You are on page 1of 20

Simulado 167 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 4 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

SOLDADO DESCONHECIDO. Aps a Primeira Guerra Mundial, autoridades dos pases aliados 4 verificaram que os corpos de muitos soldados mortos em combate no podiam ser identificados. Os governos da Blgica, Frana, Gr-Bretanha, Itlia e Estados Unidos da Amrica decidiram 7 homenagear, de forma especial, a memria desses soldados. Cada governo escolheu um soldado desconhecido como smbolo, enterrou seus restos mortais na capital nacional e ergueu um 10 monumento em honra do soldado. A Blgica colocou seu soldado desconhecido em um tmulo na base da Colunata do Congresso, em Bruxelas. A Frana enterrou seu soldado desconhecido 13 embaixo do Arco do Triunfo, no centro de Paris. A Gr-Bretanha enterrou o seu na abadia de Westminster. O soldado desconhecido da Itlia jaz defronte ao monumento a Vtor Emanuel I, em 16 Roma. No Brasil, os 466 mortos brasileiros integrantes da Fora Expedicionria que haviam sido 19 enterrados, aps a Segunda Guerra Mundial, no cemitrio militar de Pistoia, na Itlia, foram transportados em urnas para o Brasil, em avies da Fora Area Brasileira, em 11 de dezembro de 22 1960. As urnas chegaram ao Rio de Janeiro em 16 do mesmo ms, ficando expostas visitao pblica no Palcio Tiradentes. No dia 22 de dezembro, os restos mortais dos heris foram 25 trasladados para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.
Enciclopdia Delta Universal. Rio de Janeiro: Editora Delta, s/d, v. 13, p. 7.384 (com adaptaes).

Considerando as ideias, a estrutura e a tipologia do texto acima, que constitui um verbete de enciclopdia, julgue os itens a seguir. 1 Depreende-se do texto que, para as homenagens ao soldado desconhecido, no foi considerado a poca em que tombaram os soldados combatentes. Errado O texto fala em soldados da Primeira Guerra Mundial. 2 O emprego da palavra soldado no singular, em todo o trecho entre as linhas 10 e 15, permite que se conclua que os pases a mencionados prestam homenagem memria de apenas um soldado desconhecido. Errado O texto claro em afirmar que se homenageiam todos os soldados na imagem do soldado desconhecido. 3 Esse verbete se organiza em trs tpicos, na seguinte ordem temtica: primeiro como surgiu a ideia de se homenagear o soldado desconhecido; segundo como o fizeram alguns pases; terceiro como o fez o Brasil. Correto Exata sntese. 4 O texto, que se caracteriza, quanto tipologia, como a descrio dos sentidos da expresso soldado desconhecido, est em consonncia com os verbetes de dicionrios e enciclopdias. Errado O texto no tpico de dicionrios, que so mais sucintos.

Com relao grafia e a aspectos morfossintticos e semnticos do texto apresentado, julgue os itens que se seguem. 5 No contexto em que ocorrem, as palavras embaixo ( L. 12) e defronte (L. 15) podem ser substitudas, respectivamente, por debaixo e enfronte, sem prejuzo ortogrfico. Errado No existe o vocbulo enfronte na nossa lngua. 6 A frase os corpos de muitos soldados mortos em combate no podiam ser identificados (L. 2-4) no contm o agente da ao de identificar Correto Realmente no caracterizado quem identificaria. 7 Caso o verbo decidir seja suprimido da expresso decidiram homenagear (L. 5), o verbo homenagear, que se conjuga pelo modelo de odiar dever ser grafado homenagiaram. Errado O certo seria homenagearam. Ao reverenciar o dia do Soldado, estamos homenageando o homem brasileiro na sua 4 dedicao Ptria e no seu desprendimento em servir Nao. Jovens brasileiros das diversas regies do Pas dedicam-se importante tarefa de prestar o servio militar, na certeza de que esto iniciando a conquista da cidadania. 7 Simples, modestos, esperanosos, idealistas, l vo eles diariamente para seus quartis 10 com a satisfao e o orgulho de estarem seguindo o exemplo de Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, expresso maior e smbolo do soldado brasileiro. 13 Caxias, que se destacou na conturbada fase de consolidao do Estado brasileiro como um dos baluartes da pacificao das provncias, conseguiu, com seu descortino invulgar, 16 consolidar a paz interna e contribuir para que nenhum dos movimentos deflagrados, ora nas regies Norte e Nordeste, ora na regio Sul, se convertesse em fragmentaes do Pas.
Internet: <www.senado.gov.br> (com adaptaes).
1

