Ups…! Que caminho vou seguir???...Não sei o que hei-de fazer…!

Se ainda não pensaste o que vais escolher quando terminares o 9º ano, vem ver o que o Sistema Educativo te pode oferecer!!!

Vou orientar-me para uma escola…

•Secundária

•Profissional •Centro de Formação Profissional

As áreas de formação estão identificadas por cores nos slides seguintes :
Ciências Tecnologias Artes Economia / Administração Ciências sociais / Línguas

ESCOLAS SECUNDÁRIAS (10º, 11º E 12º)
ÁREAS DE FORMAÇÃO ( Ciências e Tecnologias) C. CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO CURSOS PROFISSIONAIS C. CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO ÁREAS DE FORMAÇÃO ( Artes Visuais ) CURSOS PROFISSIONAIS C. CIENTÍFICO - HUMANÍSTICO CURSOS PROFISSIONAIS

SISTEMA EDUCATIVO

ÁREAS DE FORMAÇÃO ( Ciências Socioeconómicas ) ÁREAS DE FORMAÇÃO ( Línguas e Humanidades )

ENSINO SUPERIOR

MUNDO DO TRABALHO

C. CIENTÍFICO - HUMANÍSTICO CURSOS PROFISSIONAIS

ESCOLAS PROFISSIONAIS (10º, 11º E 12º)
AREAS :Agro-Alimentar; Ambiente e Recursos Naturais; Química AREAS : Construção Civil; Informática; Electricidade e Electrónica; Metalomecânica; Têxtil, Vestuário e Calçado AREAS : Design e Desenho Técnico; Artes Gráficas; Património Cultural e Produção Artística; Artes do Espectáculo AREAS : Administração, Serviços e Comércio

MUNDO DO TRABALHO

AREAS : Informação, Comunicação e Documentação; Intervenção Pessoal e Social; Hotelaria e Turismo

INSTITUTOS DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AREAS DE FORMAÇÃO / CURSOS
AREAS DE FORMAÇÃO / CURSOS AREAS DE FORMAÇÃO / CURSOS AREAS DE FORMAÇÃO / CURSOS AREAS DE FORMAÇÃO / CURSOS

Atenção: neste Sistema Educativo não estão referidas todas as ofertas formativas. Mais tarde terás acesso a essa informação!

Estes cursos permitem também o prosseguimento de estudos em cursos de especialização tecnológica ou de ensino superior. . principalmente.ESCOLAS SECUNDÁRIAS • Os CURSOS CIENTÍFICOS . que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem no curso valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão. • Os CURSOS PROFISSIONAIS são uma modalidade de educação. em articulação com o sector empresarial local. tendo em vista o prosseguimento de estudos para o ensino superior ( universitário ou politécnico ). aos alunos que pretendam obter uma formação de nível secundário.HUMANÍSTICOS destinam-se.

ESCOLAS SECUNDÁRIAS CURSOS CIENTÍFICO – HUMANÍSTICOS Curso de Ciências e Tecnologias Curso de Artes Visuais Curso de Ciências Socioeconómicas Curso de Línguas e Humanidades .

de Comunicação. de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos . Tec. Tec de Energias Renováveis. de Gestão do Ambiente. de Mecatrónica. Figurinos e Adereços. Electronica e Telecomunicações. Tec. Tec de Fotografia. de Gestão de Equipamentos. Tec.  Tec. de Construção Civil. Tec. de Contabilidade. Tec. Tec. de Electrotecnia. de Serviços Juridicos. Automação e Computadores. . de Frio e Climatização. Tec. de Apoio Psicossocial.  Tec.  Tec. Tec. de Electronica. Tec. Tec. Tec. Tec. de Informática de Gestão. Tec. Tec. •Tec.  Tec. Tec.Cenografia.  Tec. de Apoio à Gestão Desportiva  Tec.ESCOLAS SECUNDÁRIAS CURSOS PROFISSIONAIS  Tec. de Vendas. de Apoio à Infância. de Museologia e Gestão do Património. de Instalações Electricas. de Artes Gráficas. Arquivo e Documentação. Tec. Tec. Relações Publicas e Publicidade. de Audiovisuais. de Gestão. de Marketing. de Biblioteca. Tec. de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente. de Animação Sociocultural.  Tec. de Secretariado. de Análise Laboratorial.  Tec. Marketing. Tec. de Manutenção Industrial. Tec. de Artes do Espectáculo .  Tec. Tec. Tec. de Artes do Espectáculo – Interpretação. Tec. de Turismo . Tec. de Multimédia . de Design Gráfico. Tec. de Banca e Seguros. de Processamento e Controle de Qualidade Alimentar.  Tec. de Comércio.

