Namoro Abençoado

Estudo elaborado por José Luís Ribeiro diretoria@oazez.com.br janeiro/2013 www.joseluisribeiro.blogspot.com

NAMORO ABENÇOADO INTRODUÇÃO: Podemos errar na escolha da nossa profissão, na escolha do carro, na escolha do esporte, na escolha da faculdade e em muitas outras áreas, mas na escolha do nosso cônjuge, não podemos errar. Se na faculdade percebermos que o curso não é o mais adequado, poderemos interromper e começar outro sem grandes prejuízos. Se comprarmos um carro e descobrirmos que não foi uma boa escolha, poderemos trocá-lo no futuro sem grandes traumas. No emprego podemos pedir demissão, no esporte podemos praticar outro, mas no casamento, uma vez consumado, não é possível a troca ou substituição. Não há garantia de devolução e nem de defeito de fábrica. Casamento É ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE. Portanto, o namoro não é um momento de um prazer irresponsável ou um período de grandes emoções sem um compromisso para um futuro a ser vivido a dois. O namoro é um processo com o propósito de conduzir os namorados a um casamento seguro. O namoro por ser um processo, pode ser interrompido a qualquer tempo, por qualquer uma das partes e independente inclusive da vontade do outro. Portanto, quem namora, namora para casar. Nem todos os namoros resultarão em casamento, mas todos os namoros são para resultar em casamento. -.-.-.-.-.-.Deus odeia o divórcio e com isso, o divórcio não é uma opção de livramento futuro, para o casamento que não deu certo. A oportunidade para escolher dizer NÃO ou SIM está no namoro, noivado e até na hora em que o celebrante pergunta aos noivos se estão certos de que querem se casar. Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis. Malaquias 2:15-16 Uma vez aceito o casamento e consumado, já não são mais duas pessoas, mas sim uma só carne! O casamento foi criado por Deus e tudo o que Deus fez foi perfeito, completo e sem erros. -.-.-.-.-.Infelizmente, muitos jovens se esquecem de que, em pouco tempo, estarão assumindo o seu papel dentro de um casamento, e com isso, se deixam levar por paixões vazias, se perdendo ou trilhando caminhos que causarão sérios problemas para o seu futuro. Alguns pais, sem perceber, também promovem o prejuízo do futuro de seus filhos.

São pais que com medo do homossexualismo, motivam seus filhos homens para serem “machos”, “a pegarem as minas”, a ser o “bão da boca” e com isso, sem refletir em suas atitudes, mandam seus filhos e toda a sua descendência para o inferno. Com as filhas, ao invés de prepara-las para serem esposas, ensinam a serem independentes, a terem seu próprio negócio e, inclusive, a ganhar o seu próprio dinheiro para não dependerem de maridos no futuro. Motivam ainda as jovens a serem lindas, maravilhosas, “saradonas” de forma que atraiam olhares por sedução e com isso levam-nas para longe do projeto que Deus estabeleceu para as mulheres de serem esposas e mães. E dentro deste contexto, parece que achar um cônjuge, tornou-se uma tarefa difícil. Parece que são peças raras no mercado ou um espécime em extinção. Mas eles existem! Deus tem levantado e preparado adolescentes e jovens para serem homens e mulheres honrados. E são estes que formarão as famílias que abençoarão a terra. São estes que Deus usará como testemunho daquilo que Deus faz com um jovem e com uma jovem que decidem viver de acordo com a sua Palavra. -.-.-.-.-.-.Um erro que muitos jovens e adolescentes cometem é o de aproveitarem o presente com tudo o que o mundo oferece, sem se preocupar com o futuro. Gastam a sua juventude com toda sorte de aventuras pecaminosas, sem se darem conta de que estão semeando corrupção para o seu futuro. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará Gl 6.7 São jovens que se aventuram na sensualidade, “no ficar”, nos beijos, “amassos” e o que é pior, entram em relações sexuais que marcarão suas vidas para sempre. Esquecem-se de que serão pais um dia, e, como pais, provavelmente não desejarão para suas filhas e filhos o que praticaram ou sofreram no passado. Que autoridade eles terão se não houver um arrependimento profundo e genuíno? As emoções sexuais que Deus criou, e que são excelentes, pertencem exclusivamente a um casal casado formado por homem e mulher. Não foram criadas por Deus para serem exploradas antecipadamente. Isso tem causado muitos traumas, desesperos, dores de toda sorte, traições, tristezas, mágoas, suicídios e o endurecimento do coração para a vida abundante que Cristo nos oferece. Que prejuízo! Quantas moças cedendo aos enganos do coração, se deixando contaminar por desejos pecaminosos, estimuladas muitas vezes por lobos disfarçados de ovelhas, cujo interesse é somente a conquista de um ato sexual. Quantas moças desenvolvendo sua sensualidade, atraindo os olhares para o seu corpo, sentindo prazer de serem sedutoras, se entregando a qualquer um, esquecendo-se de que a sua beleza e intimidade são preciosidades que pertencem exclusivamente ao seu futuro esposo?

honrado. Quanto prejuízo. e também intercede por nós. que não supre nem as próprias necessidades e se vende a qualquer preço por qualquer emoção barata. por um momento de prazer que logo se transformará em tristeza. É ser muito burro achar que uma mulher que gosta de chamar a atenção de todos vai se contentar em ficar só com um. é que acha uma mulher excelente para ser sua esposa. as jovens solteiras tem que estar disponíveis como esposas e não como uma garota de programa.. Educa a criança no caminho em que deve andar. Boas com Rute. Portanto. recebeu uma bênção do Senhor. são novas criaturas. Um homem sábio nunca se casará com a gostosona do pedaço. Provérbios 18:22 Os casamentos que observamos na bíblia. Romanos 8:33-34 -. Para termos a certeza de que faremos um bom casamento. respeitoso. que transparece sua tendência a maternidade e a de ser uma companheira fiel. na infância se estendendo por toda a adolescência e chegando a maturidade na juventude.-. Isaque com Rebeca. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. estes estão livres de qualquer acusação. com aquela que tem prazer em atrair os olhares com seu corpo e trejeitos.Quantos lobos. mas ele diz que quem acha uma esposa. Esse trabalho começa em casa. apontam sempre para a iniciativa do Homem em buscar uma esposa para si. que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador. os futuros noivos deverão começar cedo. e até quando envelhecer não se desviará dele. foram regenerados e justificados e a partir do seu novo nascimento. as coisas velhas são passadas e tudo se fez novo. . quantas primogenituras sendo perdidas e trocadas por um prato de lentilha.Um princípio interessante que observamos na Bíblia é o de que a esposa precisa ser achada. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu. Provérbios 22:6 Para aqueles que vieram do mundo depois de mergulhar no pecado. malandros e sem vergonhas no meio do povo de Deus. Quem encontra uma esposa encontra algo excelente. compromissado. etc. encontra uma coisa boa. vergonha e derrota? Mas isso não precisa ser assim. O seu passado de tristeza foi crucificado e a vida nova com Cristo está totalmente aberta e disponível para conquistas abençoadas.-. Isso é loucura. ou antes quem ressuscitou dentre os mortos. A bíblia não diz que quem encontra uma noiva ou uma namorada. Foram comprados pelo sangue de Cristo. o qual está à direita de Deus. Os jovens que acham uma jovem com comportamento fiel.-. Da mesma forma que uma mulher nunca se casará com um preguiçoso e/ou sem vergonha. seduzindo jovens e contaminando a igreja e o seu próprio futuro. é que acha algo excelente.

e correram rios. se guardando para a idade e momento certo. a desenvolveram o seu instinto e desejo de serem mães que governem bem a sua casa. Não fique andando nas beiradas. E desceu a chuva. que edificou a sua casa sobre a areia. As mulheres precisam aprender a serem esposas. Sem pressa e sabendo que Deus suprirá todas as nossas necessidades. -. Mateus 7:24-27 . e assopraram ventos. a qual entregará totalmente o seu amor por toda a sua vida. e caiu. pois. procurar trabalhar com diligência. tem muito homem “banana” que não tomam a iniciativa. construir uma casa em solo firme. é o de que as futuras esposas devem aguardar a iniciativa de seus futuros maridos. que edificou a sua casa sobre a rocha. a procura de suas esposas. para que quando vierem os ventos e as tempestades (que vem a todos).-. a estarem preparadas para amar e ser uma auxiliadora do seu futuro marido. Mas para não errarmos nessa tarefa e escolha. porque estava edificada sobre a rocha. Se esforce na obediência.-. e combateram aquela casa. Tudo isso começa cedo.Portanto. haja como um homem e uma mulher honrados. de. e não caiu. e assopraram ventos. tentando descobrir o quão distante podemos caminhar do centro da vontade de Deus. aprenda com este estudo. e correram rios.-. Que Deus abençoe a todos os jovens e solteiros para que construam famílias alicerçadas na Palavra. E aquele que ouve estas minhas palavras. Todo aquele. Caminhe em direção à vontade de Deus. temos que obedecer a Palavra. neste estudo estaremos apresentando alguns pontos que todo jovem em condições de namoro deve saber antes de sair a “caça” e as jovens antes de serem achadas. E desceu a chuva. assemelhá-lo-ei ao homem prudente.-. compará-lo-ei ao homem insensato.-. ouvir conselhos dos pais e dos mais velhos. que escuta estas minhas palavras. e foi grande a sua queda. e as pratica. Não se aventuram no grande e maravilhoso desafio. em meio a tantas opções. e não as cumpre. Infelizmente. para que seu namoro. encontrar a sua amada. noivado e casamento seja uma benção de Deus na sua vida. e combateram aquela casa. estes lares estejam firmes e inabaláveis.-. Mesmo que os tempos atuais digam o contrário o princípio bíblico e o bom costume.Os jovens solteiros têm que estar disponíveis como homens honrados.

aqueles que querem partir para esse projeto de vida. salvos e que participem ativamente da sua Igreja. homem e mulher os criou. daqueles que são chamados segundo o seu propósito. a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. então é melhor não namorar e muito menos se casar.O PLANO ETERNO DE DEUS Não tem como falar sobre namoro sem falarmos primeiro sobre família. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. mas com o objetivo comum de serem filhos semelhantes a Jesus. E Deus os abençoou. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14 Os casos em que o namoro entre um crente e um descrente. não vale a pena arriscar todo um futuro abençoado com tamanha probabilidade negativa. Deus então criou a família para ser uma benção e tudo o que Deus criou foi perfeito e maravilhoso. aprendizagem e avaliação do casal em torno de si mesmo. de acordo com a Palavra de Deus. Para isso. e sobre todo o animal que se move sobre a terra. são extremamente raros. . semelhante a Jesus e a partir de seus pais seriam apresentados a Deus se tornando íntimos dEle. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou. um dos pré-requisitos para um bom namoro abençoado por Deus é o de que os dois jovens sejam convertidos.29 Para realizar esse propósito. com o objetivo de saberem se há condições para caminharem juntos como família ou não. Portanto. Deus criou o homem e a mulher ordenando-lhes que se unissem e gerassem filhos.-. Namoro é um processo de crescimento. têm de saber pra que serve um marido e pra que serve uma esposa. Gênesis 1:27-28 Assim.O marido e a esposa foram criados por Deus com proposito distintos. Romanos 8. Mesmo que surja o amor entre um crente e um descrente. e por isso. Se o jovem não quer ser marido conforme a Palavra de Deus ou se a jovem não quer ser uma esposa de acordo com a Palavra de Deus. pois é loucura e problema na certa para o resto da vida.-. e sujeitai-a. cada filho seria como Adão. resulta em conversão.-. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.-. quase inexistentes. onde o descrente esteja em processo de conversão. e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos. o crente deverá no mínimo aguardar a conversão do descrente e caso isso não ocorra o melhor é cair fora. Não se ponham em jugo desigual com descrentes. e com isso em um casamento abençoado. e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus. É fria! -.FAMILIA . e enchei a terra.28.

