You are on page 1of 31

Polo

Por vezes, a vida é um autêntico Rali.
Experimente o Polo, no seu meio natural: a estrada. Independentemente do caminho que quiser percorrer, uma coisa é certa – a qualidade ilimitada da carroçaria, albergando motores com espírito de aventura, garantem-lhe prazer de condução desde o primeiro segundo. E se por acaso, se enganar no caminho, pode Ⴁcar sempre tranquilo, graças ao fantástico conforto do habitáculo. Então, de que está à espera?

02 – Polo

Polo – 03

04 18 20 24 30 32 36 38 40 42 46 50 54 59

Polo Think Blue. Exterior e jantes Interior Segurança Motores, chassis e caixas de velocidades Conforto Climatização e Multimédia Pacotes de equipamentos CrossPolo Polo BlueMotion Acessórios Originais Volkswagen Cores exteriores, estofos e combinações possíveis Assistência Volkswagen

O melhor método para encontrar a via certa é experimentar todas.

04 – Polo

Polo – 05

A melhor maneira de encontrar o caminho certo: experimentar todos.
Pode contar com os potentes motores do Polo para transformar todos os desvios numa verdadeira experiência. Por exemplo, o motor TDI de 1,6 litros*: reúne economia e elevada potência e representa, acima de tudo, total prazer de condução.
* Encontrará informações sobre consumos de combustível e emissões de CO2 na página 35.

Quem segue o seu instinto, não precisa de orientação.

Ali à frente está um atalho. Que pena.

Não admira que se queiram experimentar todas as curvas com o Polo. Pois, para além de estar recheado de uma técnica aperfeiçoada, o Polo também marca pontos pela sua linguagem estética, considerada uma referência na sua classe. Que pena que não se consiga conduzir e observar o Polo ao mesmo tempo.

10 – Polo

Polo – 11

O que signiႡca perder-se no caminho? Preferimos dizer: testar todas as possibilidades.

12 – Polo

Quem tudo procura, tudo alcança. Muitas vezes, a sabedoria anciã tem razão.

Polo – 15

O melhor em ganhar, é mesmo ganhar.

Think Blue.
Quem tem paixão por automóveis, tem responsabilidades. Em relação aos seus Clientes e ao meio ambiente. Mais do que um propósito nobre, a sustentabilidade é assim um objectivo empresarial da Volkswagen. Pretendemos falar menos e actuar mais. Dia após dia. A isto demos o nome de Think Blue. A particularidade no Think Blue. é que pode participar connosco. É com a sua cooperação que queremos dar o nosso contributo. Vamos trilhar esse caminho com um maior sentido da responsabilidade e uma intervenção mais ecológica. Dentro e fora do automóvel e em todo o lado. Com as nossas tecnologias BlueMotion marcamos já hoje novas referências na estrada. Construir automóveis que emitem menos CO2, sem prejuízo do conforto e da sua competência nas tarefas do dia-a-dia, é para nós apenas o começo. Desde o motor diesel ou a gasolina, com baixos consumos e pouco poluentes, passando por inúmeras tecnologias, até aos modelos BlueMotion particularmente eႡcientes: com este pacote de inovações pretendemos dar apoio aos condutores de um Volkswagen e permitir um melhor aproveitamento dos recursos. Só unindo as nossas ideias e actuação, podemos atingir as nossas metas. Descubra mais em www.volkswagen.pt/thinkblue.

São as invenções contínuas e inovadoras da Volkswagen, que tornam a condução do Polo tão ecológica. Entre elas, os desenvolvimentos orientadores, como os motores TDI com Ⴁltro de partículas Diesel, ou a caixa de velocidades DSG, que formam a base da ecológica BlueMotionTechnologies. Juntamente com estas tecnologias modernas, como o sistema “Start & Stop” ou o sistema de recuperação de energia de travagem, concretizadas no Polo com o mundo da tecnologia “BlueMotionTechnology”, o consumo e as emissões de CO2 podem ser substancialmente reduzidos. O Polo BlueMotion estabelece, sem dúvidas, novas referências em termos de mobilidade duradoura. Com ele e, graças à aerodinâmica optimizada e a um moderníssimo motor TDI de 1,2 litros, foi possível pôr em estrada um dos motores Diesel de 5 lugares mais económico do mundo. Encontrará mais informações sobre estes modelos e sobre consumos de combustível e emissões de CO2 nas páginas 32 – 35 e 46 – 49.

18 – Think Blue. – Polo

Polo – Think Blue. – 19

Exterior e jantes
Não existe qualquer dúvida: o Polo é um verdadeiro campeão. A chave para a sua aparência vencedora: elegância desportiva. As linhas marcantes acentuam o seu carácter atlético, ao passo que os pormenores distintos, como os atraentes farolins traseiros, realçam a sua traseira de forma notável. Um vasto programa de jantes personalizadas rematam a natureza desportiva do Polo, fazendo realçar as suas propriedades dinâmicas de condução. Os espelhos retrovisores exteriores com indicador de mudança de direcção integrado estão pintados na cor da carroçaria, adaptando-se, na perfeição, ao notável design da carroçaria. Para além disso, possuem regulação eléctrica e desembaciador (de série em todas as versões).

Com faróis bi-xénon, os faróis de médios e de máximos estão integrados numa unidade funcional. Para além disso, estão ainda integrados uma luz de curva estática e um farol de condução diurna LED separado. Os faróis de xénon iluminam a faixa de rodagem até às margens, com mais contraste e eႡcácia que os faróis normais. São, ainda, mais duráveis. Terá, assim, excelente visibilidade, mesmo em viagens à noite. Juntamente com os faróis bi-xénon, a luz de matrícula em tecnologia LED ilumina a placa de matrícula traseira do seu Polo na perfeição.

Não disponível para Polo com “BlueMotion Technology”.

Na versão de 3 portas, o Polo evidencia particularmente as suas características de um desportivo compacto. As amplas superfícies dos seus painéis laterais traseiros conferem-lhe um aspecto imponente e agressivo. Isto, sem prejuízo do conforto de quem ocupa os lugares de trás. Com a função “Easy-Entry” o acesso à zona traseira é fácil e cómodo.

Os atractivos farolins traseiros dão um enorme brilho à traseira, sendo um componente fundamental do design exterior. Particularmente confortável: ao tocar uma vez na alavanca dos indicadores de mudança de direcção, estes piscam por três vezes.

Os puxadores das portas na cor da carroçaria consistem em puxadores de arco estáveis, pelo que, não sendo apenas bastante sólidos e de elevada qualidade, permitem também uma fácil abertura pelo exterior, em caso de acidente.

Os vidros laterais traseiros escurecidos e o vidro traseiro escurecido reduzem a irradiação solar até 65 %, contribuindo para uma agradável temperatura no interior do habitáculo. Para além disso, realçam visualmente o lado desportivo do Polo.

* A função “Easy-Entry” é de série em todas as versões de 3 portas.

20 – Exterior e jantes – Polo

Polo – Exterior e jantes – 21

A grelha do radiador preta com friso cromado constitui um símbolo marcante do Polo – confere-lhe a elegância desportiva, realçando o visual de estilo ímpar. A moldura em forma de U na entrada de ar inferior (sem imagem) realça a sua presença marcante.

As jantes em aço de 14" com pneus 175/70 R 14 tem um robusto tampão integral com sete raios.

