Trabalho

Disciplina: Microbiologia Turma: manhã Professor: Marcia/ Erick Data da entrega: 09/05/2013 Tema: Agitação e aeração em fermentadores

Nome: Flávia Inez Augusto de Souza Sunamita oliveira Alves Genivaldo da silva

Nota:

Recife: 4° modulo/ 2013

Para todos os processos aeróbios é necessário o dimensionamento adequado do sistema de transferência de oxigênio. ou seja: Oxigênio na fase gasosa Dissolução importância da transferência de oxigênio  Produção em aerobiose  Antibióticos  Enzimas  Vitaminas  Fermentos  Proteínas recombinantes  Oxidação da glicose  C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O  Armazenamento de energia: ADP → ATP  Síntese de moléculas  Divisão celular Oxigênio na fase líquida Processo descontínuo aeróbico  Limitado pela solubilidade dos nutrientes  Obtenção do produto desejado  Capacidade de transferência de O2  Instantes mais avançados do processo  Concentração celular elevada .Agitação e aeração em fermentadores Agitação e aeração Operações que visam transferir oxigênio para um meio líquido continuamente. de forma a garantir o seu suprimento para células que realizam uma fermentação aeróbia (o que corresponde à maioria dos casos).

Importância da transferência de oxigênio  Produção em aerobiose  Antibióticos  Enzimas  Vitaminas  Fermentos  Proteínas recombinantes  Oxidação da glicose  C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O  Armazenamento de energia: ADP → ATP  Síntese de moléculas  Divisão celular Processo descontínuo aeróbico  Limitado pela solubilidade dos nutrientes  Obtenção do produto desejado  Capacidade de transferência de O2  Instantes mais avançados do processo  Concentração celular elevada .

assumem um papel destacado no tocante à homogeneização do meio e à dissipação do calor produzido em decorrência das reações metabólicas. os quais apresentam baixíssima exigência em atividade de água no meio. Considerando o processos realizados em estado sólido (FES) a solubilização do oxigênio é igualmente necessária. Desta forma. a grande maioria dos processos de FES são aerados. a cinética de consumo é de grande importância. é de grande relevância o conhecimento da velocidade de respiração do microrganismo. reflete no dimensionamento do sistema de agitação e aeração do meio. as operações de agitação e aeração. • • • • . Todas essas considerações caracterizam a necessidade de se entender as bases fundamentais da transferência de oxigênio em meios líquidos.Solubilidade do oxigênio em água em função da temperatura. • • Além do aspecto quantitativo. comparados às bactérias e leveduras. além do fornecimento de oxigênio para o microrganismo. para a grande maioria destes processos empregam-se fungos filamentosos. Devido à grande limitação de água nos meios em que se realizam as FES. sobretudo levando em conta as altas concentrações celulares que podem ser atingidas durante o processo. Neste caso. o que implica maior ou menor velocidade de transferência de oxigênio para o meio. o que. por sua vez. Neste caso. embora apresente características distintas da solubilização em meio líquido.