E tantos outros males causados pela desobediência do homem a Deus. Mas não precisa ser assim. desentendimentos. Por isso.7 O pecado trouxe discordância e desentendimento no casal: Mas chamou o Senhor Deus ao homem. em vão vigia a sentinela. João 14:6 Os salvos tem paz com Deus e com isso podem ter paz na busca e formação de sua família. por nosso Senhor Jesus Cristo. perdoar os pecados e restaurar a alegria e a vida abundante em Cristo. Genesis 3. Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me. o dia sexto. Romanos 5:1 Se o Senhor não edificar a casa. Ninguém vem ao Pai. a não ser por mim. pelo que coseram folhas de figueira. e não se envergonhavam. Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça. e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeulhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo. Trabalho. se o Senhor não guardar a cidade. a família sem Cristo está com boas chances de fracassar e caminhar para a sua autodestruição. e conheceram que estavam nus. o homem e sua mulher. e eu comi. temos paz com Deus. em vão trabalham os que a edificam. rebeldias.E viu Deus tudo quanto fizera. pois. .1 Portanto. E foi a tarde e a manhã. João 10:10 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho. Genesis 1. João 3:16 Eu vim para que tenham vida. sabendo que temos um Senhor.31 E ambos estavam nus. promiscuidades.9-13 E hoje. temos:      Sexo antes do casamento. uma família abençoada deve ser formada por um casal convertido. e fizeram para si aventais. mas tenha a vida eterna. celular e carro individualizados (não tem tudo em comum). O pecado prejudicou o relacionamento conjugal: Então foram abertos os olhos de ambos. Genesis 2. e eu comi. a verdade e a vida. Contas bancárias. justificados pela fé. Salmos 127. Divórcios. e a tenham plenamente. porque estava nu. e eis que era muito bom. e escondime. Genesis 3. Jesus veio para restaurar a comunhão do pecador com o seu Criador. como resultado disso. Brigas. compromissado com Deus e rendido a Ele. Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore.25 Mas o homem pecou e com isso a morte entrou no mundo. O pecado quebrou esse laço de amor e os relacionamentos perfeitos deixaram de existir. e que o sucesso da nossa futura família depende principalmente da sua intervenção: Tendo sido.

que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem. excelente obra deseja. e. e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.25  Tratar com brandura sua esposa: Vós. maridos. Romanos 5. como também Cristo amou a igreja. Provérbios 15. tornando-se semelhante aos homens. temperante. tomando a forma de servo. inimigo de contendas.23  Amar como Cristo nos amou: Mas Deus dá prova do seu amor para conosco. vivei com elas com entendimento. apto para ensinar. como vaso mais frágil. dando honra à mulher. o Senhor Deus o homem. mas esvaziou-se a si mesmo.19 A resposta branda desvia o furor. ordeiro. É necessário. achado na forma de homem. mas a palavra dura suscita a ira. e a si mesmo se entregou por ela. maridos. logo cedo. não dado ao vinho. maridos. e morte de cruz. e não as trateis asperamente. pois. pois.PARA QUE SERVE UM MARIDO? Um candidato a namorado tem que saber para que serve um marido. Genesis 2. não ganancioso. amai a vossas mulheres. com todo o . mas moderado. amai a vossas mulheres. e a si mesmo se entregou por ela. não teve por usurpação o ser igual a Deus.25 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. o exemplo de Cristo no seu lar: porque o marido é a cabeça da mulher. tornando-se obediente até a morte. Um jovem ou um adolescente que tenha o casamento como projeto de vida. não espancador. tendo seus filhos em sujeição. Efésios 5. Colossenses 3. Filipenses 2. como também Cristo amou a igreja.15  Ser um exemplo de Cristo no seu lar: Vós. I Coríntios 11. Efésios 5. sóbrio. deverá crescer em direção aos propósitos de Deus para o Homem. que governe bem a sua própria casa. I Pedro 3. Cristo morreu por nós. quando éramos ainda pecadores. que o bispo seja irrepreensível.8 Vós.3  Ser o principal responsável pelo sustento e pela segurança do lar: Tomou. e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida. para que não sejam impedidas as vossas orações. Efésios 5.7  Governar bem a sua casa: Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado. em que. sendo ele próprio o Salvador do corpo. amai a vossas mulheres. marido de uma só mulher. por isso o homem precisa se esforçar para:  Deixar Cristo governar a sua vida sendo-lhe submisso: Quero porém. Deus deu uma missão ao homem e criou a mulher para ser uma só carne com ele e ajuda-lo a cumprir a sua missão.5-8  Ser o cabeça. hospitaleiro. subsistindo em forma de Deus. e Deus a cabeça de Cristo. maridos. o qual. como também Cristo é a cabeça da igreja. o homem a cabeça da mulher. humilhou-se a si mesmo.1  Considerar a esposa como um Vaso mais frágil: Igualmente vós.

deu um sábio conselho para Salomão: Quando se aproximava o dia de sua morte. como cuidará da igreja de Deus?). E. Por isso. “ 1 Reis 2:1-2 PARA QUE SERVE UMA ESPOSA? Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa. tem gerado a destruição dos filhos e da família.10-12 Deus criou a mulher com uma grande responsabilidade no lar e com um papel ativo na sua edificação: A mulher sábia edifica a sua casa.1 Deus criou a mulher também com propósitos específicos..18  Ser submissa a missão do marido: . Ela lhe faz bem.1-5  Ser o sacerdote do lar e principalmente da esposa: Vós. amai a vossas mulheres. onde a esposa tenta mandar no marido. Provérbios 31. Filhos que não entendem a mensagem do evangelho ocasionando o afastamento dos filhos de Deus e a perca da salvação. Davi deu instruções ao seu filho Salomão: "Estou para seguir o caminho de toda a terra. Provérbios 18. por isso a mulher precisa se esforçar para:  Ser uma auxiliadora: Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. sem mácula.22 Mulher virtuosa. Filhos que não entendem a posição da Igreja em relação a Cristo. nem ruga.25-27 Portanto. Por isso. para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa. mas santa e irrepreensível. maridos. e não mal. como também Cristo amou a igreja. pela palavra. nem qualquer coisa semelhante. quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. a própria frustração de ambos os cônjuges quanto a sua má atuação na família. se alguém não sabe governar a sua própria casa. Genesis 2. tendo-a purificado com a lavagem da água. mas a tola a derruba com as próprias mãos. Não é a toa que Davi quando estava próximo da sua morte. o marido tem uma grande responsabilidade diante de Deus sobre a sua casa. I Timóteo 3. E não é só isso. Deus deu uma missão ao homem e criou a mulher para ser uma só carne com ele e ajuda-lo a cumprir a sua missão. a inversão dos papéis. far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. e a si mesmo se entregou por ela. todos os dias da sua vida.respeito (pois. Provérbios 14. e não lhe haverá falta de lucro. a fim de a santificar. gerando inclusive:     Filhos com tendências ao homossexualismo (homens e mulheres). O coração do seu marido confia nela. as candidatas a namoradas têm de estar preparadas para serem futuras esposas como planejado por Deus. Efésios 5. A não observância destes propósitos faz com que muitas esposas e muitos maridos invertam os papéis prejudicando inclusive a imagem de Deus no lar. seja forte e seja homem. e alcança o favor do Senhor.

as quais já acertaram ou erraram e colheram as bênçãos ou as maldições de suas atitudes. a serem moderadas. como ao Senhor. não dadas a muito vinho. assim ame a sua própria mulher como a si mesmo. operosas donas de casa.18 Vós. cada um de per si. mulheres.33 A Palavra também nos orienta. castas. submetei-vos a vossos maridos. mulheres. as mulheres idosas. bondosas.Vós. é das mulheres idosas. Efésios 5. como convém no Senhor.22  Ser um exemplo de igreja no seu lar: Mas. sede submissas a vossos maridos. de que a responsabilidade de ensinar as futuras esposas a serem boas esposas. mestras do bem. para que a palavra de Deus não seja blasfemada. submissas a seus maridos. (Tt 2. Colossenses 3. assim como a igreja está sujeita a Cristo. assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos. que sejam reverentes no seu viver.3-5) . Efésios 5. semelhantemente.24  Respeitar o marido: Todavia também vós. não caluniadoras. Efésios 5. e a mulher reverencie a seu marido.

era comum a moça se casar com quinze. dentre outros fatores. inclusive sofrendo mudanças com o passar do tempo. nos tempos dos nossos avós. das famílias e da época. com o objetivo de se casar. mas isso não quer dizer que namoro seja igual “test-drive”. Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto. são compromissos que precedem a aliança do casamento. a chamada de Deus e os demais fatores que serão significativos dentro de um casamento. podem narrar com facilidade sobre casais que se conheceram no dia do casamento ou através de casamentos arranjados entre os pais. considerando o volume de informações e experiências que temos hoje. Duração do Namoro: Não há também biblicamente uma idade certa para a duração do namoro. desajustes ou outras questões que venham a demonstrar graves dificuldades de ajuste. deixe pronta a sua lavoura. namoro e noivado. isto não é o mais adequado para se ter um casamento abençoado. São fases em que um casal. a cultura.” (Gl 6:8) Considerando os nossos bons costumes. Há poucas décadas. um namoro abençoado exige maturidade. Tempo certo para iniciar o namoro: Não existem referências bíblicas quanto ao tempo certo de se iniciar um namoro e/ou quanto a sua duração. financeira e espiritual como pré-requisito para iniciar um namoro com o objetivo de casamento. Se existirem incompatibilidades. as tradições. Mas. O que observamos é que o casal deve ter maturidade emocional. o compromisso do namoro ou noivado certamente deverá ser desfeito. o qual pode ser feito a qualquer tempo. Provérbios 24:27 Esta questão também sofre interferência dos costumes. com quantos veículos desejar e sem compromisso de compra. da região. Como já dissemos. responsabilidade e compromisso de casamento. da carne ceifará a corrupção. O ideal é que o casal já tenha deixado no mínimo a fase da imaturidade e adolescência para se iniciar um compromisso para o namoro. pois. os mais idosos.TEMPO E OBJETIVO DE UM NAMORO ABENÇOADO “Porque quem semeia na sua carne. a família. como também. estilo e os projetos futuros de cada um para verificar se há harmonia e entrosamento. Os exemplos e experiências (de sucesso e fracasso) que já temos vivenciado apontam que um namoro abençoado não vai além de dois a três anos. além de simples emoções. mas quem semeia no Espírito. . procura conhecer melhor a personalidade. nem todo namoro resultará em casamento. Esse tempo é suficiente para que o casal conheça um ao outro. o gosto. Depois constitua família. dezesseis anos e com a devida permissão dos pais. do Espírito ceifará a vida eterna.