As jantes de 15" de liga leve “Lakeside” com pneus 195/55 R 15 rematam, na perfeição, a imagem dinâmica do Polo, possuindo, para sua protecção, parafusos anti-roubo (série na versão Confortline).
No Polo com “BlueMotion Technology”, disponível apenas com pneus com resistência ao rolamento optimizada 185/60 R 15.

O tampão da roda integral independente, integrado nas jantes de 15" com pneus 185 torna o equipamento do Polo inconfundível, também por fora (série nas versões Trendline e Trendline Pack).

Com o seu design moderno, as jantes de liga leve “Riverside” de 15" e pneus 185/60 R 15 satisfazem os gostos mais especiais (não disponível para o mercado Nacional).

As jantes de 16" de liga leve “Rivazza” espalham elegância profunda, com pneus 215/45 R 16 e vêm equipadas com parafusos anti-roubo, macaco, roda de reserva economizadora de espaço e ferramentas de bordo.
Não disponível para Polo com “BlueMotion Technology”.

Uma atracção por dentro e por fora: o tecto de abrir panorâmico em vidro do Polo. No habitáculo, o tecto de abrir criar um ambiente de luz impressionante, no qual se irá sentir bem. Mas também o design exterior do Polo Ⴁca ainda mais fascinante com este sistema de tejadilho. E, uma vez que a superfície de vidro tem o dobro do tamanho de um tecto de abrir convencional, garante-lhe uma visibilidade sensacional à sua volta. O tejadilho pode ser levantado ou totalmente aberto, através de uma unidade de comando, facilmente acessível. Os vidros escurecidos e o estore em tecido garantem-lhe uma protecção solar eႡcaz.

As jantes de 16" de liga leve “Mistral” com pneus 215/45 R 16 e parafusos anti-roubo estão em perfeita harmonia com o design do Polo. Está ainda incluída uma roda de reserva economizadora de espaço com macaco e ferramentas de bordo (série na versão Highline).

Puro carácter desportivo: as jantes de 17" de liga leve “Boavista” da Volkswagen Exclusive com pneus 215/40 R 17 conferem ao seu Polo uma presença robusta e estão equipadas com parafusos anti-roubo. Inclui roda de reserva economizadora de espaço com macaco e ferramentas de bordo.

Não disponível para Polo com “BlueMotion Technology” e CrossPolo

Não disponível para Polo com “BlueMotion Technology”.

Não disponível para Polo com “BlueMotion Technology”.

22 – Exterior e jantes – Polo

Polo – Exterior e jantes – 23

Interior
Por fora, o Polo destaca-se pelo seu estilo desportivo inconfundível, enquanto que por dentro seduz pelo seu conforto fora de série. Dotado de um ambiente harmonioso, oferece-lhe um extremo conforto, mesmo em viagens longas. Para além disso, a disposição funcional e orientada para o condutor de todos os instrumentos, facilita o rápido acesso a todos os instrumentos de comando importantes.

Os estofos “Metric” destacam-se pela sua estrutura robusta e pelo padrão em forma de favo. A sujidade raramente se nota nas superfícies escuras, de fácil tratamento, os bancos parecerão como novos durante muito tempo (série nas versões Trendline e Trendline Pack).

Já o equipamento de série da versão Trendline do Polo constitui uma referência em termos de prazer de condução, sem prejuízo para funcionalidade e conforto. Desde as aplicações pretas brilhantes nos elementos de comando como, por exemplo os interruptores rotativos das luzes e o painel de instrumentos, até à ergonomia aperfeiçoada do habitáculo, uma coisa é certa: trata-se aqui de um processamento perfeito com um ambiente de estilo notável. E para garantir o seu conforto, mesmo em viagens longas, o Polo vem equipado, não só com bancos dianteiros com regulação em altura, como também com inúmeros adereços práticos como, por exemplo, dois suportes para copos, fecho centralizado e porta-objectos em todas as portas.

Para que se sinta totalmente confortável no seu Polo, a linha de equipamentos Confortline reúne inúmeras características práticas e elegantes. Os bancos dianteiros reguláveis em altura e o requintado estofo no padrão “Fonzie” irão seduzi-lo assim que entre no seu Polo. O interior do Polo destaca-se, de forma notável, pelas suas aplicações cromadas, bem como pelo banco traseiro (assento e encosto) rebatível de forma assimétrica e pelo piso de bagageira duplo, de extrema versatilidade. O porta-luvas com refrigeração e o ar condicionado proporcionam-lhe temperaturas bastante agradáveis. E para uma viagem extremamente confortável, não podia faltar, claro, um apoio de braços central à frente com consola e vidros eléctricos.

24 – Interior – Polo

Polo – Interior – 25

Com a linha de equipamentos da versão Highline, receberá um vasto pacote funcional e extras fantásticos como, por exemplo, o volante em couro de três braços e logotipo em “cromado mate”, bem como a guarnição decorativa da consola central em “Pepper Grey” metalizado. Também o punho do travão de mão e o manípulo da alavanca de velocidades são em couro. Os bancos dianteiros desportivos reguláveis em altura, dão provas de qualidade, em particular em viagens longas. Uma superfície de carga superior é garantida pelo banco traseiro rebatível de forma assimétrica com ângulo de rebatimento optimizado. Com o piso da bagageira duplo poderá criar uma outra superfície de carga plana.

Para além disso, o indicador multifunções fornece-lhe todas as informações importantes sobre a condução. O sistema de controlo da pressão dos pneus informa-o sobre a pressão actual dos pneus. O ar condicionado de fácil utilização, e os tapetes de alta qualidade, à frente e atrás, pertencem igualmente, à linha de equipamento Highline. Esta linha de equipamento é rematada pelos confortáveis estofos “Livon” nas cores preto e Seashell. Poderá ainda contar com vários equipamentos extras como, por exemplo, o útil pacote de Inverno com bancos dianteiros aquecidos, ejectores do lava-vidros dianteiro com aquecimento automático, sistema de lavagem dos faróis e luz de aviso do nível da água de lavagem, inclusive.

26 – Interior – Polo

Polo – Interior – 27

Os bancos traseiros com encostos assimétricos rebatíveis, garantem-lhe espaço suႡciente, se alguma vez tiver de transportar objectos volumosos (de série em todas as versões).

Em conjunto com o volante em couro de 3 braços, também o manípulo da alavanca de velocidades e punho do travão são em couro. Este material natural confere a estes três importantes elementos de comando, uma agradável sensação ao toque (de série a partir da versão Trendline Pack).

O ergonómico botão rotativo das luzes com caixilho em “cromado mate” é apelativo pela sua funcionalidade e estética (de série nas versões Confortline e Highline).

As práticas bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros zelam pela boa organização do habitáculo (de série nas versões Confortline e Highline).

As saídas de ventilação podem ser reguladas de forma contínua e, ainda, guarnecidas com um caixilho distinto em “cromado mate” (de série nas versões Confortline e Highline).

Os compartimentos de arrumação em todas as portas contribuem para uma viagem descontraída. Bastante prático: no suporte de bebidas nas portas dianteiras pode guardar garrafas de 1,5 l, sem qualquer problema (de série em todas as versões).

