Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Redes de Computadores Prof.

: Renata Pontes
Aluno: Vanderlan Carlos MAT.: 318128

Resposta do Exercício sobre Camada de Enlace

1. Quais são as formas de geração de quadros mostradas em sala de aula? Por temporização de intervalos entre quadros; Por contagem de bytes; Por utilização de byte de início e fim de quadro, com inserção de caracter de escape; Por utilização de sequencia de início e fim de quadro, com inserção de bit de escape; Por violação de codificação na camada física. 2. Fale sobre detecção e correção de erros utilizando paridade combinada. Na paridade combinada, além da paridade de caracter, instala-se uma paridade para o bloco de caracteres, permitindo-se a detecção e recuperação de 1 erro por caracter, a detecção de dois erros por caracter, e havendo falha de detecção no caso de erros quádruplos.

3. Que controle de erro é usado pelo protocolo da camada de enlace PPP, visto em sala? Verificação de Redundância Cíclica (Cyclic Redundancy Checking - CRC). É um método de detecção polinomial que permite a detecção de praticamente toda ocorrência de erros. 4. Quais os problemas do controle de fluxo baseado em Confirmação Positiva com Retransmissão (PAR) que o controle de fluxo baseado em janela deslizante se propôs a resolver? Problema 1: Gera um quadro completo (vários bits) para transmitir somente um ACK. Problema 2: Desperdiça muita banda de transmissão porque a transmissão é half-duplex. Melhora 1: envia confirmação do quadro anterior da máquina A para a máquina B junto com um quadro da máquina B para a máquina A. Se não houver nada a ser transmitido de B para A, envia um ACK isolado. Essa técnica é chamada de piggybacking. Melhora 2: envia vários quadros (N) antes de obter a confirmação;conforme forem sendo confirmados, continua a transmitir, de modo que em um dado instante possa existir N quadros pendentes de confirmação.

5. Explique o controle de fluxo baseado em janela deslizante. É fácil concluir que a combinação [grande atraso de transmissão, banda larga e quadro pequeno] é desastrosa em termos de utilização de um canal de comunicação.

7.3 conectada fisicamente a um concentrador (hub). Quais os protocolos de acesso ao meio livres de colisão mostrados em sala? Protocolo Bit-Map. Princípio de funcionamento de uma estação que quer transmitir um quadro: a) Estação transmite quadro. a transmissão foi um sucesso. No caso de uma rede Ethernet IEEE 802. Em redes locais de computadores. e) Eficiência: aproximadamente 18 %. (ENADE 2008). pode-se ter o emissor transmitindo continuamente (basta que o emissor receba a confirmação do primeiro quadro da janela logo após terminar de sinalizar o último quadro).Com a escolha apropriada da quantidade de quadros a transmitir sem confirmação (N). b) Estação escuta o canal para receber o quadro que ela mesma transmitiu. 6. 8. c) Se receber o quadro. Como funciona o protocolo de acesso ao meio ALOHA? Um dos primeiros a ser desenvolvido. o protocolo de controle de acesso ao meio define um conjunto de regras que devem ser adotadas pelos múltiplos dispositivos para compartilhar o meio físico de transmissão. em que abordagem se baseia o protocolo de controle de acesso ao meio? a) b) c) d) e) na passagem de permissão em anel na ordenação com contenção na ordenação sem contenção na contenção com detecção de colisão na arbitragem centralizada Letra D. Protocolo Binary Countdown. . Espera um tempo aleatório (crescente) e retransmite. d) Se não receber. houve colisão.