You are on page 1of 11

Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche 1 semestre 2008 Vol.1 n1 pp.

01-11

Solido e criao

Affonso Henrique Vieira da Costa* Resumo: O objetivo do artigo o de pensar sobre a relao entre a solido e a criao a partir do discurso Do caminho do criador de Assim falou Zaratustra. Com a morte de Deus, entendida como desvalorizao de todos os valores supremos, a solido analisada como inerente nossa poca histrica e a criao como possibilidade de retomada da vida desde uma outra instncia, a saber, a da fidelidade Terra caracterstica do superhomem. Palavras-chave: Solido; Criao; Zaratustra

Solitude and creation

Abstract: The objective of this article is to reflect on the relationship between solitude and creation in the speech Of the way of the creator from Thus spoke Zarathustra. After the death of God, understood as devaluation of superior values, solitude is analyzed as inherent to our historical moment, and creation as the possibility to resume life from a different instance, the one of loyalty to Earth which is characteristic of the Superman. Key-words: Solitude; Creation; Zarathustra

I No pretendemos aqui, como o especialista, explicar um texto de Nietzsche, ainda menos no modo do colecionador e do catalogador que se lanam na coleta de dados e no se voltam para o seu sentido primrio porque ou se afogam na mera objetividade do que classificam ou se inflam na subjetividade de quem, de fora, procura dizer aquilo que no texto no dito, forando-o e, com isso, afastando-se dele. Com isso presente, acreditamos que a tarefa de quem sente a necessidade de pensar rdua porque sempre est em uma luta contra si mesmo, no sentido de ter que abrir mo daquilo que aparece como falta ou como excesso e que atrapalha toda possibilidade de apropriao sincera das questes, pois vive na tenso, na linha-limiar
*

Doutorando em Filosofia do PPGF-UFRJ.

1 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Affonso Henrique Vieira da Costa

em que o prprio pensamento pode se manifestar e tambm se subtrair, independentemente da vontade do sujeito. Mas, afinal de contas, quem o porta-voz de tal posio diante da necessidade de interpretao de todo dizer? o prprio Zaratustra, aquele que fala pela boca de Nietzsche. Isto nos soa estranho. Deixemos que soe assim. Pois nesse estranhamento que podemos ser despertados de um sono profundo, um sono que, segundo o prprio Nietzsche, atravessa toda Histria, submetendo o homem ao infra-humano, perda total de seus horizontes, posto que se encontra perdido em uma conjuntura na qual os mais altos valores se desvalorizaram e, ao tentar ainda a ela se agarrar, afasta-se progressivamente do lugar a partir do qual novos valores poderiam ser criados.

II Depois desse breve intrito, procuraremos pensar no que vem a ser a solido e sua relao com a criao a partir do texto intitulado Do caminho do criador, pertencente primeira parte do livro de Nietzsche chamado Assim falou Zaratustra (Cf. ZA, Do caminho do criador, pp.77-80). No entanto, os estudos sobre Nietzsche costumam nos advertir para o fato de que toda esta primeira parte remete para a questo da fundamentao do super-homem. Porm, jamais entenderamos o que isto significaria caso no observssemos tambm que o fundo desde o qual tal pensamento emerge se forja desde a compreenso da desvalorizao de todos os valores supremos, em outras palavras, desde a prpria morte de Deus. Do caminho do criador, assim como todos os textos desta primeira parte, traz j consigo tal problemtica e a exigncia de uma incorporao a ela de modo que se possa ir ao encontro da solido inerente nossa poca histrica, assumindo a sua destinao e a criao como possibilidade de retomada da vida desde uma outra instncia, a saber, a da fidelidade Terra. A derrocada dos mais altos valores e a necessidade de, na hora certa, ir ao encontro de sua verdade, nos exposta j no seu primeiro discurso intitulado Das trs metamorfoses (Cf. ZA, Das trs metamorfoses, pp.43-45). A, v-se, claramente, no s os caminhos pelos quais Nietzsche percorreu at chegar ao seu Assim falou

2 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Solido e criao

Zaratustra, como tambm o percurso necessrio a ser percorrido por cada um que pretenda ir ao encontro de si mesmo (Ibidem, p. 43). Entretanto, para que no fiquemos perdidos e no tomemos o dito acima como mera tagarelice, ouamos o que Eugen Fink tem a nos dizer a esse respeito:
O fato de a prpria vida de Nietzsche percorrer essas etapas e modificaes que ele exige para o homem mostra apenas a seriedade do seu pensamento que o obriga a ele prprio. Ele existe como pensador, ele vive o seu pensamento e pensa a sua vida (FINK, E. A filosofia de Nietzsche, p. 78).