O equipamento interior em Alcântara/couro apresenta-se muito sedutor, não só pelo seu visual desportivo clássico, como também pela sua elevada funcionalidade: Alcântara não é apenas um material inovador e suave, jogando com elementos elegantes em aspecto couro, combina estética e conforto. Para além disso, as cubas dos bancos dianteiros garantem uma posição segura e correcta das suas costas e, em especial, da zona lombar. Em especial nas viagens mais longas ou mais desgastantes, irá apreciar todo o conforto adicional que o Polo lhe pode proporcionar (disponível como opção).

O habitáculo do Polo seduz pela excelente qualidade dos acabamentos e pela perfeita ergonomia, pois no que toca à organização de espaço, o bem estar individual dos passageiros assume um papel muito importante. É por esta razão que a Volkswagen recorre a modelos em 3D com suporte informático para, por exemplo, optimizar o mais possível a versatilidade do habitáculo e a organização dos elementos de comando. Assim, a consola central orientada para o condutor não só é confortável, como também contribui para o aumento da sua segurança, pois tudo o que é importante se encontra à mão.

Prático: nas pálas de sol estão integrados espelhos de cortesia iluminados, para que, quer o condutor quer o passageiro, possam observar bem todos os pormenores, mesmo com más condições de luz (de série nas versões Confortline e Highline).

Para que tudo o que é importante Ⴁque ao seu alcance, no apoio de braços central dianteiro está integrada uma espaçosa caixa de arrumação, com um suporte para copos rebatível, atrás (de série nas versões Confortline e Highline).

Os tapetes têxteis, à frente e atrás, protegem o habitáculo do seu Polo, dando um toque de estética ao interior (de série em todas as versões).

A bagageira possui um prático piso duplo, oferecendo maior capacidade de arrumação. Por baixo da ampla superfície de carga plana existe espaço suႡciente para guardar inúmeros objectos de forma segura (de série em todas as versões).

28 – Interior – Polo

Polo – Interior – 29

Segurança.
A nova edição do Polo alargou não só o prazer de condução, como também o seu conceito de segurança. Assim, equipamentos como o moderníssimo sistema de airbags ou o Programa Electrónico de Estabilidade (ESP), incluindo o assistente de arranque em subidas garantem, mesmo em momentos complicados, a máxima protecção de todos os passageiros. Pois só conႡ ando nos equipamentos de segurança do veículo, podemos desfrutar plenamente da viagem e sentirmo-nos seguros.
O sistema de alarme anti-roubo com monitorização do habitáculo (opcional) reage, com a ajuda de sensores, a manipulações no capot, nas portas e na bagageira. O sistema de abertura individual de portas, o bloqueio do motor, a protecção anti-reboque e a buzina de segurança dão uma maior sensação de segurança.

A terceira luz de travão está harmoniosamente integrada na porta da bagageira, garantindo maior visibilidade aos outros veículos em circulação. Ao travar, esta luz acende-se de forma ultra-rápida, ajudando os outros condutores a visualizarem o seu veículo mais depressa.

Em situações graves, os passageiros do Polo podem conႡar plenamente no vasto sistema de airbags. Contém airbags para o condutor e passageiro com desactivação do airbag do passageiro, bem como airbags de protecção da cabeça e airbags laterais, à frente. Como opção, poderá encomendar um sistema de airbags de protecção da cabeça para os passageiros traseiros, sentados junto da porta. O disparo dos airbags é efectuado através dos chamados sensores de colisão: se se veriႡcar uma colisão, o aparelho de comando do airbag detona o gerador de gás, que enche os airbags num período de 30 a 40 milissegundos. Deste modo reduz-se signiႡcativamente o perigo de lesão, em especial, do pescoço e nuca.

O ParkPilot, equipado com sensores no pára-choques traseiro, avisa-o, através de sinais sonoros, da existência de eventuais obstáculos durante a manobra de estacionamento. Quanto mais se aproximar do obstáculo, mais rápida é a frequência do sinal sonoro (opcional).

O Programa Electrónico de Estabilidade evita que o veículo derrape em situações de condução críticas, através de uma intervenção selectiva na gestão dos travões e do motor. O veículo atinge assim a máxima estabilidade direccional. É, no entanto, indispensável um estilo de condução prudente, pois nem mesmo o programa electrónico de estabilidade consegue anular as leis da física.

O sistema de controlo da pressão dos pneus informa-o da pressão de enchimento actual dos pneus. Este sistema constitui um importante componente de segurança, que tem de ser veriႡcado regularmente (de série nas versões Confortline e Highline).

Nevoeiro, queda de neve, pó ou chuva forte: os faróis de nevoeiro com luzes de curva estáticas melhoram signiႡcativamente a iluminação da faixa de rodagem em situações de má visibilidade, pelo que representam uma mais-valia para o equipamento de segurança (de série nas versões Confortline e Highline).

30 – Segurança – Polo

Polo – Segurança – 31

Motores, chassis e caixa de velocidades
Afaste-se e entre na corrida com a gama de potentes motores do Polo. E conceda a si próprio não apenas alegria de conduzir, como também a verdadeira noção de economia: os nossos motores de vanguarda aliam economia absoluta, com uma potência impressionante, e funcionamento silencioso. E, assim, já estará um pouco mais perto dos seus objectivos. Encontrará informações sobre consumos de combustível e emissões de CO2 na página 35. A caixa manual de 5 velocidades é totalmente sincronizada, tornando-a mais fácil de trabalhar, permitindo-lhe permanecer, confortavelmente, no regime de rotações adequado. O mesmo se aplica, naturalmente, à caixa manual de 6 velocidades.

Graças a esta injecção directa Diesel, os
motores TDI garantem elevada potência

Uma solução orientadora para o seu sucesso é o Polo BiFuel1) com motor bivalente: para além do convencional depósito de gasolina, está equipado com um depósito de autogás, sujeito a testes especiais de colisão (52 litros de volume útil), bem como um motor à prova de gás. Este inovador conceito de accionamento não só é económico, como também ecológico. Se o depósito de gás começar a Ⴁcar vazio, pode mudar para o modo a gasolina, com um simples toque de botão, mesmo em andamento.

com, simultaneamente, baixo consumo e emissões mínimas. Alta potência do motor, mesmo com baixa cilindrada é o que garante o turbo-compressor.

Um marco histórico no desenvolvimento da construção moderna de caixas de velocidades consiste na caixa DSG, que muda, em poucas centésimas de segundos, de forma quase imperceptível e sem interrupção da força de tracção, para a próxima velocidade previamente seleccionada. Graças a este período de resposta extremamente curto, e ao comportamento de reacção directa, as acelerações desportivas têm o dobro do gozo. A caixa automática de 7 velocidades não é apenas extraordinariamente dinâmica, contribui igualmente para poupar combustível.

Graças ao Ⴁltro de partículas Diesel, os resíduos sólidos dos gases de escape prejudiciais à saúde e ao ambiente são
Ⴁltrados, reduzindo signiႡcativamente

Abastecer como sempre: o bocal de enchimento de autogás para o depósito oferece uma utilização simples e segura.

Poderá consultar no painel de instrumentos combinado, se está a circular no modo a autogás ou a gasolina. Além disso, pode ainda consultar o consumo médio, a autonomia, bem como o actual nível de enchimento do depósito de ambos os modos.

Já o logotipo “BiFuel” na traseira revela ao primeiro olhar: aqui circula um automóvel eႡciente com uma solução de accionamento inteligente.

as emissões Diesel.

