You are on page 1of 6

Lista de Exercícios para correção na aula do dia 10/04

1- Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto. a) Duas principais funções do colesterol: síntese de hormônios esteróides, e função estrutural na membrana plasmática. b) Duas origens do colesterol sangüíneo: A produzida pelo fígado e a que consumimos em alimentos.

2- Durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funções apenas energéticas para os organismos. O avanço do estudo desses compostos, porém, permitiu descobrir outros eventos biológicos relacionados aos carboidratos. Baseado no texto e em seus conhecimentos é INCORRETO afirmar que: a) os carboidratos são fundamentais no processo de transcrição e replicação, pois participam da estrutura dos ácidos nucléicos. b) os carboidratos são importantes no reconhecimento celular, pois estão presentes externamente na membrana plasmática, onde eles formam o glicocálix. c) os triglicérides ou triacilglicerídeos, carboidratos importantes como reserva energética, são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. < d) tanto quitina, que forma a carapaça dos artrópodes, quanto a celulose, que participa da formação da parede celular, são tipos de carboidratos. e) o amido, encontrado nas plantas, e o glicogênio, encontrado nos fungos e animais, são exemplos de carboidratos e têm como função a reserva de energia. 3- Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

COLUNA I 1. Monossacarídeo 2. Oligossacarídeo 3. Polissacarídeo

3 .3 .1 . Analise os itens a seguir. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteróides. o colesterol desempenha importantes papéis no organismo. III. < e) 1 .COLUNA II (2 ) sacarose (1) desoxirribose ( 3) amido (3 ) quitina (1 ) galactose ( 2) maltose A sequência correta de preenchimento dos parênteses.2 . II e III são verdadeiros.1 .2 .2. c) 3 . < 5. b) somente II é verdadeiro. . b) 2 . e) I. é correto afirmar que: a) somente I é verdadeiro.2 . No entanto.2. 4.1 .2 . I. uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue.1. c) somente III é verdadeiro.3 . d) somente I e II são verdadeiros.2 . O colesterol participa da síntese dos sais biliares.3 .1 . II. d) 2 – 1 – 3 – 3 – 1 . que está relacionada com o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias? Transportam colesterol e triglicerídeos pela corrente sanguinea.2 . Da análise dos itens.3 .O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos. é a) 2 .Qual a função das Lipoproteínas? Qual a principal diferença entre o HDL e o LDL. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular.1.1 .3. de cima para baixo.

entope as artérias. nessa conformação entram forças de natureza diversas.Cite três medidas importantes para prevenção da aterosclerose? Práticas de exercícios físicos. Ponte de hidrogênio. . 7.Na estrutura terciária da proteína encontramos o arranjo espacial da cadeia polipeptídica com ou sem estrutura secundária. ponte dissulfeto. 6. Cite três exemplos dessas forças (ligações).HDL – colesterol bom. promove fonte de energia e bem estar. LDL – colesterol ruim. alimentação de qualidade com baixo teor de gordura trans e evitar a glicose.

Parte da cadeia que determina a identidade de um aminoácido específico COLUNA II ( D ) Propriedade óptica ( C ) Troca do aminoácido ácido glutâmico por valina. E. B. no seu lugar. C. por apresentarem um grupo ácido e outro básico. aminoácido ou proteína. as seguintes biomoléculas como: lipídios. Glicose __carboidrato____________________________ lipidios ________________________________ .Propriedade química importante dos aminoácidos.e Daminoácidos).8. ( ( ( E ) Cadeia lateral B ) Ligação peptídica A ) Caráter anfótero 9 Identifique.Relacione as colunas: COLUNA I A. carboidrato.A anemia falciforme é uma anemia que acontece porque algumas pessoas não têm a hemoglobina A e. na linha inferior. chamada hemoglobina S.Devido à geometria tetraédrica em torno do carbono assimétrico os vários grupos podem ocupar dois arranjos espaciais diferentes (L.A união estabelecida entre dois aminoácidos adjacentes numa molécula. D. produzem outra hemoglobina diferente daquela.

Responda se afirmativa é verdadeira (V) ou falsa (F): ( V ) O amido e o glicogênio. Cite exemplos de cada grupo. ( V ) As proteínas são componentes estruturais importantes nos seres vivos.Com relação à composição das proteínas explique a diferença entre proteína simples e proteína conjugada. Elas são formadas pela união de aminoácidos por meio dos grupamentos amina (-NH2) e hidroxila (-OH) com perda de hidrogênio.___________lipidios_____________________ ___________aminoacidos_____________________ Hemoglobina _________proteinas_______________________ 10. ( V ) Os lipídios. são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. éter. 11. são carboidratos classificados como polissacarídeos. substâncias de reserva. como álcool. . clorofórmio e benzeno. ( V ) A quitina é uma proteína encontrada na composição do exoesqueleto dos insetos. componentes da estrutura das membranas celulares. concentração de substratos e pH. ( V ) O bom funcionamento de uma enzima depende de fatores como temperatura.

Ex: lipoproteínas. . Ex: albumina PC: são formadas por aminoácidos mais outro componente não-proteico.PS: são formadas apenas por moléculas de aminoácidos.