De acordo com isso, como poderamos, ento, querer ir ao encontro do caminho do criador se ns mesmos nos recusssemos a caminhar? O que propriamente uma caminhada?

III Muitas vezes nos encontramos por demais atarefados em nossas atividades e resolvemos, repentinamente, espairecer. Samos. Antes, contudo, invariavelmente, nos perguntam: - Aonde voc vai? Simplesmente respondemos que vamos dar uma caminhada. Essa caminhada um pr-se a caminho. um ir por a sem querer chegar a lugar nenhum. Mas, e se justamente em situaes como essa, onde no buscamos nada, onde deixamos aparentemente tudo de lado e nos sentimos mais leves, que o pensamento espera o momento oportuno para nos visitar? Do caminho do criador um texto que nos impe a necessidade da escuta, de uma escuta solitria que s se d quando nos dispomos caminhada. Caminhar um crescer com aquilo que no percurso que se faz vai sendo conquistado. O que conquistado no o pelo poder do sujeito e nem est submetido sua fora. No! Ele dado, presenteado custa daquilo que tambm exige do pensador sua devoo. De que outro modo entenderamos a passagem supracitada de Eugen Fink acerca de Nietzsche que diz que o pensamento o obriga a ele prprio? O pensador est no balano do dar-se e do recolher-se do pensamento. Ele no forte o suficiente para domin-lo e t-lo quando bem quiser. Alis, ele se pe no sentido contrrio ao do poder da razo que tudo quer calcular e assegurar atravs de conceitos e regras que atravessaram toda a Histria da Filosofia.

3 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Affonso Henrique Vieira da Costa

Caminhar, portanto, deixar-se ser tomado por uma disposio que abre o pensar como uma possibilidade de ser.

IV Mas, o que essa disposio? no seu interior, aprendendo com ela, tendo em vista algo mais elevado, a saber, a criao, que Nietzsche quer nos remeter. Tal tarefa, no entanto, no fcil e a psicologia com que o pensador trabalha na elaborao de seu texto nos pe no estado de nos sentirmos afetados por aquilo que por ele dito. Este procedimento nos incomoda desde as primeiras linhas. Ser incomodado sair do comodismo de um modo de ser que no se lana mais para alm de si com o intuito de produzir aquilo que aparece como sendo o necessrio e que constitui um prprio. neste mesmo sentido que Nietzsche inicialmente nos instiga. Ouvimos o seguinte de Zaratustra: Queres, meu irmo, refugiar-te na solido? Queres procurar o caminho de ti mesmo? Detm-te mais um pouco e escuta-me (NIETZSCHE, F. ZA, Do caminho do criador, p.77). Em toda procura de si mesmo h que se ter um querer. Em todo querer h um risco. pondo-se no risco que escutamos. A escuta sempre solitria, nica e intransfervel. Nietzsche, portanto, nos convida a participar dessa escuta. Para que comunguemos com esse intento, precisamos observar suas exigncias. Dentre elas, a principal a de que continuemos a nos manter no prprio risco. Por conta disso, logo em seguida, ouvimos uma advertncia: Quem procura, facilmente se perde a si mesmo (Ibidem, p.77). Como ler essa advertncia e no se sentir ferido por ela? Ela atravessa o fundo de nosso peito como se fosse um eco de nosso prprio ser que, temeroso, se perguntasse a si mesmo: Vais querer continuar nessa empreitada? preciso, ento, um querer forte, que, ao visar o encontrar-se consigo mesmo, almeje at mesmo um perder-se a si mesmo.

4 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Solido e criao

Essa perda de si mesmo, que em um primeiro momento parece ser um extravio, se desdobra como um deixar-se ser conduzido por aquilo que na escuta aparece como sendo o essencial e como um deixar-se desprender do rebanho1. O esprito, conforme Zaratustra diz em outras passagens, para ganhar um mundo, precisa perder um mundo. Estaramos dispostos a perd-lo? E se nada ganharmos? Na criao no h trocas. No podemos calcular ganhos e perdas. Somos todos funmbulos por tambm andarmos na corda bamba. Nossa vida est sempre por um fio. Mas o fato que nada queremos saber acerca disso. Fugimos dessa situao. No a enfrentamos e, por isso mesmo, tambm no nos abrimos para o que o mais elevado.

