You are on page 1of 5

BRIGADA DE EMERGÊNCIA

PLANO DE ABANDONO DE ÁREA

1.0

– Escopo

O objetivo do plano de abandono de área, é manter os colaboradores da Empresa treinados para agirem prontamente nos casos de emergência, evitando o pânico, que dificulta e agrava uma situação emergencial nos casos de incêndios, contribuindo para a gravidade e aumento das ocorrências de acidentes. Uma das causas do pânico é o desconhecimento por parte dos funcionários, das rotas de fuga, que possibilita abandonar o local com rapidez e determinação, além do despreparo e conhecimentos básicos de como agir nestes casos. Na Siac do Brasil S/A o Abandono de Área será coordenado pelos Coordenadores do POE, e executado pelos membros que compõem a brigada de emergência, nos casos de sinistro ou acidentes que implicam em impactos ambientais.

solicitando providências aos órgãos responsáveis ●pelo assunto .6 – Caso a Situação Seja Controlável ●isolar a área da emergência e controlar a situação com os recursos disponíveis ●acalmar as pessoas próximas ao local ●informar o Supervisor de Produção sobre a ocorrência ●preencher o relatório – ocorrência de emergência para registro e posterior análise 2. a ●situação do problema ●Ordenar o acionamento do Alarme ●Acionar a Portaria ●Acionar o caminhão pipa da empresa destilaria localizada em Guaranésia –MG.3 .4 – O membro da brigada de emergência que foi informado. além do ●corpo de bombeiro de Paraíso .7 – Se for Incontrolável a Situação de Incêndio Os integrantes do POE – Plano de Organização e Emergência. 2. relatórios e memorandos. deverão desenvolver as atribuições abaixo transcritas : 2.7.2 em dois minutos.1 – O membro da brigada de emergência sendo acionado por alguém . os resultados deverão ser transmitidos para ●toda fábrica.2.2 – Acionar imediatamente o sistema de alarme locado próximo aos hidrantes localizados nos postos de trabalho. ●Encaminhar as informações aos órgãos de imprensa para Relações Públicas ●Convocar o retorno quando a situação estiver normalizada ●Convocar os chefes da Brigada de Emergência que atenderam a ocorrência para a ●realização de uma reunião extraordinária. imediatamente desloca-se para o local de encontro localizado no setor de ferramentaria (fábrica). avalia se a situação é controlável ou incontrolável. 2. reunirem-se no local previsto no item 2. 2.2. e tomar as providências para controlar a situação.Informar a ocorrência ao primeiro membro da brigada de emergência que encontrar.1 – Coordenador do POE na Empresa ●É informado sobre a ocorrência do incêndio ●Decide sobre o abandono do estabelecimento ●informa os demais componentes da brigada no local designado para encontro.5 – Os membros da brigada de emergência deverão após o acionamento. ou percebendo a emergência. 2. como lição de ponto único.0 – Expediente Normal de Trabalho 2. 2. ●Emitir atas. se for o caso ●Fornecer informações detalhadas para os setores da Empresa que necessite de ●detalhamento da ocorrência. aguardando a chegada dos demais membros para imediata atuação.MG e ambulância. aciona os demais membros que deverão dirigir para o local de encontro descrito no item 2.

. onde o chefe da brigada deverá proceder com estes procedimentos operacionais 2.7. Se o chefe da brigada estiver ausente. arma a linha de mangueira com no mínimo 2 pessoas ●Acompanhar as ações da brigada de emergência próximo ao foco de incêndio. dirigindo-se o mais rápido possível para o local de encontro.1 – Importante : ●Todos os integrantes da brigada de emergência deverão estar familiarizado com o Plano de Emergência adotado para a Empresa. onde este procedimento deverá ser procedido por profissional habilitado e devidamente treinado para esta operação. far-se-á sem êxito. fala alto e de bom tom : Emergência. inicia-se pela ação mais simples. a partir do foco de incêndio ●Escalar a atuação com os extintores existentes na Empresa.8 – Líder da Brigada De acordo com o número de membros disponíveis : ●Considerar os aspectos particulares da ocorrência ●Definir prioridades para salvaguardar a vida.9 – Membros da Brigada ●Atender imediatamente ao comunicado sonoro de incêndio. sendo que deverá solicitar esta intervenção para o chefe de brigada. pois na ausência dos Coordenadores. de acordo com a classe de incêndio.2 – Chefe da Brigada de Emergência ●Informado da ocorrência. descrito no item 2.2 ●Agir prontamente após receber a atribuição do líder da brigada de emergência ●Ao convocar as pessoas para o abandono de área. informando-o sobre a ocorrência ●Avalia a ação da brigada. o chefe da brigada de emergência. vamos sair ! ●Ficar atento às atribuições de primeiros socorros. realocando os recursos conforme as necessidades 2. seu Suplente assume a Coordenação e. seu Suplente assume de imediato toda a operação para o atendimento imediato da ocorrência. se necessitar de ajuda ●Chegar imediatamente ao local da emergência. isolando inicialmente o local da ocorrência ●Acionar os membros da brigada de emergência responsáveis para o abandono de área ●Escalar um cabeça de fila para a saída do local ●Especial atenção aos casos que necessitem de primeiros socorros. chamando a atenção do líder. inclusive com os hidrantes ●Quando do uso dos hidrantes.2. escala um dos membros ●Aciona o corpo de Bombeiro ●Aciona o supervisor de produção. se ambos estiverem ausentes. conforme estabelece o plano de emergência local ●Decide pelo abandono de área ●Treina a brigada de emergência nos pontos considerados deficientes 2. alocando recursos humanos para atende-lo ●Determinar o corte de energia. pois o mesmo é eletricista e sabe sobre os procedimentos técnicos operacionais ●Caso seja necessário interromper a energia da Empresa. com o equipamento adequado para combater o princípio de incêndio ●Se for escalado para desligar a energia. o chefe da brigada é quem assume toda a Coordenação.9. desligando o equipamento que deu origem ao problema ou o circuito que alimenta o mesmo.

