Questão 20 - O conjunto de informações referentes aos diversos elementos de uma coleção na qual todos são de uma mesma natureza

e que dizem respeito a programas ou dados é a) o disco rígido. b) o processador. c) uma chave secundária. d) uma chave primária. e) o arquivo. Vamos analisar como se resolve esta questão. Como já disse, vamos prestar atenção. Olhando as opções que temos, verificamos o seguinte: 1. a letra a e a letra b são dispositivos físicos e o que se pede no enunciado são informações. Informações não têm esta natureza física, ou seja, estão descartadas; 2. a letra c e a letra d são chaves, ou seja, nomes de campos que servem para ordenar tabelas ou arquivos. Não correspondem à definição descrita no enunciado, logo, também estão descartadas. Sobrou a letra e, que é a resposta correta. Questão 24 - O componente do Windows que é necessário para a configuração de uma conexão via linha discada é a) a discagem automática. b) o acesso à rede dial-up. c) a conexão direta via cabo. d) o Serviço do Internet Mail. e) o Microsoft Exchange. Lendo o enunciado, verificamos que se trata de uma linha discada, ou "dialed" do inglês. O componente do Windows necessário para a configuração deste tipo de configuração é a rede dial-up, logo a resposta é a letra b. Vamos analisar duas questões da prova de Informática do concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 - Política e Administração Tributária - Prova 3 11. As questões que iremos analisar dizem respeito a Arquitetura de Computadores que é um dos tópicos em que se divide habitualmente a matéria em concursos específicos da área de Informática.

o tempo de acesso é inferior ao da memória cache. da mais rápida à mais lenta.. As unidades de fita DAT são muito utilizadas para efetuar cópias de segurança. O item IV está incorreto. pois o tempo de acesso à RAM. O tempo de acesso a um disco magnético continuará sendo superior ao da memória cache. memória cache. Isto ocorre por que a fita DAT (que é o meio magnético. .. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. IV. que é de natureza eletrônica. O tempo de acesso à memória RAM e aos discos magnéticos é praticamente o mesmo.Eu disse específicos pois no edital do AFRF 2002 não se pediu apenas noções de Informática. A resposta da questão é a letra D. fitas. que é de natureza eletromecânica. III. Quando um disco magnético é utilizado como memória virtual. etc) O item II está incorreto. pois a hierarquia de velocidades de acesso às memórias.) é muito utilizada para guardar grandes quantidades de dados (da ordem de gigabytes). O acesso aos registradores é mais rápido que o acesso à memória cache. ok ? Vamos às questões: 31. II.Analise as seguintes afirmações relativas a sistemas de armazenamento: I. memória principal (RAM ou ROM) e memória secundária (discos rígidos ou flexíveis. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV Análise: O Item I está correto. O item III está correto: as unidades de fitas DAT são dispositivos (não são meios !!!) muito utilizados para efetuar copias de segurança. Cabe uma observação a este item: o fato do disco magnético estar sendo utilizado como memória virtual não faz com que o tempo de acesso diminua. é muito menor que o tempo de acesso aos discos magnéticos. é a seguinte: registradores.

William. IV. New Jersey: Prentice-Hall. d) dados em linguagem de máquina. tem suas raízes no microcomputador 8086. separada da memória do sistema. 1999.Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura de computadores: I. Fundamentação Teórica: Manuais do MS-DOS da Microsoft Hoje veremos as questões de 33 a 39.Fundamentação Teórica: Tanenbaum. que atualmente está presente na maioria dos microcomputadores domésticos. . Só foi possível manter esta compatibilidade devido à arquitetura RISC destes processadores. New Jersey: PrenticeHall.Um arquivo do tipo batch (lote) com extensão ". O ISA é um padrão de barramento de 64 bits. e contém comandos para o sistema operacional em formato ASCII (American Standard Code for Information Interchange) A resposta da questão é letra B. e) um código fonte utilizado por várias linguagens e sistemas operacionais. c) uma biblioteca de rotinas. III. A memória virtual é dividida em páginas. 32. 4 ed. que é usada para armazenamento temporário durante o processamento. Andrew S. que são relativamente grandes quando comparadas com os blocos de memória cache. O registrador pode ser visto como uma memória pequena e rápida. Análise: Um arquivo do tipo batch (lote) tem sua origem nos sistemas operacionais MS-DOS e PC-DOS. Structured computer organization. Operating systems:internals and design principles. b) comandos para o sistema operacional em formato ASCII. II. sem link edição.bat" contém a) um programa em linguagem de máquina pronto para executar. A arquitetura Intel 80x86. Vamos à resolução: 33. Stallings. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. 1998.

a meu ver. Outras: • A arquitetura dos microprocessadores 80x86 chama-se CISC (Complex Instruction Set Computer) em contraposição à arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer). mas estas são quase do mesmo tamanho dos blocos de memória cache (4 kbytes . O Item II está incorreto. logo o item estará incorreto. Resposta: do ponto de vista que expusemos nenhuma resposta satisfaz.a) I e III b) II e III c) III e IV d) I e II e) II e IV Análise: O Item I está incorreto. A expressão "O registrador pode ser visto como uma memória pequena e rápida que é usada para armazenamento temporário durante o processamento. pois o ISA é um padrão de barramento de 16 bits e não de 64 bits. mas a ESAF deu como resposta a letra A. por exemplo: • Não existe microcomputador 8086. bem entendido. O problema é com a expressão entre vírgulas "separada da memória do sistema" que pode levar a uma dupla interpretação: • se "memória do sistema" referir-se a toda a memória existente no sistema o registrador não pode ser separado dela. Há algumas incorreções. • O item III. se por "memória do sistema" referir-se apenas à memória principal ou primária (RAM e ROM) o registrador está separado dela (o registrador é um elemento de memória que está situado fisicamente dentro da CPU) logo o item estará correto. inclusive conceituais. A compatibilidade foi mantida pela concepção de projeto utilizada neste microprocessadores (em camadas ou em pilha ). existe microprocessador 8086. por exemplo). pois a memória virtual é realmente dividida em páginas. O barramento PCI é que é um padrão de barramento de 64 bits. • O item IV está incorreta. tem uma redação que pode levar a problemas de interpretação. ." está correta.

