo tempo formado por partículas individuais e o profissional de comunicação é o comandante. parecem um ser único. projetos e planejamentos. da direção para os níveis subordinados. os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. De acordo com Kunsch “A comunicação interna não pode ser algo isolado do composto da comunicação integrada e dos conjuntos das demais atividades da organização. aquele que tem de exercer uma liderança. Comunicação Interna são as interações.” (2003.

OBJETIVO GERAL 3. . informativo interno no CEFD.2. 3.4 O problema desta pesquisa foi definido a partir das indagações propostas pela pesquisa de opinião pública que são: Como funciona a comunicação interna no CEFD? O site funciona de forma eficaz? Quais os murais são mais vistos? Você conhece a assessoria? O que você gostaria de ver no website do CEFD? Você lembra de algum evento promovido pela assessoria? Esta pesquisa de opinião pública visa analisar como funciona o processo de comunicação interna no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) a fim de criar. 3.1. para que.Objetivos Específicos: • • • • Identificar quais os murais são mais vistos. sejam Saber a eficácia do site do Centro Analisar a viabilidade da construção/aceitação de um Ponderar sobre o nível de conhecimento da Assessoria de feitas reformulações. para que ela funcione de forma eficaz. Comunicação do CEFD. futuramente. medidas para o desenvolvimento dessa comunicação.Objetivo Geral Analisar a eficácia dos instrumentos utilizados na comunicação interna do CEFD.

A única mudança feita no questionário foi quanto à pergunta de número três. poder ser aplicado a um número maior de pessoas que o formulário. Foram escolhidas cinco pessoas por acessibilidade e aplicados os questionários. onde foi adicionada mais uma alternativa (‘Não conheço o site do CEFD’). 4.3. a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas. 4. . METODOLOGIA 4.2. A eleição do questionário foi devido a não exigir a presença do aplicador junto ao informante no momento da aplicação.5 4.Instrumento de coleta de dados Para realizar a pesquisa de opinião pública o instrumento escolhido foi o questionário.Universo da pesquisa O universo da pesquisa foi escolhido devido à necessidade detectada pela ACS do CEFD e o público escolhido então foi de alunos. garantir o anonimato das respostas e não expor os pesquisadores à influência das opiniões e do aspecto do entrevistado. professores e técnicos-administrativos do CEFD. Aplicação do piloto A aplicação do piloto foi feita da mesma maneira que a aplicação do questionário final. que tem por objetivo o conhecimento de opiniões.1.

professores e técnicosadministrativos. . 4.4. pós-graduação. Foram aplicados 298 questionários entre alunos da graduação.5.Margem de erro A margem de erro desta pesquisa ficou em 3% para mais ou para menos.Tipo de amostragem A amostragem por acessibilidade é o modo menos rigoroso de todos os tipos de amostragem e foi o tipo escolhido por nós por representar a maior facilidade de aplicação dos questionários.6 4.

Já 6% ou 19 raramente olham seus emails e 0% ou 1 pessoa não tem email. 16% ou 47 dos pesquisados abrem seus emails pelo menos três vezes por semana e 8% ou 24 pessoas. Também serão mostrados os gráficos que originaram os resultados. Análise dos dados A análise será feita com base na tabulação dos dados. Outros 21% ou 63 responderam que abrem seus emails mais de três vezes por semana. Todos os dias Mais de três vezes por semana Pelo menos três vezes por semana Uma vez por semana Raramente olho meu email Não tenho email A pesquisa revelou que 49% ou 144 dos pesquisados abrem seus emails todos os dias. que foi feita através do programa Excel. 5. 5. 2. . 3.1 Gráfico 1 Com que freqüência você abre seu email? 8% 16% 6% 0% 1 49% 2 3 4 5 6 21% 1.7 5. 4. 6. disseram que abrem seus emails apenas uma vez por semana.