Eng. Biologia. Agroalimentar. Geologia. Acesso a Cursos Superiores: Medicina. de Educação Física. Eng. Eng. Agrónoma. de Telecomunicações. Electrotécnica. Eng. Prof. Física. Química. Biotecnologia. Enfermagem. Psicologia. Mecânica. Informática. Eng. Eng. do Ambiente. Civil. etc… ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . Química. Eng. Eng.CURSO CIENTÍFICO – HUMANÍSTICO CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA • O curso de ciências e tecnologias tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilita observar e organizar o espaço envolvente. Eng. bem como compreender a ciência e a tecnologia e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.

Design Gráfico.CURSO CIENTÍFICO – HUMANÍSTICO CURSO DE ARTES VISUAIS • O curso de artes visuais tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o desenvolvimento das capacidades de representação. Favorece ainda a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correcto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional. Prof. etc… ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . a consciência critica e a expressão. • Acesso a Cursos Superiores: Arquitectura. Escultura. nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica. Pintura. contribuindo para o desenvolvimento da actividade criativa. a sensibilidade estética. de expressão gráfica e plástica. Design de Equipamento. de comunicação visual e de análise das obras de arte. de Educação Visual. Desenvolve-se a percepção visual. Design de Comunicação.

etc….HUMANÍSTICO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS • O curso de ciências socioeconómicas tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo e dos seus principais problemas socioeconómicos. Gestão. Finanças. • Acesso a Cursos Superiores: Economia.CURSO CIENTÍFICO . Este curso permite compreender conceitos básicos de ciência económica. normas básicas da contabilização da actividade económica das sociedades e aspectos relevantes da sua organização económica. Informática de Gestão. Fiscalidade. económica e social. conhecer os aspectos fundamentais das economias portuguesa e da união europeia e compreender as dinâmicas histórica. Administração Publica. Gestão Hoteleira . Gestão Bancária. ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . geográfica. Contabilidade.

Direito. Relações Internacionais. Prof. No que se refere às Humanidades obtém-se conhecimentos que possibilitam ao aluno estabelecer relações entre o passado e o presente. Psicologia. Tradução. Sociologia.etc… ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . História. a interpretação do mundo actual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve Acesso a Cursos Superiores: Línguas e Literaturas Modernas. do Ensino Básico.CURSO CIENTÍFICO – HUMANÍSTICO CURSO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES • Relativamente às Línguas. Prof. Jornalismo. o aluno adquire um conjunto de saberes referentes às competências linguísticas e comunicativas. de Línguas. Serviço Social. estruturas e funcionamento da língua portuguesa e línguas estrangeiras . Línguas e Literaturas Clássicas.

subsidiadas pelo Ministério de Educação. Nestas entidades são ministrados os Cursos Profissionais e os Cursos de Educação e Formação (CEF). Este tipo de ensino profissional tem como objectivo essencial o desenvolvimento da formação profissional qualificante dos jovens. prática e artística. . uma grande parte do curso é dedicada à formação técnica. Associações Sindicais. etc… São Escolas Privadas. Empresas. Assim.Escolas Profissionais As Escolas Profissionais são regulamentadas e reconhecidas pelo Ministério de Educação. tendo protocolos com Instituições da Sociedade Civil – Autarquias. um sistema de apoio social para os alunos mais carenciados. Associações Empresariais. permitindo ao jovem desenvolver competências especificas para o exercício de uma profissão. tendo também. tecnológica.

a transformação e conservação dos respectivos produtos. nomeadamente nos domínios da agricultura. Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar. Técnico de Energias Renováveis. Técnico de Sistemas de Informação Geográfica.ÁREA DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Engloba formações que preparam para o exercício de profissões que implicam prospectivar.ESCOLAS PROFISSIONAIS – 1. promover a higiene e segurança em vários contextos numa perspectiva ecológica e profissões no domínio da pesca. pecuária e industrias alimentares. Técnico de Gestão Equina. Técnico de Gestão do Ambiente. CURSOS: Técnico de Cartografia . Técnico Topógrafo / Geómetra.Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes.ÁREA AGRO – ALIMENTAR LISBOA E ARREDORES Engloba formações que preparam para o exercício de profissões relacionadas com exploração e produção agrícola e aquática. ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . a criação de animais. proteger e potencializar recursos existentes na natureza. Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho. 2. CURSOS: Técnico de Produção Agrária.

nomeadamente nos domínios petroquímico. CURSOS: Análise Laboratorial 4. farmacêutico. cosmético e produção de plástico. curtumes. pasta para papel.ESCOLAS PROFISSIONAIS – 3.ÁREA DE QUÍMICA LISBOA E ARREDORES Engloba formações que preparam para o exercício de profissões ligadas à fabricação e transformação de produtos químicos.OUTRAS ÁREAS CURSOS: Técnico de Óptica Ocular Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente Auxiliar de Acção Medica Auxiliar Protésico ( Clica no rato para aparecer os cursos ) .

