Escrevo para solicitar a todos orientandos que me enviem o TCC com estrutura básica: Elementos pré-textuais: Primeira

página (desconsiderem o resumo neste primeiro momento) e Elementos textuais – Introdução. Estes dados devem ser encaminhados por meio da ferramenta portfólio. Para saber mais sobre a estrutura, anexo segue documento norteador.

Artigo Científico de Revisão Bibliográfica: é o resultado de uma investigação bibliográfica que procura explicar um problema com base em referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. A pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos, pelos quais se busca o domínio sobre determinado tema. Elementos pré-textuais A primeira página deverá conter a identificação do trabalho. Identificação: a. Nome do autor com respectivo RA, grafados em caixa alta na parte superior da página e centralizado; logo abaixo, deve constar o curso ao qual o autor está vinculado (fonte Times New Roman, corpo 14, somente iniciais em maiúsculas). b. No centro da página (centralizado), deve ficar o título do trabalho, em caixa alta e em negrito (Times New Roman, corpo 16). Tecle “enter”duas vezes e digite o nome do orientador, precedido de respectiva titulação, com iniciais em maiúsculas, negrito, tamanho 14. Exemplo: “Orientador: Prof. Dr. Alvarez de Azevedo”. c. Tecle “enter”duas vezes e digite o nome da instituição com iniciais em maiúsculas, negrito, tamanho 14. Exemplo: “Centro Universitário Claretiano”.

bem como apresentar os objetivos do trabalho. corpo 12 e entre linhas 1. relacionando-o à revisão da literatura realizada. Não se esqueça de que a metodologia pode ser interpretada como um conjunto de métodos e técnicas utilizados para a condução da pesquisa e deve ser apresentada na . técnicas e equipamentos utilizados no estudo. Utilize fonte Times New Roman. A maneira de proporcionar ao leitor um adequado entendimento dos detalhes do trabalho é dar-lhe primeiro uma noção geral do todo. apresenta-se uma descrição precisa e detalhada dos métodos. Portanto. No final da página (centralizado). o ano de conclusão do trabalho. ambos em negrito. Ele deverá ser elaborado entre 100 e 150 palavras (Times New Roman. Os elementos textuais deverão compreender de 08 a 15 páginas. Resumo – é a apresentação concisa do texto. processa-se um encadeamento de ideias. deve ser acrescentado o nome do polo (cidade) em caixa alta e.5. o tema é situado em relação à literatura. com destaque para seus aspectos mais relevantes. Outro aspecto importante dessa etapa é a possibilidade de se justificar o tema escolhido. Metodologia – nessa etapa. seguido de três (03) a cinco (05) palavraschave. dividindo-se basicamente em introdução. Segunda página – reapresente o título do trabalho seguido do resumo. justificado. tamanho 14. É a etapa em que se contextualiza o tema. Introdução – expõe o tema do artigo.d. É fundamental que fique claro ao leitor a real possibilidade de reprodução dos passos que conduziram o autor aos resultados. corpo 12. logo abaixo. desenvolvimento e conclusão. materiais. parágrafo simples e justificado). Elementos textuais – são aqueles que compõem o texto do artigo.

É fundamental lembrar-se de que é na discussão que o autor deve mostrar ao leitor por que ele deve acreditar nos resultados apresentados e por que estes sustentam as conclusões apresentadas. Mostre que sua conclusão corrobora conclusões mais amplas. Conclua fundamentado em evidências. Resultados –apresentam os dados encontrados durante o desenvolvimento do trabalho. tabelas. É preciso dar atenção às variações de terminologia relacionadas a essa etapa: • Metodologia – termo empregado pela área humanística e áreas afins. . • Material e Métodos – termos empregados pela área tecnológica e áreas afins. Elementos Pós-textuais Referências – lista das fontes citadas no texto. gráficos. • Casuística e Métodos – termos empregados pela área biomédica e áreas afins. utilize as recomendações da ABNT / NBR 6023. são destacados os resultados obtidos no estudo ou pesquisa. Conclusão –nessa etapa. podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. Discussão –é a etapa em que se confrontam os dados encontrados no desenvolvimento do trabalho com os apresentados pela literatura relacionada a este. entre outros recursos. para tanto.sequência cronológica em que o trabalho foi construído. Deve ser breve. Podem ser descritos e/ou ilustrados com quadros.