Com relao a aspectos gramaticais e semnticos do texto, julgue os prximos itens. 8 Os adjetivos Simples, modestos, esperanosos, idealistas (L. 7) esto no plural para concordar com eles (L. 8). Correto Adequada concordncia. 9 A crase que ocorre no segmento dedicao Ptria ( L. 2) consiste no fenmeno gramatical de se fundir a preposio a, requerida por dedicao, ao artigo a, que acompanha o nome Ptria. Correto Anlise adequada. 10 O emprego da inicial maiscula confere aos vocbulos Ptria (L. 2), Nao (L. 3) e Pas (L. 4 e L. 17) sentido particular e determinado, elevando-os categoria de alto conceito poltico ou nacionalista. Correto Esta uma das razes de se usar inicial maiscula.

Quanto s caractersticas da redao oficial, avalie os itens. 11 Para se obter a conciso em documentos oficiais, suficiente utilizar o princpio da economia lingustica, cortando termos e passagens para reduzir o texto. Errado No assim que se obtm a conciso, mas sim com uso adequado da linguagem. 12 Para facilitar o entendimento, deve-se privilegiar o emprego da linguagem tcnica nos documentos oficiais. Errado Esta linguagem deve ser usada somente quando necessrio. 13 A impessoalidade pode ser alcanada utilizando-se, apenas, o verbo conjugado em terceira pessoa do singular ou primeira pessoa do plural. Errado Claro que no s isso. 14 Para atingir a clareza, alm de cumprir com as demais caractersticas da redao oficial, necessrio revisar o texto pronto. Correto Certamente que sim. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 No acesso Internet por meio de uma linha digital assimtrica de assinante (ADSL), a conexo feita usando-se uma linha de telefone ligada a um modem e os dados trafegam em alta velocidade. Correto O ADSL (Assymetric Digital Subscriber Line - Linha Digital Assimtrica para Assinante) uma tecnologia que permite a transferncia digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefnicas comuns. Esse sistema no deixa o telefone ocupado e, permite, portanto, a transmisso simultnea de voz e dados em alta velocidade. 16 No Windows XP, as teclas CTRL e ALT,quando pressionadas simultaneamente, permitem alternar rapidamente entre os programas abertos. Errado Utilizamos as teclas ALT+TAB e ALT+ESC para alternar entre janelas abertas. CTRL e ALT, juntas, no realizam nada! 17 Uma das formas de se garantir a segurana das informaes de um website no coloc-lo em rede, o que elimina a possibilidade de acesso por pessoas intrusas. Errado Colocar um site fora da rede significa que ningum ter acesso via rede ao site, nem mesmo as pessoas autorizadas. Alm disso, no se esquea dos acessos feitos localmente, direto na mquina onde o site est hospedado!

18 Se, ao se clicar com o boto direito do mouse na imagem que est na pgina visualizada com o IE8, Copiar for uma das opes apresentadas, ento, ao se clicar essa opo, a imagem ser copiada para a rea de trabalho e poder ser inserida em um texto editado com o Writer do BrOffice. Errado Copiar ir copiar a seleo para a rea de transferncia! Este recurso idntico ao Recortar, com uma diferena: o BrOffice.org Writer no apaga o texto selecionado, fazendo somente sua cpia. Em seguida, pode-se colar a imagem para um texto editado com o Writer do BrOffice.org. 19 Devido ao grande crescimento do nmero de hosts na Internet, o protocolo IP, na sua verso 6, tem sido considerado boa soluo para o problema da quantidade limitada de endereos. Correto O sistema de endereos baseado no IP verso 4 tem suas limitaes, e, a soluo para o problema envolve a adoo da nova forma de endereamento IP verso 6 (IPv6), com seus endereos de 128 bits. O principal motivo para a implantao do IPv6 na Internet a necessidade de mais endereos, porque os endereos livres IPv4 esto se acabando. A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que s suporta cerca de 4 bilhes (4 x 109) de endereos, contra cerca de 3.4 x 1038 endereos do novo protocolo. 20 O desligamento abrupto de um computador nunca causa perda de integridade dos dados nele armazenado. Errado Causa e deve ser evitado. A respeito da segurana pblica no Brasil, julgue os itens. 21 De acordo com a Constituio, a ao das Foras Armadas no est diretamente vinculada segurana pblica, mas defesa da segurana nacional. Correto Certamente. 22 Desde 2004, existe uma Fora Nacional de Segurana Pblica, formada apenas por membros das Polcias Militares. Errado Tambm h membros de outras foras na FNSP. 23 A maior porcentagem de homicdios acontece na regio Nordeste do pas. Errado Acontece na Regio Sudeste, principalmente por conta da alta densidade populacional, j que analisando a taxa por habitante a Regio Nordeste mais violenta. 24 Recentemente, membros do Exrcito e da Polcia Federal foram convocados para auxiliar no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro. Correto Isto tm se mostrado um quadro frequente, em especial ao que se refere ao uso de militares.