É uma pequena etapa. com quem conviveremos e passaremos a grande maior parte da nossa vida até que a morte nos separe. . Fases da vida (em anos) Formação do Caráter Escolha do Cônjuge Vida conjugal permanente Observe que o tempo que temos para escolher o nosso cônjuge é muito pequeno em relação a toda a vida que teremos. menos de 6 anos. É um curto período de tempo que tem de ser muito bem aproveitado. Neste aspecto. pois com o passar do tempo um casal “mais carnal” poderá entrar em intimidades permitidas somente após o casamento. é sinal de que alguma coisa não está indo bem e precisa de uma boa avaliação dos fatores que ainda geram dúvidas ou impedem que o casamento seja marcado. um jovem ou uma jovem que comece a namorar com 15 anos. pois é neste tempo que teremos que definir com quem casaremos até que a morte nos separe. mas que definirá o nosso cônjuge. A herança que no princípio abençoada. no fim não será Quando um namoro ultrapassa esse tempo. tem que estar disposta a casar com 18 anos. sem o estabelecimento de uma data para o casamento. do contrário é só enrolação e fogo de adolescente sem compromisso e sem responsabilidade.Esse tempo também ajudará a evitar problemas quanto a ultrapassar os limites da intimidade permitida a um casal de namorados ou noivos. se um namoro tende a durar no máximo três anos. Namoro não é brincadeira de criança ou de gente imatura. podemos então definir que. Provérbios 20:21 é adquirida às pressas.

O maior deles. 1 Coríntios 13:1-13 Todo salvo em Jesus tem esse amor derramado em seus corações. Cânticos 1:2 . a origem das palavras. o amor é bondoso.. foram traduzidos apenas por amor. Não maltrata. explicando os tipos de amor. altruísta. por limitação da nossa linguagem. os melhores entendimentos e significados sobre o amor. não se ira facilmente. serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. para que todo aquele que nele crê não pereça. ou melhor. levando a entender que o amor é um sentimento desprovido de razão. porque Jônatas o amava como à sua própria alma. amor fraternal.. sobre um dos três tipos de amor que é o “ágape”. espiritual. algumas corretas. não tem como deixar de buscar na Palavra de Deus. não se orgulha. É o desejo que envolve o corpo. muito embora no original são significados e palavras distintas. pelo Espírito Santo e. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento. Deus é amor. alguma confusão de entendimento. O amor não se alegra com a injustiça. É o amor de Deus por nós. encontraremos milhares de definições de amor. O amor nunca perece. a respeito do Amor Verdadeiro. é o amor familiar. encontramos basicamente três diferentes tipos de amor nas escrituras.. o amor altruísta. não se vangloria. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos. Esse amor é descrito em 1 Cor 13. espiritual. o desejo de contato físico e da relação sexual entre um homem e sua mulher: Beije-me ele com os beijos da sua boca. outras interessantes. tudo crê.. tudo espera. mas não tiver amor. Cada uma delas com suas características própria. mas que. (. Poucas definições podem ser aproveitadas. tudo suporta. como já vimos. 1 Samuel 18:3 O Amor Eros: Também depende do objeto amado. etc. (. necessitam de ser melhor explicadas: O Amor Ágape: É o amor que não depende do objeto amado. que em um estudo de namoro como esse. na tradução para o português. e com isso. nada serei. João 3: 16 O Amor Phileo: Esse amor depende do objeto amado. não procura seus interesses. mas se alegra com a verdade. a esperança e o amor. e tenha uma fé capaz de mover montanhas. É uma virtude de quem ama. só necessita expressá-lo. permanecem agora estes três: a fé.. não guarda rancor. Na primeira carta de Paulo aos Coríntios temos uma das mais lindas definições sobre o que é o amor. mas tenha a vida eterna. Não inveja. inclusive entre amigos como no caso de Davi e Jonátas: E Jônatas e Davi fizeram aliança. Deus inventou o amor. Outro exemplo de Ágape está num texto muito bem conhecido: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito. que emana de quem ama.) Assim. porém. é o amor.) O amor é paciente. que não depende do objeto amado. entre pais e filhos. mas também encontraremos muita ignorância. porque melhor é o teu amor do que o vinho. mas caracteriza-se pela existência da atração física. trazendo logo nesse aspecto. De acordo com os teólogos e etimólogos. amor entre irmãos.O VERDADEIRO AMOR E A ALIANÇA Se pesquisarmos um pouco na internet.. Tudo sofre. por ser uma virtude daquele que ama. se não tiver amor. românticas.

a serem uma só carne. O amor Ágape evita o individualismo. mas não deve ser explorado. de saciar suas necessidades. que leva dois. vale o sacrifício esperar a hora certa. Só tem esse amor os homens e mulheres que possuem o Espírito Santo. egoísmo. o amor “Ágape” e o “Phileo” tem livre expressão e devem ser muito bem aproveitados. tende a permanecer casado por esforço e renuncia que não são motivadas pelo Amor. cria dependência pois possui expectativas em receber. é o Amor de Deus para o homem. É o desejo ardente de fazer o outro feliz. Esse é o amor que tem causado alguns problemas para os namorados e noivos. mas isso não é gerado pelo “Ágape”. Isso é morte para um casamento na certa e o namoro deve ser rompido. Um verdadeiro milagre e presente de Deus para o começo de uma família abençoada e que dará muitos frutos. Este amor desenvolve a amizade. Ele ama por que ama. na lua de mel. Romanos 5:5 O mundo não pode ter esse amor. traz separação. um homem e sua esposa. mas em benefício de si próprio. em toda a sua expressão. que sustentará de forma significativa um casamento abençoado. porque necessita e deseja amar. p or ser uma atração física. o desejo sexual de um pelo outro. O amor “Phileo” depende do objeto amado. o casal vencedor receberá o prêmio abençoado por Deus. pelo desejo de ser uma boa pessoa. mas o amor “Eros”. O Amor “Eros” deve estar presente em um namoro e noivado. um casal sem Cristo. se deixando levar em uma plenitude composta em toda a sua explosão pela junção destes três tipos de amor. . envolve a preferência. mas não poderá ser desenvolvido ou despertado antes da Lua de Mel. O Amor “Eros” juntamente com o “Ágape” e o “Phileo” formam um tripé. O amor “Phileo” e o “Eros” tendem a ser egoístas e voltados para si e é o “Ágape” que regula essa balança em direção ao objeto amado.Com isso. Portanto. receber e receber. pois não tem o Espírito Santo. muito embora esteja presente. durante o namoro e noivado. esta presente nos relacionamentos familiares. que desperta no homem e na sua mulher o desejo sexual. Um casal sem Cristo não tem esse amor. faz escolhas por um em relação a outro. não deve de ser explorado. pois. Como o mundo não tem o Amor de Deus e não pode receber esse amor. Vale a pena. ou alguém é homossexual. então fica fácil concluir o porquê do grande número de divórcio. deve estar presente durante o namoro e noivado. temos que durante o namoro. No casamento. de possuir inteiramente o objeto amado. porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. seja por determinação. E a esperança não traz confusão. É o amor que Deus criou para estar presente nos casamentos. o desejo de contato físico. aliança ou comodismo. ciúmes. de proximidade. Se este amor não estiver presente entre o namorado e sua namorada é porque tem algo erradíssimo. Já o amor “Eros” é o que muitas vezes envolve a paixão. pois emana em direção ao objeto amado e não depende deste ou do que este faça. independente do que o outro faça ou deixe de fazer. Pode ter educação e costume familiar de ajudar o próximo. pois é Ele que derrama esse amor em nossos corações e nos leva a amar. ou se tornaram só “amiguinhos”.

-. ciumento. quando diz que o homem e sua mulher serão ambos uma só carne. sustentado e alimentado com segurança. ocorrer microfissuras com pequenos sangramentos imperceptíveis. o se o amor acabar.-.-. o amor tende a ser inseguro. mas não é uma aliança até que a morte os separe e pode ser quebrada a qualquer tempo. Por isso.-. opressão. espirituais. como frustrações.Mas. problemas financeiros. noivado e casamento deverá amadurecer e crescer sobre essas alianças. o namoro ou noivado poderá ser desfeito? A resposta é SIM. mas também não é uma aliança até que a morte os separe e pode ser quebrada a qualquer tempo. Portanto um casal casado está pactuado com sangue até que a morte os separe. a aliança do namoro e/ou noivado poderá ser rompida. O amor durante o namoro. Isso é uma Aliança.-. o se o amor acabar. influências diversas. está provado que é comum nas relações sexuais. Sem a aliança. controle. Lembrando que. a relação sexual sem o casamento é pecado e não torna um casal casado. Portanto o “Amor Verdadeiro” é a soma dos três tipos de amor (Ágape. inclusive. pois na lua de mel.-. tanto na alegria como na tristeza.-. o casamento poderá ser desfeito? A resposta é NÃO. tende a ser vulnerável a determinadas situações. etc. oscila entre paixão e ódio e gerando com isso. na saúde e na doença. Isso é Aliança. pode até ser considerada uma “Aliança de Sangue”.- . Phileo e Eros) firmado sobre uma aliança. Não havendo crescimento. em se avaliar e em se buscar a unidade. há derramamento de sangue com o rompimento do hímen.-. Já o casamento é uma aliança até que a morte os separe e não pode ser quebrada sem grandes e terríveis prejuízos. A aliança é a base necessária para que o amor possa crescer com tranquilidade e maturidade. Mas cada aliança tem suas características. -. a aliança entre o casal e em Cristo é e deve ser o alicerce principal onde o amor poderá estar firmado. pois não tem os requisitos básicos e essências para ser um casal “ajuntado por Deus”. emocionais. A palavra de Deus corrobora isso. Todo compromisso é uma aliança.-. mesmo em suas diferentes formas. O namoro é uma aliança de compromisso em se conhecer. já os namorados e noivos não possuem essa Aliança. Mas. Quando os noivos se casam. direitos. O noivado é uma aliança de compromisso para consumar a estrutura necessária para o casamento.-. E mesmo que esta situação tenha ocorrido em tempos anteriores ao casamento. medo. obrigações e temporalidade. inconstante. e como sentimento. prometem um ao outro que serão fieis e unidos até que a morte os separe. O que diferencia uma situação da outra é a ALIANÇA.O amor é um sentimento. privação e deficiência no seu crescimento.