Todos os dias Mais de três vezes por semana Pelo menos três vezes por semana Uma vez por semana Raramente olho o site Não conheço o site Apenas 3% ou 10 dos pesquisados olham o site do CEFD diariamente. 5. 6% ou 18 pessoas olham o site mais de três vezes por semana. Já a maioria 49% ou 145 pessoas raramente olham o site e 14% ou 41 pessoas não conhecem o site. 6. 2. 4. 3.2 Gráfico 2 Com que freqüência você olha o site do CEDF? 14% 3% 6% 10% 1 2 3 4 18% 5 6 49% 1.8 5. Um percentual de 18% ou 52 pesquisados olham o site uma vez por semana. . enquanto 10% ou 31 pessoas olham o site pelo menos três vezes por semana.

Não me interesso pelos assuntos do site 4. não ver necessidade de acessá-lo. Não conheço o site 3. ou ainda por site ser desatualizado.9 5. as repostas foram 7% ou 14 pessoas. Não gosto do layout 5. 24% ou 48 pessoas não acessam o site por não terem interesse nos assuntos por ele abordados.3 Gráfico 3 Por que você não costuma acessar o site? 23% 7% 33% 1 2 3 4 13% 24% 5 1. Já 13% ou 25 pesquisados não gostam do layout e 23% ou 45 entrevistados responderam outros. porque não têm acesso à internet. Outro Na pergunta por que você não costuma acessar o site. . entre essas respostas estão esquecimento. outra forma de se informar. 33% ou 65 pesquisados por não conhecer o site. Não tenho acesso à internet 2.

12% ou 37 pessoas olham os murais uma vez por semana.4 Gráfico 4 Com freqüência você olha os murais do CEFD? 8% 12% 2% 30% 1 2 3 4 5 23% 25% 6 1. . descobrimos que 30% ou 88 dos entrevistados olham os murais diariamente. Todos os dias Mais de três vezes por semana Pelo menos três vezes por semana Uma vez por semana Raramente olho os murais Não olho os murais Analisando a freqüência com que os murais são vistos. 6. já 8% ou 24 pesquisados raramente olham os murais e apenas 2% ou 5 pessoas não olham os murais. 2. 3.10 5. 5. 4. 25% ou 75 pessoas olham os murais mais de três vezes por semana e 23% ou 68 dos pesquisados olham os murais pelo menos três vezes por semana.

Com 21% ou 77 dos entrevistados o mural em frente à entrada do CEFD é o segundo mais visto. Mural do NIEATI 3. os murais próximos ao xérox são vistos por 16% ou 58 pessoas. Mural em frente à entrada do CEFD O mural mais visto é o do DACEFD com 56% ou 200 pessoas. Já o mural do NIEATI é visto por apenas 7% ou 26 pesquisados. Mural do DACEFD 2.5 Gráfico 5 Qual dos murais você costuma olhar com mais freqüência? 21% 1 2 3 16% 7% 56% 4 1. Murais próximos ao xérox 4.11 5. .

. Já o jornal mural foi o meio escolhido por 29% ou 93 das pessoas pesquisadas.6 Gráfico 6 Como você prefere receber notícias sobre o Centro? 2% 29% 45% 1 2 3 4 5 5% 19% 1. 5. 2. Email Informativo impresso Apenas pelo site do CEFD Jornal mural Outro 45% ou 145 dos pesquisados preferem receber as notícias do Centro por email.12 5. e a opção outros recebeu 2% da preferência dos pesquisados. Apenas 5% ou 15 dos entrevistados preferem receber apenas pelo site do CEFD. 3. 4. 19% ou 60 pessoas. preferem receber as notícias na forma de informativo impresso.