V Mas, o que o mais elevado na nossa poca? Para que comunguemos com tal interrogao, precisamos estar atentos ao que denominamos de abertura. O superhomem justamente o homem que est aberto compreenso de nossa poca histrica. Ele no um super-heri e nem tambm um ser que, dadas as condies biolgicas, desenvolveu-se e superou o homem. Ele o prprio homem metamorfoseado, isto , transformado de modo a ser capaz de assumir o niilismo e transfigur-lo, dando origem a uma nova aurora. De acordo com isso, eis que uma outra pergunta se faz persistente: Como assumir o niilismo? Resposta: Sentindo-o desde as entranhas. Este sentir no uma coisa qualquer. O prprio sentir o toque, a disposio acima mencionada ou, se se quiser, o pathos, a afeco, o ser tomado por... Por qu? Pelo nada do niilismo. Pelo vazio da vida que se perdeu de si mesma, que no gera mais vida, que se agarra ao dado, que se sente cansada, impotente e torna-se incapaz de criar, isto , de ir ao encontro do seu movimento mais prprio, de seu fazer, desfazer e refazer. O mais elevado, ento, o dispor-se a esse estado de coisas, melhor, caminhada que se dirige ao fim dos caminhos, espera de um novo caminho.

do prprio Nietzsche a seguinte afirmao contida no mesmo texto que estamos tentando pensar: E, durante muito tempo, pertenceste ao rebanho.

5 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Affonso Henrique Vieira da Costa

Estamos dispostos a isso? Como nos encontramos hoje? Sentimos realmente o vazio do nada atravessar o nosso ser de tal modo que no encontramos mais sada? Experimentamos o sem sada?

VI Experimentar o sem sada estar sozinho consigo mesmo, na sua angstia, diante do nada desolador. A, nessa situao de deciso, Nietzsche nos pro-voca com seus pensamentos abissais: Queres, porm, seguir o caminho de tua angstia, que o caminho no rumo de ti mesmo? Mostra-me, pois, que tens direito e fora para tanto! (Ibidem, p.78). Duas perguntas se seguem da. Primeira: Por que o caminho da angstia o caminho no rumo de ns mesmos? Segunda: Como assim, ter direito e fora para isso? No texto Que metafsica, Heidegger nos mostra que a angstia no ansiedade. Ao contrrio dessa, ela sempre indeterminada. Nunca sabemos o que nos angustia. Caso sejamos perguntados acerca disso, respondemos invariavelmente que no nada. A resposta nos trai, pois justamente esse nada que nos aflige. Somos por ele determinados. Ele nos acossa e, no seu dar-se, tudo se torna estranho, pois o real como que se afasta de ns. Perdemos o fundo. Nos encontramos suspensos no meio do nada. Ao nos suspender assim, provocando-nos um estranhamento com relao a todas as coisas e tambm conosco mesmos, o nada nos dispe na manifestao do real, isto , ele revela o ente como o que nos surpreende diante de toda possibilidade de no ser. O nada, com isso, revela ao homem sua transcendncia. O homem j est sempre a, no aberto do ser. A angstia forja a necessidade de ir ao encontro do que o humano no homem, trazendo consigo o manifestar-se do ente em sua totalidade, de modo que ele esteja na sua compreenso, sendo de acordo com o seu prprio modo de ser. neste sentido que a angstia caminho no rumo de ns mesmos. Ela revela que o homem transcendncia. Esse homem, que assume a sua transcendncia em nossa poca histrica, poca em que vige o niilismo como fuga do nada da angstia, que precisa assumir o fato de que Deus est morto e, como conseqncia, a fidelidade Terra, o super-homem. Mas, por que Zaratustra quer que mostremos que temos direito e fora para isso? Porque o que est em jogo o peso de toda Histria da Metafsica at ento. esse peso que carregamos nas costas e dele que temos que nos libertar. Ter o direito para
6 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Solido e criao

executar tal intento , ao mesmo tempo, ter foras para suportar o vazio de nossa poca e poder ir ao encontro do que nela se abre como destino do humano. Somente ao criador, que vive desde a sua solido mais profunda, investido da fidelidade Terra, dado o direito de ir ao encontro das alturas, isto , de querer metamorfosear a si mesmo para poder se reencontrar com um novo princpio. Acerca disso, Zaratustra nos questiona no mais profundo de nosso ser:
Oh, h tanta cobia das alturas! H tantas crispaes dos ambiciosos! Mostra-me que no s dos cobiosos nem dos ambiciosos! Oh, h tantos grandes pensamentos que no obram mais do que um fole: produzem vento e tornam mais vazio. (ZA, Do caminho do criador, p. 78).