25 Na maioria dos estados brasileiros, o Corpo de Bombeiros Militar subordinado ao comando da Polcia Militar. Errado Isso s ocorre em uns poucos estados So Paulo, Paran, Rio Grande do Sul e Bahia. Nos demais, ele autnomo. Considerando que cada um dos membros de uma equipe de analistas formada para elaborar o balano de determinada empresa tenha feito 5% do balano dessa empresa em 2 horas, tendo sido esse o ritmo de trabalho de todos os analistas da equipe, e sabendo que o referido trabalho foi concludo em 8 horas, julgue os itens a seguir. 26 A equipe era composta por 5 analistas. Correto Em 8 horas cada analista fez 5%.4 = 20% do trabalho. Se o trabalho foi concludo, era necessrio, portanto haver 5 analistas. 27 Metade do balano foi feito por 3 analistas em 6 horas e meia. Errado Temos que a porcentagem do trabalho dada por 3.0,05.6,5/2 = 6,5.0,15/2 = 0,4875. Portanto, menos do que 0,5. Com base no Raciocnio Lgico, avalie os prximos itens. 28 As proposies p v ~q e q ^ p tem a mesma valorao. Errado Basta montar a Tabela-Verdade, usar equivalncias ou usar os valores de p:F e q:F para ver que as proposies no possuem a mesma valorao. 29 Na equao de segundo grau 5x 10x + 2m 4 = 0, a soma das razes igual ao produto das mesmas, nessas condies, o valor de m igual a 7. Correto A soma das razes de equaes do segundo grau de b/a e o produto c/a. Assim, temos que b/a = c/a => -b = c => 2m 4 = 10 => m = 7. 30 Uma lesma est no fundo de um poo com 12 m de profundidade. Durante o dia ela sobe 5 m e, noite, escorrega 3 m. O nmero de dias necessrios para ela sair do poo maior do que 5. Errado Temos o seguinte quadro: 1 dia: Sobe 5 m e depois desce 3 m. Posio final: 2 m. 2 dia: Sobe 5 m e depois desce 3 m. Posio final: 4 m. 3 dia: Sobe 5 m e depois desce 3 m. Posio final: 6 m. 4 dia: Sobe 5 m e depois desce 3 m. Posio final: 8 m. Chegando a 8 m do fundo do poo, durante o 5 dia ela sobe mais 5 m e, portanto consegue sair do poo.
2

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 A Lei 8.112/90 estabeleceu, para algumas carreiras especficas, denominadas carreiras de Estado, o direito vitaliciedade e inamovibilidade. Errado A Lei n 8.112/90 no estabelece qualquer garantia de vitaliciedade ou inamovibilidade para servidores pblicos. Tais garantias esto previstas constitucionalmente para algumas carreiras, consideradas tpicas de Estado, tal como a magistratura, membros do Ministrio Pblico (promotores de justia, procuradores da Repblica) e para defensores pblicos. 32 As atividades que podem vir a ser consideradas como atentatrias probidade administrativa esto divididas em trs grupos, quais sejam, as que importam em enriquecimento ilcito, as que causam prejuzo ao errio e as que violam os princpios da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies pblicas. Correto De fato, como pudemos observar, os atos de improbidade administrativa so separados em trs modalidades, sendo: a) atos que importam em enriquecimento ilcito; b) atos que causem prejuzo ao errio; c) atos que atentam contra princpios da administrao. 33 O chefe imediato do servidor tem a faculdade de autorizar ou no a compensao de horrio. No havendo tal compensao, o servidor perder a parcela da remunerao correspondente ao atraso, sem que, nessa hiptese, se caracterize violao ao princpio da irredutibilidade de vencimentos. Correto Salvo motivo devidamente justificado, os quais poder ser compensado, a critrio da chefia, haver a perda do dia ou da parcela correspondente ao atraso da remunerao 34 As entidades de apoio prestam servio pblico por delegao da Administrao. Errado Prestam servio de apoio ao Poder Pblico, realizando os programas e metas estabelecidos no convnio e no servio pblico por delegao, visto que no se enquadram no conceito de permisso ou concesso. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 A Constituio trouxe, entre os direitos e garantias fundamentais, o direito ao contraditrio e ampla defesa. Esse direito, nos termos da Constituio, destinado somente queles litigantes que demandem em processos judiciais criminais e nos processos administrativos disciplinares. Errado Confira o texto do art. 5, LV: aos litigantes, em processo judicial (civil ou penal grifo meu) ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

