You are on page 1of 11

LABORATRIO DE ELETROELETRNICA

ETEC PROF. ALFREDO DE BARROS SANTOS CENTRO PAULA SOUZA


Grupo: Professor (a): Data: Experimento n 1: Curso: Turma:

PROCESSOS DE ELETRIZAO
1. Objetivos
Estudar fenmenos eletrostticos, provocando eletrizao de objetos por meio de atrito e por induo eletrosttica, alm de observar efeitos de atrao e repulso entre as cargas eltricas.

2. Lista de Material Utilizado


1 canudo plstico; 1 pedao de papel toalha; 1 rgua de plstico; Pedacinhos de papel picado.

3. Procedimento
3.1. Atrite o canudo com o papel toalha e logo depois tente coloc-lo na lousa e na parede. Anote o resultado obtido na tabela 4.1. 3.2. Agora atrite a rgua com o papel toalha. Aproxime a rgua dos pedacinhos de papel picado. Anote o resultado obtido na tabela 4.1.

4. Dados Experimentais
Tpico do Procedimento 3.1. Canudo colocado na parede aps ser atritado com papel toalha Descrio do Fenmeno Observado

3.2. Rgua aproximada dos pedacinhos de papel picado aps ser atritada com papel toalha
Tabela 4.1 Dados experimentais

5. Comentrios e Concluses
Tente desenhar a experincia realizada, mencionando os tipos de eletrizao que ocorreram em cada passo executado do procedimento experimental. Comente os resultados obtidos e escreva as suas concluses.

LABORATRIO DE ELETROELETRNICA

ETEC PROF. ALFREDO DE BARROS SANTOS CENTRO PAULA SOUZA


Grupo: Professor (a): Data: Experimento n 2: Curso: Turma:

RESISTNCIA ELTRICA E RESISTORES


1. Objetivos
Os objetivos principais desta aula de laboratrio so: Estudar o conceito de resistncia eltrica e condutncia eltrica; Familiarizar com os componentes eletrnicos resistores, os principais tipos e aplicaes; Familiarizar com o cdigo de cores dos resistores; Fazer leituras dos valores de resistores atravs do cdigo de cores e atravs de medio com o ohmmetro.

2. Introduo 2.1. Resistncia Eltrica e Condutncia Eltrica


Define-se resistncia eltrica a oposio interna de um material circulao de cargas, ou seja, a resistncia que um material oferece passagem de uma corrente eltrica. A unidade de resistncia eltrica o ohm (). A definio de condutncia a oposta da resistncia, ou seja, a facilidade que um material oferece passagem de uma corrente eltrica. A equao 2.1 expressa a condutncia:

= 1/ R

(2.1)

onde a condutncia e R a resistncia eltrica de um material. A unidade de condutncia eltrica o siemens (S).

2.2. Resistores
Resistores so componentes eltricos ou eletrnicos que limitam a intensidade de corrente eltrica de um circuito. Resistores especiais tambm so usados como transdutores em circuitos sensores. Transdutores so componentes eletrnicos que efetuam converso de energia de uma modalidade para outra onde, uma delas, necessariamente energia eltrica. Em outros circuitos, os resistores podem ser usados para dirigir fraes da corrente eltrica para partes particulares do circuito, assim como podem ser usados para controlar o ganho de tenso em amplificadores. Resistores tambm so usados em associaes com capacitores no intuito de alterar sua constante de tempo (ajuste do tempo de carga ou descarga). A maioria dos circuitos requer a presena de resistores para correto funcionamento. Assim sendo, preciso saber alguns detalhes sobre diferentes tipos de resistores e como fazer uma boa escolha dos resistores disponveis para uma particular aplicao. A figura 2.1 mostra as simbologias utilizadas para a representao de resistores ou resistncias em circuitos eltricos e eletrnicos.

Figura 2.1 Simbologias para resistores ou resistncias

2.3. Tipos de Resistores


Resistores de Filme de Carbono Resistores de filme de carbono (popularmente, resistores de carvo) so baratos, facilmente disponveis e podem ser obtidos com valores de 10% ou 5% dos valores neles marcados (ditos valores nominais). A ilustrao mostra detalhes construtivos de um resistor de filme de carbono (ou de carvo):

(a)

(b)

Figura 2.2 (a) Resistores de filme de carbono. (b) Esquema construtivo de um resistor de filme de carbono