1) Autonomia total, aprox. 1.400 km. A autonomia total de 1.400 km é alcançada através da utilização combinada dos modos de accionamento, e não depende apenas do aproveitamento eႡ caz de combustível por parte do veículo, é também inႢ uenciada pelo comportamento de condução e por outros factores não técnicos. Nota: Motorização não disponível para o Mercado Nacional. 32 – Segurança – Polo Polo – Segurança – 33

Consumos e emissões de CO2

1.2 Motores a gasolina O visor multifunções fornece-lhe informações sobre os valores actuais de consumo. Além disso, ainda contém um sistema de recomendação de mudança a engatar, que o ajudará a conduzir da forma mais eႡcaz, em termos energéticos. Emissões de CO2, g/km1) Consumos, l/100 km1) caixa velocidades manual: caixa velocidades DSG: caixa velocidades manual: caixa velocidades DSG: (60 cv) 5 veloc. – 128 –
ciclo urbano/extra urbano/ponderado 7,3/4,5/5,5 ciclo urbano/extra urbano/ponderado –

1.2 (70 cv) 5 veloc. 7,3/4,5/5,5 – – 128 –

1.4 (85 cv) – – 7 veloc. 7,7/4,7/5,8 – 135

1.6 TDI (90 cv) 1.2 TDI Motores Diesel Consumos, l/100 km1) caixa velocidades manual: caixa velocidades DSG: Emissões de CO2, g/km1) O logotipo “BlueMotion Technology” na traseira traduz uma série de medidas sincronizadas, essenciais para a redução signiႡcativa do consumo e das emissões de CO2. Assim, ao conduzir não só estará a poupar o ambiente como também a sua carteira. Um contributo importante para uma condução económica é dado pelos pneus optimizados para a resistência ao rolamento1), montados em jantes de 15" em aço. Como opção, poderá receber estes pneus com as jantes de 15" de liga leve “Lakeside”. caixa velocidades manual: caixa velocidades DSG: (75 cv) ) 5 veloc. – 99 –
ciclo urbano/extra urbano/ponderado 4,6/3,3/3,8 ciclo urbano/extra urbano/ponderado –

1.6 TDI (90 cv) 5 veloc. 5,1/3,6/4,2 7 veloc. 5,2/3,7/4,3 109 112

BlueMotion 1.6 TDI Technology (105 cv) 5 veloc. 4,6/3,2/3,7 – – 96 – 5 veloc. 5,1/3,6/4,2 – – 109 –

As medidas inovadoras da tecnologia BlueMotion da Volkswagen reduzem signiႡcativamente o consumo de combustível do Polo. Um feito permitido pelo sistema “Start & Stop”, por um revestimento especial do piso da bagageira e pelo sistema de recuperação da energia de travagem. Juntamente com os motores do Polo, estas tecnologias formam a base de um prazer de condução sem limites, com reduzido consumo de combustível.

O sistema “Start & Stop” garante uma condução económica. Ao parar basta soltar a embraiagem e desengatar a mudança, e o motor desliga-se. E para continuar a condução, basta voltar a engatar a mudança.
1) Os valores de consumo de combustível e de emissões indicados foram apurados segundo os métodos de medição exigidos (Regulamento [EG] 715/2007 na sua versão actualmente em vigor). Indicação segundo a Directiva 1999/94/CE na versão actualmente em vigor: Estes dados não se referem a um veículo em particular, nem estão incluídos na proposta. Servem apenas como termo de comparação entre os diferentes tipos de veículos. O consumo de combustível e a emissão de CO2 de um veículo não dependem apenas do rendimento eႡ caz do combustível proporcionado pelo veículo, são também inႢ uenciados pela condução e por outros factores de natureza não-técnica. O CO 2 é o principal gás de efeito de estufa responsável pelo aquecimento global do planeta. está disponível em todos os pontos de venda da União Europeia um guia de orientação sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2, que inclui os dados relativos a todos os modelos novos de veículos ligeiros de passageiros.

34 – Motores, chassis e caixas de velocidades – Polo

Polo – Motores, chassis e caixa de velocidades – 35

Conforto
Caminhos errados, desvios, caminhos sinuosos, voltas – aproveite todas as possibilidades para rentabilizar a sua experiência de conduzir um Polo. Pois as suas inúmeras características tornam qualquer viagem num acontecimento particularmente confortável. O seu vasto equipamento alia um visual correspondentemente atractivo ao conforto e à elevada qualidade de concepção de todos os materiais.

Os bancos dianteiros reguláveis em altura podem ser ajustados continuamente ao seu corpo com um movimento de alavanca, contribuindo, assim, para uma posição de assento descontraída (de série em todas as versões).

Facilidade de utilização acrescida com o pacote de conforto eléctrico: o fecho centralizado com telecomando por rádio está equipado com duas chaves retrácteis com comando por rádio (de série em todas as versões).

Os bancos dianteiros aquecidos são uma importante mais-valia em termos de conforto. O aquecimento do banco fornece calor de imediato, revelando-se bastante mais rápido que o aquecimento dado pelo sistema de ventilação (disponível como opção).

Com os vidros eléctricos, à frente e atrás, poderá regular a entrada de ar de uma forma bastante confortável. Assim que a protecção anti-entalamento detectar uma resistência, o vidro desce de imediato um pouco (de série nas versões Confortline e Highline, de 5 portas).

Práticas gavetas por baixo dos bancos dianteiros oferecem-lhe espaço de arrumação adicional para tudo o que tem de estar à mão (de série em todas as versões, excepto com Tecnologia BlueMotion).

A partir dos 30 km/h o sistema de regulação da velocidade mantém constante a velocidade por si seleccionada, sem ter de acelerar. Ao accionar o travão ou a embraiagem, este sistema desliga-se de novo de forma automática. O sistema de regulação da velocidade oferece ao condutor, em especial em viagens longas com velocidade uniforme, um ponto extra em conforto. Ajuda ainda a manter os limites de velocidade (como, por exemplo, em auto-estrada) e reduz o risco de uma condução a alta velocidade (disponível como opção).

O volante multifunções em couro (de série nas versões Confortline e Highline) marca pontos pela sua fantástica facilidade de utilização. O rádio pode ser confortavelmente operado através dos botões, sem ter de tirar as mãos do volante. Também o manípulo da alavanca de velocidades e o punho do travão de mão são adornados em couro, conferindo ao habitáculo um toque de requinte. O couro, um material natural, revela-se bastante agradável ao toque.

Com bancos que deslizam suavemente para a frente, a função “Easy-Entry” garante aos seus companheiros de viagem um acesso fácil ao banco de trás (de série em todas as versões de 3 portas).

No visor multifunções poderá consultar, enquanto conduz, informações importantes como, por exemplo, o consumo médio instantâneo, a velocidade média, a autonomia do depósito de combustível, os quilómetros percorridos, bem como as horas ou a temperatura exterior. Para além disso, todas as motorizações Diesel incluem recomendação de velocidade no painel de instrumentos combinado (de série nas versões Confortline e Highline).

36 – Conforto – Polo

Polo – Conforto – 37

Climatização e Multimédia.
Assim que estiver ao volante, rapidamente perceberá que são as pequenas comodidades que tornam um pequeno trajecto numa verdadeira viagem. É por esta razão que o Polo lhe oferece inúmeras possibilidades de equipamento, que poderá compor em função das suas necessidades. Independentemente se dá especial valor ao som brilhante da sua música preferida ou à perfeita climatização do habitáculo – você decide.