36 assegurado o direito intimidade e vida privada aos brasileiros, exceto queles que exercem cargos eletivos em quaisquer das esferas da Repblica Federativa do Brasil. Errado No h essa ressalva no texto constitucional. O art. 5, X diz que so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. O STF j entendeu que pessoas pblicas ou em lugares pblicos tm sua intimidade REDUZIDA, mas nunca abolida. 37 Entende-se por direito lquido e certo aquele que pode ser demonstrado de plano por meio de prova pr-constituda, isto , sem que haja necessidade de dilao probatria. Na dico de conceituada doutrina, o direito "manifesto na sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercitado no momento da impetrao". Correto Para que seja cabvel o mandado de segurana, o direito tem que ser lquido e certo, entendido como aquele que pode ser demonstrado de plano. Alm disso, as provas devem ser trazidas aos autos no momento da impetrao da ao (as provas devem ser pr-constitudas). 38 A seguridade social, que pode ser definida como o conjunto de aes integradas, de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas exclusivamente a assegurar direitos relativos previdncia social e assistencial social, tem como um dos objetivos que fundamentam sua organizao a diversidade da base de financiamento. Errado De fato, um dos objetivos que fundamentam a organizao da seguridade social a diversidade da base de financiamento. No entanto, ela compreende trs reas: a sade, a assistncia e a previdncia social. Dessa forma, a questo erra ao excluir a sade. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 O agente que possua perturbao de sade mental poca da ao delituosa, no sendo, por tal fato, inteiramente capaz de determinar-se de acordo com o entendimento do carter ilcito do fato, ser isento de pena. Errado Essa alternativa trata do semi-imputvel e tambm facilmente resolvida com o conhecimento do artigo 26, mas preciso tomar bastante cuidado para interpret-la de maneira correta. Perceba que a banca no diz que o agente era inteiramente incapaz, o que seria necessrio para isent-lo de pena. O que dito que ele no era inteiramente CAPAZ. Desta forma, o enquadramento da alternativa no no caput do artigo 26 e sim no pargrafo nico, que trata da possibilidade de diminuio da pena. 40 inadmissvel a ocorrncia de homicdio privilegiado-qualificado, ainda que a qualificadora seja de natureza objetiva. Errado A ocorrncia de homicdio privilegiado-qualificado sim admissvel, desde que a qualificadora seja de natureza objetiva, para que exista compatibilidade entre elas.

41 O concurso de pessoas, no sistema penal brasileiro, adotou a teoria monstica, com temperamentos, uma vez que estabelece certos graus de participao, em obedincia ao princpio da individualizao da pena. Correto O nosso CP adotou a teoria monista no concurso de pessoas, de forma que todos aqueles que cooperam para a prtica do delito, por ele respondem, nos termos do art. 29 do CP. No entanto, o CP determina que a pena de cada um dos agentes deve ser calculada na medida de sua culpabilidade, o que demonstra a adoo de uma teoria monista mitigada, ou temperada. 42 Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso atual, iminente, ou futura, a direito seu ou de outrem. Errado O item est incorreto pelo fato de mencionar que, no caso de agresso futura haver legtima defesa. Realmente, no poder o sujeito alegar legtima defesa se age para repelir agresso futura. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Presuno legal a afirmao da lei de que um fato existente ou independentemente de prova. Entretanto, o fato objeto da presuno legal pode prova indireta, ou seja, pode ser necessrio demonstrar o fato que serve presuno, que, uma vez demonstrado, implica que o fato probando (objeto da considera-se provado. verdadeiro, precisar de de base presuno)

Correto Embora os fatos presumidos pela lei como verdadeiros no dependam de prova, bvio que a parte deve provar o fato que gera a presuno do outro fato. Assim, no caso de estupro contra menor de 14 anos, embora seja presumida a incapacidade do menor de 14 anos para externar sua vontade no que tange realizao do ato sexual (presuno absoluta), a condio de menor de 14 anos (fato que gera a presuno) deve ser provada. 44 O inqurito policial imprescindvel para instaurao da ao penal e seus vcios afetaro diretamente o processo judicial a que deu origem. Errado Esta questo apresenta dois erros. 1 - Quanto imprescindibilidade do inqurito, j falamos bastante que no h. 2 Os vcios do inqurito no contaminam o processo. 45 No flagrante preparado, a consequncia a soltura do indiciado, em nada influindo a preparao do flagrante na conduta tpica praticada pelo agente. Errado A caracterstica principal do flagrante preparado que o caracteriza como hiptese de crime impossvel a influncia da preparao na conduta tpica, logo a alternativa est incorreta. 46 O interrogatrio do ru preso ser realizado, em sala prpria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que estejam garantidas a segurana do juiz, do membro do Ministrio Pblico e dos auxiliares bem como a presena do defensor e a publicidade do ato. Correto Literalidade do CPP.

Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 A adoo poder ser deferida ao adotante que, aps inequvoca manifestao de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentena. Correto Se o adotante vier a falecer, antes de prolatada a sentena, a adoo poder ser a ele deferida. 48 Conforme a Carta Magna federal, sonegado s pessoas condenadas por crimes hediondos o acesso, apenas, aos benefcios da fiana e da graa. Errado No so apenas os benefcios da fiana e da graa que so sonegados aos condenados por crimes hediondos no. A quem comete tais crimes (e seus assemelhados) so tambm negados os diretos ANISTIA e ao INDULTO. 49 Tcio, vigilante da empresa Delta h um ano e trs meses, pretende se habilitar para exercer as atividades de escolta armada. Por seu comportamento exemplar e irrepreensvel, o gerente operacional de sua empresa, Fabiano, aceitou seu intento e o selecionou para participar do curso de extenso especfico para a habilitao desejada. Diante do exposto, pode-se concluir que Tcio j rene alguns requisitos para candidatar-se a ser um vigilante com a especialidade de escolta armada. Correto Podemos asseverar com toda a tranquilidade que Tcio rene mesmo alguns dos requisitos para candidatar-se a ser um vigilante com a especialidade de escolta armada. 50 No caso especfico de trfico internacional de arma de fogo, em que a ao se inicie no territrio nacional e tenda consumao no territrio estrangeiro, ou vice-versa, a ao penal correspondente pblica incondicionada e de competncia da justia federal. Correto Aplica-se, na fixao da competncia da Justia Federal, o disposto no artigo 109, V, da CF.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

A respeito dos conceitos de Termodinmica, julgue os itens. 51 Uma entalpia de ligao mdia a mdia da variao de entalpia que acompanha a dissociao de um dado tipo de ligao. Correto Adequada definio. 52 A variao de temperatura da entalpia-padro de reao dada pela lei de Kirchhoff:

Correto Esta relao til para clculos quando se tem apenas um valor e precisa-se em outra temperatura.

54 O grfico abaixo representa uma reao exotrmica.

Correto Sim, pois os reagentes tem maior entalpia do que os produtos. 55 A primeira lei da termodinmica permite prever a espontaneidade de uma reao. Errado Somente com a segunda lei isso possvel; 56 Um processo espontneo uma mudana que tem a tendncia de ocorrer sem estar induzida por influncia externa, mesmo que no rapidamente. Correto Adequada definio. 57 Com a entropia uma funo de estado, a desordem de um sistema independe do caminho tomado para o sistema atingir um estado. Correto De fato, isto decorre do fato de S ser funo de estado. 58 A mudana de entropia geralmente menor na fuso do que na vaporizao. Correto Sim, pois os gases so muito mais desordenados do que os lquidos e slidos so. 59 A entropia de todos os cristais perfeitos so as mesmas no zero absoluto de temperatura. Correto Terceira Lei da Termodinmica. 60 A frmula de Boltzmann (S = k.lnW) relaciona entropia com probabilidade e pode ser usada para estimar a entropia de uma substncia. Correto Ela uma das bases da Termodinmica Estatstica.

