DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR: JANILSON

TEXTO

A colonização portuguesa do Brasil viabilizada inicialmente pelo sistema de capitanias hereditárias gerou um grande problema até hoje evidente no Brasil, a grande concentração fundiária que provoca o surgimento de movimentos como o MST, que luta pela reforma agrária. O poder político inicialmente concentrase nas mãos dos grandes proprietários rurais, os chamados homens bons. A concentração de terra nas mãos de poucos se consolidou em 1850 com a lei de terras, que impedia que negros e imigrantes pobres obtivessem acesso à posse de terras. Ao Longo do período colonial, ocorreu uma diversificação da nossa produção agrícola (cana de açúcar, algodão, tabaco) além da pecuária, pau-brasil, e mineração. Ao longo do império, e da 1ª república, o café passou a ser o nosso principal produto, porém sofreu uma violenta estagnação com crise de 1929, evidenciada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Ao longo da nossa história, tivemos sete constituições, das quais duas foram impostas de forma arbitrária ou autoritária: a de 1824 (durante o império, que estabelecia 4 poderes, entre eles o poder moderador que conferia amplos poderes ao imperador) e a de 1937 (durante o estado novo de Getúlio Vargas, onde se estabeleceu a CLT). Durante a 1ª República ou República Velha, o voto era controlado pelos coronéis (voto de cabresto). No entanto, os setores populares contestaram a dominação oligárquica através de revoltas como Canudos e Contestado (revoltas associadas à luta da população pobre pela posse de terras) e a revolta da vacina (contra a derrubada de cortiços e casebres no Rio de Janeiro). Ao longo da História do Brasil, ocorreram várias revoltas, no entanto o período mais agitado da nossa história com maior incidência de revoltas e conflitos foi o período regencial.

) Esse poema se relaciona à A) falta de investimento na agricultura. QUESTÃO 01 Leia o poema. Num cantar de patativa.) Já dizia Patativa Nos seus versos sem zum-zum.. Devia ser repartida Um taco pra cada um. C) necessidade de mão de obra no campo. (.. (. Patativa do Assaré.. abaixo. B) falta de proteção ambiental. Há mais de cinquenta anos Protestava já de pé A ganância pela terra Dos homens de pouca fé. . D) necessidade da reforma agrária.ATIVIDADE Obs: Marque uma ÚNICA alternativa.. Que essa terra é desmedida E devia ser comum. sobre um problema presente no Brasil atual.

. O fato apresentado nesse texto foi decorrente da A) ascensão dos regimes fascistas. B) quebra da Bolsa de Nova Iorque. como não havia dinheiro na praça. Era Vargas – Estado Novo Dado como um governo estabelecido por vias golpistas. B) liberal. D) socialista. Para dar ao novo regime uma aparência legal. redigiu uma nova constituição inspirada por itens das constituições fascistas italiana e polonesa. sobre a exportação de café brasileiro.QUESTÃO 02 Leia o texto. C) Revolução de 1924. abaixo. o Estado Novo foi implantado por Getúlio Vargas sob a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil. Francisco Campos. Nesse texto. O comércio e a indústria diminuem o movimento com a recessão e. C) oligárquica. o Estado Novo é caracterizado como uma fase A) autoritária. D) Segunda Guerra Mundial. A queda das exportações do café diminuiu as importações de outros produtos e os negócios encolhem e provocam o fechamento de empresas. aliado político de Getúlio. QUESTÃO 03 Leia o texto abaixo. as fábricas quebram gerando um enorme desemprego em cascata que se alastra por todos os segmentos sociais.

B) democrático. existente durante o Império Brasileiro. isto é. dos comerciantes. abaixo. C) indígenas. aquele que não estava ligado a nenhuma atividade manual. auxiliado por um Conselho de Estado. camponeses e artesãos. eram compostas pelos A) escravos forros. Mas. na América Portuguesa. sobre as Câmaras Municipais. o Legislativo. sobre o Poder Moderador. o Judiciário e o Moderador. C) liberal. durante muito tempo.QUESTÃO 04 Leia o texto. . na América Portuguesa. Podiam fazer parte das Câmaras os homens nascidos na comunidade local. Tinha amplas atribuições. Estabeleceram-se quatro poderes políticos: o Executivo. o Poder Moderador é considerado A) arbitrário. D) jesuítas. As Câmaras Municipais. B) homens bons. a nomeação e a demissão de juízes e a assinatura de tratados. QUESTÃO 05 Leia o texto. abaixo. para votar e ser votado. o voto ficou restrito aos proprietários de terras e de escravos. De acordo com esse texto. Este último era exercido exclusivamente pelo imperador. com a exclusão. era necessário ser “qualificado”. entre as quais a interferência direta no processo político através da dissolução da Câmara de Deputados. Dessa forma.

a política era dominada pelos A) coronéis. QUESTÃO 06 A charge.D) neutro. . abaixo. Nesse período. é sobre o voto de cabresto na Primeira República. B) imperadores.

