You are on page 1of 4

Luzes da TWR para Aeronaves

Indicações para aeronaves em SOLO: - Verde continuo: Livre decolagem - Verde intermitente: Livre táxi - Vermelho contínuo: Mantenha posição - Vermelho intermitente: Afaste-se da pista de pouso - Branco intermitente: Regresse ao estacionamento

Indicações para aeronaves em VOO: - Verde continuo: Livre pouso - Verde intermitente: Regresse e pouse - Vermelho contínuo: Dê passagem a outra ACFT e retorne ao circuito de tráfego - Vermelho intermitente: Aeródromo impraticável - Branco intermitente: Pouse e dirija-se ao estacionamento Prioridades para POUSO e DECOLAGEM POUSO (arrival): - Aeronaves em emergência - Aeronaves “Planadores” - Aeronaves com enfermos e órgãos vitais - Aeronaves em busca e salvamento (SAR) - Aeronaves militares (em guerra ou segurança interna) - Aeronave presidencial - Aeronaves militares (em treinamento) - Demais aeronaves DECOLAGEM (departure): - Aeronaves de defesa aérea com intenção de interceptação - Aeronaves de defesa aérea com intenção de escolta - Aeronaves com enfermos e órgãos vitais - Aeronaves em busca e salvamento (SAR) - Aeronave presidencial - Aeronaves militares (em guerra ou segurança interna) - Demais aeronaves

RPL: Repetitivo Para indicações de velocidade. o Para voar entre 180o e 359o. utilizar a sigla TBN Para que uma acft possa operar sem restrições em uma determinada RWY.Sequência para procura de contato deverá ser feita na seguinte ordem: . Operação: HJ: SOMENTE ENTRE O NASCER E O PÔR DO SOL H24: OPERAÇÃO CONTÍNUA Quando o farol rotativo de aeródromo . Caso contrário. os VFR recebem Informação de Vôo (FIS). será acrescido mais 45 minutos . deve-se selecionar um nível par. podendo voar nesses espaços sem autorização e sem . Serviço de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) Classe B. Serviço ATC Classe E – IFR e VFR permitidos . Os IFR recebem serviço ATC.Quilômetros por hora (Km/h): K0350 .C. indicará operação por instrumentos. deve-se prosseguir da seguinte forma: .D – IFR e VFR permitidos. o ACN da acft deverá ser menor ou igual que o PCN da pista.PLN: Completo .NTV: Simplificado . estiver acionado durante o dia. quando requerido.Cancelamentos devem ser feitos diretamente na sala AIS.Deverá ser entregue com antecedência mínima de 45 minutos . (IMC) Para voar entre 360o e 179o. deve-se selecionar um nível impar. Classe A – Somente vôos IFR.MACH: M075 Pessoas a bordo: Indicar sempre o numero de pessoas a bordo.TWR de outro aeródromo (dentro dos limites da TMA) . Se desconhecido ou duvidoso o numero de pessoas a bordo no momento da apresentação.Condições meteorológicas NÃO prolonga validade do plano .Nós (N): N0120 .TWR do aeródromo principal (TWR do centro de área) .Caso ocorra qualquer imprevisto.ACC (localizado dentro daquela TMA) Plano de Voo . a acft não poderá operar. até 35 minutos do EOBT Os planos de voo são classificados em 3 tipos: .