Sistema de ar condicionado “Climatic”, com Ⴁ ltro poeiras e pólen assegura, no mais curto período de tempo, uma temperatura interior agradável, e funciona sem o nocivo HFC (série nas versões Trendline Pack e Confortline).

O rádio “RCD 210”3) com visor a duas cores, unidade de CD, potência de saída 2 x 20 Watts, 4 altifalantes dianteiros, selecção de faixas, selecção aleatória e reprodução automática de faixas. Reproduz Ⴁcheiros MP3 e WMA e possui regulação de som de 2 vias (série no Trendline, Trendline Pack e Confortline).

O rádio “RCD 310”4) com monitor a duas cores de grandes dimensões, visualização de faixas e tomada AUX-IN, possui drive de CD, oito altifalantes e uma potência de saída de 4 x 20 watts. Pode reproduzir Ⴁcheiros MP3 e WMA e possui regulação de som de 2 vias (série no Highline).

O sistema de rádio “RCD 510”5) com monitor a cores, ecrã táctil, entrada para cartões de memória SD, tomada AUX-IN, carregador de 6 CD e 4 x 20 Watts de potência com altifalantes à frente e atrás, reproduz Ⴁcheiros MP3 e WMA e uma regulação do som de 3 vias (opcional).

A pré-instalação de telemóvel “Plus”1) é um sistema de alta-voz confortável. Dispõe de um sistema de comando vocal prático. Graças ao Bluetooth, a reprodução de música no seu telemóvel pode ser combinado com inúmeros telemóveis, através de um suporte Ⴂexível (opção).

O sistema de ar condicionado “Climatronic” com regulação electrónica, permite-lhe manter constante a temperatura que deseja, enquanto que o sistema de carvão activado do Ⴁltro de pólens e poeiras integrado, deixa os cheiros desagradáveis lá fora. Para além disso, refrigera ainda o porta-luvas (de série na versão Highline).

A entrada Multimédia MEDIA-IN 2) com interface USB permite a ligação de fontes áudio externas e sua operação, através do respectivo rádio ou sistema de rádio-navegação (opcional).

O sistema de rádio-navegação “RNS 310” com função de reprodução de Ⴁcheiros MP3, drive de CD seduz pelas suas inúmeras vantagens que um sistema de navegação moderno, totalmente integrado, oferece. Possui um visor a cores que funciona como um ecrã táctil (touchscreen) com navegação por mapa de fácil compreensão, bem como uma ranhura de leitura para cartões SD e uma tomada AUX-IN. E, claro, que os telefones ligados através da pré-instalação para telemóvel, as pen-drives USB e os iPods, ligados através da entrada MEDIA-IN, podem ser operados através do ecrã táctil. O sistema dispõe ainda de um mostrador das informações de trânsito e de condução dinâmica até ao destino (TMC), cuja ajuda ser-lhe-á muito útil para fugir a engarrafamentos e estradas cortadas (opcional).
1) Para telemóveis com interface Bluetooth Hands-Free-ProႡle 1.5. O suporte para telemóvel não está incluído no preço e tem de ser encomendado em separado. VeriႡque, por favor, se o respectivo telemóvel é adequado à pré-instalação para telemóvel “Plus”. Informações sobre compatibilidade e suportes para telemóveis consulte o seu Concessionário Volkswagen. 2) Não em conjunto com o rádio “RCD 210”. 3) Não em conjunto com a entrada de multimédia MEDIA-IN. 4) Para além da recepção analógica, também pode ser encomendado com recepção de rádio digital DAB. A recepção depende da disponibilidade das redes digitais. 5) Memória de tráfego em conjunto com a recepção de rádio digital DAB (Digital Áudio Broadcasting) não disponível. Polo – Climatização e Multimédia – 39

38 – Climatização e Multimédia – Polo

Pacotes de equipamento.
Para equipar o seu Polo, tem à sua escolha uma grande quantidade de práticos extras que, quando combinados, revelam-se ainda mais úteis. Por esta razão, a Volkswagen agrupou diversas funções seleccionadas em pacotes inteligentes. Assim, o seu veículo está apto a satisfazer as suas necessidades e desejos pessoais, de uma forma descomplicada e eႡ caz.

Para além do sistema ParkPilot1) atrás, o pacote Conforto possui ainda sistema de regulação da velocidade e sistema de controlo da pressão dos pneus. A acrescentar, o visor multifunções.

O pacote “Cool & Sound 1”2) garante um prazer de condução ideal. Contém o sistema de ar condicionado “Climatic”, bem como o rádio “RCD 210” com reprodução de MP3, unidade de CD, potência de saída 2 x 20 Watts e quatro altifalantes à frente.

Os puxadores das portas na cor da carroçaria consistem em puxadores de arco estáveis, pelo que, não sendo apenas bastante sólidos e de elevada qualidade, permitem também uma fácil abertura pelo exterior, em caso de acidente. Para além disso, a caixa do espelho retrovisor exterior é pintada na cor da carroçaria, contribuindo para a imagem perfeita do Polo. Estes dois componentes fazem parte do Pacote Color (de série em todas as versões).

O pacote “Cool & Sound 2”2) marca pontos pelo sistema de ar condicionado “Climatronic” e o rádio “RCD 210” com unidade de CD para Ⴁcheiros de formato MP3 e WMA, bem como pela potência de saída de 2 x 20 Watts proveniente de quatro altifalantes, no total.

O sistema de lavagem dos faróis faz parte integrante do pacote Inverno, aumentando a sua segurança em caso de chuva, neve ou sujidade projectada. Para aumentar o seu conforto e segurança nas estações frias do ano, este útil pacote conta ainda com bancos dianteiros aquecidos e ejectores do lava-vidros dianteiro com aquecimento automático. Poderá ainda completar este pacote com pneus de Inverno e jantes de aço.

O pacote “Light & Sight” contém um espelho retrovisor interior com função automática anti-encandeamento e um sensor de chuva. Este último activa e comanda automaticamente o limpa-vidros (de série na versão Highline).

Facilidade de utilização acrescida com o pacote de conforto eléctrico: o fecho centralizado com telecomando por rádio está equipado com duas chaves retrácteis com comando por rádio (de série em todas as versões).

1) Sinais visuais apenas em conjunto com os rádios “RCD 310”, “RCD 510” ou com o sistema de rádio-navegação “RNS 310”. A Ⴁ gura ilustra o sistema de rádio-navegação “RNS 310”. disponível para o mercado Nacional. 40 – Pacotes de equipamento – Polo

2) Não

Polo – Pacotes de equipamento – 41

Para uma liberdade plena não é importante o tamanho. O CrossPolo.

CrossPolo
Equipamento Paragliding: na bagageira. Kit de passeio: por baixo do banco. Termos: no porta-luvas. O melhor amigo: no banco do passageiro. Com o novo CrossPolo, equipado até ao pormenor, a sua liberdade pessoal não terá limites. Sem discussão, pois todos os equipamentos aqui descritos já vêm montados de fábrica.

O design das jantes de liga leve de 17" “Budapest”, no formato 7 ½ J x 17 é típico do CrossPolo: robusto, marcante e altamente apto a deixar boa impressão em todos os caminhos e atalhos. Todas as rodas estão montadas com parafusos anti-roubo.

O volante de 3 braços em cabedal perfurado*, com acabamentos em alumínio e costuras a cor, adere bem à mão, mesmo com uma condução desportiva.