Notícias sobre a área 4. 3% gostariam de saber sobre festas que aconteceram no CEFD e 9% desejam que no informativo tenha muitas notícias sobre o centro. 5% querem informações sobre congressos. . Festas 8. 14% querem ver divulgados os projetos desenvolvidos pelos professores e acadêmicos do CEFD. Notícias do centro Perguntados sobre o que gostariam de ver no informativo do CEFD. 10% desejam saber sobre estágios. Congressos 6. Estágios 5.13 5. 22% querem saber sobre os eventos. Projetos 7.7 Gráfico 7 O que você gostaria de ver no informativo do CEFD? 9% 3% 14% 24% 1 2 3 4 5 6 5% 10% 13% 22% 7 8 1. Eventos 3. Cursos 2. os pesquisados responderam que: 24% querem ver cursos. 13% querem ter notícias sobre a área de educação física.

8.8 Gráfico 8 O que você gostaria de ver no site do CEFD? 8% 4% 14% 5% 13% 1 2 3 4 5 24% 6 7 8 8% 11% 13% 9 1. 6. 24% querem ver os eventos ocorridos no CEFD. 4. 8% desejam mais notícias sobre o centro e 5% querem ver mais fotos no site. 3. 11% querem saber sobre os estágios. 7.14 5. Cursos Eventos Notícias sobre a área Estágios Congressos Projetos Festas Notícias sobre o centro Fotos 13% dos entrevistados querem ver no site cursos sobre educação física. . 14% desejam mais informações sobre os projetos do CEFD. 4% querem saber sobre festas. 9. 5. 13% desejam mais notícias sobre a área. 2. 8% querem ver sobre congressos.

38% ou 111 dos entrevistados já ouviram falar.15 5. mas não sei exatamente do que se trata.9 Gráfico 9 Você conhece a assessoria do CEFD? 19% 43% 1 2 3 38% 1. mas não sabem exatamente do que se trata e 43% ou 130 pessoas desconhecem a existência da Assessoria. Não Quanto ao conhecimento da Assessoria 19% ou 55 dos pesquisados declaram conhecer a Assessoria. Sim 2. . Já ouvi falar. 3.

11% ou 32 pessoas procuram a secretaria. e 9% ou 25 pesquisados procuram outros.16 5. apenas 7% ou 19 entrevistados procuram a assessoria. entre eles principalmente o DACEFD. 4. 3. 2. 5. outros nunca divulgaram nada e alguns mandam diretamente para os veículos de comunicação. a grande maioria 54% ou 159 pesquisados procuram o professor responsável. A direção do centro O professor responsável A assessoria A secretaria Outro Quando querem divulgar algum evento ou projeto os pesquisados responderam que: 19% ou 55 pessoas procuram a direção do centro.10 Gráfico 10 Quem você procura quando quer divulgar algum projeto/evento? 9% 11% 7% 19% 1 2 3 4 5 54% 1. .

sendo que o mural mais procurado é o DACEFD. 2.11 Gráfico 11 Você lembra de algum evento promovido pela assessoria ? 12% 1 2 88% 1. mas olha o site do CEFD raramente. 12% ou 36 entrevistados disseram que sim.17 5. ela atinge uma grande quantidade dos entrevistados. Avaliação dos Resultados Após o término da pesquisa e a tabulação dos dados. 6. apesar de não ter acessado o mesmo nos últimos tempos. Detectamos que o site não tem um layout atrativo e que a maioria dos pesquisados acha ele desatualizado. . e 88% ou 257 pessoas disseram que não lembravam. Quanto à comunicação através dos murais. podemos perceber algumas falhas na comunicação no CEFD. Sim Não Quando perguntados se lembravam de algum evento promovido pela assessoria. A maioria dos pesquisados olha o email diariamente ou mais de três vezes por semana.

