BC-0306 Transformações nos Seres Vivos e Ambiente

Profa. Cibele Biondo

Estudo dirigido – Prova 1
1) O que é Ecologia? 2) Estamos estudando a Ecologia usando uma abordagem sistêmica. O que é um sistema? Exemplifique. 3) Quais são os sistemas ecológicos e quais as abordagens principais de cada um deles? 4) Os sistemas ecológicos são tidos como estáveis. Quais são as duas propriedades essenciais que permitem a estabilidade dos sistemas ecológicos? 5) A vida não existe isoladamente do meio físico. Quais são as condições e recursos oferecidos pelo meio físico e quais são os limites impostos por ele? 6) Quais são os dois principais processos pelos quais os organismos vivos podem modificar o meio físico? 7) Quais são as propriedades da água que favorecem a manutenção da vida? 8) O que são nutrientes? Quais são os nutrientes demandados em maior quantidade pelos organismos e por quê? 9) Quais são os problemas decorrentes das altas concentrações dos íons de hidrogênio nos sistemas ecológicos? 10) Como os organismos vivos adquirem os nutrientes? 11) Explique como as plantas captam através de suas raízes os nutrientes dissolvidos na água do solo. 12) O que é osmorregulação? 13) Quais são as adaptações dos animais terrestres e dos animais aquáticos para manter o equilíbrio de sal e água em seus corpos? 14) Como os animais carnívoros excretam o excesso de nitrogênio proveniente de suas dietas?

enfatizando quais são as vantagens e desvantagens de cada uma das estratégias. 18) O que é efeito estufa? Qual sua relação com o aquecimento global? 19) Discuta qual é o efeito das altas e baixas temperaturas na ocorrência de vida. limite divergente e falhas transformantes. 20) Qual é a relação entre o tamanho do corpo do organismo e aquisição ou perda de calor? 21) Explique como os organismos pecilotérmicos e homeotérmicos mantém sua temperatura corporal. quando uma placa se encontra com outra. 22) Quais são os processos que influenciam as variações globais e locais no clima? 23) Explique porque o clima tende a ser frio e seco em direção aos polos e quente e úmido na região do equador? 24) O que são zonas de ressurgência e por que elas apresentam alta produtividade biológica? 25) Quais são os efeitos que a posição das massas continentais no globo terrestre exercem sobre os padrões de precipitação? 26) As placas tectônicas estão continuamente se movimentando e alterando a topografia em suas regiões limites. 28) O que é solo e como se dá a sua formação? 29) Por que os solos tropicais tendem a ser menos férteis do que os solos de clima temperado? O que então sustenta as exuberantes florestas tropicais? 30) O que é biogeografia e o que são regiões biogeográficas? . 27) Explique qual é o efeito das cadeias montanhosas na temperatura e precipitação da região onde se encontram e como essa influência está relacionada a zonação altitudinal da vegetação. ou seja. Explique quais são os efeitos observados na topografia nos três tipos de limites existentes entre as placas: limite convergente. C4 e CAM.15) Qual é a fonte primária de energia e calor para a Biosfera? 16) Como a energia da luz do sol é assimilada nos sistemas ecológicos? 17) Explique quais são as principais diferenças entre as fotossínteses C3.

31) Explique o que é convergência adaptativa. 41) Explique e exemplifique os três tipos principais de seleção natural. qual é a principal diferença entre ambiente lótico e lêntico? 36) Por que os rios tendem a ser mais ricos em nutrientes quando estão mais próximos de desaguarem no oceano? 37) Por que os estuários tendem a ter alta produtividade e diversidade biológica? 38) Dentro do bioma dos oceanos. 42) Explique o que é plasticidade fenotípica. Qual é essa diferença? 33) Qual é a adaptação principal das árvores que habitam as florestas estacionais? 34) Quais são as adaptações principais das plantas que habitam biomas que sofrem influência frequente de incêndios? 35) Nos biomas de água doce. 32) A floresta tropical pluvial e a floresta temperada pluvial são biomas pertencentes a regiões com alta precipitação e que sustentam árvores altas. 43) O que é norma de reação? 44) Explique e exemplifique seleção de microhabitat. Porém. existe uma importante diferença entre elas. Que tipo de experimento pode ser feito para verificar se essas diferenças se devem à diferenças genéticas. adaptação. qual é a zona ecológica de maior produtividade biológica e por quê? 39) O que é o fenômeno de branqueamento dos corais? 40) Conceitue os seguintes termos: evolução. aclimatação e resposta de desenvolvimento. aptidão e seleção natural. plasticidade fenotípica ou interação genótipo ambiente? Que resultados esperar em cada um dos casos? 46) O que é história de vida e quais sãos seus componentes? 47) Quais são as características principais da história de vida do extremo lento? E do extremo rápido? . 45) Imagine que observamos diferenças entre duas populações de uma espécie em uma determinada característica.

qual seria o sistema de acasalamento mais comum e por quê? 54) Na monogamia. explique quando a estratégia de muitas aves de adiar sua reprodução e ser ajudante de ninho pode ser adaptativa. 53) Com base na teoria da seleção sexual. 59) Usando os conceitos de aptidão abrangente e seleção de parentesco. quais seriam as vantagens para as fêmeas? 55) Quais são os benefícios e os custos de ser social? 56) Quais são os dois tipos de interações sociais? 57) O que é um território e quais são os custos e benefícios da territorialidade? 58) Explique e exemplifique os tipos de comportamento de ajuda. 66) Quais fatores influenciam a diversidade genética das populações? 67) Explique a estruturação populacional genética e os fatores que a influenciam. . de um modo geral. os machos fazem a corte e as fêmeas escolhem? 52) Explique os dois componentes da seleção sexual: seleção intrassexual e seleção intersexual. quais seriam as vantagens para o macho em engajar neste tipo de sistema de acasalamento? E na poliandria.48) O que é investimento parental? 49) O que são espécies iteróparas e semélparas? 50) Quais são os custos e benefícios da reprodução sexuada? 51) Por que. 60) O que é eussocialidade e como evoluiu esse comportamento? 61) O que é estrutura populacional e dinâmica populacional? 62) Por que é importante saber o tamanho de uma população e como ele é geralmente medido? 63) O que é nicho fundamental e nicho realizado? 64) Quais são os padrões de distribuição espacial dos organismos dentro da população? 65) Explique os modelos de populações em habitats heterogêneos.

75) Quais são os dois tipos de processos que contribuem para a dinâmica das metapopulações? .68) Explique os processos que levam à perda de diversidade genética nas populações pequenas. 70) Que fatores modificam o tamanho de uma população? 71) Quais são os modelos de crescimento populacional e quais são seus principais pressupostos? 72) O que é estrutura etária e razão sexual e como elas influenciam as taxas de crescimento populacional? 73) O que são tabelas de vida de corte e tabelas de vida estática? 74) Explique como as flutuações populacionais podem ocorrer em ciclos regulares.