O interior do CrossPolo seduz pelos bancos dianteiros desportivos que, com os Ⴂancos dos bancos com bordados, especialmente concebidos para o CrossPolo, irão chamar todas as atenções. Para além disso, os dois bancos dianteiros são reguláveis em altura e bastante práticos, graças às bolsas de arrumação existentes nas costas e à generosa gaveta, situada debaixo do assento. Confortável, é também o apoio de braço no revestimento lateral das portas dianteiras. A cor dos amplos elementos nos lados interiores das portas também condiz com os bancos, tal como as costuras. Estas últimas podem ser apreciadas no punho do travão de mão em couro, no volante e na alavanca de velocidades. Mas também inúmeros elementos cromados nos interruptores, nos instrumentos e nos puxadores, contribuem para valorizar a imagem soႡsticada de todo o interior. E uma vez que o carácter desportivo do novo CrossPolo também não escapa à zona dos pés, esta está enriquecida com pedais em alumínio.

*Não disponível para o mercado Nacional.

Consumos e emissões de CO2
1.2 Motores Consumos, l/100 km1) caixa de velocidades manual: ciclo urbano/ciclo extra urbano/ponderado caixa de velocidades DSG: ciclo urbano/ciclo extra urbano/ponderado Emissões de CO2, Com o seu atraente design, o CrossPolo personiႡca individualidade, carácter desportista e dinâmica: caixas dos espelhos retrovisores exteriores prateadas e pára-choques e puxadores das portas pintados na cor da carroçaria. O claro carácter “Off-road” do CrossPolo é traduzido pelo chassis levantado e pelas marcantes coberturas da carroçaria nas cavas das rodas, nas embaladeiras e nas portas. A realçar ainda os faróis de nevoeiro, os robustos rails do tejadilho, o logotipo Cross e a grelha do radiador com inserções cromadas nas lamelas. g/km1) caixa de velocidades manual: caixa de velocidades DSG: (70 cv)2) 7,3/4,8/5,7 – – 132 – 1.2 TDI3) (75 cv) 5,1/3,6/4,1 – – 108 – 1.6 TDI3) (90 cv) 5,5/3,7/4,3 7 velocidades 5,5/4,1/4,6 113 119

5 velocidades 5 velocidades 5 velocidades

1) Os valores de consumo e das emissões foram determinados de acordo com os métodos de medição prescritos (VO [CE] 715/2007 na sua redacção actual). Nota de acordo com a directiva 1999/94/CE na redacção actualmente em vigor: os dados não se referem individualmente a um veículo e não fazem parte da oferta, destinando-se apenas a servir de termo de comparação entre os diversos modelos. O consumo de combustível e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só de uma eႡciente utilização do combustível pelo veículo, como é também inႢuenciado pelo estilo de condução e por outros factores não técnicos. O CO2 é o principal gás com efeito de estufa responsável pelo aquecimento da Terra. 2) Motor a gasolina. 3) Motor Diesel.

44 – Equipamentos – CrossPolo

CrossPolo – Equipamentos – 45

O respeito pela natureza. Polo BlueMotion.

46 – Polo BlueMotion

Polo BlueMotion
Florestas verdes, mares azuis, a natureza em todo o seu esplendor: Por vezes, há cantinhos fascinantes no mundo que estão apenas à distância de uma auto-estrada da porta de nossa casa. Com o económico e ecológico Polo BlueMotion, dará um grande contributo na preservação do ambiente. Pois com um motor TDI de 1.2 l, de consumo e emissões extremamente reduzidos, albergando tecnologias avançadas, como o sistema “Start & Stop” ou o sistema de recuperação da energia de travagem, bem como os equipamentos de série aqui descritos, ele é um dos automóveis Diesel de cinco portas mais económico do mundo – e com um design fascinante rumo a um futuro verde. Encontrará informações sobre consumos de combustível e emissões de CO2 na página seguinte. O spoiler traseiro desportivo na cor da carroçaria acentua a linha lateral dinâmica, garantindo ainda uma melhor estabilidade em estrada. Mas, acima de tudo, optimiza as propriedades aerodinâmicas do novo Polo BlueMotion.

O logotipo “BlueMotion” encontra-se na tampa da bagageira e na grelha do radiador, tornando bem claro que se trata de um automóvel de um condutor consciente.

Também o habitáculo do Polo BlueMotion não escapa às tecnologias de vanguarda. O sistema de ar condicionado “Climatronic” (opção) dispõe, assim, de um sensor anti-embaciamento que contribui para um aproveitamento energético especialmente eႡciente e o indicador multifunções de uma recomendação da relação de caixa que indica o momento ideal para seleccionar uma mudança. E se o sistema “Start & Stop” parar o motor, por exemplo num semáforo, é dada informação através de um indicador na consola central. Mas o interior do Polo BlueMotion não irá seduzi-lo apenas pelas suas tecnologias. Os seus bancos têm estofos de uma cor muito agradável, uma faixa central especial* e aplicações decorativas cromadas em muitos dos instrumentos e comandos. Para aumentar o bemestar, poderá dispôr de um banco do condutor com regulação em altura e de um apoio de braços central.

Consumos e emissões de CO2
1.2 TDI (75 cv) Motore a Diesel Consumos, l/100 km1), caixa de velocidades manual: ciclo urbano/extra urbano/ponderado Emissões de CO2, g/km1), Uma vez que a resistência ao rolamento com pneus normais é responsável por 15 % do consumo, as jantes de liga leve “Greenland”1), no formato, 5 ½ J x 15 possuem pneus especialmente optimizados para a resistência ao rolamento. Uma série de medidas aplicadas contribui para se alcançarem os fantásticos valores de consumo e de emissões veriႡcados no Polo BlueMotion. Assim, a grelha do radiador preta, o spoiler dianteiro, os frisos laterais e o piso inferior modiႡcado foram optimizados em matéria de aerodinâmica. O resultado destas melhorias revela-se não só numa aerodinâmica extraordinária, como também num automóvel inigualável, graças ao seu design fascinante.
1) Os valores de consumo e das emissões foram determinados de acordo com os métodos de medição prescritos (VO [CE] 715/2007 na sua redacção actual). Nota de acordo com a directiva 1999/94/CE na redacção actualmente em vigor: os dados não se referem individualmente a um veículo e não fazem parte da oferta, destinando-se apenas a servir de termo de comparação entre os diversos modelos. O consumo de combustível e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só de uma eႡciente utilização do combustível pelo veículo, como é também inႢuenciado pelo estilo de condução e por outros factores não técnicos. O CO2 é o principal gás com efeito de estufa responsável pelo aquecimento da Terra. * Padrão de estofos não disponível para o mercado Nacional.

89 g 5 velocidades 4,1/3,0/3,4 89

caixa de velocidades manual:

48 – Equipamentos – Polo BlueMotion

Polo BlueMotion – Equipamentos – 49

Acessórios Originais Volkswagen
Nem se põe em causa, que irá ser muito feliz com um Polo tão vastamente equipado de fábrica como o seu. Mas se, mesmo assim, ainda quiser dar mais um toque pessoal ao seu Polo, então pode contar com os acessórios originais da Volkswagen. Os Acessórios Originais da Volkswagen estão disponíveis apenas para o mercado alemão. O seu Concessionário Volkswagen informá-lo-á sobre as diferenças especíႡcas em vigor no seu país. No catálogo de acessórios da Volkswagen* encontrará as referências e os preços dos produtos ilustrados. Os elegantes frisos da embaladeira de alta qualidade em aço inoxidável com logotipo Polo representam, logo na zona da entrada, uma atracção visual. Além disso, protegem-na eႡcazmente contra riscos.