D) Revolta da Vacina. D) sindicalistas..C) militares. Devia ser repartida .. Esse texto se refere à A) Guerra de Canudos. Todas essas obras alteravam o cotidiano da população urbana. MOTA. R. QUESTÃO 07 Leia o texto. Que essa terra é desmedida E devia ser comum. Rodrigues Alves mandou derrubar casebres e cortiços para abrir avenidas. Pereira Passos. cemitérios e canais de irrigação foram reformados. M. C) Revolta da Chibata. B) Guerra do Contestado.) Já dizia Patativa Nos seus versos sem zum-zum. B & BRAICK. (. expulsando parte da população para os morros. p. 2005. abaixo. sobre um problema presente no Brasil atual. QUESTÃO 08 Leia o poema. História das cavernas ao terceiro milênio. Praças. São Paulo: Moderna. o prefeito do Rio de Janeiro. abaixo.21. P. Um exemplo: como parte do programa de saúde pública. proibiu a circulação de mendigos e animais e instituiu visitas domiciliares para remover tudo que fosse prejudicial à higiene. relacionado a um movimento popular ocorrido na República Velha.

C) Revolução de 1924. D) Segunda Guerra Mundial. C) necessidade de mão de obra no campo. como não havia dinheiro na praça.) Esse poema se relaciona à A) falta de investimento na agricultura. D) necessidade da reforma agrária. B) falta de proteção ambiental. Patativa do Assaré..Um taco pra cada um.. Há mais de cinquenta anos Protestava já de pé A ganância pela terra Dos homens de pouca fé. QUESTÃO 02 Leia o texto. Num cantar de patativa. abaixo. as fábricas quebram gerando um enorme desemprego em cascata que se alastra por todos os segmentos sociais. O fato apresentado nesse texto foi decorrente da A) ascensão dos regimes fascistas. O comércio e a indústria diminuem o movimento com a recessão e. QUESTÃO 03 . sobre a exportação de café brasileiro. A queda das exportações do café diminuiu as importações de outros produtos e os negócios encolhem e provocam o fechamento de empresas. B) quebra da Bolsa de Nova Iorque. (.

era necessário ser “qualificado”. Patrícia R. . redigiu uma nova constituição inspirada por itens das constituições fascistas italiana e polonesa. na América Portuguesa. B) liberal. o Estado Novo foi implantado por Getúlio Vargas sob a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil. Nesse texto.brasilescola. Disponível em: <http://www. D) socialista. sobre as Câmaras Municipais. o voto ficou restrito aos proprietários de terras e de escravos. aliado político de Getúlio. com a exclusão. 2005. Mas.htm> Acesso em: 14 jan. As Câmaras Municipais. camponeses e artesãos. na América Portuguesa. MOTA. São Paulo: Moderna. para votar e ser votado. durante muito tempo. aquele que não estava ligado a nenhuma atividade manual.com/historiab/vargas. Myrian B & BRAICK.Leia o texto abaixo. Francisco Campos. eram compostas pelos A) escravos forros. abaixo. História das Cavernas ao Terceiro Milênio: Da Conquista da América ao século XIX. dos comerciantes. Dessa forma. C) oligárquica. Podiam fazer parte das Câmaras os homens nascidos na comunidade local. Para dar ao novo regime uma aparência legal. isto é. QUESTÃO 04 Leia o texto. o Estado Novo é caracterizado como uma fase A) autoritária. Era Vargas – Estado Novo Dado como um governo estabelecido por vias golpistas. 2011.

Estabeleceram-se quatro poderes políticos: o Executivo. História das Cavernas ao Terceiro Milênio: Da Conquista da América ao século XIX. D) jesuítas. QUESTÃO 05 Leia o texto. é sobre o voto de cabresto na Primeira República. D) neutro. . Patrícia R. C) liberal. abaixo. o Poder Moderador é considerado A) arbitrário. B) imperadores. entre as quais a interferência direta no processo político através da dissolução da Câmara de Deputados. auxiliado por um Conselho de Estado. o Legislativo. Este último era exercido exclusivamente pelo imperador. sobre o Poder Moderador. Nesse período. a política era dominada pelos A) coronéis. existente durante o Império Brasileiro. QUESTÃO 06 A charge. São Paulo: Moderna. 2005. De acordo com esse texto. Tinha amplas atribuições. o Judiciário e o Moderador. C) indígenas. D) sindicalistas. B) democrático. Myrian B & BRAICK.B) homens bons. abaixo. C) militares. a nomeação e a demissão de juízes e a assinatura de tratados. MOTA.

Um exemplo: como parte do programa de saúde pública. B) Guerra do Contestado. C) Revolta da Chibata. Rodrigues Alves mandou derrubar casebres e cortiços para abrir avenidas. Essa fase da História brasileira ficou conhecida como A) Período Colonial. cemitérios e canais de irrigação foram reformados. relacionado a um movimento popular ocorrido na República Velha. no Rio Grande do Sul. R. Todas essas obras alteravam o cotidiano da população urbana. Ocorre nesta fase uma série de rebeliões localizadas. QUESTÃO 08 Leia o texto. abaixo. no Maranhão. M. São Paulo: Moderna. proibiu a circulação de mendigos e animais e instituiu visitas domiciliares para remover tudo que fosse prejudicial à higiene. na Bahia. p. Praças. no Pará. a Sabinada. e a Guerra dos Farrapos. a Balaiada. sobre uma fase da História brasileira. Esse texto se refere à A) Guerra de Canudos. P. a maior e mais longa – que mostravam descontentamento com o poder central e as tensões sociais latentes da nação recém-independente. B & BRAICK. abaixo. o prefeito do Rio de Janeiro. como a Cabanagem.QUESTÃO 07 Leia o texto. MOTA.21. expulsando parte da população para os morros. Pereira Passos. D) Revolta da Vacina. . 2005. História das cavernas ao terceiro milênio.

C) Primeiro Reinado. . mostra uma embarcação utilizada nos séculos XV e XVI. D) Segundo Reinado. C) o pau-brasil era o principal produto importado. abaixo. QUESTÃO 10 A imagem. destaca os principais produtos da América Portuguesa. QUESTÃO 09 O mapa. abaixo. B) as drogas do sertão eram exploradas na região Sul.B) Período Regencial. A) a economia da América Portuguesa era diversifi cada. De acordo com esse mapa. D) os produtos exportados eram originários da pecuária.

QUESTÃO 12 O mapa. eu escapo morto De repente olha eu de novo Perturbando a paz. C) as cruzadas europeias no Oriente Médio. abaixo. o trecho da letra da música Pesadelo... B) a dominação da Ásia pelos gregos. . eu escrevo outro Você me prende vivo. exigindo troco (.. QUESTÃO 11 Leia.Esse tipo de embarcação permitiu A) a conquista da Europa pelos romanos. abaixo.) Você corta um verso.) Nesse texto há uma crítica a que período da História brasileira? A) À Ditadura Militar. C) Ao Período Colonial. D) Ao Segundo Reinado. D) as viagens dos europeus para a América. Pesadelo (. B) À República Velha. mostra uma parte da América colonizada pelos europeus..

A Lei de Terras foi aprovada no mesmo ano da lei Eusébio de Queirós.. (. a chamada usucapião. Não seria mais permitido obter terras por meio de posse.Essa parte da América foi colonizada pelos A) espanhóis. . a Lei de Terras no Brasil A) dificultou o cultivo de produtos para exportação. B) entregou a posse da terra aos imigrantes europeus. B) ingleses. a partir desta data.. C) impediu ex-escravos de se tornarem proprietários. C) italianos. que só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por doação do Estado. Aqueles que já ocupavam algum lote receberam o título de proprietário. QUESTÃO 13 Leia o texto abaixo. A única exigência era residir e produzir nesta localidade. que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. No período imperial. D) portugueses.) Ficou estabelecido.

. abaixo. ocorreu na colônia outro movimento com o objetivo de independência: A Conjuração Baiana. D) No Governo JK.D) prejudicou os interesses dos grandes fazendeiros. enquanto os líderes mineiros eram homens ricos e letrados. sobre a Consolidação das Leis do Trabalho. QUSTÃO 15 Leia o texto. . QUESTÃO 14 Leia a notícia.) Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho. B) messiânica. de 1798. os que fizeram a Conjuração Baiana. eram em sua maioria pobres e com pouco estudo. nela previstas. abaixo. A Conjuração Baiana foi uma revolta: A) elitista.(. Mas.. Dez anos depois da Conjuração Mineira. sobre a Conjuração Baiana. C) Na Ditadura Militar. A Consolidação das Leis Trabalhistas ocorreu em qual período da História brasileira? A) Na República Velha. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e o Direito processual do trabalho. Foi assinada em pleno Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama). que estava lotado para a comemoração da assinatura da CLT. B) No Estado Novo.

D) socialista.C) popular. .