um superlativo fantasioso da realidade sobre o outro. o que não significa que pessoas de maior idade não estejam passíveis de tal sentimento. Desta forma. devido ao pouco conhecimento de mundo entre outras coisas. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado. para isso. idades e gêneros. pelo contrário qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objeto de sua paixão. e. com o passar do tempo. essa intensidade de fusão vai se esvaindo. a paixão precisa ser controlada e colocada no lugar certo. teme o futuro. pela recorrência das frustrações no tocante às suas expectativas fantasiosas pelo outro. Com o passar do tempo.A Paixão não é um “Amor Verdadeiro”. que só é resgatada quando na presença do outro. foi equivocada. o tempo é o melhor remédio para entender se aquele sentimento inexplicável e insuportável é de fato um amor verdadeiro ou pura atração irresponsável e sem futuro. não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento. A paixão é uma patologia amorosa. e o que teme não é perfeito em amor. via de regra pode até gerar um sentimento inverso de extrema repulsa. Entre um casal de crentes. pois não se sustenta e não advém do tripé do Ágape. objeto da paixão e o processo começa então a regredir. por ter maior conhecimento de mundo. que mostram que a paixão. que passa a enxergar o outro como ele realmente é. O que ocorre é que a pessoa adulta. Existem pesquisas científicas nesse âmbito. porquanto o outro não se comportava dentro do perfil de expectativas idealizado miticamente pelo apaixonado. “O sentimento exacerbado entre duas pessoas é um exemplo de um a paixão. é gerada uma intensa frustração. tendo em vista que a paixão é uma idealização mítica do outro. Muitos se perdem sob o domínio da paixão. ou seja. e daqueles que estão dominados por ela. Estima-se que a mesma não dure por mais de quatro anos.” (fonte: Wikipédia) Portanto. porque o temor tem consigo a pena. tendo em vista que o indivíduo apaixonado se funde no outro. muitas vezes dominada pelo “Phileo” e pelo “Eros”. 1 João 4:18 . A paixão teme perder a pessoa amada e por isso. Paixão é uma atração “desenfreada”. sem a interferência da razão e do “Ágape”. diferenças de formação. o apaixonado vai percebendo o equívoco que cometeu. com a paulatina volta e reforço da identidade do ex-apaixonado. Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se. por ter vivenciado maiores experiências. perde a sua individualidade. se entregam sem reservas e sem noção das responsabilidades futuras de seus atos. O amor não gera medo. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais. a se inverter. apesar de intensa e arrebatadora. antes o perfeito amor lança fora o temor. a paixão não deve dominar as atitudes e nem as decisões. Quando o apaixonado começa a perceber que essa idealização. No amor não há temor. Na Wikipédia encontramos uma boa definição de “Paixão” que deverá servir de conhecimento e alerta aos leitores deste estudo. pelos sofrimentos suportados. Phileo e Eros. é um sentimento passageiro. que passa a ser vivenciada com intensa irritabilidade pelo então apaixonado. o que.

O amor não se alegra com a injustiça. por não controlar a paixão. Uma briga moderada. A superação dessas diferenças com maturidade e integridade definirá se o casal está amadurecendo ou não em amor. um defeito ou algumas diferenças não são motivos para se terminar um namoro. de fazer a pessoa amada feliz em detrimento da nossa própria felicidade. 1 Coríntios 13:4-7 . a paixão.A paixão é egoísta. É normal que haja diferenças. então é melhor avaliar o namoro. São normais algumas manifestações de ciúmes. pela afeição. quer o outro para si. não se vangloria. com um futuro lindo pela frente. vamos errar durante o noivado e vamos errar durante todo o tempo do nosso casamento. o amor é bondoso. da nossa aliança com a pessoa amada. Não maltrata. mas se alegra com a verdade. pois o verdadeiro amor não arde em ciúmes. mas quando o ciúme é exagerado. tudo crê. quando temos noção do nosso amor. não se orgulha. durante o namoro e noivado. Use a razão e o bom senso. Quando se sentir apaixonada ou apaixonado. tudo espera. o amor não é egoísta. tudo crê. pela segurança de estarem alicerçados em Cristo e aliançados em compromissos de fidelidade e dedicação de um ao outro. pela escolha. mesmo que surja. mas sim para a pessoa amada. então. uma frustração. Ninguém é perfeito. pela renuncia. não procura seus interesses. Não faça besteiras que venham a comprometer todo um futuro abençoado por Deus. não guarda rancor. já o amor deseja a felicidade do outro. Não inveja. mas a incapacidade de lidar com as diferenças um do outro são sim motivos para se avaliar o futuro desse namoro. Portanto. pelo carinho. sufocante e não tendo motivos claros para isso. e. age com paciência. procure conselhos e ajuda. incompatibilidades e outras situações adversas. Vamos errar durante o namoro. Tudo sofre. pelo perdão. Esse é o verdadeiro amor. Quando entendemos isso. podemos entender que tudo está indo bem. O amor é paciente. deverá ser substituída pelo amor verdadeiro. se perdem com os oportunistas de plantão. tudo suporta. Muitas jovens. Somos salvos lutando contra o pecado. pelo prazer de estar ao lado. É muito importante descobrir se estamos dispostos e conscientes de que desejamos com todo o nosso ser. A paixão quer a sua própria felicidade. O amor gera segurança. “aborrecimentos”. o amor tudo sofre. Não tenha medo de perder. não se ira facilmente. principalmente se este sentimento for exagerado e insuportável. O verdadeiro amor não busca recompensas para si. Quando pessoas ao nosso redor observam essa maturidade do amor. mas a aliança e o amor devem ser mais fortes e capazes de lidar com essas adversidades. O amor espera. e que provavelmente esse namoro resultará em um casamento abençoado.

no fim não será Como seus filhos reagirão ao saberem que seu pai ou sua mãe passou de mão em mão. ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite.O “FICAR”. Esta é outra área que precisa da máxima atenção.) (http://blogs. E toda a prática e carícias sexuais antes do casamento também é pecado. Ambos prejudicam seriamente o futuro dos futuros cônjuges. retornando aos caminhos do Senhor. como já lhes dissemos e asseguramos. terão maiores dificuldades para resistir às tentações que surgem dentro de um casamento. jovens e casados ao fracasso. Provérbios 20:21 é adquirida às pressas. os jovens “crentes” que entram pelo caminho do “ficar” e dos abusos sexuais estarão construindo famílias problemáticas que não resistirão aos ventos e tempestades. pedindo perdão aos pais e a parte ofendida. depois há uma queda geral da libido e no final torna-se impossível conseguir uma ereção”. basta um pouco de dinheiro para se comprar uma revista cheia de imagens que infectam a mente e corrompe os sentimentos e entendimentos das escrituras. se arrependendo. “Ficar” não é namoro. “Começa com reações menores para os sites pornográficos. E acessam o pornô em excesso. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. da Sociedade Italiana de Andrologia e Medicina Sexual. Porque Deus não nos chamou para a impureza. que não conseguem se livrar dela. Uma pesquisa italiana feita com 30 mil homens aponta que acessos a “sites adultos” iniciados na adolescência estão levando homens à impotência. conhecendo a palavra de Deus e sem se preocupar com os caminhos que o Senhor tinha para eles? Como seu futuro cônjuge reagirá quando souber que você se entregou a toda sorte de paixões sexuais. e respeitar os limites estabelecidos por Deus. É melhor consertar isso logo ou terminar o namoro. como os pagãos que desconhecem a Deus.estadao. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa. “Ficar” é pecado. Pesquisas apontam que há no meio cristão um grande número de escravos da pornografia. Pornografia vicia. para somente depois firmar um compromisso de namoro sério. A internet com sua pornografia fácil tem levado adolescentes. com alguém honrado e que saiba possuir o seu corpo em temor ao Senhor. diz o estudo. A chamada “anorexia sexual” ocorre porque jovens a partir de 14 anos iniciam suas vidas sexuais sem relação com a vida real. (. A herança que no princípio abençoada. escraviza e causa impotência sexual. mas para a santidade. com várias pessoas da sua cidade? Certamente. O Senhor castigará todas essas práticas. E tudo começa com um click. 1 Tessalonicenses 4:3-7 Aqueles que estão “ficando” ou “passando a mão” onde não deveriam.. estão marcando suas vidas com uma história ruim. O SEXO E O BEIJO. de mau costume e semeando vergonha e maldição para si e para seus futuros filhos. incluindo líderes que deveriam ser o exemplo do rebanho.com. se não houver um arrependimento genuíno.. Isso mesmo! A pornografia na internet está causando “consequências devastadoras” no apetite sexual masculino. Basta um click e um mundo de podridão se apresenta diante da tela do seu computador. de mau exemplo.br/radarpop/pornografia-na-web-causa-impotencia-sexual-aponta-estudo/) . Se um casal de “namorados crentes” não consegue resistir ao pecado da im oralidade sexual. Neste assunto. não com a paixão de desejo desenfreado.

guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Não namore por ter ficado. Ninguém discordará disso. tudo o que for puro. conserte sua vida. provavelmente não haverá respeito no casamento. e a permanência nessa situação. Um beijo e um abraço mais apertado poderão causar ereção no jovem. alcançará misericórdia. Cuidado com a relação sexual. Um pequeno beijo gerará pequenas emoções. para que a possais suportar. ouviram e viram em mim. o faz por fraqueza. Interrompa seu namoro. Cuidado com a forma de tocar ou de encostar um no outro. Procure conselhos. não hesite em pedir ajuda. ninguém gosta de coisa barata ou de fácil conquista. senão humana. Filipenses 4:7-9 Outro ponto que merece a máxima atenção dos namorados é quanto ao Beijo. E o Deus da paz estará com vocês. buscar conselhos e se não houver arrependimento e acordo em santidade. pois. e por isso. Ficar é pecado. abraços e “amassos” durante o namoro. mas o que as confessa e deixa. Finalmente. E qual seria então o limite? O limite deve ser muito bem estabelecido. se uma das partes insiste em avançar o sinal e ultrapassar os limites do namoro é melhor avaliar. seja Santo em todo o vosso procedimento. mas o que endurece o seu coração cairá no mal. confesse seu pecado. Se não há respeito no namoro. tudo o que for de boa fama. Se estiver prisioneiro dessa armadilha satânica. o melhor é que economizem ao máximo. E a paz de Deus. deixando isso para o casamento. tudo o que for correto. Tudo o que vocês aprenderam. precisa ser confessado. Nós somos caríssimos! Fomos comprados pelo precioso sangue de Cristo. aquilo que começa mal não termina bem. que cuida estar em pé. aquele que não resiste às tentações. antes com a tentação dará também o escape. mas fiel é Deus. ponhamno em prática. que não vos deixará tentar acima do que podeis. pois sua futura família está correndo o risco de fracassar e causar muitas tristezas por sua culpa. Não veio sobre vós tentação. receberam. olhe não caia. Bem-aventurado o homem que continuamente teme. pensem nessas coisas. Isso não é um bom começo e geralmente. falta de caráter ou de compromisso com Deus. 1 Coríntios 10:12-13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará. Precisamos estar conscientes de que as tentações que surgem não são insuportáveis. O ideal é que guardem essas emoções para o casamento. Sem criar doutrina. Se uma pessoa não se dá o respeito. tudo o que for nobre.Não entre nessa roubada! Fique atento! Não clique em sites perigosos. se houver algo de excelente ou digno de louvor. Seja uma exceção. irmãos. Busque ajuda correndo. Já um beijo mais caloroso trará maiores emoções. não ande sozinho. O Beijo gera emoções. será abusada e logo será jogada fora sem dignidade e sem valor diante de quem se aproveitou dessa situação. Aquele. tudo o que for verdadeiro. explora e desperta a intensidade do amor “Eros”. logo. tudo o que for amável. Nesta área. . é aconselhável partir pra outra. busque o perdão de seus pais (independente do que eles pensem sobre isso). Provérbios 28:13-14 Portanto. que excede todo o entendimento. poderá inclusive levar os dois ao orgasmo.

orgias e coisas semelhantes. pensa em sexo. embriaguez. partem do raciocínio “maligno” de que precisam experimentar essas emoções antecipadamente. Não pertencem ao namorado nem ao noivo. usando como base o texto de “I Coríntios 10:13”. Uma moça não deve perguntar isso para um homem. dissensões. que por medo do seu futuro na área sexual. para todos. que se mantem submisso à vontade de Deus. com uma vida que se esforça em Cristo. mas pertencem ao cônjuge. Como também. foram criadas por Deus. Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. procure alguém do mesmo sexo. egoísmo. para que o possam suportar. Isso não é verdade. ódio. Só ao cônjuge.-. impureza e libertinagem.-. Fantasiam uma relação sexual explorando mentalmente experiências e sensações que muitas vezes nem fazem parte do ambiente de um casal casado em Cristo. se o jovem ou a jovem tem alguma preocupação quanto a isso. ele lhes providenciará um escape.-. Experiências sexuais pertencem apenas aos casais casados. procure orientação médica ou converse com uma pessoa madura sobre isso também. quando isso ocorre. mas sim de situações degradantes moralmente. E. E Deus é fiel.Há partes no nosso corpo que despertam sensações. Mas. ciúmes. quem se masturba.Outro ponto que. Isso se chama defraudação. 1 Coríntios 10:13 -.-. com idade e maturidade reconhecida para dirimir suas dúvidas. ira. Alguns insistem em dizer que a masturbação é o escape dado por Deus para as tentações sexuais. como antes já os . Se há uma preocupação quanto ao funcionamento biológico. não saem dando testemunho na igreja de que foram tentados e Deus proveu o livramento no banheiro. Eu os advirto. Pode acreditar e descansar que quando chegar o momento vai dar tudo certo. Esse raciocínio é satânico. ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. é uma benção de Deus. discórdia. os jovens precisam tomar muito cuidado. Tudo o que Deus fez foi muito bom.-. é com os pensamentos sexuais e a masturbação. quando forem tentados. facções e inveja. Não acenda um fogo que não possa apagar. Deus fez o pênis do Homem e fez a vagina das mulheres com todas as suas funcionalidades e propósitos. ou durante o banho. idolatria e feitiçaria. o que temos de orientação na Palavra é que masturbação está ligada a impureza sexual: Ora. as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual. jovens e adultos. A imaginação deve ser contida com a Palavra. Em geral. pois ninguém se masturba orando em línguas ou/e cheio do Espírito Santo. converse com sua liderança ou com alguém que tenha maturidade espiritual. O sexo é ótimo entre um casal casado. Mas. Há jovens e adolescentes. pois tudo isso geram práticas que serão levadas para dentro do casamento. para não chegar na lua de mel sem saber o que fazer ou do que irão sentir.

Não são poucos os casos de fotos intimas sendo espalhadas pela internet com o objetivo de chantagens. tudo o que for verdadeiro. irmãos. E o Deus da paz estará com vocês. Portanto. fora do corpo os comete. Gálatas 5:19-21 Fujam da imoralidade sexual.-. peca contra o seu próprio corpo. por vingança. Alguns.adverti. tudo o que for correto. mesmo quando a paixão acabar e o namoro terminar. que permanecerão para sempre. motivados por paixões doentias. que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. tatuagens e pactos são laços malignos que escravizam a pessoa que se sujeita a isso.-. da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual". 1 Pedro 1:15-16 -. Efésios 5:3-5 Não é a toa que este é um assunto polêmico. sejam santos vocês também em tudo o que fizerem. porque eu sou santo". pois estas coisas não são próprias para os santos. Filipenses 4:8-9 Mas. do sangue. tem herança no Reino de Cristo e de Deus. e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês. assim como é santo aquele que os chamou. e eles nessa última oportunidade podem dizer sim ou não. compromissos outros que só dizem respeito a pessoas casadas. Todos os outros pecados que alguém comete. Atos 21:25 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça. ação de graças. tudo o que for amável. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso. mas o que a Palavra de Deus ainda nos insiste em orientar é que: Finalmente.-. que inquieta o coração de todos. ouviram e viram em mim. vinganças e outras motivações fúteis. ao invés disso. que é idólatra. pensem nessas coisas. ponham-no em prática. 1 Coríntios 6:18-20 Quanto aos gentios convertidos. mas. pois está escrito: "Sejam santos. O namorado tira uma foto íntima da namorada e quando termina. Durante um namoro e até noivado. glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. . mas quem peca sexualmente. ou no momento em que o celebrante pergunta aos noivos se o casamento é até que a morte os separe. distribui essas fotos para outros. desprovidas de qualquer responsabilidade quanto ao futuro. Tudo o que vocês aprenderam. tatuagens e pactos que são feitos na irresponsabilidade quanto ao futuro.-. se houver algo de excelente ou digno de louvor. receberam. tiram fotos intimas e celebram pactos até de sangue. tudo o que for puro. tudo o que for de boa fama. Fotos íntimas. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais. tatuam no corpo nomes. juras de amor “eternas”. que lhes foi dado por Deus. tudo o que for nobre.Outro ponto que merece destaque neste tópico é quanto a fotos intimas. que são inconvenientes. evitem compromissos “eternos”. já lhes escrevemos a nossa decisão de que eles devem abster-se de comida sacrificada aos ídolos.

não se escondam.Ele é a propiciação pelos nossos pecados. Meus filhinhos. Jesus Cristo. que possam no futuro dar um testemunho forte de uma vida santa. escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. principalmente para seus filhos. Se o objetivo do namoro for só emoções de ordem sexual. Mas se caírem nessa área. o Justo. mas também pelos pecados de todo o mundo. porém. e não somente pelos nossos. Confessem e peçam perdão. conserto e conselhos.Que Deus abençoe os namorados cristãos com um namoro santo. então é melhor terminar e consertar a vida diante de Deus. que não tenham do que se envergonhar. Avaliem suas condições e propósitos. busquem ajuda. 1 João 2:1-3 . alguém pecar. temos um intercessor junto ao Pai. Sabemos que o conhecemos. Se. se obedecemos aos seus mandamentos.

se um fica desanimado o outro entra em depressão. . Porque se um cair. se dois dormirem juntos. Provérbios 14:29 Duas pessoas no casamento serão uma só carne. Também. se alguém prevalecer contra um. a distância entre o casal torna-se cada vez maior com o passar do tempo e trará sérios problemas. mas ai do que estiver só. Namoro e noivado podem ser interrompidos. o outro levanta o seu companheiro. Se não existir disposição para a afinidade. e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Melhor é serem dois do que um. não haverá outro que o levante. pois. Uma convivência de vinte e quatro horas demanda renúncia e não necessariamente igualdade. mas nunca serão iguais em todas as áreas e reações. obstinada. O longânimo é grande em entendimento. eles se aquentarão. etc. Uma esposa que não abra mão de ir à casa da mãe todos os dias pode ser um problema para o marido. Da mesma forma os iguais podem formar um par excelente. Durante o namoro. mas se forem dois obstinados irascíveis. quando um fica nervoso o outro fica mais ainda. Portanto. é bem provável que. avalie bem o temperamento e observe se estão compatíveis para uma vida a dois. caindo. mas um só. mas nem sempre combinam ou definem um bom equilíbrio. Um cônjuge fanático por futebol pode ser um problema para uma esposa que não consiga conviver com essa “neura”. As formas de lazer e de trabalhar também devem ser analisadas. no casamento. porque têm melhor paga do seu trabalho. cheias de altos e baixos. Em geral os opostos se atraem e em alguns casos se completam. melancólica. analise e identifique as características e comportamentos que colaboram ou prejudicam direta ou indiretamente na harmonia e felicidade de um futuro casamento: Para isso conhecer algumas características da pessoa amada fará toda a diferença nas decisões. mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura. Mas a forma de reagir às circunstâncias da vida tem de ser compatíveis ou complementares. os dois lhe resistirão. terão mais dificuldades para resolverem seus problemas. alegrias e muitas contas a pagar. calma. extrovertida. Casamento não pode ser interrompido. Eclesiastes 4:9-12 Se quando um cai o outro cai também.PROPÓSITOS DO NAMORO Namoro e noivado são as fases de conhecimento que geram a decisão de casamento ou de interrupção do processo de namoro e/ou noivado. introvertida. Conheça o Modo de vida: Conheça os costumes e estilo de vida do seu futuro cônjuge. Conheça o Temperamento: Verifique se a pessoa que você está pretendendo se casar é irascível. como se aquentará? E. irão os dois para o buraco e não haverá quem os socorra.