Áudio.ELECTRICIDADE E ELECTRÓNICA Engloba formações que preparem para o exercício de profissões relacionadas com a produção e distribuição de energia eléctrica. projectar. . 3. Automação e Comando. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. em campos como telecomunicações. sistemas de radar e telecomando. Técnico de Electrónica. pontes e outras edificações. CURSOS: Técnico de Construção Civil 2. CURSOS: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. radiodifusão e televisão. CURSOS: Técnico de Electrónica e Telecomunicações. Video e TV.CONSTRUÇÃO CIVIL LISBOA E ARREDORES ( Clica no rato para aparecer os cursos ) Engloba formações que preparam para o exercício de profissões ligadas a conceber.ESCOLAS PROFISSIONAIS – 1. construir e reparar edifícios. de Electrónica. industria e navegação marítima e aérea. aplicadas em domínios múltiplos.INFORMÁTICA Engloba formações que preparam para o exercício de profissões que implicam o desenvolvimento de competências de analise de sistemas. programação e operação de computadores para tratamento informático. bem como prestar assistência no decorrer da execução dos mesmos. a instalação e conservação de redes eléctricas e a fabricação reparação e manutenção de aparelhos eléctricos e electrónicos. Técnico de Electricidade Naval. Técnico de Telecomunicações.

confecção de vestuário. 5. CURSOS: Técnico de Coordenação e Produção de Moda.METALOMECÂNICA LISBOA E ARREDORES Engloba formações que preparam para o exercício de profissões ligadas à produção. Técnico de Mecatrónica. fabrico de tecidos. CURSOS: Técnico de Mecânica Naval.ESCOLAS PROFISSIONAIS – 4. reparação e manutenção de máquinas e outros equipamentos mecânicos. produção de calçado e outros artigos em pele. VESTUÁRIO E CALÇADO Engloba formações que preparam para o exercício de profissões que implicam a produção e tratamento de fios naturais e fibras.TÊXTIL. e transformação de metais e à construção. ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . tratamento.

tanto a nível de concepção como da execução. tendo em vista a funcionalidade.ARTES GRÁFICAS Engloba formações que preparam para o exercício de profissões ligadas à composição.DESIGN E DESENHO TÉCNICO LISBOA E ARREDORES Engloba formações que preparam para o exercício de profissões que implicam executar com precisão e rigor as instruções fornecidas por outros profissionais na realização de obras ou equipamento utilitários. Técnico de Design de Moda. CURSOS: Técnico de Artes Gráficas ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . CURSOS: Técnico de Design. Técnico de Design Gráfico. a estética e o bem-estar dos seus utilizadores. 2.ESCOLAS PROFISSIONAIS – 1. impressão e montagem de textos e gravuras.

ARTES DO ESPECTÁCULO Engloba formações que preparam para o exercício de profissões que implicam a expressão individualizada de aptidões artísticas. restauro. bem como a expressão individualizada de talentos criativos com vista à produção de objectos artísticos em domínios como a pintura. a musica. o teatro. CURSOS: Técnico de Teatro. exigindo competências de expressão corporal ou vocal. Técnico de Vídeo. gestão e divulgação do património . cerâmica. Ofícios do Espectáculo.ESCOLAS PROFISSIONAIS – LISBOA E ARREDORES 3. Técnico de Música e Novas Tecnologias. Técnico de Audiovisual . o circo e o cinema. ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . conservação. escultura. Técnico de Som . Artes e Animação Circenses. Fotografia 4.PATRIMÓNIO CULTURAL E PRODUÇÃO ARTISTICA Engloba formações que preparam para o exercício de profissões que implicam a identificação. CURSOS: Assistente de Arqueólogo. joalharia e outros. Assistente de Conservação e Restauro. aplicadas a domínios como a dança. Técnico Multimédia.

