You are on page 1of 2

ALUNO: SRIE: 2 TURNO: TURMA:

N :
Teresna(PI)____ de ________________ de 20____

2 PROVA MENSAL

DISCIPLINA: BIOLOGIA

PROFESSOR: GUALBERTO NOTA: Qualitativo: __________ Prova: __________ Nota Final: ___________

CEMTI
Colgio Estadual Zacarias de Gis

LEIA ATENTAMENTE: Esta prova contm 10 questes; Durante a aplicao da prova no ser permitido emprstimo de material (lpis, apontador, borracha, caneta, etc), como tambm consultas a material e colegas. No use corretivo, no rasure nem borre a questo porque no ser considerada. Escreva com letra legvel, pois grafia inelegvel no ser considerada. terminantemente proibido fazer qualquer borro na questes deste teste.

1. Julgue os itens a seguir com V para verdadeiro ou F para falso: a - ( ) Alguns fungos podem ter reproduo tanto assexuada quanto sexuada. b - ( ) Alm de decomporem a matria orgnica, fungos podem ser utilizados na produo de alimentos e bebidas. c - ( ) Fungos causam doenas apenas em seres humanos e outros animais. d - ( ) A penicilina era obtida, primeiramente, de fungos do gnero penicillium. e - ( ) Liquens e micorrizas so associaes benficas envolvendo fungos e outros organismos. 2. Assinale a opo que apresenta uma caracterstica AUSENTE no Reino Fungi: a) Reproduo assexuada b) Respirao anaerbia c) Clula procaritica d) Nutrio heterotrfica e) Relao mutualstica 3. A figura a seguir representa uma preparao includa em uma experincia feita para verificar se lvedos em atividade produzem CO2 quando dispem de sacarose.

Um controle adequado para essa experincia uma preparao semelhante contendo a) lvedos vivos em gua e glicose. b) lvedos vivos em gua. c) lvedos mortos em gua e glicose. d) lvedos mortos em gua. e) apenas gua. 4. (UEG) Observe a figura a seguir e faa o que se pede:

a) O organismo representado na figura pertence ao reino 'Fungi'. Cite duas caractersticas que so fundamentais para a sua incluso nesse reino. ___________________________________________________________________________________________________ b) Qual a principal forma de reproduo apresentada pelo "bolor do po"? ___________________________________________________________________________________________________.

5. (PUCRS-2005) O canal de televiso fechada "National Geographic Channel" divulgou um documentrio que trata de artrpodes, indicando que o grupo dos insetos era o mais desprestigiado do reino animal, por apresentar espcies que causam reugna ao homem. Dos exemplares relacionados abaixo, o nico a NO ser apresentado no documentrio, por tratar-se de um aracndeo, ao invs de um inseto, : a) o cupim. b) o percevejo. c) a pulga. d) o carrapato. e) a barata. 6. Leia a tira abaixo.

Invertebradoscomo os citados na tira tm em comum a) exoesqueleto de quitina. b) circulao fechada. c) respirao traqueal. d) excreo por meio de nefrdeos. e) corpo metamerizado 7. Um grupo de estudantes do Ensino Mdio acompanhou, durante algumas semanas, a variao do tamanho do corpo das trs diferentes espcies animais a seguir.

O grfico a seguir representa a variao apresentada pelas trs espcies estudadas, desconsiderando-se a escala.

De acordo com as observaes feitas, os alunos formularam trs afirmaes. Afirmao A: O crescimento desses animais est relacionado s estaes do ano. Afirmao B: O crescimento s acontece aps a troca do exoesqueleto. Afirmao C: O padro de crescimento apresentado no grfico tpico dos artrpodes. Est correto o contido a) na afirmao A, apenas. b) na afirmao C, apenas. c) nas afirmaes A e B, apenas. d) nas afirmaes B e C, apenas. e) nas afirmaes A, B e C.

You might also like