um gosta de churrasco e o outro é vegetariano. a esposa só quer um. é melhor conversar e resolver muito bem esta questão. falar a tua serva aos teus ouvidos. nenhuma esposa deseja. O marido quer ser pastor e a esposa quer ser médica e trabalhar 18 horas por dia. o qual era louco: E lançou-se a seus pés.” ou “Ele era um príncipe. como contas a pagar. Se o marido quer cinco filhos e a esposa só quer um. Se ambos acharem que com o casamento mudarão a opinião do seu par. qual a quantidade de filhos. matrícula de escola. quando este se encontra em uma determinada pressão. tanto nas vitórias como nas derrotas. ouvirmos expressões engraçadas como: “Eu namorava um príncipe no seu cavalo. roupa suja para lavar. e ouve as palavras da tua serva. brigas de crianças. Caso o estilo de vida se mostre insuportável é melhor terminar o namoro. depois que casamos. No namoro temos muitas flores. e disse: Ah. pois no casamento alguns defeitos permanecem ou afloram.Um marido preguiçoso que não traz o sustento para casa. o chamado de Deus e outros objetivos relevantes. minha seja a transgressão. O que cada um pretende realizar profissionalmente. percebemos o caráter de alguém. O marido quer ter cinco filhos. ambos terão que renunciar aos seus desejos e estabelecer uma quantidade aceitável aos dois. aluguel atrasado e outras circunstâncias que exigem um caráter bem firmado em Cristo para manter a paz e a ordem na casa. necessitam de ser muito bem conversados e acordados com antecedência. Se o namorado quer ser missionário na china e a namorada quer uma vida tranquila em uma igreja local do interior. E muitos outros exemplos que mesmo que não impeçam o casamento. deixa. Conheça os objetivos de vida: Conheça os objetivos de vida de seu candidato a cônjuge. Uma mulher porca também será um transtorno para o marido. Conheça o caráter: Geralmente. Alguns projetos pessoais podem ser diferentes. são pequenos exemplos do que pode vir a exigir mais do que o casal tem para oferecer em suas renúncias diárias. senhor meu. mas deve haver harmonia nos objetivos de vida dos dois. É comum nas palestras para casais. Como também disse Abigail a respeito de seu marido Nabal. Um gosta de praia e o outro detesta o mar. Não estamos buscando igualdade. longos papos de telefone. O marido quer morar no exterior e a esposa não. mas depois que casamos virou sapo”. Meu senhor. pois. Se não houver acordo então não há casamento. descontração e ausência de grandes responsabilidades. . o príncipe foi embora e ficou só o cavalo. prestação do fogão. provavelmente terão uma amarga surpresa em seu futuro. Atividades esportivas ou competições em grupos ajudam muito a revelar como o candidato a futuro cônjuge reage em determinadas situações mais tensas. É na hora do “vamos ver” que o caráter se revela.

Conheça o Passado: Somos uma igreja formada por “ex-pecadores”. imagine um Baiano que gosta de uma comida arretada de apimentada que deseja se casar com uma Japonesa criada a base de sashimi e saladas. Portanto não confie em mudanças radicais após o casamento. se gosta de passar os outros para traz. as formas de lazer. como se sujeitará ao marido? Portanto conhecer a família do futuro cônjuge e de como este se relaciona e convive com os seus parentes ajudará a ver como será o futuro do casal. que habitarão para sempre com o Senhor. “ex-mentirosos” e “exqualquercoisa”. e às vezes. Provérbios 21:9 Observe também como o seu futuro cônjuge lida nos negócios. do que com a mulher rixosa numa casa ampla. O tipo de alimentação. compromissado com a obra de Jesus. tivemos que aceitar Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas para que o nosso nome fosse escrito no Livro da Vida e entrássemos para a congregação dos Santos. aos lideres. de beber. para sempre. Todos nós. Como será o almoço deste novo casal? Uma família que tem o costume de se reunir periodicamente com uma família que quase nunca se reúne pode gerar problemas de ciúmes entre o casal. não vi os moços de meu senhor. as viagens. Nabal. Conheça a família: A forma como seu futuro cônjuge foi educado e convive com a família tem muito a dizer sobre como ele será no seu futuro lar. Um filho ou uma filha que não respeita seus pais não respeitará o seu cônjuge. se nas provas usa de colas. se no dia a dia procura levar vantagem de forma injusta. Se ele é ladrão. terá maiores chances de sucesso. de cuidar da casa e outros fatores semelhantes devem também ser observados. Já um cônjuge honesto. pois estarão presentes no novo lar. Se na escola paga para os outros fazerem o seu trabalho. aos pais. se é fofoqueiro. A forma como os pretendentes se relacionam com os pais é algo muito valioso a ser observado. Se a filha não obedece aos pais. que enviaste. . trabalhador. mentiroso. e eu. sem exceção. os programas e passeios. leva-se também boa parte das virtudes e defeitos do “berço”. Por exemplo. que respeita os bons costumes.agora não faça este homem vil. e a loucura está com ele. Muitas coisas mudam depois do casamento. se não tem respeito aos mais velhos. 1 Samuel 25:24-25 E quanto às mulheres a bíblia ainda alerta: Melhor é morar num canto do eirado. Não se leva apenas objetos pessoais para a nova casa. se fala palavrão. a forma de comer. o jeito de vestir. umas para melhor e outras não. certamente não será um bom cônjuge. tua serva. Nabal é o seu nome. a higiene. porque tal é ele qual é o seu nome. as reuniões familiares. “ex-safados”. safado ou sem vergonha certamente. impressão no seu coração. a saber.

possuem filhos. que igualmente necessitam do conhecimento do futuro cônjuge. tatuagens íntimas ou de nomes que foram feitas. ou angústia. ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias. Portanto. caso venha a descobrir certos fatos. Pactos. Conversem com alguém maduro sobre os casos mais crônicos e busquem orientação e conselhos. e com isso. após o casamento ou perto da data. e também intercede por nós. que usa dentadura. ou perseguição. drogas. se envolveram sexualmente com outra(s) pessoa(s) e muitas outras histórias. Colossenses 1:12-14 Mesmo assim. homossexualismo. caso sejam de muita intimidade. Mas independente de seguir ou não com o namoro. hemofilia. pressão alta. por meio daquele que nos amou. somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. fotos íntimas que foram espalhadas ou que estejam de posse de “ex-qualquercoisa”. Por isso. foram casadas. são procurados pela justiça. e mais. Há pessoas que se envolveram em roubos. em todas estas coisas somos mais que vencedores. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação. possuem dívidas. prostituição. temos que sempre considerar que isso foi apagado por Cristo e não nos cabe mais acusação alguma. a saber. para que ambos estejam preparados e compromissados com as dificuldades inerentes as necessidades especiais que terão de enfrentar. enfermidades ou defeitos físicos devem ser do conhecimento de ambos. estão ilegais no pais. Mas. prejudicar seriamente o futuro do casal. pois. mataram alguém. mas também para o seu futuro cônjuge de todas as irresponsabilidades e inconsequências que fizeram no auge das paixões. e outras situações como estas também precisam de ser comentadas com o futuro cônjuge. ou nudez. devem ser relatados. O qual nos tirou da potestade das trevas. a remissão dos pecados. prótese e órtese. mal de chagas. Em quem temos a redenção pelo seu sangue.. Existem outros casos mais sérios ainda. ou fome. etc. poderá se sentir traído. é importante que os futuros cônjuges tenham conhecimento dos seus testemunhos de vida. ou perigo. é de suma importância que o futuro cônjuge tenha no mínimo uma noção desse passado. pornografia. mas não devem ser mostrados é claro. Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. estão com o nome no SPC/SERASA. Esse ponto vale de alerta para os adolescentes desavisados quanto ao seu futuro. para que saibam que terão de prestar contas a Deus. não prestaram o serviço militar. Romanos 8:33-37 Conheça as Doenças e Lesões Pré-existentes: Não da para casar e descobrir após o casamento que o cônjuge possui diabetes. Considere também a diferença de idade: . Descobrir algo significativo após o casamento pode fazer com que o cônjuge se sinta enganado e complicar demasiadamente a situação.. que ressuscitou e está à direita de Deus. as quais ainda podem não ter sido bem resolvidas. e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu.

de propósitos. E era a moça sobremaneira formosa. de limites. a participação nos cultos e nas atividades da igreja devem existir de forma normal entre o casal. muitas circunstâncias se mostrarão desfavoráveis. entendemos que certas diferenças de idade são normais e aceitáveis. com a Palavra ou com a igreja não será um bom sacerdote no lar ou uma auxiliadora idônea. Sendo. Estabeleça compromisso: Estabeleça compromissos de oração. e de que as mulheres desejem homens com mais maturidades. então também não haverá durante o casamento.Como já explicamos. e o servia. temos o relato de que. sem sermos julgados como preconceituosos. e durma no seu seio. com o objetivo de conseguir a permissão para o namoro se tornam espirituais da noite para o dia. da mesma forma. a leitura da Palavra de Deus. abrir mão dos próprios interesses e desenvolver um desejo continuo de agradar ao outro. a fim de sentirem protegidas e seguras. também devem ser muito bem consideradas. que esteja perante o rei. e acharam a Abisague. e tinha cuidado do rei. Durante o namoro. há a necessidade de se considerar bem os motivos e os problemas que terão com tal escolha. o critério para se iniciar um namoro deverá ser a maturidade e não somente a idade. pois. porém o rei não a conheceu. Dentre os problemas relacionados à diferença de idade. 1 Reis 1:1-4 Mas. É muito importante desenvolver durante o namoro a capacidade de se resolver as diferenças. de fidelidade. e entrado em dias. inclusive. Mas estas circunstâncias fazem parte do namoro e devem ser resolvidas e acordadas com fidelidade. mas. Se durante o namoro os compromissos não são cumpridos. a tendência é de que os homens escolham mulheres mais novas. de enfermidades relacionadas a faixa etária. arrumaram uma esposa para Davi (jovem e linda). Então disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei meu senhor uma moça virgem. . para ver se ela o “esquentaria”. e a trouxeram ao rei. cobriam-no de roupas. Alguns casais. nesse caso. o rei Davi já velho. Não temos regras claras quanto a isso. os acordos são quebrados e não há fidelidade ou respeito. o fogo passa e a vida comum volta a dominar. para que o rei meu senhor se aqueça. Firme valores espirituais: A Oração. podemos citar os de ordem sexual. Considerando que as mulheres amadurecem mas cedo do que os homens. Um futuro cônjuge que não tenha compromisso com a oração. quando Davi estava velho e já quase morto. a diferença de idade entre o casal. E buscaram por todos os termos de Israel uma moça formosa. quando uma das partes tem idade suficiente para ser pai ou mãe do outro. de respeito. e tenha cuidado dele. mas. sunamita. a certeza de viuvez precoce e sem falar do velho “golpe do baú” nos comentários. quando o mais velho for alguém abastado. É melhor pular do barco enquanto há tempo. Mas logo que alcançam o seu objetivo. porém não se aquecia.