Seguros. secretariado. Téc. de Transportes. de Administração Naval. incluindo dimensões como finanças. Téc. Téc. de Marketing.de Vitrinismo. Téc. Arquivo e Documentação. de Vendas. Téc. gestão. CURSOS: Técnico de Gestão . implicando o trabalho de escritório bem como o contacto de clientes. Téc. SERVIÇOS E COMÉRCIO Engloba formações que preparam para o exercício de profissões relacionadas com a administração e funcionamento de empresas e outras organizações.ESCOLAS PROFISSIONAIS – LISBOA E ARREDORES 1. Téc.ADMINISTRAÇÃO. de Banca e Seguros. Téc. seguros. contabilidade. Téc. promoção comercial. ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . de Comércio. de Informática de Gestão. Téc. de Biblioteca. Téc. de Contabilidade. Contramestre – Marinha Mercante.

tratamento. COMUNICAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO Engloba formações que preparam para o exercício de profissões que implicam competências de linguagem na criação ou interpretação de textos ou na comunicação oral. educação. Técnico de Apoio Psicossocial.INTERVENÇÃO PESSOAL E SOCIAL Engloba formações que preparam para o exercício de profissões que implicam a intervenção junto de pessoas. grupos. comunidade. organizações. protecção e transporte.ESCOLAS PROFISSIONAIS – LISBOA E ARREDORES 1. escrita ou audiovisual de conhecimentos ou ideias. em domínios como o serviço pessoal. CURSOS: Animador Sociocultural. social.INFORMAÇÃO. conservação e difusão de informação e documentação. CURSOS: Técnico de Comunicação / Marketing. Técnico de Secretariado 2. bem como de recolha. saúde. Geriatria ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . Técnico de Apoio à Infância. Relações Públicas e Publicidade.

Técnico de Recepção . bem como providenciar a deslocação e transporte de pessoas e optimizar os seus tempos de lazer. recepção e atendimento. CURSOS: Técnico de Turismo .ESCOLAS PROFISSIONAIS – LISBOA E ARREDORES 3.HOTELARIA E TURISMO Engloba formações que preparam para o exercício de profissões cujas funções consistem em assegurar o alojamento e/ou restauração. implicando nomeadamente competências nos domínios da gestão. ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . Técnico de Restauração .

Cursos de Aprendizagem Estes cursos tem a duração de 3 anos e são ministrados entre um Centro de Formação Profissional e uma Empresa. Estes cursos permitem o prosseguimento de estudos. Têm como objectivo preparar o aluno para o desempenho de profissões qualificadas e dão a possibilidade de obter uma qualificação profissional de nivel 3 ( equivalência ao 12º ano). .INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL O IEFP oferece várias modalidades de formação entre as quais há a salientar os Cursos de Aprendizagem e os Cursos de Educação e Formação para Adultos ( EFA) . Neste PowerPoint vai-se só referir aos Cursos de Aprendizagem.

Gestão do Ambiente .PRODUÇÃO AGRICOLA E ANIMAL / FLORICULTURA E JARDINAGEM ( Clica no rato para aparecer os cursos ) CURSOS: Técnicas de Produção Agrícola. Tec.SILVICULTURA E CAÇA / PROTECÇÃO DO AMBIENTE CURSO: Técnicas de Recursos Florestais e Ambientais. Técnicas de Produção Vitivinícola. 3. Técnico de Química Industrial. Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes 2.INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL ÁREAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO / CURSOS ( Equivalência ao 12º ano ) 1. Técnico de gestão cinegética . Técnicas Florestais.TECNOLOGIA DOS PROCESSOS QUIMICOS CURSOS: Técnico de Analise Laboratorial.

E.Cosmetologista ( Clica no rato para aparecer os cursos ) .SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO CURSO: Técnico de segurança e higiene no trabalho 6. tecnico de termalismo 5.F.I.P.CUIDADOS DE BELEZA CURSO: Esteticista . 4 – TECNOLOGIAS DE DIAGNOSTICO E TERAPEUTICA / SAUDE CURSO: Técnico de optica ocular .

E. 7 – DESPORTO CURSO: Técnico de gestão desportiva 8 .F.P. de Aquicultura 9 – INDUSTRIAS ALIMENTARES CURSO: Técnico de controlo de qualidade alimentar Técnico de transformado do pescado .I.PESCAS CURSO: Contramestre pescador Maquinista Pratico de 2ª classe Tec.

Técnico de Construção Naval / Embarcação de Recreios 11.METALURGIA E METALOMECÂNICA / CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO DE VEICULOS A MOTOR CURSOS: Técnico de CAD / CAM. Técnico de Projeto de Moldes e Modelos. Tec. Técnico de Mecatrónica de Automóveis Ligeiros. de desenho de construções mecânicas / de moldes .IEFP – CURSOS APRENDIZAGEM 10. Técnico de Aprovisionamento e Vendas de Peças .Fundição. Técnico de Electricidade de Edificações. de Laboratório. Tec.ELECTRICIDADE E ENERGIA CURSO: Técnico de Gás. Técnico de Refrigeração e Climatização ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . Técnico de Instalador de Sistemas de Bioenergia / Eólicos / Sistemas Solares Fotovaltaicos/ Sistemas Solares Térmicos. Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica. Técnico de Instalações Elétricas.