Os VFR recebem Informação de Vôo (FIS) quando requerido.área restrita No. estreitando-se a partir de 216NM (400KM) antes de um auxílio-rádio. Classe F – IFR e VFR permitidos.Ex.área perigosa No. Superior Limites laterais . SBR612 . usinas hidroelétricas.5NM (40KM). SBP409 . exercício de tiro. fábrica de explosivos. o quando a acft não chegar dentro dos 30 minutos subsequentes à hora prevista para chegada. áreas de segurança nacional.16NM (30KM) de largura. lançamento de paraquedistas. Ex. atingindo sobre este a largura de 8NM (15KM). refinarias. Área Restrita – O vôo é permitido sob condições preestabelecidas ou tendo permissão do SRPV/CINDACTA da área. 09.43NM (80KM) de largura. Área Perigosa – Espaço aéreo do qual existem riscos em potencial para a navegação aérea.5NM (40KM) em toda sua extensão. estimada pelo piloto ou pelo órgão ATS. Nesta fase o ACC fará a Busca Preliminar por Comunicações (PRECOM) utilizando os canais normais de comunicação. atingindo sobre este a largura de 21. 12. Classe G – IFR e VFR permitidos. Quando a distância entre os auxílios –rádio for inferior a 108NM(200KM) a AWY superior terá 21. 10.área proibida No. Os espaços aéreos condicionados temporários somente serão estabelecidos através de NOTAM ou Suplemento AIP.O vôo não é permitido. e não constarão de cartas ou manuais. Ex. situada na área de jurisdição do V COMAR. Inferior Limites laterais . Área Proibida . Quando a distância entre os auxílios-rádio for inferior a 54NM (100KM) a AWY inferior terá 11NM (20KM) em toda sua extensão. situada na área de jurisdição do IV COMAR. quando requerido. ALERFA – Fase de Alerta . INCERFA – Fase de Incerteza Situação na qual existe dúvida quanto a segurança de vôo de uma aeronave e de seus ocupantes. contato com a acft. Os Espaços Aéreos condicionados são estabelecidos em caráter temporário ou permanente com as seguintes características.notificação. lançamento de foguetes. estreitando-se a partir de 54NM (100KM) antes do auxílio-rádio.infrutiferamente. Os IFR recebem Assessoramento de Tráfego Aéreo. Ambos recebem FIS. situada na área de jurisdição do VI COMAR. SBD510 . ACC classificará a aeronave nesta fase: o quando não receber comunicação da acft dentro dos 30 min após a hora que se estima receber uma mensagem de posição ou após o momento que se tentou . treinamento de aeronaves civis.

000 Kg ou mais M Média . que consiste na utilização de todos os meios de comunicações disponíveis (telefone. o ou quando se saiba ou suspeite que a acft está sob interferência ilícita (sequestro). etc.130. assim que localizada o RCC desencadeará uma Missão de Salvamento (M S A). Então o RCC desencadeará uma Missão de Busca (MBU) e. o se receba informações de que condições anormais de funcionamento da acft indicam um pouso forçado o se receba informações ou se possa deduzir que a acft fará um pouso forçado ou que já o tenha efetuado. delegacias de polícia. Nesta fase o RCC fará uma Busca Extensiva por Comunicações (EXCOM).000 Kg ou menos Formato da Mensagem de Posição o Identificação da aeronave o Posição o Hora o Nível de vôo ou altitude o Próxima posição e hora de sobrevôo O check somente é feito com expressa autorização do controlador de vôo.7.entre 136. o uma aeronave autorizada a pousar. não o fizer dentro de 5 minutos após a hora prevista para pouso e não se estabeleça a comunicação com a acft. 1 – posição "stand-by" 2 – posição "normal" 3 – pressionar "ident" Manual Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER) .000 e 7.) DETRESFA – Fase de Perigo Situação na qual existe razoável certeza de que a acft e seus ocupantes estão ameaçados de grave e iminente perigo e necessitam de assistência. o há evidencias que o combustível da acft já acabou ou não tenha o suficiente para permitir o pouso em um local seguro.000 Kg L Leve . rádio amador.Situação na qual existe apreensão quanto a segurança de vôo de uma acft e seus ocupantes. ACC classificará a acft nesta fase quando: o transcorrida a fase de alerta e forem infrutíferas as novas tentativas para estabelecer contato com a acft. O ACC classificará a acft nesta fase quando: o transcorrida a fase de incerteza e não s tiver contato com a acft. H Pesada .