Provérbios 11:14 O namoro é o momento certo para verificar e fixar os valores cristãos do futuro lar.) a razão também deverá fazer parte do namoro. Somos seres racionais. O Namoro é a fase das descobertas.Com tudo isso. Além disso. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. declarações apaixonadas. Os solteiros estão à disposição e a procura de seus pares. Hebreus 13:7 Sem diretrizes a nação cai. Após o casamento palavras como: “Eu não sabia que você era assim!”. -. É o tempo adequado para se conversar muito sobre o passado.-. na doença. lazer e sem compromisso com o futuro. na alegria. paixão. levar os filhos para o inferno. de qualquer jeito e sem critérios. Casamento é até que a morte os separe.-. percebemos que o namoro não é apenas um tempo de diversão. flores. o jovem casal deve sempre buscar conselhos na igreja de pessoas mais experientes e que tenham algo a ensinar. em todas as circunstancias. presente e futuro.-.-. Por isso. tira dela a paixão (no seu significado de falta de consciência como já definido) e a transporta para o amor. Namoro leva a pessoa à maturidade. etc. Mesmo que haja emoções (amor. tenha boa consciência do que poderá suceder no seu futuro. o que a salva é ter muitos conselheiros. na riqueza. consciente de suas obrigações e direitos.-. Lembrem-se dos seus líderes. “Eu não sabia que você tinha isso!”. que lhes falaram a palavra de Deus. serenatas. “Se eu soubesse disso não teria casado com você!” e muitas outras frases como estas nunca deverão estar presentes. presentes. saudades.Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. mas isso não quer dizer que se entregarão para qualquer um. Salmos 119:9 Será na verdade uma pedra de tropeço que poderá posteriormente. . na pobreza.

com o seu coração e peça a confirmação de Deus. se Deus teve o cuidado de mencionar esse texto quatro vezes na sua palavra. Essa é uma forma de agir de cartomantes. Até mesmo jejuns para que alguém goste de você. onde não há erro. que tenham equilíbrio cristão e Deus lhe fará feliz. também.” Este texto é tão importante que se repete por quatro vezes na bíblia (Gênesis 2:24.COMO ESCOLHER A PESSOA CERTA? Normalmente.- Como o nosso estudo se baseia na Palavra de Deus. Isso é macumba! Se um profeta casamenteiro aparecer dizendo que Deus quer que você case com determinada pessoa. por Jesus e Paulo. Procure obter sabedoria e entendimento. ou seja. mesmo que desejados pelos pais. e. que este princípio se destina especialmente aos que estão em comunhão com Cristo. um filho muito especial para minha mãe. em companhia de meu pai. na Nova Aliança.-. não há confusão. Mateus 19:5. temos da parte de Deus a forma como um casal deve começar e prosseguir para um casamento: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe. Provérbios 4:2-6 -. Procure conselhos de pessoas experientes e com conhecimento bíblico que lhe será mais útil. Não abandone a sabedoria. Ele já estabeleceu os princípios para isso e a responsabilidade da escolha é sua. é porque devemos atentar muito bem para os princípios que dele emana e por isso. o mesmo é mencionado somente em Genesis 2. supersticiosos ou de quem mexe com búzios. e ela o protegerá. Não namore com alguém que você não conheça. e serão uma só carne. e ela cuidará de você. Procure conhecer novas pessoas que tenham compromisso com Deus. Marcos 10:7 e Efésios 5:31). por isso não abandonem a minha instrução. O ensino que lhes ofereço é bom.-. Corresponda-se com pessoas que lhe interessam. E. ou seja. ele me ensinava e me dizia: "Apegue-se às minhas palavras de todo o coração. dando assim a entender. posteriormente. não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. e unir -se-á à sua mulher. Você é livre para escolher seu futuro cônjuge. obedeça aos meus mandamentos. Deus não diz com quem você deve se casar. só volta a ser mencionado. Os tempos modernos têm as suas vantagens. com seus pais. Não se case com alguém que você não queira. E. antes da queda do homem. vamos estuda-los mais um pouco: . uma delas é a liberdade para dizer sim ou não aos candidatos a cônjuges. e você terá vida.-. curiosamente.-. confirme essa direção com a Palavra. com a sua liderança. Não consulte profetas casamenteiros. correntes de oração para que a pessoa amada se interesse por você não devem ser realizados. Quando eu era menino. ame-a. ainda pequeno. que.

a imaturidade. significa: "deixar. vendo ali sua mãe. atentou para a situação da sua mãe e resolveu o problema dela. e que o discípulo a quem ele amava estava presente. tristezas e dores pra todos. O segundo Ponto é “UNIR A SUA MULHER”: Quando estamos deixando Pai e mãe já poderemos começar a nos unir com o nosso futuro cônjuge. Unir significa entrar em acordos sobre determinados pontos. que não requer mais de seus pais tantas atenções e nem de ser constantemente corrigido por atitudes imaturas. disse a sua mãe: Mulher. afastar-se. noivado e casamento. Ora Jesus. nem viver uma vida independente que não preste contas a ninguém. em ceder. soltar. abandonar. Deixar pai e mãe implica em se tornar responsável pelos próprios atos. afastar-se de. em se conhecer mais. . em saber o que se deve fazer e não só o que se quer fazer. maturidade e responsabilidades alcançadas. é começar a demonstrar que você já está maduro o suficiente e. segundo a Concordância de Strong. com a nossa futura esposa. Enquanto solteiro não é abandonar. fugir. namoro. amizade especial. problemas. Se o futuro cônjuge não caminha para a independência de forma responsável. com 33 anos. os desejos individuais e assumir que as escolhas passam a depender da união e não de uma decisão pessoal. geralmente. Uma pessoa irresponsável. é melhor avaliar o namoro. deixar para trás". essa ação de se unir. Portanto o Namoro é para aqueles que já começaram a deixar pai e mãe satisfeitos com as escolhas. O casamento é o momento em que o filho se torna totalmente responsável por si mesmo e. trazendo confusão. que já tem condições de assumir responsabilidades. No namoro. Unir a sua mulher implica em amizade. em iniciar a vida profissional (principalmente para o homem). Jesus. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. eis aí o teu filho. e mesmo na cruz. Unir a sua mulher é um processo que se inicia no namoro e se estende até que a morte os separe (caso venham a se casar). João 19:26-27 Deixar pai e mãe é um processo que os deixam satisfeitos com as escolhas que são feitas. Deixar pai e mãe é quando as pessoas ao seu redor começam a ver que você já está maduro. Deixar pai e mãe é um processo que atinge o seu ápice com o casamento. se rebelar ou deixar de receber ordens. não se preocupa com as consequências de seus atos. saber a vontade de Deus para a sua vida. consiste em se avaliar e reduzir as diferenças. andando de forma exemplar e responsável. Não é sair de casa. de saber quem é o seu futuro cônjuge.O Primeiro Princípio é “DEIXAR PAI E MÃE”: A palavra hebraica traduzida como "deixar" é "azab" e. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. em deixar as coisas de criança de lado. trata a vida e os demais com leviandade e superficialidade. quando não cabem mais interferências diretas de seus pais.

é melhor buscar conselhos. são fases que obrigatoriamente. Mas. vamos deixar este ponto para outro livro. etc. profissão. podemos concluir que a vida imatura.-. permanece durante todo o casamento e termina com a morte do cônjuge ou com o arrebatamento da Igreja por Cristo. com a relação sexual na lua de mel. devem se encerrar no casamento. após a cerimônia de casamento com a presença da família e amigos (testemunhas). o casal não está se unindo. Responsabilidade. . após o casamento. dependente e a fase do deixar pai e mãe.-. durante o namoro e noivado não tem como se tornar uma só carne.- Com isso. pois estão em pecado e. não o separe o homem. só somos casados após a permissão dos pais. Vida dependente (INFANTIL) Deixar Pai e Mãe Unir a sua mulher (NAMORO. então. mas uma só carne. mas é bom repetir: “ Você só pode ter relações sexuais com o seu cônjuge. perdão e ajuda. e com isso. -.Outros pontos também precisam ser analisados durante esse processo. que deixamos de ser dois e passamos a ser uma só carne. do casamento no civil e para nós. se não estiverem de acordo? Amós 3:3 O Terceiro Ponto é “SERÃO UMA SÓ CARNE”: A expressão “serão uma só carne” está no futuro. Caso haja incompatibilidades significativas que mais resultem em desunião do que em união. Isso determina que é no casamento consumado. como este estudo é voltado para o namoro. Saúde. CASAMENTO) Ser uma só carne (SÓ NO CASAMENTO) Já o unir a sua mulher começa no namoro. o namoro poderá ser interrompido.-. pois não há relação ou intimidade sexual. Não precisaríamos escrever isso. NOIVADO. caso o casal de namorados já tenha “avançado o sinal”. Portanto o que Deus ajuntou. Compromisso com Deus. tais como: Chamado de Deus. Higiene. a “coisa” tende a piorar. Na nossa cultura. sem a necessidade de consentimento ou aprovação de seus pais. ou seja. Acaso andarão dois juntos. prossegue no noivado. Educação. Portanto. os salvos. somente após o casamento”. a partir do qual. mas em Mateus 19 Jesus afirma: Assim já não são mais dois. Mas essa união da carne é para os casados e. o novo casal casado passa a viver as suas próprias custas e da forma como planejarem. Compromisso com a Igreja.-. Visão do Futuro.

