SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOCURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENO DE SISTEMAS

THIAGO ROCHA SATELES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Seabra-BA 2013

1

Nishikawa. Prof. Modelagem Orientada a Objetos. Gomes Fabris. Política e Sociedade e Metodologia Científica. Ética. Adriane Loper.THIAGO ROCHA SATELES PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema da UNOPAR . Nishitani. Paulo Kiyoshi. Márcio Chiaveli. para a disciplina Rede de Computadores. Sistema Operacionais. Seabra-BA 2013 2 .Universidade Norte do Paraná. Marcia Bastos e Reinaldo B. Desenvolvimento Orientado a Objetos II. Polyanna P.

.............................SUMÁRIO 1....................................... Introdução......................................3 Identifique o contexto do cenário proposto....09 3...............17 5 Referências................................................................................05 3..................................08 3............................................................................................................................................................16 4 Conclusão...................1 Com base na afirmativa acima (4....................................... Quais são os projetos possíveis de Responsabilidade Social dessa empresa com relação à comunidade e clientela.1) levante as vantagens que o diagrama de estado pode trazer para o entendimento do sistema em desenvolvimento.............06 3.................... Objetivo............................................................... Justifique...........................................4 Faça um estudo sobre ORM (Object Relational Mapping) mapeamento objeto relacional e cite as ferramentas usadas para auxiliar neste processo........................................................5 Qual tipo de Sistema Operacional mais indicado para nossa locadora...04 2............................. como seriam trabalhadas na prática as questões éticas...............2 Com base no cenário proposto e nos seus conhecimentos sobre o diagrama de implantação levante algumas perguntas para identificar o ambiente onde o sistema da Locadora de Livros será instalado e responda essas perguntas......................................... Desenvolvimento.. Como caracterizaríamos a noção de uma empresa responsável socialmente...06 3................18 3 ............................................................ descrevendo as vantagens e desvantagens na utilização dessa técnica........11 3..................

Estudaremos ORM e as vantagens e desvantagens no uso dessa técnica. bem como o que estudamos nos semestres anteriores. Trabalharemos questões éticas no ambiente de trabalho. que vão determinar a qualidade do processo e no produto.INTRODUÇÃO Vamos apresentar um trabalho criando projetos em diagramas da UML e com isso aprendermos que não é a quantidade de diagramas criada num projeto. mas a eficiência no uso deles. e noção de uma empresa responsável socialmente e quais são suas responsabilidades em relação à comunidade e clientes. O trabalho proposto neste material objetiva aprimorar os conhecimentos sobre o diagrama de implantação. já que tudo está relacionado. 4 . Vamos ver como é o processo de criação e execução de uma stored procedure no banco de dados. Tudo isso para que possamos ter melhor aprendizado e maior fixação das disciplinas.

durante esse processo e algumas das etapas que podem ser utilizadas na aplicação de front end. 5 . mostrar também parte sobre humanização.OBJETIVO O trabalho tem como objetivo mostrar partes de procedimentos necessários sobre o conhecimento em sistemas operacionais. relacionamento interpessoal e ética utilizada nas empresas e também à utilização de bancos de dados.

Isso proporciona uma maior clareza no desenvolvimento e na manutenção subsequente. Este diagrama é feito para descrever o comportamento de classes de objetos do sistema. a herança e responsabilidade do primeiro mudaram pelas do segundo. O estado é a situação do objeto dentro de um intervalo entre dois eventos recebidos por ele. Uma das vantagens é que tem facilidade de localizar as responsabilidades de estados específicos. Ele também permite a um objeto alterar de classe em tempo de execução dado que ao modificar suas responsabilidades pela de outro objeto de outra classe. enquanto aqui faz-se representar cada estado. Os objetos Estado podem ser compartilhados se eles não contêm variáveis de instância. visto que. os estados são sem estado intrínseco. o valor de seus atributos e de seus relacionamentos com outros objetos. posto que em outro tipo de implantação os estados são alterados. por herança todos os objetos de uma classe possuem o mesmo comportamento.1) levante as vantagens que o diagrama de estado pode trazer para o entendimento do sistema em desenvolvimento. 6 . nem sempre todos os atributos de um objeto são alterados por um evento. Essa facilidade é fornecida pelo fato de que diferentes estados são representados por um único atributo (estado) e não envolvidos em diferentes variáveis e grandes condicionais. modificando os valores em variáveis. Pode também ser utilizado outros elementos como tipos (conceitos) e para descrever a sequência de eventos dos casos de uso.3. Entretanto. Quando isso é feito. A mudança de estado de um objeto devido ao novo evento é chamada de transição. O Diagrama de estados representa a sequencia de eventos e o consequente estado do objeto obtido após o objeto responder a estes eventos. O estado é a situação atual de um objeto. Devemos implementar este tipo de diagrama apenas para as classes que possuem um número conhecido e definido de estados e que possuem o comportamento afetado pelas alterações dos diferentes estados.1 Com base na afirmativa acima (4. Faz as mudanças de estado explícitas. devido a que os encontram nas classes que correspondem a cada estado. isso pode ser alcançado se o estado está totalmente codificado representando seu tipo.

