Aula 46 “Com Eles Habitará, e eles serão o seu povo”

Por Roberto Gaertner

Apocalipse 5-6; 13-22

Page 1

Revelação e Profecia
A revelação é dada somente aqueles que se prepararam através da obediência e sacrifício. Num Domingo, há mais de 2000 anos atrás, João recebeu uma visão maravilhosa do futuro. A profecia é uma história contada antes dela mesma acontecer.
Page 2

Propósito das Profecias
23 Eis que vos digo essas coisas por causa dos eleitos; e também ouvireis de guerras e rumores de guerras; vede que não vos inquieteis, pois tudo que vos disse deve acontecer; mas ainda não é o fim.
(JS Mateus 1:23)

Page 3

nem de o ler. eis aqui o Leão da tribo de Judá. 2. E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora. nem debaixo da terra. selado com sete selos. E disse-me um dos anciãos: Não chores. bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? 3. porque ninguém fora achado digno de abrir o livro. podia abrir o livro. Page 4 .Apocalipse 5 1. nem de olhar para ele. E ninguém no céu. 4. nem olhar para ele. 5. E eu chorava muito. E vi um anjo forte. para abrir o livro e desatar os seus sete selos. que venceu. a raiz de Davi. nem na terra.

Page 5 .

Livro Selado Page 6 .

7 P. O que devemos entender pelo livro visto por João.D & C 77 6 P. os bmistérios e as obras de Deus revelados. que estava aselado por fora com sete selos? R. Devemos entender que ele contém a vontade. concernentes a estacTerra durante os sete mil anos de sua duração. O que devemos entender pelos sete selos com que o livro estava selado? R. Devemos entender que o primeiro selo contém as coisas dos aprimeiros mil anos. as coisas ocultas de sua administração. ou seja. assim como o segundo as coisas dos mil anos seguintes e assim por diante. até o sétimo. de sua existência física. Page 7 .

Elder Orson F. Whitney dos Doze “Os sete selos são os sete grandes dias durante os quais a mãe-terra cumprirá a sua missão mortal.” Page 8 . trabalhando seis dias e descansando no sétimo. Esses dias não incluem o tempo em que o nosso planeta foi criado e a época em que se preparava para ser a morada do homem.

ou quase no final do sexto dia da história humana.” (Conferência Geral Abril 1920) Page 9 . já se passaram cera de dois mil anos.“Da época em que Cristo foi crucificado. A aurora do milênio está a raiar. A longa semana da terra está chegando ao fim. e nos encontramos atualmente na manhã do Sábado. e desde esse tempo. o dia santificado do mundo. e logo chegarão os mil anos de paz.

Sete Selos 1º Selo 4000 – 3000 AC Adão Enoque 2º selo 3000 – 2000 AC Noé Sem 3º Selo 2000 – 1000 AC Abraão Moisés 4º selo 1000 – 1 AC Isaías 5º Selo 1– 1000 DC Pedro 6º Selo 1000 – 2000 DC Joseph Smith 7º Selo 2000 – 3000 DC Milênio Page 10 .

O que devemos entender pelo toque das atrombetas mencionado no capítulo 8 do Apocalipse? (D & C 77) Page 11 .Quando que o Senhor retornará? 12 P.

no princípio do sétimo milênio . e também do cpó da terra formou o homem. e o toque das trombetas dos sete anjos é a preparação e a consumação de sua obra. Devemos entender que. exceto aquelas que ele não pôs sob o seu poder.Cristo voltará no 7º Selo R. bsantificando-o. no princípio do sétimo milênio. o Senhor Deus dsantificará a Terra e consumará a salvação do homem e ejulgará todas as coisas e fredimirá todas as coisas. até o fim de todas as coisas. quando terá selado todas as coisas. Page 12 . assim como Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo dia terminou sua obra. assim também.a preparação do caminho antes do tempo de sua vinda.

Cristo voltará no 7º Selo 13 P. Quando se cumprirão as coisas escritas no capítulo 9 do Apocalipse? R. Page 13 . Cumprir-se-ão depois da abertura do sétimo selo. antes da vinda de Cristo.

dar-se-á a grande batalha chamada de Armagedom.45) Page 14 .A Segunda Vinda pode acontecer hoje? “Antes da vinda de Cristo. mencionada em Ezequiel 38 e 39. III. acontecerá depois do milênio”. Doutrinas de Salvação. Outra guerra. (Joseph Fielding Smith. pg. Vol. a de Gogue e Magogue.

. os dsinais da vinda do eFilho do Homem..D & C 45 39 E acontecerá que aquele que me ateme estará besperando que venha o grande cdia do Senhor.. Desonestidade. Fome. sim. etc. Iniqüidade. Guerras. Page 15 . Assassinatos. Tempestades. Ganância. Doenças. Calamidades. perseguição.

e ouvi o número deles.Batalha do Armagedom E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões. Apocalipse 9:16 E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom. Apocalipse 16:16 Page 16 .

Megido Page 17 .

no capítulo 11 do Apocalipse? R. para profetizar aos judeus depois que tiverem sido reunidos e tiverem construído a cidade de Jerusalém na eterra de seus pais.Dois Profetas 15 P. na época da drestauração. Page 18 . O que se deve entender pelas duas atestemunhas. São dois profetas que serão levantados para a nação bjudaica nos cúltimos dias.