As jantes de liga leve de 15" “Zirkonia”, pintadas em prata-brilhante, no formato 6 J x 15, são caracterizadas pelos raios arqueados para dentro, alternadamente largos e estreitos.

O spoiler dianteiro em plástico extremamente resistente e elástico, confere ao Polo um visual ainda mais desportivo, actuando positivamente sobre a sua aerodinâmica. Também o resistente jogo de frisos laterais de alta qualidade complementa harmoniosamente o Design aerodinâmico do Polo, dando a impressão de que o automóvel está ainda mais perto do solo. Naturalmente que os dois componentes estão revestidos com uma camada de primário e podem ser pintados na cor da carroçaria.

As jantes de liga leve de 16" “Syenit”, no formato 7 J x 16 dão bastante nas vistas pelo forte contraste entre a superfície polida e as superfícies interiores em preto. Também disponível em antracite, polidas e como tampão integral.

O imponente guarda-lamas traseiro optimiza as propriedades aerodinâmicas do Polo. O avental traseiro em plástico resistente dá a imagem visual de profundidade para um “look” ainda mais desportivo da parte traseira. O friso traseiro brilha em aspecto cromado. Mas não é só um pormenor atractivo, é também uma protecção eႡcaz das arestas da tampa da bagageira.

Muito atractivas e altamente protectoras são as guarnições dos espelhos em visual carbono, no lado do condutor e do passageiro. São de montagem rápida e fácil nos espelhos retrovisores exteriores de série.

A protecção das arestas de carga em aço inoxidável não só é bonita, como permite carregar a bagageira do Polo sem a estragar, pois protege-a de riscos que possam ser causados por bagagens volumosas.

O suporte para bicicletas com fecho para o dispositivo de engate de reboque leva duas bicicletas, pode suportar uma carga até 50 kgs. Para o transporte de uma terceira bicicleta, existe, como opção, um jogo de extensão.

* Os Acessórios Originais Volkswagen estão disponíveis no mercado alemão. O seu Concessionário Volkswagen informá-lo-á sobre as diferenças especíႡcas em vigor no seu país. As referências de encomenda e preços dos produtos apresentados podem ser consultados no catálogo de “Acessórios Volkswagen”. Para mais informações consulte o seu Concessionário Volkswagen 50 – Acessórios Originais Volkswagen – Polo Polo – Acessórios Originais Volkswagen – 51

O suporte de base aprovado no teste “city crash” é fácil de montar em qualquer veículo sem rails no tejadilho e serve de base a todo o tipo de sistemas de transporte especiais, como por exemplo pranchas de surf, bicicletas, skis ou ainda a malas de tejadilho.

O sistema de alta-voz Bluetooth, com ecrã TFT a cores de 2,8" e sistema táctil, assegura o mais avançado nível tecnológico bem como um nível máximo de conforto de utilização. As mensagens de texto são lidas em voz alta pelo sistema, de forma clara e compreensível.

A divisória de rede robusta separa a bagageira do habitáculo. Com a ajuda de ganchos e de porcas recartilhadas, é muito fácil de Ⴁxar. A cobertura da bagageira continua a poder ser utilizada.

A protecção contra o sol nos vidros laterais traseiros protege os passageiros que viajam atrás, de uma radiação solar mais intensa, sem perturbar a visibilidade para trás e sem prejudicar a segurança no trânsito. A protecção contra o sol está disponível para o vidro traseiro.

O suporte de skis e snowboards “Confort” permite transportar, de uma forma segura e confortável, até seis pares de skis ou quatro snowboards. O sistema leve, de alumínio anodizado, é fácil de carregar e descarregar através da prática função de extracção.

O suporte de bicicletas de perႡl de material sintético, com conႡguração aerodinâmica e quadro de suporte em aço cromado mate é trancável e foi aprovado no teste “city crash”. A fácil montagem no suporte de base permite um manuseamento sem problemas. O peso deste equipamento é de aprox. 3,2 kg.

O vestuário chegará garantidamente ao Ⴁm da viagem sem se amarrotar. O prático cabide é Ⴁxo nas hastes dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e assegura o transporte nas melhores condições.

O receptáculo da bagageira, com logotipo do Polo, é leve, Ⴂexível e desenhado rigorosamente à medida do Polo. Um rebordo com cerca de 4 cm de altura protege a bagageira da entrada de sujidades e a sua estrutura em losangos tem efeito antiderrapante.

O contentor da bagageira é leve e foi moldado rigorosamente à medida do Polo. Um rebordo com 5 cm de altura protege a bagageira da entrada de sujidades e os elementos separadores Ⴂexíveis evitam o resvalamento da carga transportada.

A rede de retenção de bagagem assegura que todos os objectos permaneçam no seu lugar e que os mais leves não resvalem. A rede de malha resistente é fácil de Ⴁxar aos olhais para amarrar a bagagem que se encontra no compartimento de carga.

O Bobsy G2-3 pro é o sistema de cadeira original da Volkswagen para crianças entre 3 e 12 anos (15 a 36 kg). Com uma almofada no assento ajustável na largura e um apoio para dormir, conႡgura um assento perfeito, permitindo que a faixa do cinto Ⴁque bem cingido à criança, numa posição ideal. Graças ao elemento de apoio da cabeça, aos Ⴂancos do assento puxados para a frente e à cobertura completa da zona dos ombros, é assegurado um elevado conforto e, em caso de colisão lateral, a melhor protecção das crianças. O assento pode ser ajustado em altura e inclinação.

O conjunto de capas para pedais em aço inoxidável escovado e um revestimento antiderrapante preto, confere uma nota de requinte à zona dos pés, à frente. O kit está disponível para modelos com caixa de velocidades manual ou com caixa automática.

52 – Acessórios Originais Volkswagen – Polo

Polo – Acessórios Originais Volkswagen – 53

Pinturas e estofos
Claro que não podemos decidir por si qual a cor que melhor lhe Ⴁca. Talvez a multiplicidade diႡculte a escolha, mas permite-lhe, ao mesmo tempo, dar um toque pessoal ao seu Polo. Independentemente da pintura ou estofos que escolher, poderá contar sempre com cores brilhantes e a melhor qualidade de materiais e processos de fabrico.

azul Glacier Blue Pintura metalizada 3N

Apenas disponível para o BlueMotion.

laranja Magma Pintura lisa 9208

bege Terra Pintura metalizada 4G

Apenas disponível na versão CrossPolo.

Apenas disponível para o CrossPolo.

preto Pintura lisa A1

laranja Hot Pintura metalizada 4S

Não disponível na versão CrossPolo.

Não disponível para o Polo BlueMotion.

branco Candy Pintura lisa B4

prata ReႢex Pintura metalizada 8E

Não disponível na versão CrossPolo.

vermelho Flash Pintura lisa D8

azul Shadow Pintura metalizada P6

Não disponível na versão BlueMotion.

Não disponível para o CrossPolo.

azul Meer Pintura lisa F4

cinza Pepper Pintura metalizada U5

Não disponível nas versões BlueMotion e CrossPolo.

Não disponível para o Polo BlueMotion e CrossPolo.