Para facilitar o acesso e a comunicação entre os computadores da empresa. A empresa precisa de um servidor para ligar os computadores à rede? Sim. se estão locados ou se já foram devolvidos. para poder controlar todos os títulos de livros.2 Com base no cenário proposto e nos seus conhecimentos sobre o diagrama de implantação levante algumas perguntas para identificar o ambiente onde o sistema da Locadora de Livros será instalado e responda essas perguntas. Locadora de Livros. necessita de um programa para controlar e armazenar os dados de seus funcionários.3. clientes e livros. 7 . e para isso além de um programa a empresa também precisa ter de mais de um computador. a empresa necessita de um banco de dados? Sim. Além de um bom sistema. Essa empresa. Essa empresa necessita de um software para controle de seus produtos e funcionários? Sim. um bom programa e um bom servidor. Também para controle de entrada e saída de livros.

O lucro que antes era um objetivo maior dos negócios de uma empresa passará a ser apenas consequência dos serviços que foram prestados ao cliente. e buscam nas empresas confiança e garantia dos serviços prestados assim como foi acordado. se rompe o elo empresa-cliente.3 Identifique o contexto do cenário proposto. quando isso não acontece. investir no bem-estar dos funcionários e num ambiente de trabalho saudável. 8 . mas esta satisfação acaba quando o cliente efetua o pagamento. A responsabilidade social de uma empresa consiste não apenas em fazer doações ou outros gestos de caridade. com a exclusão explícita de todos os demais interesses das pessoas que participam do processo . Como caracterizaríamos a noção de uma empresa responsável socialmente. Responsabilidade Social é participar diretamente das ações comunitárias na região em que está presente. passando a incorporar os anseios dos agentes sociais nas organizações.empregados. dar retorno aos acionistas e garantir a satisfação dos seus clientes. entre muitos autores. pois consumidores querem ser tratados com respeito. como também a sociedade que irá usufruir dos benefícios proporcionados. sujeito à diversas interpretações. o querer ganhar sempre faz com que muitas empresas estejam perdendo gradativamente espaço no mercado. como seriam trabalhadas na prática as questões éticas. Focar a busca do lucro no interesse exclusivo dos acionistas da organização.é uma forma de discriminação fundamentada na concentração da propriedade e da riqueza. além de promover comunicações transparentes. como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias e é ainda um conceito em aberto. é investir e desenvolver projetos sociais. público. e surgi no início do século XX.3. com o filantropismo. Algumas empresas tem como missão a satisfação do cliente. A Responsabilidade Social tem sido considerada. Quais são os projetos possíveis de Responsabilidade Social dessa empresa com relação à comunidade e clientela. clientes. etc . é a forma como uma instituição conduz suas atividades de maneira que se torne co. logo após a primeira Revolução Industrial. A Responsabilidade Social é o modo de agir eticamente na minha relação com o outro.responsável pelo desenvolvimento da sociedade. ou seja. lucrando assim não só as empresas e seu publico interno. concorrentes.