Durante a construo, uma pelcula fina de carbono (filme) depositada sobre um pequeno tubo de cermica. O filme resistivo enrolado em hlice por fora do tubinho tudo com mquina automtica at que a resistncia entre os dois extremos fique to prxima quanto possvel do valor que se deseja. So acrescentados terminais (um em forma de tampa e outro em forma de fio) em cada extremo e, a seguir, o resistor recoberto com uma camada isolante. A etapa final a pintura das faixas coloridas transversais para indicar o valor da resistncia. Resistores de Filme Metlico Resistores de filme metlico ou de xido metlico so feitos de maneira similar aos de carbono, mas apresentam maior preciso, alta estabilidade e baixo coeficiente de temperatura, e so utilizados em aplicaes industriais e em instrumentao de preciso. A faixa de valores de potncia vai de 0,1 W a 500 kW e tolerncia no valor nominal de resistncia vai de 2% at 0,02%.

Figura 2.3 Resistores de filme metlico

Resistores de Fio Resistores de fio so feitos enrolando fios finos, fabricados com ligas especiais, sobre uma barra cermica. Eles podem ser confeccionados com extrema preciso a ponto de serem recomendados para circuitos e reparos de multitestes, osciloscpios e outros aparelhos de medio. Alguns desses tipos de resistores permitem passagem de correntes muito intensas sem que ocorra aquecimento excessivo e, como tais, podem ser usados em fontes de alimentao e outras aplicaes com potncias mais altas.

Figura 2.3 Resistores de fio

Resistncias Variveis Potencimetros e Reostatos Um potencimetro um resistor varivel de 3 terminais, sendo 2 ligados s extremidades da resistncia e um ligado a um cursor mvel. Entre os terminais extremos a resistncia fixa, e entre um extremo e o cursor (terminal do meio) a resistncia pode ser ajustada. A variao da resistncia feita atravs de uma haste acoplada ao cursor. Os potencimetros so utilizados em circuitos para variar grandezas controladas por corrente ou tenso eltrica, tais como: volume de som, contraste de cores em TV, temperaturas, etc. Os valores encontrados comercialmente podem variar de alguns ohms at megaohms. Reostato tambm uma resistncia de fio varivel ou ajustvel. O valor de resistncia eltrica varia em funo do comprimento do fio utilizado entre os contatos mvel (cursor) e fixo. Os reostatos so amplamente utilizados em aplicaes industriais e em equipamentos de maior potncia.

(a)

(b)

(c)

Figura 2.4 Resistncias variveis: (a) Potencimetro. (b) Reostato. (c) Simbologia para resistores variveis.

2.4. Cdigo de Cores para Resistores


O valor de resistncia nominal de um resistor e a tolerncia podem ser identificados atravs do cdigo de cores. O cdigo de cores consiste de faixas pintadas na superfcie do componente. No cdigo de cores para resistores, as duas primeiras faixas correspondem aos dois primeiros dgitos do valor de resistncia, a terceira faixa corresponde ao fator multiplicativo e a quarta faixa (quando existir), um pouco mais afastada das outras trs, a faixa de tolerncia, que informa a preciso do valor real da resistncia em relao ao valor lido pelo cdigo de cores, expresso em termos de porcentagem.

1 faixa: 1 dgito 2 faixa: 2 dgito 3 faixa: fator multiplicativo

4 faixa: tolerncia

Figura 2.5 Resistor e seu cdigo de cores.

A tabela 2.1 mostra os valores numricos correspondentes a cada faixa. Cores Prata Ouro Preto Marrom Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta Cinza Branco 1 faixa 1 digito 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 2 faixa 2digito 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 3 faixa - Fator 4 faixa Multiplicativo Tolerncia 102 10 1 10 102 10 10 10 10 10 3 4 5 6 7 1

10% 5% 1% 2% 3% 4% -

Tabela 2.1 Valores correspondentes ao cdigo de cores.

3. Material Utilizado
Resistores e multmetro.

4. Procedimento
4.1. Leia o cdigo de cores de alguns resistores, anotando as cores das faixas e o valor de resistncia identificado atravs do cdigo na tabela 5.1. 4.2. Utilizando o multmetro como ohmmetro, mea os valores dos resistores. Compare os valores identificados a partir do cdigo de cores e medidos com o ohmmetro, calculando a diferena percentual. Anote os resultados na tabela 5.1.

5. Dados Experimentais
Cor 1 faixa Cor 2 faixa Cor 3 faixa Cor 4 faixa Valor Nominal de R Cdigo de Cores ( ) Valor de R Medido ( ) Diferena % entre Nominal e Medido)

Tabela 5.1 Dados Experimentais.