A Assessoria precisa ser melhor divulgada para melhor assessorar os pesquisados e também ser reconhecida pela sua importância. são praticamente as mesmas informações do informativo. Quanto aos eventos promovidos pela Assessoria. . mas também querem ver as notas e avisos sobre as aulas. que não foram produzidos pela Assessoria como a JAI (organizada pela UFSM) e Mercomovimento. A Assessoria de Comunicação Social apesar de desenvolver várias atividades. alguns confundindo com o site. congressos. que mesmo que já tivessem ouvido falar dela não sabiam qual a finalidade dela. que deveria ter notícias diárias e outros pensaram que o informativo seria semestral. A maneira escolhida para receber notícias do centro foi através do email. o que desejam ver no informativo se resume a notícias sobre a educação física e o centro. corroborando com a grande maioria que olha os emails todos os dias. pois queriam ver as DCGs e ACGs oferecidas pelo curso. e o jornal mural ficou em segundo lugar. festas. praticamente não é conhecida pelos pesquisados. E apesar de ser uma pergunta fechada. Percebemos que os entrevistados não sabiam muito bem o que é um informativo. mostrando também que os pesquisados olham os murais e lêem os cartazes que ali estão. e quando precisam e querem divulgar um evento/projeto procuram pelo professor responsável e não a Assessoria. cursos e projetos desenvolvidos no CEFD. o mural da coordenação e os murais do segundo andar.18 seguido de perto pelo mural em frente à entrada do CEFD e dos murais próximos ao xérox. Quanto ao que gostariam de ver no site. não lembram de quase nada e quando o fazem lembram de outros eventos. também foram citados o mural da biblioteca. Mas mesmo assim.

Antonio Carlos – Métodos e técnicas de pesquisa social – 5ª edição.) – Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. 2006. São Paulo: Atlas. Referências Kunsch.19 7.1986. Margarida (org. São Paulo: Atlas. 2004. Jorge e BARROS Antonio – Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação – 2ª edição.) – Obtendo resultados com Relações Públicas – 2ª edição revisada – São Paulo: Pioneira Thomsom Learning. DUARTE. . São Paulo: Summus. 2006. São Paulo: Atlas. Predebon. Kunsch. Margarida – Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada – 4ª edição. José (org. 2006. Gil.

20 8. 5) Qual dos murais você costuma olhar com mais freqüência? ( ) Mural do DACEFD ( ) Mural do NIEATI (ao lado da sala do NIEATI) ( ) Murais próximo ao XEROX . vá para a pergunta 6). Apêndice Pesquisa sobre a Comunicação Interna no CEFD Não é necessária a identificação ( ) Mural em frente à entrada do CEFD 1) Com que freqüência você abre seu email? ( )Todos os dias ( ) Mais de 3 vezes por semana ( ) Pelo menos 3 vezes por semana ( ) 1 vez por semana ( ) Raramente olho meu e-mail ( ) Não tenho e-mail 2) Com que freqüência você olha o site do CEFD? ( )Todos os dias ( )Mais de 3 vezes por semana ( )Pelo menos 3 vezes por semana ( )1 vez por semana ( )Raramente olho o site ( )Não conheço o site 3) Se você respondeu “raramente” ou “não conheço o site”. porque você não costuma acessar o site? ( )Não tenho acesso à internet ( )Não conheço o site ( )Não me interesso pelos assuntos do site ( )Não gosto do layout ( )Outro: ________________ 4) Com que freqüência você olha os murais do CEFD? ( )Todos os dias ( )Mais de 3 vezes por semana ( )Pelo menos 3 vezes por semana ( )1 vez por semana ( )Raramente olho os murais ( )Não olho os murais (se respondeu essa alternativa.

Você lembra de algum evento ou ação promovido pela Assessoria? ( ) Sim. ( )Não 10) Quem você procura quando quer divulgar algum projeto/evento? ( ) A direção do Centro ( ) O professor responsável ( ) A assessoria ( ) A secretaria ( ) Outro: _______________ 11. mas não sei exatamente do que se trata.21 6) Como você prefere receber notícias sobre o Centro: ( ) E-mail ( ) Informativo impresso ( ) Apenas pelo site do CEFD ( ) Jornal mural ( ) Outro: _______________________ 7) O que você gostaria de ver no informativo do CEFD? ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ _________________ 8) E no site do CEFD? ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ____________________ ________________________________ 9) Você conhece a assessoria do CEFD? ( ) Sim ( ) Já ouvi falar. Qual: __________________ ( ) Não Obrigado pela sua colaboração! .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful