You are on page 1of 2

COLÉGIO MUNICIPAL ARIONETE GUIMARÃES SOUSA

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - I UNIDADE PROFESSOR: ETEVALDO OLIVEIRA LIMA SÉRIE: 8ª série TURMA: A TURNO: MATUTINO DATA:_____/_____/2013 ALUNO (A):_____________________________________________________________________ VALOR: 05 PONTOS NOTA:________

1ª. Leia atentamente: O termo imperialismo foi definido pelo economista inglês Hobson, num livro lançado em 1902. Seu estudo teve o mérito de demonstrar o caráter econômico do fenômeno imperialista, em que a existência de excedentes de capitais para exportação nas metrópoles era uma decorrência da falta de distribuição de renda. O trabalho pioneiro de Hobson foi desenvolvido posteriormente por Lenin no livro Imperialismo, etapa superior do capitalismo. Para este revolucionário marxista russo, o imperialismo caracterizava-se por uma concentração da produção e dos capitais, que conduziam aos oligopólios, à fusão do capital bancário e industrial, gerando capital financeiro, à exportação de capitais, à associação dos grandes monopólios econômicos, que repartiram o mundo e, finalmente, à conquista e divisão de territórios periféricos pelas grandes potências, criando imensos impérios coloniais.
VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Primeira Guerra Mundial: relações internacionais do século 20. Porto Alegra: UFRGS, 1996.

Agora responda: (valor da questão: 2 pontos) a) Retire do texto uma frase que melhor caracterize o Imperialismo.

b) Indique, de acordo com o texto, quais os fatores econômicos da expansão imperialista.

c) De acordo com os seus estudos, determine os fatores políticos que motivaram a expansão dos países industrializados.

2ª. Explique a importância das novas tecnologias. (valor da questão: 1 ponto)

cultural e econômica de uma nação em cima de outra. os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial. Refletindo: A era do imperialismo • • • A concepção de imperialismo foi pelos economistas alemães e ingleses no inicio do século XX. b) Comente sobre a postura dos países imperialistas entre os séculos XIX e XX. os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global. Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Os países imperialistas dominaram. Trata-se de uma política de expansão territorial. exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. Os Europeus conseguem escavar uma tremenda vala entre o “mundo desenvolvido” e “mundo subdesenvolvido e atrasado” oprimido pela pressão econômica e marítimo. • • • • • • • • Agora é sua vez: (valor da questão: 2 pontos) a) Explique com suas palavras o termo “imperialismo”. O conceito de imperialismo constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista.3ª. Basicamente. A política imperialista provocou muitos conflitos. A conclusão que mesmo antes da era imperial (1875-1914) a Europa. Mercado consumidor e Mão-de-obra barata. através da sua dinâmica capitalista. exercia grande influência nas restantes regiões do mundo. Ao final do século XIX e o começo do século XX. dando principio a “nova era imperialista” onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial. c) O que os países imperialistas buscavam? . desencadeando uma rivalidade entre os mesmos.