A frmula abaixo permite calcular a diferena percentual entre o valor nominal de resistncia (obtido atravs do cdigo de cores) e o valor medido com o ohmmetro:

diferena% =

valor medido valor nominal 100 valor nominal

A tabela 5.2 traz os prefixos numricos relativos a potncias de dez usuais. Valor 10
12 9 6 3

Prefixo SI Smbolo SI tera giga mega quilo (T) (G) (M) (k)

Valor 103 106 109 1012 10


15

Prefixo SI Smbolo SI mili micro nano pico femto (m) ( ) (n) (p) (f)

10 10 10

Tabela 5.2 Prefixos Numricos.

6. Questes
6.1) D os valores hmicos nominais e o valor da tolerncia dos resistores que apresentam as seguintes faixas de cores: a) marrom, preto, vermelho, ouro b) cinza, vermelho, vermelho, ouro c) laranja, laranja, preto, vermelho d) amarelo, violeta, azul, prata e) marrom, preto, preto, marrom f) vermelho, vermelho, vermelho, ouro g) laranja, azul, verde, ouro h) verde, azul, violeta, vermelho

6.2) Escreva as cores das faixas a partir dos valores dados de resistncia e tolerncia: a) 100 k 10%: b) 33 1%: c) 220 5%: d) 4,7 k 2%: e) 5,1 M 5%: f) 91 5%: g) 130 k 1%: h) 68 k 10%:

7. Comentrios e Concluses
Comente os resultados obtidos e escreva as suas concluses em relao a esta aula.

LABORATRIO DE ELETROELETRNICA

ETEC PROF. ALFREDO DE BARROS SANTOS CENTRO PAULA SOUZA


Grupo: Professor (a): Data: Curso: Turma:

Experimento n 3:

SIMBOLOGIAS, MEDIDAS ELTRICAS E 1 LEI DE OHM


1. Objetivos
Os objetivos principais desta aula de laboratrio so: Familiarizar com as simbologias utilizadas para representao de circuitos eltricos e eletrnicos; Contextualizar dos conceitos de tenso, corrente e resistncia eltrica, pela discusso do seu significado fsico e da sua medida, pelo estabelecimento de analogia com um modelo hidrulico, e pela montagem e execuo da medida experimental dessas grandezas num circuito; Conhecer os aparelhos de medida (ampermetros e voltmetros analgicos e multmetro digital) e seu uso (modo de emprego, escolha da escala mais apropriada, leitura da medida); Realizar medidas de tenso, corrente e resistncia; Compreender a 1 Lei de Ohm.

2. Introduo 2.1. Simbologias em Desenhos de Circuitos Eltricos e Eletrnicos


Em desenhos ou diagramas de circuitos eltricos e eletrnicos so utilizadas simbologias padronizadas para fazer a representao de componentes, aparelhos, equipamentos e instrumentos. A seguir sero apresentadas algumas simbologias usuais para componentes, aparelhos, equipamentos e instrumentos eltricos e eletrnicos, assim como uma breve descrio de cada simbologia apresentada.

Figura 2.1 Simbologias de alguns componentes eltricos e eletrnicos.

2.2. Medidas Eltricas


2.2.1. O Multmetro O multmetro um instrumento verstil, que engloba medidores de corrente, tenso e resistncia em um nico aparelho. A pea central do multmetro, assim como da maioria dos indicadores eltricos, um detector sensvel de intensidade de corrente. Nos instrumentos digitais, faz-se passar a corrente por resistores de alta preciso e o sinal de tenso assim gerado digitalizado por um chip conversor analgico-digital e apresentado numericamente no mostrador do aparelho. Por sua construo, os aparelhos digitais so bastante precisos.

Os multmetros apresentam diversas funes e escalas, selecionveis ou pelo giro de uma chave seletora, ou por diferentes bornes de conexo; podem assim ser configurados para trabalhar como ampermetros (indicadores de corrente), voltmetros (indicadores de diferena de potencial ou tenso eltrica) e ohmmetros (medidores de resistncia eltrica) de diversos fundos de escala.

(a)

(b)
Figura 2.2 Equipamentos para medio de grandezas eltricas: (a) multmetro analgico; (b) multmetro digital; (c) ampermetro alicate.

(c)

2.2.2. Medidas de Tenso Um voltmetro mede a tenso ou diferena de potencial entre seus terminais. Para medir a diferena de potencial entre os terminais de um componente qualquer em um circuito, como por exemplo um resistor (veja Figura 2.3) necessrio conect-lo em paralelo com o resistor, de forma que VV = VR.

