You are on page 1of 2

23/01/13

CLASSES DE INCNDIO

CLASSES DE INCNDIO
CLASSE A CLASSE B CLASSE C CLASSE D CLASSE K

Classe de incndio Classe de incndio, Assim identificado o que tem como Classificao do fogo Ocorre quando a em equipamentos fogo em materiais combustvel os metais em leo e gordura em queima acontece em eltricos energizados. slidos que deixam pirofricos, como cozinhas. lquidos inflamveis, A extino deve ser resduos, como magnsio, selnio, graxas e gases feita por agente madeira, papel, tecido antimnio, ltio, combustveis. extintor que no e borracha. potssio, alumnio conduza eletricidade. fragmentado, zinco, titnio, sdio, urnio e zircnio.

PRINCPIO DE INCNDIO

No caso de Movimente o jato em combustvel lquido, Aproxime-se do foco Ao final, assegure-se Aproxime-se no forma de leque, evite uma presso do incndio de que no houve sentido do vento. atacando a base do muito forte, para que cuidadosamente. reignio. fogo. no aumente a rea de combusto. Para Extinguir o fogo, voc deve eliminar pelo menos um dos elementos que formam o tetraedro do fogo: calor, combustvel, comburente e reao em cadeia. Elementos de combusto: combusto a reao qumica de oxidao, auto-sustentao, que produz calor, fogo, fumaa e gases. Para que haja combusto, so necessrios quatro elementos: Calor - Energia que eleva a temperatura de um material, gerada por um processo fsico ou qumico. Combustvel - Material que queima alimentando a combusto, propagando o fogo. Comburente - Elemento que permite a combusto. Normalmente o oxignio. Reao em Cadeia - Ocorre quando o fogo se auto-alimenta, mantendo p processo de combusto. Fases do fogo: Formado a partir da combinao dos quatro elementos da combusto, o fogo tem trs estgios. Os extintores de incndio atuam no combate ao fogo no seu estgio inicial, quando o fogo localizado. Na fase seguinte, o fogo se alastra, o calor aumenta e pode haver combusto simultnea de todos os elementos. Com a diminuio do oxignio no ambiente o fogo diminui, reduzindo-se a brasas. Uma nova entrada de ar pode provocar uma exploso. Agentes extintores: P Qumico - Quebra a reao em cadeia, interrompendo o processo de combusto. H vrias composies de ps, divididas em tipo BC (lquidos inflamveis e energia eltrica); ABC (mltiplo uso, polivalente, para fogo em slidos, lquidos inflamveis e eletricidade); e D(metais combustveis). Compostos Halogenados - Compostos qumicos que provocam a quebra da reao em cadeia. Tambm agem por abafamento. No danificam equipamentos eletrnicos sensveis. So aplicveis para as classes de fogo
www.casaolivetti.com.br/classes.html 1/2

23/01/13

CLASSES DE INCNDIO

A,B e C. Gs Carbnico (CO2) - Age por abafamento, e por resfriamento em ao secundria. um gs sem cheiro, sem cor e no conduz eletricidade, sendo recomendado na extino de fogo classes B e C. asfixiante e por isso deve-se evitar o seu uso em ambientes pequenos. Espuma Mecnica - Age primeiro por abafamento e de forma secundria por resfriamento. Quando a espuma do tipo AFFF, o lquido drenado forma um filme aquoso na superfcie do combustvel, dificultando a reignio. ideal para extinguir fogo classe B. Tambm eficiente na extino de fogo classe A. gua - Age inicialmente por resfriamento. Sua ao por abafamento ocorre devido sua capacidade de transformao em vapor, na razo de 1 litro de gua para 1.500 litros de vapor. Especfico para classe A.

www.casaolivetti.com.br/classes.html

2/2

You might also like