You are on page 1of 5

COMPORTAMENTO SEGURO

A experincia demonstra que no suficiente trabalhar somente com estratgias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal que se estabelea a combinao de estratgias com programas de capacitao e de relacionamento e que ela possa estar alicerada nos aspectos individuais, na organizao e em polticas de trabalho.

Aspectos individuais
Sabemos que indiferentemente do nvel em que estejam enquadrados os trabalhadores, seus variados costumes, atitudes, conhecimentos, at mesmo suas condies fsicas e mentais, modificam-se de tempo em tempo na medida em que neles se aprofundam: A experincia A capacitao A idade e condies fsicas O estresse Seus interesses pessoais A satisfao no trabalho A vida fora do trabalho Suas ambies e satisfao no trabalho Suas atitudes A motivao no trabalho Suas aes O conhecimento A percepo

Atitudes: A resposta de uma pessoa a uma situao denominada de atitude. As atitudes so reflexos de variados fatores que incluem caractersticas de personalidade, ansiedade, experincias, expectativas e algumas noes de comportamento repassadas at mesmo por colegas. A cultura de uma organizao e as relaes entre colegas, seus dirigentes, e mesmo a organizao como um todo, tm uma profunda influncia nas atitudes, as quais podem derivar para o bem ou para o mal. Motivao: A fora que estimula uma pessoa a tomar uma atitude chama-se motivao. As pessoas so motivadas pelos seus desejos ou por seus impulsos. Como podemos motivar uma pessoa para que ela adote o comportamento seguro? Desenvolvendo sua percepo relacionada com os riscos; Difundindo amplamente informaes sobre acidentes; Afixando cartazes com informaes sobre atitudes inseguras; Exigindo o comprometimento com as normas de segurana; Estimulando a apresentao de sugestes que visem o aprimoramento das medidas de preveno.

Percepo: As pessoas tendem a ter percepes equivocadas sobre os riscos. Considerar que a ausncia de acidentes seja a garantia que eles jamais ocorrero , por si s, um comportamento inseguro.

A organizao
A adoo e o desenvolvimento da mentalidade de que a Segurana seja efetivamente um setor da mais elevada importncia dentro de uma empresa, depende de seus dirigentes. Essa cultura ou mentalidade torna-se concreta quando so levadas em considerao a:

Competncia Identificar e desenvolver habilidades de forma sistemtica atravs de adequado programa de capacitao. Controle Demonstrar comprometimento atravs da montagem de uma estrutura organizacional com objetivos claros. Cooperao Estabelecer uma atmosfera de trabalho em que todos estejam efetivamente envolvidos na melhoria constante.

Comunicao Divulgar informaes relacionadas com os riscos, planos, objetivos, etc. e ficar atento ao retorno dos resultados frutos da adoo dessa poltica. Criar um clima no qual as pessoas estejam sempre estimuladas em trazer notcias a respeito dos perigos, dos incidentes e das leses.

Polticas de trabalho
Meios seguros de trabalho Pode at parecer bvio, mas ningum pode trabalhar de uma maneira segura se o sistema de trabalho no oferecer as devidas condies de segurana. As medidas de preveno, os treinamentos etc., por si ss no substituem um sistema de trabalho seguro. Exemplo: a preparao para as emergncias, a rgida obedincia s determinaes de uma PET, no caso de trabalho em espao confinado, os bloqueios e etiquetagens etc. Ergonomia Os problemas surgem, muitas vezes, naquela fase de adaptao dos recmadmitidos, principalmente quando as condies no so as mais adequadas.

Numa planta, a localizao deficiente das mquinas, o fluxo de produtos etc., ocasionam certos incidentes. Infelizmente o corpo humano no pode se adaptar a tudo. As pessoas so diferentes e tm limitaes. A razo de ser da ergonomia compreender a anatomia, fisiologia e psicologia das pessoas, e inseri-las no trabalho levando esses princpios em considerao. Assim, podem-se melhorar tanto o bem-estar do trabalhador como a sua eficincia. Tomada de decises Tomar decises pode ser uma atitude estimulante, mas em alguns casos pode ser estressante e, em decorrncia, gerar problemas. Devemos levar em considerao o seguinte: A capacidade individual A complexidade do trabalho O grau de automatizao da tarefa a ser cumprida A percepo pessoal do risco A disponibilidade de informao ou colaborao

Procedimentos e instrues Os procedimentos escritos so muitas vezes ignorados ou mal interpretados. As instrues devem ser: Claras e objetivas Verificar o cumprimento das determinaes.

O ambiente de trabalho As condies inadequadas de trabalho geradas pela presena de riscos fsicos como o calor, o frio, rudo, iluminao deficiente etc., podem comprometer qualquer plano de desenvolvimento de medidas voltadas para segurana do trabalhador. Horrio de trabalho Determinados horrios de trabalho podem afetar a forma de atuar do trabalhador. Investigaes tm mostrado que no trabalho noturno a incidncia de acidentes aumenta. Os horrios muito prolongados provocam fadiga que, por sua vez, geram acidentes.

O ERRO HUMANO O erro humano, outro parmetro, est relacionado tanto com os Aspectos Individuais como com a Organizao e com as Polticas de Trabalho. Dentre os fatores que ocasionam os erros humanos esto: Falta de ateno A concentrao do trabalhador pode diminuir quando ele est cansado ou quando realiza um trabalho montono ou rotineiro. A experincia demonstra que as pessoas nem sempre trabalham como o bom senso indica. Equvocos Muitos acidentes decorrem de equvocos. Acontecem mais frequentemente quando a segurana relacionada com a execuo de uma tarefa depende de vrias pessoas. Interpretao incorreta de uma informao Procedimentos deficientes nos sistemas de controle, nas extines de incndio, nas sadas de emergncia etc., tm provocado acidentes. Desrespeito s normas Alguns deles so considerados de rotina, como dirigir acima dos limites estabelecidos, como quase todo mundo faz.

CONCLUSO De acordo com o que expusemos, no h um nico caminho que nos possa levar ao comportamento seguro. No entanto podemos dizer que os procedimentos abaixo podem ajudar bastante: Definir claramente as responsabilidades; Explicitar o reconhecimento queles que souberam cumprir as recomendaes; Facilitar o comportamento seguro, eliminando obstculos; Facilitar o entendimento do trabalhador sobre o porqu do estabelecimento das exigncias; Realizar treinamento para reduzir a possibilidade de erros.

You might also like