A respeito das ligaes covalentes, estrutura molecular e clculos tericos julgue os itens. 61 Dois tomos iguais se unem para compartilhar seus eltrons de valncia porque a matria formada apresenta geralmente maior potencial de ionizao e menor afinidade eletrnica, ou seja, torna-se mais estvel em relao a tendncia dos eltrons de escaparem do sistema Correto Adequado conceito. 62 A chamada regra do octeto surge do fato de que quando os tomos doam, recebem ou compartilham eltrons de tal forma que passam a apresentar configurao eletrnica semelhante a dos gases nobres, eles tornam-se mais estveis em relao a tendncia dos eltrons de escaparem do sistema, ou seja, o sistema como um todo torna-se mais estvel. Correto Tambm correto este enunciado. 63 A mecnica molecular, que trata as ligaes como se fossem molas com constante de Hooke parametrizadas para reproduzir a ligao no equilbrio, um importante mtodo computacional para calcular as propriedades geomtricas e conformaes de molculas grandes. Correto De fato . Mas no serve para clculos da estrutura eletrnica. 64 A teoria de ligao de valncia super enfatiza o carter covalente da ligao qumica, o que um defeito para a teoria em algumas aplicaes. Correto A formao de uma ligao qumica, de acordo com a TLV, ocorre quando dois orbitais, cada um com apenas um eltron, se superpem construtivamente. 65 Os orbitais no tm necessariamente significado fsico e qualquer rotao destes orbitais no espao consiste em soluo da equao de Schrdinger. Em outras palavras, isto significa que dois orbitais quaisquer podem sempre ser misturados para formar outros orbitais. Correto Esta compreenso auxilia muito a compreender os clculos tericos. A respeito dos conceitos de cido e base, julgue os itens. 66 Para um cido diprtico, h duas doaes de prtons sucessivas e duas constantes de acidez. Correto exatamente isto. 67 No caso do item anterior, o pKA da segunda ionizao menor do que o da primeira. Errado maior, pois a constante de equilbrio, KA, menor.

68 A fora de um cido ou uma base independe do solvente em que este est sendo considerado. Errado Existe o chamado efeito nivelador do solvente. 69 Em gua, impossvel distinguir qual dos dois cidos, HBr e HI mais forte. Correto Sim, pelo efeito nivelador do solvente. 70 Um cido dissolvido em um solvente HSol, classificado como forte se pK a < 0, onde Ka a constante de acidez no solvente sol. Isto , todos os cidos com pK a < 0 + (correspondendo a Ka > 1) mostra a acidez do H2Sol quando eles so dissolvidos em um solvente HSol. Correto Este comportamento geral usualmente avaliado em gua. A respeito das propriedades dos compostos orgnicos, julgue os itens. 71 Com o aumento do tamanho da molcula, a magnitude das interaes de Van-der-Waals aumenta, com o consequente diminuio da temperatura de ebulio. Errado Assim aumenta a temperatura de ebulio. 72 O lcool benzlico deve ser menos solvel em gua do que o etilbenzeno, ambos mesma temperatura. Correto Sim, pois ele pode formar interaes mais polares, semelhantes s da gua. 73 As interaes intermoleculares mais importantes existentes no lcool benzlico so do tipo dipolo permanente-dipolo permanente. Errado So as do tipo ligao de hidrognio. 74 As interaes intermoleculares existentes no etilbenzeno so, basicamente, do tipo dipolo induzido-dipolo induzido. Correto Exatamente. 75 Quanto mais ramificada a molcula, menor a sua superfcie e menor o ponto de ebulio. Correto Esta a tendncia observada.

A respeito das reaes dos alcois, avalie os itens. 76 Os alcois primrios e secundrios so muito mais resistentes ao tratamento cido, geralmente sendo convertidos em haletos somente a partir da reao com o SOCl2 ou o PBr3. Correto Para os tercirios a reao ocorre mais facilmente. 77 A reao de um lcool tercirio com o HX ocorre por um mecanismo SN2 usualmente. Errado Ocorre por SN1. 78 Os alcois primrios reagem para formar os aldedos ou os cidos carboxlicos. Correto Esta reao til em snteses. 79 Alcois tercirios normalmente no reagem com a maioria dos agentes oxidantes. Correto De fato, eles so bastante resistentes nestas reaes. 80 Os agentes oxidantes mais comuns para reaes com lcool so o permanganato de potssio (KMnO4), trixido de crmio (CrO3) e dicromato de sdio (Na2Cr2O7). Correto Estes so os de maior interesse realmente. A figura abaixo mostra a estrutura de algumas drogas da famlia das pirrolidinofenonas. Quanto a estas estruturas e a Qumica Orgnica, julgue os prximos itens.

81 Entre as drogas listadas, aquela com menor massa molar a PPP. Correto Sim, pois a que contm os substituintes de menor massa.