54 – Pinturas, estofos e combinações de cores – Polo

Polo BlueMotion – Pinturas, estofos e combinações de cores – 55

preto Deep Pintura nacarada 2T

Orange Estofos em tecido “Dimension” 01

Não disponível para o Polo BlueMotion.

Apenas disponível para o CrossPolo.

preto titânio Estofos em tecido “Metric” BY

cinza Estofos em tecido “Dimension” 02

Não disponível para o CrossPolo.

Apenas disponível para o CrossPolo.

preto titânio Estofos em tecido “Fonzie” HX

Latte Macchiato Estofos em tecido “Dimension” 10

Não disponível para o Polo BlueMotion e CrossPolo.

Apenas disponível para o CrossPolo.

Seashell Estofos em tecido “Fonzie” HY

azul-preto titânio Estofos em tecido “Power On”* RY

Não disponível para o Polo BlueMotion e CrossPolo.

Apenas disponível para o Polo BlueMotion.

Seashell Estofos em tecido “Livon” DA

preto titânio Estofos em Alcântara/aspecto couro DM

Não disponível para o Polo BlueMotion e CrossPolo.

Não disponível para o Polo BlueMotion.

preto titânio Estofos em tecido “Livon” DM

Não disponível para o Polo BlueMotion e CrossPolo.

* Não disponível para o mercado Nacional. Os processos de impressão não permitem uma reprodução Ⴁel dos estofos, pelo que as amostras reproduzidas de pinturas exteriores e estofos servem apenas como referência, e podem não ser tão bonitos como o são na realidade.

56 – Pinturas, estofos e combinações de cores – Polo

Polo – Pinturas exteriores, estofos e combinações possíveis – 57

Combinações possíveis.
a azul Glacier metalizado 3N2) a azul Shadow metalizado P6 a cinza Pepper metalizado U5 a prata ReႢex metalizado 8E a bege Terra metalizado 4G1) a laranja Hot metalizado 4S a preto Deep nacarado 2T a Magma-laranja 92081) a Painel de instrumentos

Descubra o universo automóvel da Volkswagen.

a vermelho Flash D8

em cima/em baixo

a branco Candy B4

Estofos em tecido “Metric” (Trendline B) preto titânio (BY) (Polo BlueMotion B) preto titânio (BY) Estofos em tecido “Fonzie” (Confortline B) preto titânio (HX) Seashell (HY) Estofos em tecido “Livon” (Highline B) Seashell (DA) preto titânio (DM) Estofos em tecido “Dimension” (CrossPolo B) laranja (01) cinza (02) Latte Macchiato (10) Estofos em tecido “Power (Polo BlueMotion B) Blau-Titanschwarz (RY) Estofos em Alcântara/couro A3) preto titânio (DM) (CrossPolo A) preto titânio (DM) preto preto titânio/preto titânio
A — — B — — A A A — — A

preto

preto titânio/preto titânio

a azul Meer F4

a preto A1

a Alcatifa

a Estofos

A

B

A

B

A

A

A

A

A

preto

preto titânio/preto titânio

A

B

A

A

A

A

preto preto

preto titânio/preto titânio preto titânio/Seashell

— —

A A

B B

A A

B B

— —

— —

A A

A A

A A

A A

A A

A Autostadt – uma viagem ao mundo da mobilidade. A entrega do seu veículo novo pode transformar-se numa ocasião preto preto preto titânio/Seashell preto titânio/preto titânio
— — A A B B A A B B — — — — A A A A A A A A A A

Serviço Volkswagen. Onde quer que se encontre, poderá sempre recorrer ao abrangente serviço de assistência Volkswagen dos nossos 43 Concessionários. Para além da garantia obrigatória, a Volkswagen concede-lhe ainda uma garantia de 2 anos Volkswagen1) em todos os veículos novos, uma garantia de 3 anos para a pintura da carroçaria1) bem como uma garantia de 12 contra perfurações da chapa por corrosão4). Mobilidade Volkswagen. Serviço de desempanagem no próprio local, veículo de substituição ou despesas de alojamento num hotel. Se submeter o seu Volkswagen periodicamente às inspecções previstas no Plano de Assistência, poderá usufruir das vantagens da garantia de mobilidade LongLife.

memorável na Autostadt, em Wolfsburg. Na sua viagem ao mundo da mobilidade terá oportunidade de conhecer as diversas marcas que compõem o Grupo Volkswagen. Terá oportunidade de acompanhar os vários passos da produção de um veículo, de se inteirar das últimas novidades sobre o tema sustentabilidade visitando a

preto preto preto On”4) preto

preto titânio/preto titânio preto titânio/preto titânio preto titânio/preto titânio

A A —

— — —

— — —

— B B

— — —

— — —

— A A

— A —

A A A

— — —

— — —

A A A

exposição “LEVEL GREEN” ou deixar os seus Ⴁlhos pequenos tirar a carta de condução infantil. Chegado o momento da entrega, o seu assistente pessoal entregar-lhe-á a chave do seu automóvel e dar-lhe-á todos os pormenores importantes, antes de iniciar a sua viagem de regresso a casa. Para informações mais detalhadas, contacte o seu Concessionário Volkswagen.

preto titânio/preto titânio

A

B

A

A

A

Volkswagen driving experience. Numa acção de formação sobre condução segura, os nossos proႡssionais do volante mostram-lhe preto preto titânio/preto titânio
— A B A B — — A A A A A

o comportamento mais correcto a adoptar em situações inesperadas. Para mais informações contacte o seu Concessionário Volkswagen.

1) Apenas disponível para o CrossPolo.

2) Apenas disponível para o Polo BlueMotion.

3) Não disponível para o Polo BlueMotion.

4) Não disponível para o mercado Nacional.

Estão devidamente assinalados, quais os estofos fornecidos de série (B) ou como opção (A). A correspondência da tabela indica se uma pintura está disponível de série (B), ou como opão (A) ou não se encontra disponível (–). Alguns veículos reproduzidos neste catálogo são apresentados com equipamentos opcionais com suplemento de preço. Todas as indicações sobre equipamentos e características técnicas referem-se ao mercado alemão e correspondem aos conhecimentos existentes por altura da impressão. O seu Concessionário Volkswagen informá-lo-á sobre as diferenças especíႡ cas em vigor no seu país. Reservado o direito a alterações. BlueMotion®, DSG®, TDI® e TSI® são marcas registadas da Volkswagen AG e de outras empresas do grupo Volkswagen na Alemanha e noutros países. O facto de um símbolo neste documento não estar assinalado com ® não signiႡ ca que este símbolo não seja uma marca registada e/ou que este símbolo possa ser utilizado sem a autorização escrita prévia da Volkswagen AG. A Volkswagen garante a retoma e valorização de veículos antigos. Assim, todos os veículos Volkswagen são ecológicos e podem ser devolvidos gratuitamente, desde que cumpram as disposições legais. Para mais informações, contacte o seu Concessionário Volkswagen.

1) Todas as informações sobre a garantia Volkswagen bem como sobre a garantia da pintura da carroçaria só se aplicam a veículos novos da marca Volkswagen, de acordo com a actual gama de oferta s.

58 – Pinturas exteriores, estofos e combinações possíveis – Polo

Polo – Assistência – 59

Polo
115.1196.03.65 · Impresso na Alemanha Reservado o direito a alterações Edição: Julho 2011 Internet: www.volkswagen.pt

O seu Concessionário Volkswagen