e) as chamadas ao sistema. Mapear arquivos no armazenamento secundário é uma atividade típica de gerência de arquivos do sistema operacional. Quando o processo está esperando para ser atribuído a um processador. b) a memória utilizada durante a execução de um programa. c) pronto. Tanembaum que é um dos autores mais respeitados da área. 36. pela sua atividade presente. d) novo. 35. b) mapear arquivos no armazenamento secundário. suspender e retomar processos e fornecer mecanismos para a comunicação de processos são atividades típicas de gerência de processos do sistema operacional. d) um programa em execução. Análise: A decisão sobre que processos deverão ser carregados na memória quando houver espaço disponível é realmente uma das atividades do sistema operacional em relação à gerência de memória. . A resposta correta é a letra D.Uma das atividades do sistema operacional em relação à gerência de memória é: a) fornecer mecanismos para a sincronização de processos. Fornecer mecanismos para a sincronização de processos.Um processo pode ser definido como: a) a memória disponível para execução de um programa. d) fornecer mecanismos para a comunicação de processos. b) de execução.34. c) suspender e retomar processos. ele se encontra em um estado denominado: a) de espera. Análise: Um programa em execução é a definição típica para um processo apresentada por Andrew S. c) a memória compartilhada entre dois ou mais programas. A resposta correta é a letra E. e) decidir que processos deverão ser carregados na memória quando houver espaço disponível.O estado de um processo é definido. em parte.

pois um sistema distribuído não é definido pela capacidade que um único processador tem para distribuir várias tarefas simultaneamente. Análise: Se um processo que já iniciou a sua execução e está esperando para ser atribuído a um processador é por que parou de executar por "vontade própria" (sistemas cooperativos) ou por ter sido alvo de preempção por parte do sistema (sistemas concorrentes ou preemptivos). A resposta correta é a letra C. Em um sistema operacional distribuído os usuários só podem acessar recursos locais. II. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores fracamente acoplados. mas pela presença de múltiplos processadores. interconectados por uma rede de comunicação.e) encerrado. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV Análise: O item I está correto. interconectados por uma rede de comunicação.Analise as seguintes afirmações relativas a sistemas operacionais distribuídos: I. O item II está correto. pois um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores que não compartilham memória nem relógio. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores que não compartilham memória nem relógio. III. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. pois um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores fracamente acoplados. 37. Um exemplo típico disso são as redes locais de computadores. Um sistema distribuído pode ser definido pela capacidade que um único processador tem para distribuir várias tarefas simultaneamente. IV. . Logo ele estará em estado de pronto (ready). O item III está incorreto.

Quando dois processos A e B não concluem as suas execuções porque o processo A depende do término do processo B que. 39. A resposta correta é a letra A. d) multiplexa muitos threads de usuários em um número maior ou igual de threads de kernel. o modelo combinado de threads (chamado no enunciado de muitospara-muitos) multiplexa muitos threads de usuários em um número menor ou igual de threads de kernel. c) pipeline. d) state wait. pois em um sistema operacional distribuído os usuários podem acessar recursos locais não locais (compartilhados). tem-se uma situação denominada: a) deadlock. recursivamente. O modelo muitos-para-muitos: a) mapeia muitos threads de usuários em um thread de kernel e. 38. A referência bibliográfica é: . c) multiplexa muitos threads de usuários em um número menor ou igual de threads de kernel. recursivamente. Análise: Segundo Stallings. em outro thread de usuário. b) mapeia um thread de usuário em um thread de kernel e. A resposta correta é a letra A. Essa questão é bem específica e requer a leitura do autor acima.O item IV está incorreto. b) compartilhamento de recursos. depende da conclusão do processo A. em outro thread de usuário. por sua vez. e) interrupção de CPU. Análise: Esta situação de dependência descrita na questão é tipicamente conhecida como deadlock. e) mapeia muitos threads de usuários em um número sempre maior de threads de kernel.Muitos sistemas operacionais fornecem suporte a threads (fluxos de controle) de usuários e de kernel. resultando em diferentes modelos de multithreading.

W. M. Operating Systems – Internal Design and Principles. Rio de Janeiro:Campus. Ver a página 157 – Titulo Combined Approache. New Jersey: Prentice-Hall. 2 ed. Operating Systems – Internal Design and Principles. Machado. 4 ed. Referências Bibliográficas: Stallings. et al. V.Stallings. VILLAS. Estruturas de dados: conceitos e técnicas de implementação. Rio de Janeiro: LTC. F. ok ? Um grande abraço a todos e até a próxima. Se quiserem. 4 ed. L. Maia. W. A resposta correta é a letra C.. New Jersey: Prentice-Hall. B. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 1997.com. no final da próxima aula eu vou dar alguns livros de referência.vinicius@vemconcursos. podem mandar sugestões e dúvidas para o e-mail marcus. 1997. Para quem estiver sentindo falta de uma bilbliografia mais geral. 1997. . 1993. P.