82 A MPPP e a MOPPP so ismeros de funo. Errado No so ismeros, pois pelos substituintes dados estes compostos no apresentam a mesma massa molecular. 83 O MDPPP apresenta a funo ter. Correto Sim, os grupos R1 e R3 formam um ter no anel benznico. 84 Todos os compostos apresentam a funo cetona. Correto Sim, pois o grupo C=O est presente em todos, independentemente dos grupos ligados. 85 O composto MPPP reage mais rapidamente em uma alquilao de Friedel-Crafts do que o composto MOPPP. Errado No, pois o grupo OR mais ativador do que o grupo R, ativando por conjugao, ao invs de apenas efeito indutivo como esse ltimo. 86 Todos os compostos apresentam a funo amina terciria. Correto Sim, pois o N no anel est sempre fazendo 3 ligaes. 87 Todos os compostos apresentam estereoisomeria. Correto Sim, pois o C onde est ligado o grupo R2 quiral, a no ser que R2 seja um dos outros grupos ligados, o que no o caso. 88 O grupo R2 do MPHP chamado butano. Errado No esta a nomenclatura empregada neste caso. Trata-se do grupo butil. 89 O H do grupo R3 mais facilmente ionizvel no composto MPBP do que no MPPP. Errado A diferena mnima entre os dois compostos, mas um grupo CH3 a mais aumenta a doao para o anel benznico, fazendo com que este H seja mais fortemente atrado ao anel, e portanto menos cido e facilmente ionizvel. 90 A pirovalerona apresenta 7 carbonos hibridizados em sp . Correto Todos os do anel e o ligado a carbonila.
2

A respeito dos componentes principais utilizados nos equipamentos de espectroscopia ptica, julgue os itens. 91 A fonte de radiao responsvel pela excitao eletrnica dos compostos em estudo. Correto Exatamente. 92 O seletor de comprimento de onda pode ser uma grade de difrao ou prismas. Correto Pode ser qualquer um dos dois. 93 Aps a seleo do comprimento de onda, o sistema amostral o local onde disposto a amostra em estudo para que seja incidido a radiao. Correto Exato. 94 O detector um transdutor que transforma a radiao luminosa incidente em sinal eltrico para o processador. Correto Isto mesmo. 95 Atualmente os processadores de dados so realizados no equipamento por sistemas eltricos/computacionais, a fim de medir a quantidade de corrente eltrica e transformar em grficos, ou dados de tabelas. Correto Tambm verdadeiro. A respeito dos mtodos cromatogrficos, avalie os itens. 96 Na calibrao externa, uma quantidade de amostra pesada juntamente com um padro de massa conhecida. Esta mistura injetada e, a partir dos dados obtidos no cromatograma, compara-se a rea corrigida de cada componente que se deseja determinar com a rea corrigida do padro adicionado, do qual se conhece a concentrao. Errado Isto calibrao interna. 97 Em uma anlise utilizando um cromatgrafo a lquido utilizou-se uma coluna de Octadecil para eluio. Sabendo que a amostra constituda dos compostos A + B + C e que a ordem de polaridade dos compostos B < A < C e a ordem dos respectivos pontos de ebulio : A>C>B, ento A ordem de eluio seria B, A e C. Errado A coluna C18 apolar, logo os compostos mais polares eluiro primeiro. A ordem de eluio seria: C, A e B. Como se trata de CLAE o PE no influencia no tR dos compostos.

98 A eluio isocrtica utiliza o mesmo solvente em todo o desenvolvimento cromatogrfico. A eluio por gradiente, no entanto, tem uma variao da composio do eluente. Correto Certas definies. 99 A escolha do padro deve ser feita, sempre que possvel, entre compostos semelhantes aos que existem na amostra, no devendo coincidir com nenhum composto da mesma, e estar prximo ou entre os picos da amostra. Correto Certo. 100 O parmetro quantitativo fundamental em cromatografia a rea da banda cromatrogrfica. Correto Exatamente. Com respeito aos conceitos da Quimiometria e validao de mtodos, avalie os itens. 101 Para se conhecer a reprodutibilidade de um processo, onde se queira considerar todas as possveis variabilidades do mesmo, deve-se planejar um experimento com esse fim, de tal forma que se obtenha resultados realizados no menor intervalo de tempo permitido pelo processo de medio. Errado Isto feito quanto a repetitividade. 102 Para se conhecer a reprodutibilidade de um processo, ao nvel de 95 % de confiana, onde se queira considerar todas as possveis variabilidades do mesmo, deve-se planejar um experimento com esse fim, de tal forma que se obtenha resultados que possam ser considerados como em reprodutibilidade, isto , quando se muda um fator de variabilidade, operador, dia, mquina, etc., ou quando o tempo de realizao entre estas observaes for suficientemente grande, quando comparado com o tempo mnimo possvel de realizar uma duplicata. Correto Certo conceito. 103 No procedimento operacional do mtodo de ensaio deve constar a periodicidade de observaes para acompanhamento do processo e tambm quais as condies estatsticas em que se far a interveno no processo ou sua checagem. Correto Exato. 104 Usamos material de referncia certificado quando nos deparamos com uma amostra de referncia certificada, com rastreabilidade, onde o valor informado no certificado resultado de testes com confiabilidade, e queremos verificar se o nosso processo de medio est apto, em termos de exatido. Correto Exatamente.