Comente com seus pais caso isso seja significativo. AMIZADE ESPECIAL A fase da Amizade Especial é uma fase muito interessante e surge quando alguém da turma. valorizadas e vividas durante o tempo que for adequado. Há preferência. Conversar com aquela pessoa se torna mais interessante do que conversar com os demais. podemos relacionar algumas fases que permeiam o inicio de um namoro abençoado. a turma é homogênea. Isso só se vê em filmes irresponsáveis. e só depois de muita amizade especial é que seguimos para o namoro. teste o seu coração. Nos dias atuais. que temos o ambiente ideal para se achar a sua amizade especial. aprender a desenvolver uma amizade especial. namoro.FASES DE UM NAMORO ABENÇOADO O namoro e noivado são processos para análise e crescimento do casal. Portanto. Tome cuidado para ninguém perceber. Quando ela está presente as coisas parecem que ficam melhores. há sentimentos. como: Amizades. É nessa fase. todos são iguais. Não se acha o futuro cônjuge na esquina. as conversas estão no mesmo nível. não há preferências que chamem a atenção. evangelismo e outros objetivos que devem permear a vida dos solteiros cristãos. Sem ela. onde não há maiores interesses entre os solteiros. antes de se estabelecer o namoro. o momento de ficar noivo e de se casar. Portanto. começa a chamar a sua atenção. descontração. dentro do que temos hoje em nossa cultura. em nossa cultura. no susto ou numa página de internet. dê um tempo para considerar melhor as novidades. noivado e casamento sempre ajudará a evitar sérios problemas. amadureça o seu sentimento. Amizade especial. conhecer a pessoa e se casar no mesmo dia é loucura e problema na certa. Não há sentimentos. São fases que devem ser muito bem exploradas. de repente. que começa quando surge o interesse entre duas pessoas de sexo oposto. Mesmo que nunca sejamos perfeitos nesta vida. AMIZADE: Esta é a fase descompromissada entre a turma. parece que falta alguma coisa. Amadureça essa amizade especial. Amizade “hiper-especial”. . que não prezam pela verdade. noivado e finalmente o casamento. compatível com a sua idade e do sexo oposto. com o objetivo de se caminhar para um casamento. As reuniões e encontros entre o grupo não passam de momentos de edificação. Nesta fase. Não há pretensões. entre amigos e pessoas conhecidas DO MEIO CRISTÃO. paciência durante a escolha. a boa dica para se ter um namoro abençoado é. amizade “mais do que hiper-ultra-especial”. Como diz o velho ditado “A pressa é inimiga da perfeição!”. diversão e companheirismo sem maiores objetivos exceto o de edificação. com idade e maturidade adequadas. Amizade “Super especial”.

tempo de amar e tempo de odiar. tempo de lutar e tempo de viver em paz.. Curta essa fase. entenda. tempo de procurar e tempo de desistir. AMIZADE “SUPER-ESPECIAL” Esta é a fase que antecede o namoro. Se não tem intenção de casar não namore. Só viu a pessoa passar e já ficou apaixonado(a) para o resto da vida? Não é assim. foi colocado em nós por Deus. Desenvolva uma amizade especial sem os compromissos e responsabilidades de um namoro. tempo de chorar e tempo de rir. se vem crescendo em Deus. tenha domínio próprio. mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez Eclesiastes 3:1-11 Curta bem essa fase. Eles desejam a sua felicidade. faça um teste com o seu coração. não precisa saber e talvez nunca venha a saber ou perceber. aguarde o tempo certo. Isso é fria! Conheça bem seus sentimentos. e conhecem você melhor do você pensa. converse bem com seus pais. tempo de derrubar e tempo de construir. . Para tudo há uma ocasião. esqueça! Esta fase não tem compromisso algum com ninguém. tempo de prantear e tempo de dançar. não é pecado. ouça o que eles têm a dizer. tempo de matar e tempo de curar. deixe a razão falar também. amadureça. Cuidado nessa fase com a paixão! Aquele sentimento que PARECE SER irresistível e insuportável. tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las. Cuidado com esse negócio de “amor a primeira vista”. tendem a desaparecer. (. considere muito bem o que eles têm a dizer. não há qualquer sinal de obrigação de um para com o outro. em geral. Converse com os líderes da sua igreja. tome cuidado com as fofocas. Inclusive a pessoa as vezes nem sabe que há algum sentimento. tempo de guardar e tempo de lançar fora. Analise se você já esta pronto para assumir a responsabilidade de um namoro. O coração é enganoso.. Não sabe. ouça a opinião deles. dê tempo ao tempo. os sentimentos que surgem no inicio da adolescência. Observe se a pessoa do seu interesse tem compromisso com Deus. Para os adolescentes que ainda não tem idade e maturidade suficiente para assumirem um namoro. Senão. Nesta fase. Não conte seus sentimentos para qualquer um. principalmente os líderes dos jovens. Ter atração pelo sexo oposto é normal. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade.Mesmo que os mais próximos percebam. tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer. mas tudo tem seu tempo.) Ele fez tudo apropriado a seu tempo. tenham a liberdade de permanecer nessa fase. tempo de calar e tempo de falar. Portanto. Se já foi batizada. Não tenha pressa e nem medo de perder. não dê motivos para fofoca. tempo de abraçar e tempo de se conter. tempo de rasgar e tempo de costurar.

Com isso. ALERTA: NUNCA COMEÇE UM NAMORO AS ESCONDIDAS SEM QUE NINGUEM SAIBA! ISSO É PROBLEMA NA CERTA! FICAR NÃO É INICIO DE NAMORO! FICAR É FALTA DE . seja forte e seja homem. Peça que ele os abençoe. veja com calma e “muuiitaa” tranquilidade se a pessoa compartilha dos mesmos sentimentos. Se um pai. falem com seus pais a respeito disso para que estejam orando também e aconselhandoos. O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Ninguém precisa saber as declarações de um para o outro. sogra. 1 Reis 2:1-2 Somente em último caso. É importante que o homem cumpra o seu papel e converse com os pais ou responsáveis da moça para solicitar a sua permissão para namorá-la. caso haja acordo. comecem a orar sobre o assunto. Davi deu instruções ao seu filho Salomão: "Estou para seguir o caminho de toda a terra. não terão descoberto nada de mais. Comunique ao grupo de forma oficial que estão namorando. Não há nada que se faça durante um namoro que uma criança não possa saber. Cuidado com os enganos do coração. Já gastaram bastante tempo em oração. achando que Deus vai fazer um milagre. na forma de agir e nos limites. principalmente quanto a horários e intimidades. Quem é capaz de compreendê-lo? "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente. os pretendentes. mas o teor dessas declarações não podem conter nada de mais. Tem muito homem “banana” no pedaço. sogro. " Jeremias 17:9-10 Nesse ponto. Também não fique esperando anos por isso. Da pra perceber se ambos estão interessados ou não. Cuidado com os sonhos e com a imaginação que costumam pregar peças. NAMORO: Estando todos tranquilos. Buscaram conselhos. Peça a sua opinião. pai. no procedimento. mãe ou irmão mais novo descobrir alguma conversa entre o casal. mãe. ouça o que ele tem a dizer. é muito importante que o homem tome a iniciativa em conversar com a amada. debaixo de conselhos. converse com seus líderes. Conversem com o Pastor ou Líder que Deus colocou sobre a vida de vocês. Namoro é de conhecimento público.A Amizade “super-especial” implica em que a outra parte também demonstre essa amizade “super-especial”. para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta. é que a jovem deverá conversar com o jovem expondo seus sentimentos. Então é hora de partir para o namoro. busquem confirmação de Deus. Por isso. Observem bem a orientação dada pelos pais. de acordo com as suas obras. Como disse Davi para Salomão: Quando se aproximava o dia de sua morte. mas é importante que os líderes chamem a atenção desses homens “marias-moles” para que saiam do muro e sejam Homens com “H” maiúsculo.

caráter. etc. até que a morte os separe ou até a volta do Senhor Jesus. Firmem valores espirituais. Como já alertamos. A idade está correta? As finanças estão em ordem. pois necessita. aproveite bem esse momento. Preparem a conta bancária. Não há desistência e ambos amadureceram com o namoro. a resposta certa vem do Senhor. tenham cuidado com beijos e abraços. Estabeleça compromissos. do Espírito colherá a vida eterna. mas quem semeia para o Espírito. Use sua criatividade e marque bem essa data. não dependem dos pais para o sustento? O tempo de namoro foi suficiente? Os pais tem aprovado o namoro? A igreja tem visto um bom testemunho de conduta? Então é hora de partir para o casamento. Provérbios 16:1 CASAMENTO: Casou? Muito Bem! Agora é só viver os próximos 100 anos da sua vida com o cônjuge escolhido. Como dita o bom costume: O homem tem de “pedir a mão da moça em casamento” ao pai. objetivos de vida. Se você semeou na carne vai colher corrupção e muito problema. Tem boas sugestões na internet. procure os pastores. providenciem casa. móveis. Conheça o Temperamento. família. NOIVADO: O namoro já dura algum tempo e tudo está indo muito bem. Não defraudem. Estabeleçam a data do casamento e orem para dar tudo certo. Nunca assuma um noivado sem a certeza de estar casando com a pessoa aprovada por Deus para a sua vida. . Faça isso de forma excelente. Não tenha pressa! Fique tranquilo! No casamento você vai colher com toda a liberdade tudo o que plantou. mas do Senhor vem a resposta da língua. Modo de vida. se semeou no Espírito. você vai colher benção sem medida e ver que valeu a pena. Quem semeia para a sua carne. Verifiquem e façam algum curso para noivos. da carne colherá destruição. não acendam fogo que não possam apagar. peçam mais conselhos e orações. Há tempo para tudo. vigiar e conhecer muito bem o seu futuro cônjuge. Ao homem pertencem os planos do coração. não apenas de um capítulo. Namoro é tempo de plantar. FALTA DE VERGONHA NA CARA! FICAR É PECADO E DEVERÁ SER CONFESSADO! Namoro é hora de orar. mas de um livro “bem grande” a parte.. Gálatas 6:8 Como o nosso estudo não é para pessoas casadas vamos deixar esse tema para outro. Tenham um namoro santo.CARÁTER. Oficializem o namoro com a benção da Igreja..

Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor! Salmos 128:1-4 Uma esposa exemplar. porém a vereda dos justos é uma estrada real. Provérbios 6:23-26 O que adultera com uma mulher é falto de entendimento. quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho. Salmos 112:1-2 Como é feliz quem teme ao Senhor. mas nos lucros do ímpio há perturbação. Provérbios 31:3 O filho insensato é a calamidade do pai. Provérbios 15:19 Porque o mandamento é uma lâmpada. Provérbios 31:10-12 Não dês às mulheres a tua força. e as rixas da mulher são uma goteira contínua. e das lisonjas da língua da adúltera. e nunca o mal. 1 Coríntios 10:31 Sobre tudo o que se deve guardar. destrói-se a si mesmo. serão uma geração abençoada. porque dele procedem as fontes da vida. mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa. e as repreensões da disciplina são o caminho da vida. Provérbios 19:13 Na casa do justo há um grande tesouro. seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Provérbios 15:6 O caminho do preguiçoso é como a sebe de espinhos. de homens íntegros. Ela só lhe faz o bem. feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Provérbios 4:23 . e será feliz e próspero. guarda o teu coração.PARA MEDITAR Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! Seus descendentes serão poderosos na terra. façam tudo para a glória de Deus. todos os dias da sua vida. bebam ou façam qualquer outra coisa. quem assim procede. Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão. Provérbios 6:32 Assim. Não cobices no teu coração a sua formosura. e a instrução uma luz. quer vocês comam. para te guardarem da mulher má. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. nem os teus caminhos às que destroem os reis. nem te deixes prender pelos seus olhares.