O super-homem no aquele que produz vento de modo a esvaziar ainda mais o sentido da Terra. Ao contrrio, do vazio que ele cresce, experimentando o niilismo e todas as suas conseqncias mais terrveis. Ele precisa ser, como disse Nietzsche, certa vez, acerca de si mesmo, um niilista per-feito, isto , viver e experimentar todas as etapas, conformaes e envios do niilismo. Somente chegando ao seu fim, ele se abre para um novo princpio.

VII Mas, o que um novo princpio? Em seu texto O porvir de Nietzsche, Emmanuel Carneiro Leo escreve:
Hoje em dia estamos de novo nos interstcios da Histria de passagem para um novo milnio. Todos os parmetros desvaneceram, todos os valores se gastaram, os princpios de ordem perderam fora. Vivemos um estado fluido e malevel. O antigo j no tem a importncia que tinha. O passado enfraqueceu seu poder e o futuro, se de certa forma, j veio, ainda no se instalou de todo. Estamos em um intervalo histrico. tempo de desinstalao. dia de criao (LEO, C. O porvir de Nietzsche, p.77).

O texto nos fala de parmetros desvanecidos, de enfraquecimento do passado e de intervalo histrico. De algum modo vivemos numa poca de passagem, onde aquilo que um dia teve seu incio perdeu o seu vigor. Chegar ao fim de uma poca significa dizer que chegamos sua completude. Fim plenitude do princpio. Se precisamos superar a nossa poca histrica, isto no pode querer dizer que essa atitude que reclama
7 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Affonso Henrique Vieira da Costa

por superao simplesmente progressiva. No isso o que Nietzsche fala. O que est em jogo a retomada do lugar a partir do qual isto que o real se manifesta desde sua possibilidade de ser e de no ser. Este lugar origem, arch. Trata-se da retomada da vida, melhor, da vida da vida. Por isso o texto diz: tempo de desinstalao. dia de criao (Ibidem, p. 77). Ir ao encontro da vida da vida no significa atingir um porto seguro, uma instncia em que todos os problemas estariam resolvidos. Antes estar na compreenso de que o dar-se de seu vigor necessita de que nos desinstalemos e que no queiramos mais nos assegurar daquilo que j envelheceu, petrificou. preciso que estejamos expostos ao nada em constituio2, ao nada que no nem negativo e nem positivo, mas transitivo, posto que nos dispe na possibilidade da criao. Mais uma vez Nietzsche nos convida a pensar: s uma fora, um novo direito? Um movimento inicial? Uma roda que gira por si mesma? Podes, tambm, obrigar estrelas a girarem a teu redor? (NIETZSCHE, F. ZA, Do caminho do criador, p. 78.). O que est em questo a possibilidade de criao desde a solido. A e justamente a somos apropriados pela fora criativa, pela vida da vida, desde a possibilidade de no ser, ganhando uma determinao, um afazer. neste instante que podemos ser levados compreenso de que ser apropriado ao mesmo tempo um deixar apropriar-se por uma tarefa realizadora que remete cada um a si prprio. Ouamos o que tem a nos dizer sobre isso Eugen Fink:
O homem , numa acepo essencial, o criador. Do caminho do criador o ttulo de um discurso que retoma o tema da metamorfose da existncia. O caminho do criador leva ao mais extremo isolamento, afasta de todas as comunidades da vida, de todos os lugares, de todo amor e de toda a compaixo, o isolamento individualiza remetendo cada um a si prprio. (FINK, E. A filosofia de Nietzsche, p.78).

O que , entretanto, essa individualizao, essa determinao?

VIII A determinao por excelncia se funda na possibilidade da total indeterminao. Ali, onde presenciamos mais propriamente a morte como nossa possibilidade mais prpria, ergue-se sobre ns, como uma necessidade, um determinado
Acerca disso, muito importante a leitura do belo texto de Marcia S Cavalcante Schuback intitulado Sem ttulo, presente em Revista Tempo Brasileiro, 143: 5/14, out.-dez, 2000.
2

8 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Solido e criao

afazer que nos liga radicalmente vida restituindo-nos aquilo que antes julgvamos j ter perdido: a juntura com o mundo a partir de uma tarefa que se desdobra como sendo exclusivamente necessria. O texto de Nietzsche chama tal ao, que se dispe a esse modo supremo de ser, de livre. Mas, no se trata de uma liberdade qualquer. No se est falando de um ser livre de. No mbito do ser livre de alguma coisa, ainda no atingimos uma indeterminao que exigisse de ns uma determinao desde... nada. Quem quer ser livre de... alguma coisa, por incrvel que possa parecer, ainda se encontra determinado por essa alguma coisa da qual se quer ser livre. preciso transcend-la, lanar-se no vazio do nada querer para reencontrar-se com o originrio querer, o vigoroso, que quer, acima de tudo, a si mesmo. por isso que Nietzsche pode dizer no mesmo texto, com certo ar de desprezo, que nos provoca profundamente:
Teus pensamentos dominantes quero ouvir, no que escapaste de um jugo. s tal que tinha direito a escapar de um jugo? H os que ao deitarem fora sua condio de servos, deitaram fora o seu derradeiro valor. Livre de qu? Que importa isso a Zaratustra! Mas claramente deve teu olho informar-me: livre para qu? (NIETZSCHE, F. ZA, Do caminho do criador, p. 78)

Esse ser livre para uma conquista do querer vigoroso que quer ir ao encontro de si mesmo. Tal conquista, porm, s ocorre se o esprito se dispe solido. Esta, por seu turno, no uma espcie de um querer que quer ficar sozinho e, de acordo com a subjetividade de cada um, poder afastar-se de todos e, at mesmo, se isolar em uma paisagem idlica. A solido mais prpria se manifesta a partir de uma disposio de humor que toma conta do esprito arrastando-o de roldo, retirando-o do rebanho, do lugar-comum e distanciando-o de tudo aquilo que tomava como certo e indubitvel, como dado, pronto e acabado. Com isso, as coisas elas mesmas como que se afastam de ns. O nosso prprio ser, em seu todo, nos causa estranheza. a hora em que tudo se revela com uma gravidade imprevista. a hora do temor e tremor, como diria Kierkegaard, que nos aponta o dedo na cara impondo-nos uma deciso: Se tu te afastaste do geral por culpa
9 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Affonso Henrique Vieira da Costa

exclusivamente tua, a nica possibilidade de vir a reencontr-lo estabelecendo uma relao absoluta com o absoluto (KIERKEGAARD, S. Temor e tremor, p. 122). E a afundamo-nos no nada3. do mesmo quilate a advertncia de Nietzsche. Diz ela: Mas, algum dia, sentirs o cansao da solido, algum dia, sentirs a tua altivez dobrar-se e a tua coragem ranger os dentes. Algum dia gritars: Estou s! (NIETZSCHE, F. ZA, Do caminho do criador, p. 78). Esta solido no nada de subjetivo. De maneira alguma. Ela s verdadeira solido porque mata a subjetividade. O seu assentimento s possvel se somos nossos prprios assassinos e queremos a nossa morte. o prprio Nietzsche que, mais uma vez, nos instiga: Mas s tu capaz disto: ser um assassino? (Ibidem) preciso ser o seu prprio assassino, morrendo no tempo certo, para abrir-se possibilidade da criao. por isso que o querer liberta, porque quer, antes de tudo, o espao aberto de manifestao do ente. a ainda que se torna possvel a criao, entre toda possibilidade de ser e de no ser, no fino fio que liga o criador vida, sempre a caminho, jogando fora o feito e lanando-se, em meio ao querer vigoroso e solido autntica, ao que h por fazer. , portanto, de acordo com isso, que podemos ouvir as palavras finais de Zaratustra e nos entregar ao caminho que por ele aberto: Vai para a tua solido com as minhas lgrimas, meu irmo. Amo aquele que quer criar para alm de si e, destarte, perece. (Ibidem, p. 80).

Referncias Bibliogrficas: CARNEIRO LEO, Emmanuel. O porvir de Nietzsche. Revista Tempo Brasileiro, 143: 73/79, out.-dez, 2000. FINK, Eugen. A filosofia de Nietzsche. Trad. de Joaquim Loureno Duarte Peixoto. Lisboa: Presena, 1988.

No discutiremos aqui o que seja essa relao absoluta com o absoluto. O que queremos ressaltar agora a dimenso da solido em que se encontra todo homem diante dessa situao, dessa experincia tremenda.

10 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Solido e criao

HEIDEGGER, Martin. Que metafsica? Trad. de Ernildo Stein. So Paulo: Nova Cultural, 1996. KIERKEGAARD, Sren. Temor e tremor. Trad. de Maria Jos Marinho. Lisboa: Gimares Editores, 1990. NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Trad. de Mrio da Silva. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. SCHUBACK, Marcia S Cavalcante. Sem ttulo. Revista Tempo Brasileiro, 143: 5/14, out.-dez, 2000.

11 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

You might also like