Ciências Físico-químicas – Som e audição – 8.

º ano

Nome:____________________________________________________________Data: __________  O som é uma perturbação mecânica que se propaga através de um meio.  As diferentes vibrações são produzidas nas fontes sonoras.

Atributos do som
 Os atributos são caracterizados por um conjunto de qualidades do som: A intensidade do som permite distinguir um som fraco (pequena intensidade) de um som forte (grande intensidade), isto é, mede o volume do som. A altura permite distinguir um som grave (mais baixo) de um som agudo (mais alto). A duração é o tempo que o som permanece audível. O timbre permite distinguir a fonte que produz o som.

Ondas sonoras e atributos do som
 A propagação do som pode ser descrita por algumas grandezas físicas: A frequência da onda representa o número de vibrações que ela tem por segundo. A frequência é uma grandeza que pode ser medida contando o número de cristas (picos) de ondas que passam num segundo. A frequência da onda está relacionada com o comprimento de onda (  ), que é a distância entre duas cristas consecutivas.

frequência (f) 

1 período (T)

período (T) 

1 frequência (f)

  velocidad e do som  período da onda
Sons graves ou baixos correspondem a uma frequência baixa e elevado comprimento de onda. Sons agudos ou altos correspondem a uma frequência alta e um baixo comprimento de onda. Período é o tempo que demora uma vibração completa e exprime-se em segundos. 1

dos líquidos e dos sólidos. - A amplitude de vibração de onda está relacionada com a intensidade do som. continuando a sua propagação no mesmo meio. sem alterar a frequência que experimentam as ondas sonoras quando encontram uma superfície reflectora. O som propaga-se através dos gases. O som propaga-se com velocidades diferentes conforme o meio.  Ressonância é o reforço da intensidade do som. medida em watts) e numa determinada área de superfície (medida em m2). distância  velocida de do som  tempo  A reflexão do som é a mudança de direcção ou de sentido das ondas sonoras. apresenta determinadas características: O som propaga-se em todas as direcções. devido à mudança de velocidade de propagação.- A amplitude de uma onda é o deslocamento máximo da onda em relação à posição de equilíbrio. Sons fracos ou de pequena intensidade correspondem a ondas de amplitudes pequenas. O som não se propaga no vazio. Sons fortes ou de grande intensidade correspondem a ondas de amplitudes grandes. num meio. 2 .  A refracção do som é a mudança de direcção de propagação das ondas sonoras. Características da propagação do som  A propagação do som. - A intensidade de um som depende ainda da quantidade de energia que as ondas sonoras transferem por unidade de tempo (potência. quando encontram um meio diferente.