V R iv
(a)

(b)

Figura 2.3 (a) Modelo de um voltmetro, (b) Medida de tenso com um voltmetro.

A introduo do voltmetro em paralelo com o resistor altera a tenso e a corrente no resistor. Se RIV >> R esse efeito ser desprezvel, portanto desejvel que um voltmetro tenha resistncia to grande quanto possvel (idealmente infinita). Portanto, para um voltmetro ideal, RIV .

2.2.3. Medidas de Corrente Um ampermetro mede a corrente IA que o atravessa. Para faz-lo medir a corrente IR que atravessa o resistor necessrio conect-lo em srie com o resistor, de forma que IA = IR.

A A R ia
(a)

(b)

Figura 2.4 (a) Modelo de um ampermetro, (b) Medida de corrente com um ampermetro.

A introduo do ampermetro em srie com o resistor aumenta a resistncia total, alterando a tenso e a corrente no resistor. Se RIA << R esse efeito ser desprezvel, portanto desejvel que um ampermetro tenha resistncia to pequena quanto possvel (idealmente nula). Portanto, para um ampermetro ideal, RIA 0. 2.2.4. Medidas de Resistncia Um ohmmetro mede a resistncia de um resistor aplicando uma diferena de potencial sobre o resistor e medindo a corrente que o percorre. O resistor precisa ser desconectado do circuito ao qual est ligado para ter sua resistncia medida por um ohmmetro.

Figura 2.5 Medida de resistncia com um ohmmetro.

A resistncia tambm pode ser determinada de uma forma indireta, atravs das medidas da tenso e da corrente no resistor, calculando-se a razo entre as duas medidas.

2.3. 1 Lei de Ohm


No ano de 1827, o fsico alemo Georg Simon Ohm mostrou experimentalmente que a corrente que circula por um material condutor mantido a uma temperatura constante proporcional tenso eltrica aplicada s extremidades deste e inversamente proporcional resistncia eltrica do material condutor. A partir desta constatao, Ohm fundamentou a lei fundamental da Eletrodinmica: a 1 Lei de Ohm. A 1 Lei de Ohm comumente expressa atravs da equao 2.1:

V = RI
(2.1)

sendo:

V: tenso eltrica ou diferena de potencial (volt (V)); R: resistncia eltrica (ohm ()); I: corrente eltrica, (ampre (A)).
Assim, 1 volt = 1 ohm 1 ampre.

3. Material Utilizado
resistores; fonte de tenso contnua; multmetro; protoboard; folha de papel milimetrado.

4. Procedimento
4.1) Faa a leitura do valor nominal da resistncia do resistor atravs do cdigo de cores. Utilize o multmetro como ohmmetro e mea o valor real da resistncia do resistor. Anote os valores encontrados. Valor nominal de R: Valor real de R:

4.2) Mea a tenso da fonte utilizando o multmetro como voltmetro e ajuste-a para 0 V. Monte o circuito da figura 4.1. Varie a tenso da fonte conforme os valores mostrados na tabela 5.1, e para cada valor de tenso listado mea o valor correspondente de corrente que passa pelo circuito, utilizando o multmetro como ampermetro.

A V R V

Figura 4.1 Circuito com fonte de tenso contnua e resistor.

4.3) Com os dados da tabela 5.1, monte um grfico de V I em papel milimetrado. 4.4) Mea os valores de R1 e R2. Monte o circuito da figura 4.2. Ajuste a fonte de tenso para 5 V. Mea a corrente do circuito e a tenso em cada resistor. Anote os valores na tabela 5.2.

R1

R2

Figura 4.2 Circuito com resistores em srie.

R1 =

R2 =

4.5) Monte o circuito da figura 4.3. Ajuste a fonte de tenso para 5 V. Mea a corrente fornecida pela fonte de tenso e a corrente em cada resistor. Anote os valores na tabela 5.3.

R1

R2

Figura 4.3 Circuito com resistores em paralelo.

5. Dados Experimentais
5.1) Dados experimentais referentes ao circuito da figura 4.1. Tenso da 0 1 2 3 fonte (V) Corrente ( A ou mA)

Tabela 5.1 Medidas de corrente.

5.2) Dados experimentais referentes ao circuito da figura 4.2. Corrente I = Tenso VR1 = Tenso VR2 =
Tabela 5.2

5.3) Dados experimentais referentes ao circuito da figura 4.3. Corrente I = Corrente IR1 = Corrente IR2 =
Tabela 5.3

6. Comentrios e Concluses
Comente os resultados obtidos e escreva as suas concluses em relao a esta aula.

You might also like