pois só assim a sociedade acreditará que está sendo verdadeiramente beneficiada. Espera-se que futuramente a responsabilidade social seja uma das “bases” mais importantes para ajudar o Brasil a sair dessa situação vergonhosa em que se encontra.Não basta preocupar-se apenas com o lucro. econômico e político. a empresa deve pensar tanto no público interno quanto no externo. rádio. no qual satélites e telecomunicações eliminaram distâncias e multiplicaram a troca de informações via televisão. como a promoção social. 9 . ser eticamente correto e mostrar transparência nos negócios.  Revolução educacional. que é representada por milhões de pessoas organizadas de todo o mundo reunidas em organizações e associações não governamentais.  Revolução cívica. sendo o principal conscientizador no processo de desenvolvimento social. que é consequência do número cada vez maior de pessoas que frequentam escolas e querem mais informações. telefone e internet. defendendo seus direitos e interesses. é preciso agir e investir em projetos sociais. No cenário atual observa-se que a Responsabilidade Social Empresarial decorre de três fatores importantes que são:  Revolução tecnológica.

Teoria e Prática Autor: Douglas Rocha Mendes Idioma: Português Editora: Novatec Assunto: Informatica-Redes Ano: 2007 10 . Infra-Estrutura Elétrica para Rede de Computadores Autor: Jose Mauricio Pinheiro Idioma: Português Editora: Ciência Moderna Assunto: Informatica-Redes Ano: 2008 5.Versão Revisada e Atualizada Autor: Gabriel Torres Idioma: Português Editora: Novaterra Assunto: Informatica-Redes Ano: 2009 2.Redes De Computadores Autor: Andrew S.3.Princípios e Práticas Autor: William Stallings Idioma: Português Editora: Prentice Hall Assunto: Informatica-Redes Ano: 2007 4. Criptografia e Segurança de Redes . Tanenbaum Idioma: Português Editora: Campus Editora Assunto: Informatica-Redes Ano: 2003 3. Redes de Compudadores .4 Pesquise na internet e considerando que a Locadora de Livros terá disponibilidade de livros digitais. Livro . 1. relacione pelo menos 6 livros de REDE DE COMPUTADORES que poderiam ser catalogados nessa locadora. Redes de Computadores .

Maia Idioma: Português Editora: LTC Assunto: Informatica-Redes Ano: 2009 11 .6. Arquitetura de Redes de Computadores Autor: Luis P.

12 inclusive diversas instâncias de um mesmo papel . Um dos exemplos desses tipos de framework é o Hibernate. atuais e previsões de valores futuros. gerar SQL compatível com a configuração de cada classe e o SGBD escolhido. realizando a comunicação (bidirecional) "banco de dados relacional modelo OO". simultaneamente. mas toda a sua história – valores passados. Nele você define suas entidades. descrevendo as vantagens e desvantagens na utilização dessa técnica. os objetos de uma linguagem OO. o ORM apresenta o conceito de papéis. Trata-se de um mecanismo de mapeamento entre entidades do sistema (classes) e tabelas do Banco de Dados. Com o objetivo de separar os aspectos estáticos dos aspectos dinâmicos. a ferramenta pode apenas verificar se a consulta TF-ORM está correta léxica. Cada atributo de uma entidade se torna um campo em uma classe. você tem as tabelas e seus relacionamentos. O objeto continua a ser instância de uma única classe. sintática e semanticamente.4 Faça um estudo sobre ORM (Object Relational Mapping) mapeamento objeto relacional e cite as ferramentas usadas para auxiliar neste processo. Cada relacionamento entre entidades normalmente se torna uma associação/composição/agregação no modelo OO. do outro. O ORM é uma forma de criar uma camada de intercâmbio de dados entre um banco de dados relacional e objetos. realiza algumas configurações nas mesmas (via anotações ou XML) e o framework cuida de toda a parte "suja" para você. Sobre as ferramentas: A principal função da ferramenta é servir de interface para consultas TF-ORM em um banco de dados Oracle. Cada entidade do MER se torna uma classe no modelo OO. mas poderá assumir ao longo de sua existência um ou mais papéis (comportamentos). Mapeamento objecto-relacional (ou ORM) é uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a impedância da programação orientada aos objetos utilizando bancos de dados relacionais. Esse modelo foi criado com o objetivo de armazenar não somente os valores atuais dos dados. É a sigla para Object Relational Mapping. Adicionalmente. ou seja. É um modelo de dados temporal orientado a objetos que utiliza o conceito de papéis para representar os diferentes comportamentos dos objetos. De um lado. Ela provê a manipulação de dados do Banco de Dados de forma mais alto nível em comparação com a utilização direta de SQL.3.