15 Profetas Vivos Page 19 .

e devorará os seus inimigos. se alguém lhes quiser fazer mal.Pregarão por 3 anos e ½ 2 E deixa o átrio que está fora do templo. 4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. e têm poder sobre as águas para convertêlas em sangue. e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. 3 E darei poder às minhas duas testemunhas. fogo sairá da sua boca. para que não chova. nos dias da sua profecia. e. e não o meças. porque foi dado às nações. e para ferir a terra com toda a sorte de pragas. se alguém lhes quiser fazer mal. 5 E. e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias. 6 Estes têm poder para fechar o céu. vestidas de saco. Apocalipse 11 Page 20 . importa que assim seja morto. todas quantas vezes quiserem.

e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio. 9 E homens de vários povos. e se alegrarão. e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.Profetas Martirizados 7 E. onde o seu Senhor também foi crucificado. e os vencerá. e línguas. e tribos. quando acabarem o seu testemunho. 8 E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito. Apocalipse 11:7-10 Page 21 . a besta que sobe do abismo lhes fará guerra. porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra. e mandarão presentes uns aos outros. 10 E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles. e os matará.

e todos os santos contigo. rei de Judá. e metade do monte se apartará para o norte.Milagre E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras. e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio. E fugireis pelo vale dos meus montes. Zacarias 14:4-5 Page 22 . pois o vale dos montes chegará até Azel. e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias. que está defronte de Jerusalém para o oriente. para o oriente e para o ocidente. e a outra metade dele para o sul. Então virá o SENHOR meu Deus. e haverá um vale muito grande.

Page 23 .

e os montes não se acharam. E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva. como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra. Apocalipse 16:18-20. e da grande babilônia se lembrou Deus. E a grande cidade fendeu-se em três partes. 21 Page 24 . pedras do peso de um talento. tal foi este tão grande terremoto. porque a sua praga era mui grande. e relâmpagos. E toda a ilha fugiu. e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva. e as cidades das nações caíram. e um grande terremoto.Grandes Pragas E houve vozes. e trovões. para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.

Page 25 .

Eu sou Jesus.Judeus se converterão como nação 51 E então os ajudeus irão bolhar para mim e dizer: Que feridas são essas em tuas mãos e em teus pés? 52 Aí saberão que eu sou o Senhor. e lamentar-se-ão por terem perseguido seu brei. (D&C 45) Page 26 . Eu sou aquele que foi levantado. 53 E aí eles aprantearão por causa de suas iniqüidades. pois dir-lhes-ei: Estas são as feridas com que fui aferido na casa de meus amigos. Eu sou o Filho de Deus. que foi bcrucificado.

4 Page 27 . cuja face está para o lado do oriente. e a sua voz era como a voz de muitas águas.O Messias entrará com o seu povo pelo portão E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente. e a terra resplandeceu por causa da sua glória. E a glória do SENHOR entrou na casa pelo caminho da porta. Ezequiel 43:2.

Porta Oriental ou Portão Dourado Page 28 .

Antes do grande dia… Vale do Armagedon Quando vemos os sinais se cumprinado. onde está o nosso foco? Vale de Adão-ondi-Amã Page 29 .

Page 30 .

Aos membros dignos e fieis no Templo de Nova Jerusalém .Ao mundo durante a Sua Vinda Page 31 .Adão-ondi-Amã .Batalha do Armagedom .Aparições de Cristo antes da Segunda Vinda .

cumprir-se-á a parábola de que falei. 57 Pois aqueles que são prudentes e tiverem recebido a averdade e tomado o Santo Espírito por seu bguia e não tiverem sido cenganados— em verdade vos digo que não serão cortados e lançados no dfogo. mas suportarão o dia. quando eu vier em minha glória. • (D&C 45) Page 32 . concernente às dez bvirgens.Como podemos nos preparar? 56 E nesse adia.

com aflição dolorosa. com bpestilência. Page 33 . e se não mais pecar. anenhuma destas coisas lhe sobrevirá. com cvingança. aceitei sua oferta. 28 E aabençoá-la-ei com bênçãos e multiplicarei sobre ela e sobre suas gerações uma multiplicidade de bênçãos para todo o sempre. que lhe seja lido esta vez aos ouvidos que eu. com dfogo devorador. Sião aescapará se procurar fazer todas as coisas que lhe ordenei. 27 Contudo. com a espada.D&C 97 25 Não obstante. 26 Mas se não procurar fazer todas as coisas que eu lhe ordenei. Amém. diz o Senhor vosso Deus. avisitá-la-ei de acordo com todas as suas obras. com pragas. o Senhor.

abril ROMNEY MG: 1951) Page 34 . E ninguém.Promessa “Vocês podem me dizer onde estão as pessoas que serão protegidas destas grandes calamidades e julgamentos que em breve virão? Eu vou te dizer. que honram o seu sacerdócio. Os portadores do sacerdócio de Deus. a não ser os portadores dignos do sacerdócio estarão a salvo de sua fúria”. Eles são os únicos seres mortais. Nenhum outro povo tem o direito de ser protegido contra estes julgamentos. (CR. e que são dignos de suas bênçãos. Eles virão para nós da mesma forma que chagaram à Sodoma e Gomorra. serão os únicos que terão esta segurança e proteção destas calamidades.

com Page 35 .Próxima Lição 46 • Milênio • Julgamento • Exaltação Irmão Roberto Gaertner robgaer@yahoo.