Nº 17 / 2013

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Olhão Eng.º Francisco Leal

PEDIDO DE INTERVENÇÃO
CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE OLHÃO. POR FORÇA DA LEI DEVIA DE TER SIDO CRIADO ATÉ AGOSTO DE 2009, ESTAMOS EM FINAIS DE JULHO DE 2013 E AINDA NÃO FOI CRIADO. TODOS OS CIDADÃOS SÃO OBRIGADOS A CUMPRIR A LEGISLAÇÃO, A CÂMARA MUNICIPAL DE OLHÃO TAMBÉM DEVIA DE DAR O EXEMPLO!!!
No dia 22 de Dezembro de 2009, estive na da Assembleia Municipal de Olhão, onde questionei o Sr. Presidente conforme ata 213/2009:

Visto que a Ata está incompleta, a questão que coloquei foi a seguinte: " O Conselho Municipal de Juventude, vai dar oportunidade aos jovens e associações juvenis de participarem na discussão do Orçamento Municipal no que compete às políticas de Juventude, entre outras competências. Existe legislação que OBRIGA à criação do Concelho Municipal da Juventude de Olhão até Agosto de 2009. - Já está cumprida a legislação? " O Conselho Municipal da Juventude pretende: - Desenvolver uma política de juventude que incentive a participação dos jovens na vida social, cultural e económica do Concelho; - Assegurar a audição e representação das entidades públicas e privadas que, no âmbito municipal, prosseguem atribuições relativas à juventude; - Promover a discussão das matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem residente no Município. A sua implementação é obrigatória com a data limite de AGOSTO DE 2009, e estamos a 2 meses de AGOSTO DE 2013, não tendo sido ainda implementado. Com esta inércia foi igualmente retirado aos jovens ESTE DIREITO de discutirem para o Orçamento Municipal as políticas juvenis, nos últimos 4 anos. A nossa Autarquia ao não cumprir a legislação, está a dar um mau exemplo aos jovens que eu, como pai e cidadão, não posso aceitar !

BLOG http://blocoquelfes.blogspot.com

E-MAIL blocoquelfes@gmail.com

CONTACTO 962 681 461

Os jovens merecem mais! Lembre-se que os sucessivos erros de gestão durante o seu mandato, têm criado expetativas nos jovens que depois não são cumpridas, desiludindo os jovens olhanenses: - Durante a campanha eleitoral de 2001 foi divulgado pela comunicação social ( Outubro de 2001) que iria ser criado um Skate Parque junto das Piscinas Municipais, e que a sua inauguração estaria prevista para o primeiro trimestre de 2002. O presidente foi eleito, curiosamente, 2 meses depois da divulgação da notícia, em Dezembro de 2001, mas a obra não foi feita. - Durante a campanha eleitoral de 2009 foi colocado um grande Placard Publicitário num terreno em frente ao Intermarché, a informar a população Olhanense que ali iria ser criado o Skate Parque de Olhão. E mais uma vez, curiosamente, depois das eleições, a obra não foi feita.

Relembro que as Autarquias seguintes já respeitaram a Legislação: Faro - Foi criado em Julho de 2003; Loulé - No dia 8 de fevereiro de 2013 foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude de Loulé. Portimão - Foi criado no dia 20 de Julho de 2012; Tavira - Foi aprovado em 21 de Março de 2001 em reunião de Câmara.

Por força da Lei N.º 8/2009, de 18 de Fevereiro, com as respetivas alterações, impostas
pela Lei n.º 6/2012, de 10 de Fevereiro, que enquadra o regime jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude, torna-se necessário a criação e implementação deste órgão de representação da juventude, obedecendo ao preceituado nas citadas leis, quanto à sua composição, competências e regras de funcionamento.

Sérgio Pires Miguel, membro da Assembleia de Freguesia de Quelfes, vem por este meio solicitar, mais uma vez, que o Presidente : - Crie o Conselho Municipal de Olhão de modo a cumprir o regime jurídico dos conselhos municipais de juventude, pois deveria de ter sido criado até Agosto de 2009 e estamos em finais de Junho de 2013, de modo a cumprir a Lei.

Quelfes, 24 de JUNHO de 2013
___________________________
(Sérgio Pires Miguel) Outubro 2001 In. Jornal Brisas do Sul,
BLOG http://blocoquelfes.blogspot.com E-MAIL blocoquelfes@gmail.com CONTACTO 962 681 461