Vieira Carlos Silva Rogério – Tambor Gregório Leandro Altieli Silvio Luis Figueiredo 35 – 3555 8032 19 – 3656 6270 35 – 3555 8059 35 – 3555 8012 19 .2836800 Contato Plantão Plantão Plantão Plantão Plantão Acidentes Envolvendo os Tanques de Gases Telefones para Contato em casos de Emergências Empresa White Martins Minas Gás Siac do Brasil S/A Siac do Brasil S/A Responsável comercial 35 – 3214 1188 0800 – 159999 35 .99139056 Siac do Brasil S/A Siac do Brasil S/A Siac do Brasil S/A Paulo R.0 – Telefones Para Contato em Casos de Emergências Empresa Santa Casa de Guaranésia Pronto Socorro Municipal Polícia Militar de Guaranésia Corpo de Bombeiro – Paraíso Cemig Telefone 35 – 3555 1230 35 – 3555 1993 190 ou 35 3555 1688 35 . se for controlável.3.35316303 0800 . 4. tome as providências com os recursos disponíveis ●Acalme as pessoas no local da ocorrência e demais áreas ●Informe a portaria sobre a ocorrência ●Faça um relatório sobre a ocorrência em formulário específico 3.91860874 35 – 3555 8003 35 – 3555 8003 19 – 3665 2794 19–91314177 35. se ocorrer algum problema com os gases ●Acionar a Minas gás se houver problemas de vazamento nos tanques de GLP ●Acionar a Cemig em casos que haja necessidade de interrupção de energia na entrada da Empresa ●Preencher o relatório sobre a ocorrência.35558042 35 residencial 35 35celular 3535 Contato Plantão Plantão Beto Zetinho Manutenção Mecânica e Elétrica Manutenção Mecânica e Elétrica Acidentes Envolvendo Meio Ambiente Telefones para Contato em casos de Emergências Empresa FEAM Siac do Brasil S/A Siac do Brasil S/A 035 .99574868 19–91 688202 Responsável comercial residencial celular Contato Plantão - . informando e orientado sobre a situação da ocorrência ●Acionar os órgãos da Empresa que podem ser úteis na emergência ●Acionar a Cemig se necessitar ●Acionar a White Martins. conforme a ocorrência ●Recepcionar os recursos de ajuda externa. relatando todos os fatos ocorridos e dificuldades detectadas na ação.99139056 35.1 – Caso a situação Seja Incontrolável ●Orientar as pessoas no abandono da área da emergência ●Acionar o Corpo de Bombeiro ou Polícia Militar.1 – Caso a situação Seja Controlável ●Verifique se há na área alguém da brigada que possa ajuda-lo ●Avalie a situação.0 – Fora do Expediente Normal : 3.

Segurança do trabalho Siac do Brasil S/A Regina Enfermeira do Trabalho Siac do Brasil S/A Cícero Antônio Fontes Presidente da CIPA Siac do Brasil S/A Silvio Luis Figueiredo Téc.Segurança do trabalho residencial celular 35 .35518003 Contato Urgência Urgência 35 – 9985 7161 19 – 3665 2794 35 – 3555 4188 19 – 9168 8202 - Lista dos Membros que compõem a Brigada de Emergência Telefones para Contato em casos de Emergências Nome Setor de Trabalho comercial residencial celular Contato .Acidentes de Trabalho Telefones para Contato em casos de Emergências Empresa Responsável Siac do Brasil S/A Leandro Altieli Téc.