fundamentou-se que a consulta SQL resultante do mapeamento deveria seguir o padrão ANSI para poder ser executada em qualquer banco de dados relacional comercial. trabalhamos com classes. o usuário deve escolher uma base de dados que também seja Oracle para poder realizar a tradução de TF-ORM para SQL com sucesso. Deste modo. ou seja. a linguagem utilizada na consulta TF-ORM deve ser aceita pelo banco de dados evitando confusões com o conjunto de caracteres para suporte de linguagem adotado pelo mesmo. Tudo começa como mostrado na figura acima. ele deverá salvá-lo (com o mesmo nome ou não) para poder realizar a tradução ou a verificação da consulta. variam entre os produtos e nessa versão foi usada uma base Oracle para realizar o mapeamento. A consulta TF-ORM pode ser lida a partir de um arquivo texto ou escrita pelo usuário via teclado. o usuário pode executar a consulta na base de dados e a ferramenta retorna os resultados. A figura 1 mostra como ficou a interface final. relata o tipo e onde ele ocorreu. Com o arquivo SQL. Como os nomes das tabelas de sistema. Já no mundo orientado a objetos. bem como seus atributos.como também executar a consulta sobre a base de dados e mostrar o resultado em forma de tabela. Assim. Desde o princípio. na maioria das vezes. Durante a realização do mapeamento. Caso o usuário faça qualquer modificação no arquivo. A ferramenta também informa se o arquivo contem erros e. é gravado em outro arquivo com extensão SQL e mostrado ao usuário na tela. a consulta TF-ORM de entrada não pode apresentar acentuação ou a letra “ç” em qualquer uma das cláusulas. estipulou-se que o arquivo com a consulta TF-ORM deve estar salvo antes de realizar o mapeamento. existem 2 mundos: o relacional e o orientado a objetos. métodos. Para evitar problemas de versões de arquivos diferentes. trabalhamos fundamentados na engenharia de software e 13 . que pode ser qualquer um que esteja registrado no ODBC com driver Oracle. a ferramenta faz consultas às tabelas do sistema do banco de dados que o usuário está usando. O ambiente realiza o mapeamento baseado no banco de dados desejado. no mundo relacional prevalecem os princípios matemáticos com a finalidade de armazenar e gerenciar corretamente os dados. a consulta em SQL. de forma segura e se trabalha com a linguagem SQL que é utilizada para dizer o banco de dados “O QUE?” fazer e não como fazer. O resultado do mapeamento.

a ponte entre estes dois mundos. para isto fazendo um mapeamento dos seus objetos para as tabelas do banco de dados. ou seja. O ORM é justamente. é ele quem vai permitir que você armazene os seus objetos no banco de dados. 14 .seus princípios que nos dizem “COMO” fazer.

É compatível com a maioria dos programas disponíveis atualmente. Perfeito para uso no trabalho.3. Por possuir características mais comuns e o mais presente nos computadores disponíveis no mercado. 15 .5 Qual tipo de Sistema Operacional mais indicado para nossa locadora. também é ideal para Quem gosta de compatibilidade. Windows será uma ótima opção. edição de documentos no Office e é um sistema consolidado. Justifique. O Windows 7 é mais estável que as versões anteriores.

16 .CONCLUSÃO Com base em todo o conteúdo abordado posso enfim concluir que todas as etapas do projeto deve ser muito bem elaborado para que assim o mesmo possa ser concluído. e que a viabilização do desenvolvimento de sistema de informação e a complexidade de armazenamento de dados são essenciais para uma empresa. Por isso um projeto deve ser muito bem estudado desde o seu início.

br/o-que-e-front-end-e-back-end.html MySql .br/bibliotecadigital G1 – Tira-dúvidas de tecnologia http://g1.http://fabiolobo.com.mysql.com.http://www.globo.com/platb/tira-duvidas-de- tecnologia/2012/07/03/qual-sistema-operacional-e-melhor-windows-linux-ou-mac-os/ Google .com/ 17 .http://www.google. Fabio Resende .unopar.REFERÊNCIAS Biblioteca Digital Unopar .http://www.br/ LOBO.