105 Experimentos fatoriais permitem estudar os efeitos de dois ou mais fatores simultaneamente. Um experimento fatorial um experimento no qual, em cada rplica so efetuadas todas as combinaes dos nveis dos fatores. Correto Exato. No que diz respeito aos conceitos da Qumica Analtica Qualitativa, julgue os itens. 106 A reao dos ons magnsio com uma base fraca forma um precipitado gelatinoso de hidrxido de magnsio. Correto Esta uma importante reao de identificao. 107 Devemos tomar o cuidado para no confundir a colorao verde amarelada produzida por um sal de brio, com a colorao verde de um sal de cobre. Correto Boa observao. 108 Ao fazer o teste de chama deve-se sempre utilizar sais umedecidos com cido clordrico concentrado, isto porque nitratos e sulfatos no do chamas coloridas com a mesma intensidade daquela proveniente de cloretos. Nitratos e sulfatos decompem-se chama produzindo xidos que no volatilizam facilmente. Correto Tambm verdadeiro. 109 Na anlise de nions, estes ons no so subdivididos em grupos como no caso dos ctions. Correto Exato. 110 Aps a realizao das reaes especficas para nions, a possibilidade de presena de alguns deles definitivamente eliminada. No entanto, a presena ou ausncia de outros no fica bem estabelecida. Correto Verdadeira observao. A respeito do controle de qualidade de medicamentos, nos termos da Lei 6360/76, avalie os itens. 111 Nenhuma matria-prima ou nenhum produto semi-elaborado poder ser empregado na fabricao de medicamento sem que haja sido verificado possuir qualidade aceitvel, segundo provas que sero objeto de normas do Ministrio da Sade. Correto Art. 76.

112 A inspeo de medicamentos observar o produto acabado, a fim de verificar o atendimento dos requisitos pertinentes aos responsveis tcnicos pela fabricao e inspeo dos produtos, aos locais e equipamentos, ao saneamento do meio, s matriasprimas e aos sistemas de inspeo e auto-inspeo e registro de medicamentos. Correto Art. 77. 113 Sem prejuzo do controle e da fiscalizao a cargo dos Poderes Pblicos, todo estabelecimento destinado produo de medicamentos dever possuir departamento tcnico de inspeo de qualidade, que funcione de forma autnoma em sua esfera de competncia, com a finalidade de verificar a qualidade das matrias-primas ou substncias, vigiar os aspectos qualitativos das operaes dos medicamentos produzidos e realizar os demais testes necessrios. Correto Art. 78. 114 Todos os informes sobre acidentes ou reaes nocivas causadas por medicamentos sero transmitidos autoridade sanitria competente. Correto Art. 79. 115 As mudanas operadas na qualidade dos medicamentos e qualquer alterao de suas caractersticas fsicas sero investigadas com todos os detalhes e, uma vez comprovadas, sero objeto das medidas corretivas cabveis. Correto Art. 79, pargrafo nico. A respeito do Regulamento Tcnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilncia Sanitria, julgue os itens. 116 A importao de bens ou produtos sob vigilncia sanitria com entrega fracionada, satisfeitas as condies sanitrias, sujeitar-se- a deferimento de Licenciamento de Importao com ressalva junto ao SISCOMEX pela autoridade sanitria em exerccio no local de desembarao aduaneiro, quando da chegada da primeira frao importada. Correto Certo conceito. 117 A exposio venda ou entrega ao consumo de bens ou produtos importados em Lojas Francas, bem como aquelas oferecidas em vos internacionais por empresas areas nacionais, sujeitar-se-o, no que couber, s exigncias sanitrias pertinentes. Correto Certo conceito.

118 A importao de produtos pertencentes s classes de medicamentos, produtos mdicos e produtos para diagnstico in vitro destinada a abastecimento inicial e reposio de enfermaria, farmcia ou conjunto mdico de bordo de veculos terrestres que operem transporte coletivo internacional de passageiros, ou de embarcaes e aeronaves, dever sujeitar-se manifestao expressa e favorvel da autoridade sanitria competente. Correto De acordo com o RDC. 119 A liberao sanitria somente ocorrer aps fiscalizao dos bens ou produtos importadas pela autoridade sanitria em exerccio no local de desembarao aduaneiro. Correto Certo conceito. 120 O transporte, movimentao e armazenagem dos bens ou produtos importados sob vigilncia sanitria dar-se- mediante o cumprimento das Boas Prticas. Correto De acordo com o Regulamento.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

You might also like