Tec. VESTUARIO. Técnico de obra. Tec. TV. Tec. de Desenho de Construção Civil 13. Tec. e Video ). de Design de Moda. de Medições e Orçamentos. CALÇADO E COURO CURSOS: Técnico de Desenho de Vestuário . Eletrónica de Equipamentos.INDUSTRIAS DO TEXTIL. Radio.CONSTRUÇÃO CIVIL E ENGENHARIA CIVIL CURSOS: Técnico de Topografia. de Electronica e Equipamentos de Som e Imagem ( Audio.ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO CURSOS: Técnico de Electrónica de Computadores.IEFP – CURSOS APRENDIZAGEM 12. Tec. Tec. de Tecelagem . Técnico de Telecomunicações 14. Modelista de calçado e de marroquinaria ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . Modelista de Vestuário.

de Joalharia/ Cravador..CIÊNCIAS INFORMÁTICAS CURSOS: Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes. Técnico de Cerâmica ( criativa. Técnico de Informática – Sistemas . de ourivesaria de pratas graúdas/cinzelador.MATERIAIS ( madeira. pintura ) Tec. Tec. Programador de Informática 16. cerâmica . ) / ARTESANATO CURSOS: Técnico de Desenho de Mobiliário. modelação.AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE MÉDIA CURSOS: Técnico de desenho gráfico.. laboratório. Técnico de vidro artístico 17. técnico de multimédia ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . de Joalharia/ Filigranas.IEFP – CURSOS APRENDIZAGEM 15. Tec.

de Marketing. de Vendas. Técnico de qualidade. Tec.COMERCIO / MARKETING E PUBLICIDADE / CONTABILIDADE E FISCALIDADE CURSOS: Técnico Comercial. Tec.FINANÇAS. BANCA E SEGUROS CURSOS: Técnico Comercial Bancário 19.IEFP – CURSOS APRENDIZAGEM 18. 20 – GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO / ENQUADRAMENTO NA ORGANIZAÇÃO . Tec. de Logística. de Vitrinismo. Técnico de relações laborais 21.SECRETARIADO E TRABALHO ADMINISTRATIVO CURSOS: Técnico Administrativo . Técnico de Secretariado ( Clica no rato para aparecer os cursos ) . Tec.EMPRESA CURSOS: Técnico de Apoio à Gestão.

Documentação e Comunicação . Tec.BIBLIOTECONOMIA. ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO CURSOS: Tecnico de Informação. Tecnico de Agencia de viagens e transportes.TRABALHO SOCIAL E DE ORIENTAÇÃO CURSOS: Animador sociocultural 23.IEFP 22.TURISMO E LAZER CURSOS: Acompanhante de Turismo Equestre .SERVIÇO DE APOIO A CRIANÇAS E JOVENS CURSOS: Tecnico de acção educativa 24. Tecnico de Informação e Animação Turistica . de Turismo Ambiental e Rural 25.

Técnico de Cozinha / Pastelaria .HOTELARIA E RESTAURAÇÃO CURSOS: Recepcionista de Hotel.HISTORIA E ARQUEOLOGIA CURSOS: Técnico de Museografia e Gestão do Património 27.26. Técnico de Mesa / Bar.

Guia das Profissões) www.novasoportunidades.pt (Instituto de Emprego e Formação Profissional – Formação para adultos) www.pt ( Portal do Instituto Nacional de Estatística – Classificação Portuguesa das Profissões – 2010 – pdf ) ( Clica no rato para aparecer os sites ) Fevereiro 2012 .anq.: sites da Internet).ine.• Estes diapositivos que acabaste de ver enquadram-se no âmbito das Actividades de Orientação Escolar e Profissional desenvolvidas no Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Básica 2º e 3º ciclos dos Pombais pela psicóloga escolar . as mesmas.gov. as informações relativas a determinados Cursos Profissionais e Cursos do Instituto de Emprego e Formação Profissional poderão sofrer actualizações em determinados momentos.iefp. daí a necessidade de confirmares.gov. • • Se quiseres obter mais informações podes consultar os seguintes sites da Internet: www. através de outras fontes de informação (ex.pt ( Guia de Acesso ao Ensino Secundário – Rede Escolar.pt (Agencia Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional ( ANQEP )– Referencial de Formação – Competências Profissionais) www. Há a necessidade de salientar que.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful